Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Como é que Papai Noel. Não se esquece de ninguém ?

+2
Moriarty
Uchiha Wolf
6 participantes

descriptionComo é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 EmptyRe: Como é que Papai Noel. Não se esquece de ninguém ?

more_horiz
Loki escreveu:
Com o Cobra não da pra debater , ele vai continuar fingindo que a bíblia é a verdade absoluta e que ele é o dono da verdade .

Nem que ele leia essa frase 1000 vezes ele vai conseguir entender isso. É INCRÍVEL !

02snake escreveu:
Bom, continuemos...

Disto estou bem ciente. Sabe, eu sempre prefiro conversar presencialmente com alguém ou mesmo por telefone do que ficar escrevendo. E o problema não é a questão ddo tempo maior dispensado nisto ou mesmo preguiça (que não é o caso, gosto de escrever). O problema que vejo é a “má interpretação” de minhas frases.
Eu não disse que você ME EXIGE algo. Tipo, quem é você para isso? Não estou certo? (e vice e versa, claro). Eu apenas citei uma frase sua, onde você disse: “...deixa eu te explicar uma coisa bem básica: NÃO É POSSÍVEL PROVAR INEXISTÊNCIA, da pra entender? se deu, entendeu que estava totalmente errado”. Daí, eu apenas disse que nãoestou tentando “provar inexistência” e sim provar a existência. Me fiz claro para você desta vez?

Pô, se tem o dom de dificultar as coisas simples, em?!
Você disse a alguns comentários atrás, traduzindo: "que existem mais provas à favor que contra" (não foi exatamente com essas palavras mas foi esse o sentido) e eu disse que não se pode provar inexistência, logo estou deixando claro pra você que "provas contra" NÃO EXISTEM "simplesmente porque não se pode provar que algo não exista".
Se eu disser que tem um elefante rosa e gigante flutuando em cima da minha casa, mas ele é imperceptível aos sentidos humanos e você me retruca dizendo que é mentira, eu viro pra você e digo: Então prove que ele não existe!
Por favor, entenda...

FeitaN escreveu:
É a segunda vez que você cita seu colega, ta carente de apoio?

Não tenho problema algum em citar pessoas numa conversa, você tem? Muito provavelmente devo citar você em outras... para mim isto é normal.

Você é esperto e sabe do que estamos falando, sabe exatamente qual foi sua intenção ao citar ele, mas enfim, fique à vontade.

FeitaN escreveu:
Porque se for isso pode relaxar, eu não careço disso, e se foi uma tentativa indireta de ofensa

Não, não costumo “ofender indiretamente”... pelo contrário. É muito difícil conversar com algumas pessoas sem ouvir termos pejorativos sobre a bíblia, Deus ou mesmo meus irmãos na fé... Você mesmo já o fez várias vezes aqui. Se quiser que eu enumere, é só pedir...

Até aqui não ofendi você e nem seus irmãos de fé, já a bíblia, deuses e etc, não tenho o menor cuidado, falo exatamente o que penso, até porque eles não passam de "ideias", pessoas merecem respeito, ideias não. Como eu disse, se uma ideia precisa ser defendida pra se manter firme, certamente ela precisa ser mais questionada.

E eu sinto cheiro de medo. A matérias que li são muito interessantes, mas precisam de que as pessoas que a leem, o façam SEM preconceito, pois, se um cidadão se recusa a acreditar na possibilidade de haver um Deus criador ler a matéria ele simplesmente perderá seu tempo. Muitos cientistas “mente aberta” leram sobre o assunto, estudaram sobre o assunto e após uma conclusão lógica, optaram pela crença num criador inteligente.

Mas por que medo ? eu disse pra você postar, não tenho preconceito (só com pseudociência), você que pensa que sou mente fechada, se você me mostrar algo que prove a existência de algum deus, eu vou aceitar na hora e não só acreditarei como saberei, é muito simples. (infelizmente eu sei que não exista tal prova, a não ser que você já tenha mais acesso a informação que Stephen Hawking por exemplo e descobriu antes de todos).
Eu vou dar um chute, (na verdade tenho quase certeza depois de ler esse trecho: "Muitos cientistas “mente aberta” leram sobre o assunto, estudaram sobre o assunto e após uma conclusão lógica, optaram pela crença num criador inteligente") posso até errar, mas essas matérias que você leu provavelmente são sobre Desing inteligente e Criacionismo ? porque se for, realmente não perca seu tempo, isso não é ciência, é só um monte de bobagem repleta de reflexões religiosas sem fundamento e sem provas (mas que faz sentido para muitas pessoas). Lembra da imagem citando a diferença de ciência e pseudociência? então...
Eu já te ajudei com links confiáveis sobre ciência, procure as matérias que você leu lá.
Eu não preciso de teorias ou reflexões para acreditar em algum deus, eu quero que se prove a existência. Provou? eu acredito, não provou? não acredito, simples.

