Já tinha visto esse vídeo
@vacobs10, e eles estão corretos, o que deve haver é um "estado necessário" e não um "estado mínimo".
Mas o que é um "estado necessário"?
Na minha opinião (e acredito que também a do Dr.) é um estado que oferece (pelo menos):
- Educação
- Segurança
- Saúde
E etc...
Na minha opinião é dever do Estado fornecer esses serviços de maneira gratuita para a população, e podemos chamar um estado que oferece essas coisas (entre outras) de "estado mínimo"?
Obviamente não.
Esses serviços acima tem um custo muito alto pra economia do pais, os EUA gasta (da última vez que conferi) quase 20% do PIB apenas com saúde.
Mas entre o "estado necessário" e o "estado absoluto" (na falta de termo melhor para definir um regime comunista), tem uma diferença abismal.
Então eu sou a favor do "estado necessário" (na falta de termo melhor) + ambiente capitalista (o mesmo pensamento do Dr. Enéas).
O livro que você falou seria esse aqui? https://cld.pt/dl/download/17048646-ce25-405c-94ce-658aa928f3c3/O_Brasil_em_Perigo.pdf
Acho que dá pra ler isso em menos de 1 hr, vou dar uma olhada.
Ao que parece você tem algum grau de conhecimento sobre o assunto, mas não custa nada pedir para você entrar ai no Google e fazer um comparativo da qualidade de vida entre os países com maior liberdade econômica X países com menor liberdade econômica.
Compare a diferença da qualidade de vida da população desses países e tire suas próprias conclusões.