Aquilo falo exclusivamente do SSJ Blue
sem Kaioken.
SSJ2 foi aquele que só foi preciso o Gohan liberar uma energia pífia de poder pra superá-lo? Ah sim, manjo.
Gohan tava se resguardando, tanto é que, nos momentos finais, quando o Goku libera sua energia divina, o seu filho desbloqueia todo o seu poder e resulta naquilo.
17 tivemos a certeza que o Goku estava contido -- o andróide também --, e o Saiyajin claramente disse que tinha sido obrigado a pular pra aquele estado, mesmo não usando o seu poder total. Não, não teve uma melhor performance que o Gohan, ele sequer acertou um golpe no Goku.
São casos que se divergem da situação do Kuririn.
Tá aí a diferença. Não me baseio em desfeitos. Se eu o fizesse, colocaria o Mirai Zamasu no nível de SSJ Blue por ter trocado umas muquetas com o Goku, mesmo sendo ownado por um SSJ2 depois. Mesma coisa do Rosé, e mesma coisa do episódio em que jogaram umas bombas de gás e fizeram a dupla se asfixiar.
O ponto é: o que eu entendi que quiseram passar foi que o treinamento e, consequentemente, a luta contra seu pai, foi para trazer o Gohan pra
big league de novo. Enxergo sim que o Goku estava lutando a sério em Blue -- isso pode ser desmentido depois por alguém da toei, e não haverá problema em mudar a minha opinião caso o seja --, muito disso em decorrência ao contexto da luta que eu não vou repetir de novo e de novo.
E não afirmei que o Gohan venceria aquele Goku, mas daria luta, assim como mantenho a opinião que daria luta sim com o Trunks
em questão.
(Não que todo esses upgrades tenham lógicas).