Não, isso é o que VOCÊ está dizendo. Eu mesmo não uisei este termo até agora. Lembra? Eu apenas defendi a crença num Deus criador porque você colocou uma opinião sua como sendo “verdade”. É um fórum livre. Casa um coloca o ponto que quer. Mas diferentemente do que o Loki disse no post acima, eu não acredito cegamente que tenho a verdade, eu fui em busca das respostas e encontrei. Mas não algo que “me satisfizesse” e sim algo lógico, concreto.

Mas esse é o ponto, eu não coloquei minha opinião como verdade absoluta, eu apenas expus ela como qualquer outro, não obriguei ninguém a concordar, você viu meu comentário que nem pra você era e se sentiu na obrigação de defender sua ideia (porque pelo jeito ela precisa disso) e não ao contrário, ou você acha que discuto e tento provar que estou certo pra cada um "amém" que vejo na internet? :heheh:
Já vi diversos comentários religiosos seu no fórum, nunca retruquei nenhum, apesar de discordar da maioria, agora no meu possível segundo comentário sobre esse assunto, o senhor dono da única verdade existente no mundo já se sentiu na obrigação de retrucar, porém como você mesmo disse "é um fórum livre, cada um coloca o ponto que quer", você tem razão, é seu direito.

FeitaN escreveu:
Opa, aqui vemos um exemplo típico de descontrole emocional

Opa, digo eu! Aqui não tem nada de “descontrole emocional”. Aqui foi simplesmente uma clara demonstração de falta conhecimento bíblico e de humildade, pois falou, falou, e... fugiu!

Continua achando que vou discutir sobre Gibíblia com você ? :heheh:
Como eu disse, se quiser entender que arreguei ou algo do tipo, fique a vontade, é realmente irrelevante falar sobre bíblia.

Você não precisa deixar as coisas bem claras não, meu caro. Veja, o fato da bíblia “ser irrelevante para você” não é o caso, e sabe porque? Porque você vem dizendo até agora que já foi católico, evangélico, que já debateu muito sobre a bíblia, mas e? Não sabe os pontos principais! Não estudou ela DE VERDADE. Julgou o que aprendeu como algo ruim (e deve ter sido mesmo, concordo contigo) e saiu para o “ateísmo”. O que venho tentando dizer para você é: Você não adquiriu conhecimento exato! Entende agora? Mais abaixo você até “esboça” algumas coisas e demonstra novamente não saber do assunto. E outra: “apesar de que eu não teria o menor problema em responder seu questionamento”. É sério isto? Sejamos francos, se soubesse já teria respondido NAQUELE momento. Menos vai...

SOCORRO KKK!
Esse cara não entendeu ainda que a religião dele é uma dentre as milhares existentes, existem religiões muito mais complexas e interessantes que a sua cara, se toca :heheh:.
Eu não ligo se você acha que não estudei ela de verdade, como você diz que julguei o que aprendi como algo ruim? é ao contrário, insiste em dizer que não adquiri o conhecimento exato. "ai minha barriga" :horak:
Se acha mesmo que eu só li a bíblia, deturpei todas suas ideias e já "sai" para o ateísmo? KK, não me faça rir, a ideia pobre e medíocre que a bíblia passa é o dos menores motivos que me tornei ateu, eu diria que ela nem tem relevância do que posso chamar de "motivo pra ser ateu" pra mim, pra você entender de uma vez por todas o quão irrelevante a bíblia e sua religião são para mim, para de bater nessa tecla cara, seja feliz com sua ideias e pare de achar que quem não concorda contigo mesmo estudando o mesmo que você, está errado ou "não adquiriu o conhecimento exato", ainda mais de um livro que sim, existem várias interpretações diferentes por ai. (acho que você ainda vai continuar batendo nessa tecla)
E não cara, você já prolongou tanto esse assunto sem sentido sem a gente mencionar versos bíblicos, imagina se eu me atrevo a mencionar? eu não tenho essa paciência toda, e aliás, o único tentando engrandecer o ego tentando se mostrar mais em algo aqui é você, em momento algum eu disse que sei mais da bíblia que você, mas parece que essa possível bandeira branca que levantei, você foi oportunista e está insistindo nela pra ver se arruma argumento pra falar: ta vendo, é por isso que eu tava certo.
É em vão essa sua tentativa.Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 160700883

FeitaN escreveu:
Não se interpreta a bíblia a "bel prazer"? hahaha, não vou citar versos aqui nos quais são usados à interesses próprios, porque como eu disse, isso prolongaria mais essa discussão, e discutir sobre bíblia é o fim pra mim
Um livro que precisa ser ensinado a ler, que deus enigmático, poderia ser chefão de algum RPG.

Não, não se interpreta. Isto NOVAMENTE mostra como você estava despreparado antes de se desiludir com a verdade bíblica. Quer usar textos bíblicos aqui? Sério? Por favor! Não trate isso como “o fim ara você”. Trate como uma “segunda chance”. Eu não precisaria dizer isso para quem “conhece a verdade bíblica e a rejeitou”, mas, você ao menos sabe qual o motivo de nosso criador ter inspirado homens a escreva-la DESTA FORMA?

Há, e note que você novamente não respondeu perguntas simples hein? Desculpa se eu estou “batendo nesta tecla”, mas foi você quem disse que conhece a bíblia, ok? Se é importante isso HOJE para você ou não, não muda nada o fato de “não saber responder”, blz?

Já basicamente respondi isso lá em cima. Eu dizer que sei sobre algo não me obriga a debater sobre, ainda mais algo tão chato quanto a bíblia...

"mas, você ao menos sabe qual o motivo de nosso criador ter inspirado homens a escreva-la DESTA FORMA?"

Não, primeiro porque o deus "criador" ou "inspirador da criação da bíblia" não existe, mas certamente eu sei o que essas escrituras causaram na história da humanidade, acho que nós sabemos.
O que você está tentando fazer insistindo eu a responder sobre á bíblia não é o caso de possivelmente me "ajudar", sua intenção é ridicularizar, fazer eu dizer algo sobre ela e me corrigir, fazer eu me passar como errado, dar a entender a todos que o motivo de eu ser ateu é porque não tinha entendido a SUA forma de enxerga-la, me desculpe, você está passando vergonha. Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 160700883

Como assim o que eu queria que você dissesse? Oras! Que você explanasse sobre o que você acha de TODOS estes detalhes que mencionei. Escolha um assunto! Nosso planeta, célula, DNA... vamos lá! Escolha um assunto e falaremos sobre os pontos “X´s” da questão...
Mas antes de simplesmente “apontar com o dedo”, mostre o que você sabe sobre tais assuntos.

Nenhum desses assuntos são argumentos para provar existência de deuses, foi isso que quis dizer, não adiantava de nada eu comentar sobre eles, não teria o que comentar, explanasse o que cara? QUAL TEU PROBLEMA? :sasuke:
Eu já estudei bastante sobre o nosso planeta, células e DNA, nada deles abrange crenças, não tem nada a ver, não andam juntos, você dizer que porque não temos AINDA a certeza de como surgiram tais coisas e preencher essas lacunas com crenças em deuses (isso só são teorias religiosas) não faz sentido e nem tem lógica pra mim, eu não raciocino assim, eu espero por futuras teorias e provas, pouco tempo atrás ninguém sabia que a terra era redonda, não preencho lacuna com ideias metafísicas, se você pensa assim, não perca seu tempo comigo.
E se quiser falar sobre algum desses 3 assuntos citados, fique a vontade, faça seus questionamentos, tente de qualquer forma engradecer seu ego, como eu já disse, não preciso disso, até que eu poderia estar fazendo esses questionamentos pra você pra tentar te menosprezar ou dar a entender a todos que um religioso não sabe nada de ciência, mas não sou como você, sabe?! Tanto faz o que você sabe ou não sobre ciência, desde o início o que achei interessante foi a afirmação de supostas provas da existência de deuses, nas quais to no aguardo. Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 150950350

Empatia? É preciso melhorar neste ponto. Mas e quanto você? Acha que me conhece ou que ao menos sabe do que eu trato. Lembra do que me disse? Que conversou com católicos, evangélicos, ateus, agnósticos... ou seja, procurou a fonte errada. Sobre pensar “fora da caixinha”, na boa, acho que você é que nunca fez isso... vai por mim. Sua base para tal assunto é BEEEEM na caixinha...

Vamos ver, fui católico durante mais ou menos uns 10 anos, depois mais uns 7 de evangélico, mas sempre fui uma criança questionadora, desde pequeno fazia perguntas que nem pessoas de idade faziam, a maioria por medo e etc.
Pelo jeito você conheceu TODAS as pessoas que passaram na minha vida, todos os ensinamentos e reflexões que adquiri naquela época com elas você esta a par, e por eu pouco falar sobre o assunto, você já tem a certeza que TODAS essas pessoas vieram com ensinamentos "errados" ou pelo menos não me passaram o "conhecimento exato", ou que eu procurei a fonte errada. :GG:
Até agora eu não disse que você estava errado, mas eu não concordo com você, não concordo com suas ideias religiosas, elas não fazem sentido pra mim, entende a diferença de mim pra você? Será que é eu que não penso "fora da caixinha"?
Você esta passando vergonha.²

Eu imagino você falando: “como eu já disse, o que você pensa é irrelevante pra mim”... rsrsrs. Ai, ai... Somos realmente um pouquinho diferentes, pois, é óbvio que eu não me importo com suas palavras quando você tenta me rebaixar (ou mesmo a bíblia, ou até Deus) mas para mim, muita coisa que você diz é relevante. Eu aprendi a pegar as informações e pesá-las e não simplesmente descartá-las. Até mesmo assuntos que já sei que estão errados (com relação á bíblia) eu costumo ouvir (ou ler) o ponto de vista da pessoa e pesar se isto é válido ou não, afinal, não sou dono da verdade e sempre é bom “deixar de ser orgulhoso” e dar o braço a torcer, mas... este sou EU, né?

Até que você tem um pouco de razão, posso ser um pouco orgulhoso em recusar falar sobre a bíblia, mas na verdade eu não recuso falar sobre a bíblia, até converso de "vez em nunca" com parentes ou colegas religiosos e acompanho muito o Leandro Karnal, que apesar de ser ateu, ele adora a bíblia e a lê com frequencia (aprendi mais com ele sobre ela do que com religiosos, porque será? porque pensa fora da caixinha, talvez? senso crítico? Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 1f600), mas eu estou recusando em falar com VOCÊ sobre ela, por motivos óbvios, mas vou citar apenas 1 deles onde você se contradiz:
afinal, não sou dono da verdade e sempre é bom “deixar de ser orgulhoso” e dar o braço a torcer

Mas nesse outro comentário você diz:
O que venho tentando dizer para você é: Você não adquiriu conhecimento exato!

Eu não discuto com alguém como você, que se diz o dono da verdade (apesar de eu estar fazendo isso). :tenten:
Então, até agora você não me acrescentou em nada, como eu disse, se eu não tivesse me divertindo um pouco, já teria abandonado.

Concordo! Negar a ciência e acreditar cegamente no que os “líderes” dizem é, de fato, insensato. Afinal, 2+... A esquece. Mas a questão é: Neste ponto concordamos! A bíblia nunca foi contra a ciência. ENTENDA ISSO! Ela apenas vai de encontro com algumas TEORIAS que são postuladas com um único objetivo, tirar a crença na bíblia. Mas a ciência não! Ela nos ajuda!

Na verdade por quase toda a história a bíblia era considerada um livro científico para a maioria, até hoje ainda é para muitos, tem gente que ainda acredita que a terra tem 6 mil anos. (isso é lamentável e atesta ignorância), mas como eu já disse, não ligo pros outros, são livres pra acreditar no que quiserem. E dizer que a bíblia nunca foi contra a ciência pode ser apenas o seu ponto de vista, para muitos ela é sim uma afronta, muito usufruem dela para uma tentativa de desmoralizar a ciência e cientistas, mas através dessa incapacidade de afrontar (óbvio) foram criadas teorias como a do Design inteligente e o Criacionismo, que apesar de não ter nenhuma relevância científica, é relevante pra MUITA gente, então não importa em que era estamos, pessoas vão acreditar em coisas sem provas apenas porque terceiros disseram, relataram ou aproveitaram de sua fragilidade emocional e mental pra implementar crenças. (é o que mais vemos em canais evangélicos de TV), mas, desde que não interfiram na minha vida. :tenten:

FeitaN escreveu:
E em relação as religiões, principalmente a cristã, simplesmente passei do tempo, perdi interesse, já foi, passado, as reflexões, versos bíblicos e teorias cristãs não me interessam, além de não compactuar com a ciência.

Este é o ponto! Você bebeu de uma fonte ruim. Não entenda isso com uma conotação negativa. As “teorias cristãs” a que você foi exposto estavam equivocadas. Eu repito: A fé é lógica! A bíblia é lógica! Elas não apenas compactuam com a ciência como ambas andam de mãos juntas, acredita? Mas tudo isso não é perceptível se você não tiver o correto conhecimento.

A fé não é lógica, e a Bíblia menos, e elas não compactuam com a ciência, o que se tem são teorias de que elas se compactuam, só.
Dizer que uma pessoa foi curada por fé não se prova nada, é óbvio e é cientificamente provado que uma pessoa com seu estado mental saudável, otimista e positiva, tem mais chances de se curar que uma pessoa totalmente oposta, isso sim pode ser um ponto positivo pra quem possui fé, mas não se prova nada, não faz da fé ser lógica, compactuar ou andar de mãos dadas com a ciência, só faz dela uma teoria, diferente de uma "teoria científica". Mas, você pode usufruir das duas.

FeitaN escreveu:
Então não espere que eu discuta algo com você que eu ache tão irrelevante, o que achei interessante e é por isso que estou perdendo alguns minutos do meu dia aqui, foi a afirmação de que existem provas da existência de deus, que é óbvio que não existe.

Esta afirmação está errada! Ela se baseia apenas na sua limitada visão da bíblia e da sua pouca reflexão dos assuntos científicos/bíblicos! É óbvio que você fala sem enxergar o todo!

Já não basta dizer que não tenho conhecimento bíblico, agora também não tenho científico KK. (e olha que te passei links confiáveis sobre ciência, mas você ainda sim deduz que tenho poucas "reflexões científicas" kk essa é boa, como se ciência precisasse de "reflexão")
- Deixa eu refletir aqui se os dinossauros existiram...:poha:
Eu poderia fazer igual você e colocar questionamentos científicos aqui apenas na intenção de te denegrir, onde você precisaria assistir documentários, ler livros e etc para responde-los (ou você possivelmente saiba bastante também sobre ciências, não sei, não te conheço, apesar de que começou com afirmações de que existem PROVAS da existência de deuses Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 1563956623 ), ou como você disse, daria apenas um Ctrl+c e Ctrl+v. mas até agora você não me acrescentou em nada e não tenho a intenção de te acrescentar também (já disse que não estou aqui pra convencer ninguém). Eu apenas perderia tempo.
Mas, além dos links, você pode dar uma olhada no Canal do Pirula, vai valer a pena.

FeitaN escreveu:
Que pensando bem isso torna uma maior perda de tempo ainda, pois estou exigindo algo de você que já sei, isso foi uma forma de talvez em contra partida de "te ridicularizar".

Não vou nem me dar o trabalho...

Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 2262632362

Antes, quero ver uma coisa. Quando você “meditava nos assuntos” ou seja, quando lia sobre Deus e sobre a ciência você nunca parou e pensou: “Poxa, a vida na Terra nunca poderia existir se não fosse uma série de felizes ‘coincidências’, algumas sendo desconhecidas ou pouco entendidas até o século 20” Daí, nunca parou e pensou assim: “Poxa, ler sobre a localização da Terra na galáxia Via Láctea e no sistema solar, bem como a órbita, a inclinação, a velocidade de rotação e a incomum lua do planeta, um campo magnético e uma atmosfera que servem de escudo duplo, ciclos naturais que reabastecem e purificam o ar e a água do planeta continuamente me dão ainda mais vontade de saber mais”. Tipo, algum dia considerou cada um desses pontos, você por um acaso se perguntou: “Será que as características da Terra são produto do acaso ou de projeto intencional?” O que me diz?

Agora você pensou um pouco fora da caixinha, se você me disser que seu deus é um deus pessoal, um criador totalmente fora do que as religiões ensinam, que ainda não sabemos nada sobre ele, que ele foi o ponta pé inicial de tudo mas que não interfere na vida humana, se sua crença for algo relativamente parecido com isso, eu diria pra você que sou Agnóstico e jamais diria pra você que seu deus não existe, eu simplesmente diria que não sei se ele existe.
Agora vamos como eu penso, o avanço tecnológico e científico foi tão assustador de uns tempos pra cá, que descobrimos coisas em pouco mais de 1 século coisas que passamos milênios sem saber.
Mas ao contrário de você, não penso que as coisas foram criadas para ser aptas à nós, nós que nos adaptamos as coisas, se você já estudou evolução sabe do que estou falando, (seleção natural, adaptação e etc) se não sabe, procure saber.
E as características da terra se você tem dúvida de como ocasionou sua criação, te recomendo à assistir Cosmos, de Neil Degrasse Tyson ou procure documentários de Carl Sagan, eles explicam de forma bem didática suas teorias.

Olha, pelo que você vem dizendo, você não só não aceita o que eu digo quanto acha tudo irrelevante. Aliás, você aprendeu esta palavra com quantos anos? Você faz ideia de quantas vezes usou ela aqui? Bom, mas, continuando, esta sua frase é “um pouco” desmotivadora, claro, afinal, conversar com alguém que está decidido a “não abdicar do seu ceticismo” é ruim, afinal, esta ideia por si só já é um fator mental negativo. Ou seja, mesmo que a questão aqui não seja “ponto de vista” e sim “falta de acesso ao conhecimento exato” esta atitude mental pode prevalecer... mas... espero que não.

Você finalmente entendeu que não vou abdicar do meu ceticismo pra entrar no seu mundo de achismo? ALELUIA! pelo menos não vou fazer isso com você, que se acha o dono da verdade e que se sente o monge do fórum, todo cheio de conhecimento onde grande parte dos users aqui leem suas reflexões religiosas e quase ninguém questiona, hehe (parece que você encontrou alguém bem indesejável), com certeza pra você ser cético é um fator mental negativo, já que você não usufrui nem um pouco de ceticismo.
(3º pessoa) O cara vive de achismo, quer que eu abandone meu ceticismo e o problema sou eu que tenho a “falta de acesso ao conhecimento exato”. Até quando e onde nesse tópico você vai passar vergonha? Nunca foi minha intenção fazer você passar vergonha, você está fazendo isso sozinho.
E em relação a palavra "irrelevante", eu adoro ela, expressa bem o que sinto, aprendi bem criança e não sinto a necessidade de mudar a palavra apenas porque repeti ela diversas vezes, sendo que quero dar o mesmo sentido ao contexto, mas não se incomode, você repetiu a frase "conhecimento exato" na tentativa também de me fazer parecer "menos" ou "limitado" algumas vezes também, mas ela não me incomoda nem um pouquinho.

FeitaN escreveu:
Humildade de nada serve nessa discussão, você sabe bem disso.

Bom, para mim, humildade serve em todo lugar. Ser humilde é uma virtude! E para poucos! E não é fácil viu? Eu mesmo peno para me manter nesta “linha”, mas dependendo do assunto ou da pessoa é um verdadeiro desafio. Ainda mais quando a outra pessoa usa termos, palavras e frases continuamente, que claramente querem demonstrar superioridade, se não, de que detém a razão e aqueles que não compartilham a sua visão estão errados. Daí, uma pessoa (que age assim) ouve isso (ou lê, no caso) e fala: “Eu nunca disse que sou superior! E blá, blá, blá.” Sendo que os termos usados são sempre pejorativos... mas, vamos que vamos...
P.S.: Tá, já sei... é irrelevante, né?

Opa, parece que surgiu algum efeito quando eu disse que você precisa se "auto-policiar", você se descreveu totalmente!
E em relação a "humildade" e os "termos pejorativos", foi o que eu disse, você (pode ser que inocentemente) os iniciou, e como eu disse em outro comentário, não ligo pra isso, só acho interessante fazer o mesmo (ainda mais quando sou capacitado disso). Eu JAMAIS iria em algum post seu ou de alguém e visse seu primeiro comentário religioso e citaria que você estava errado por pensar daquela forma, apenas porque não coincide com a minha, ou que pelo menos não tem o conhecimento exato, quem sou eu pra fazer isso? pior ainda se eu estivesse no seu lugar onde eu não poderia provar o que estou dizendo.
Você retrucar meu comentário apenas com achismos tentando me inferiorizar não passa de arrogância.

Opção 1, não. Errou!
Opção 2, não. Errou de novo. Não há defesa aqui. Apenas uma constatação do que vinha dizendo. Não se faça de “desentendido”...
Opção 3, não e sim. Pois, estou longe de estar frustrado, mas aprendi algo com você sim...

Me sinto indiferente.

Não, nada ver. Tem uma “colega de fórum” aqui que falava coisas do tipo. Por exemplo: Eu falava algo e ela negava. Daí, quando era o contrário ela dizia coisas como estas. Eu disse que sua conclusão está errada assim como você fez comigo. Não entendi seu comentário, mas deixa prá lá... não leva a nada...

Quando uma pessoa afirma algo, e a outra retruca apenas com um "Creio que não. Sua conclusão está errada." Se espera algum argumento contra. Por isso eu disse: Ual, com certeza você me convenceu apenas me negando.
A parte em que eu disse que você estava errado foi quando você diz que existem provas da existência de deus, quando se diz essa frase não se pensa em outra coisa à não ser provas científicas, provas espirituais, anedóticas que pessoas tem de nada serve a não ser pra elas mesmas. Já o meu comentário você podia ter argumentado do porque estou errado, e não só ter me negado, entendeu?

FeitaN escreveu:
Os jovens ateus sempre existiram, são tão antigos quanto às crenças.
Já os ateus revoltadinhos de internet que mencionei, eles em sua maioria não são ateus convictos, são só frustrados.

Era destes que me referia, meu caro “jovem ateu”....

E ele viraram testemunhas de jeová depois de discutir com você, abdicaram do seu ceticismo e conhecimento científico pra atormentar pessoas no domingo de manhã? (não se ofenda, mas é um saco), qual foi o resultado? converteu algum ateu? ensinou o verdadeiro conhecimento bíblico? não me faça rir, você nunca nem deve ter discutido com um ateu (olha eu aprendendo com você e te julgando mesmo sem te conhecer), mas fazer o que se você transparece isso?

Hummmmm, finalmente. TEORIA da evolução! Bom, nosso caro “amigo” Darwin achava que todas as formas de vida possuem um ancestral em comum. Pelo que li, ele imaginava a história da vida na Terra como “uma grande árvore”. Depois, outros pesquisadores passaram a acreditar que essa “árvore da vida” começou como um único “tronco”, ou seja, as primeiras células simples. Então, novas espécies surgiram (ou brotaram) do tronco e continuaram a se dividir em galhos (que seriam as famílias de plantas e animais) e depois em ramos (que engloba todas as espécies dentro das famílias de plantas e animais existentes hoje). Agora pergunto a você: Foi realmente isso o que aconteceu?

O princípio é esse mesmo, meus parabéns, se não foi um ctrl c + ctrl v, mas mesmo que tenha sido, se deu ao trabalho.
E parece que você citou a palavra "TEORIA", o que você pensa a respeito? sabe o que significa teoria no meio científico? ou é daqueles que acham que uma teoria não pode ser um fato, ou um conjunto deles? Um exemplo básico é a gravidade, sabia que ela é só uma teoria? se pra você fatos e teorias não podem coincidir, pula de um prédio pra testar. (Se você não pensa dessa forma apenas ignore meu comentário)

Bom, o que muitos cientistas afirmam? Eles dão a entender que o registro fóssil apoia a teoria de que todas as formas de vida tiveram uma origem em comum. Não concorda até aqui @FeitaN? Eles também afirmam que todos os seres vivos devem ter evoluído de um ancestral em comum, visto que possuem uma “linguagem de programação” parecida, o tal do DNA. (outro assunto muito interessante)

Exato!

Mas o que as evidências indicam? Será que elas apoiam a descrição bíblica sobre a origem da vida ou Darwin estava certo? O que as descobertas dos últimos 150 anos revelam? Aliás, não sei se você se lembra, mas o relato bíblico de Gênesis diz que as plantas, as criaturas marinhas, os animais terrestres e as aves foram criados “segundo as suas espécies”. (Está em Gênesis 1:12 e depois o 20-25) você há de convir que essa descrição bíblica permite uma variação dentro de uma ‘espécie’, MAS, também indica que há limites fixos que separam as diferentes espécies, certo? Bem, o relato bíblico sobre a criação também indica que novas criaturas apareceriam no registro fóssil de modo súbito e plenamente formadas, e isso é algo MUITO interessante de tomar nota.

Quer comentar a respeito antes de continuarmos?

Que evidência a bíblia tem? só palavras, e algumas, um tanto óbvias, a bíblia não tem nada a ver com cladística, eu já disse á um tempo atrás que não discordo dela 100%, não sei de onde você entendeu isso...
A existência de um livro histórico, onde ele por acaso acertou profecias ou "teorias" científicas pode lhe ser relevante, mas pra mim, não! pelo menos não na atual era que estamos, se estivéssemos no ano de 1600, quem sabe?!
Como eu já disse lá em cima, de acordo com bíblia a terra tem 6 mil anos, viu? ela acertou algumas coisas, errou outras, eu criar um livro e dizer que vai haver um apocalipse um dia, quer dizer que ele merece credibilidade? quem acreditar em mim sem eu dar nenhuma evidência, você o chamaria de que?
Toda profecia é uma furada, a não ser pela regra matemática, da probabilidade.
E é obvio que quem está certo é Darwin, já leu a Origem das espécies? é o livro que revolucionou o mundo, ele explica muito bem a variação das espécies, a variação dentro de cada espécie, seleção natural, a evolução de espécie pra espécie, no Google você encontra imagens das evoluções de espécie pra espécie, do porque, o que evoluiu, o que "retrocedeu", temos museus com fósseis, temos documentários, temos tudo pra provar que a teoria da evolução é um fato!
É isso que quero dizer quando digo que essa ideia cristã é muito pobre PRA MIM, a evolução da vida na terra é de BILHÕES de anos, é muito tempo de evolução, não tem o menor sentido um deus criar a vida, e ficar lá esperando bilhões de anos de evolução, de seleção natural e muita SORTE, pra num certo dia algumas pessoas criarem um livro à seu respeito, implementando ideologias e impondo que pessoas acreditem, isso é só pra controlar massas, e deu certo, pena que hoje em dia com esse acesso a informação, dificultou muito, não é?!
Mas você pode continuar acreditando no que quiser, não estou aqui pra te convencer, até porque não apresentei nenhum dado científico até agora, não sou professor e nem tenho a intenção de ser, só dei opiniões e dicas de onde procurar dados científicos, se quiser saber mais do que falei, já te mandei alguns links e te indiquei um ótimo canal no youtube.

Ah, não faça isso por favor, de um ênfase maior, perdi um tempinho escrevendo esse trecho 😢

Ah, esse comentário foi meu, acho que você errou no quote, mas sem problemas.

KKK. Deixe eu começar igual a você: Hum, em vez de responder especificamente o que perguntei você fez perguntas sobre outro ponto do mesmo assunto, interessante..
Pronto! Agora ficou legal! Não estou falando de religião. Religião foi uma palavra inventada “pelo homem” para desvirtuar o caminho da verdade. Religião tem aos montes por aí, como você mesmo citou por aqui. Então, vamos novamente: “Então, quer dizer que TODAS as ideias apresentadas pelos cientistas ao longo dos séculos não precisaram ser defendidas? Elas não precisaram passar por uma prova e nem foram contestadas? É isso que você está me dizendo? (SIM OU NÃO)”.
É simples!

Vamos lá, vou tentar ser mais didático ainda (to pensando em desenhar), primeiro eu disse:
@FeitaN escreveu:
Sim, você está parcialmente certo, sabe porque? porque se uma ideia precisa ser defendida por alguém pra se sustentar, ela não tem valor lógico e científico algum, boas ideia se defendem por si só, entendeu?

Ai vem você com isso:
Olha só hein? Vamos lá: Então, quer dizer que TODAS as ideias apresentadas pelos cientistas ao longo dos séculos não precisaram ser defendidas? Elas não precisaram passar por uma prova e nem foram contestadas? É isso que você está me dizendo? (SIM OU NÃO)

Você não me respondeu, não discordou e nem concordou, fez outra pergunta, fugindo do contexto onde eu me referia à ideias religiosas (pois foi as quais VOCÊ veio defender) colocando questionamentos científicos como se concordando com você faria você estar certo com suas teorias religiosas. E eu respondi seu questionamento colocando um simples exemplo dos Dinossauros, se leu?
Você deve questionar os cientistas, não se pode confiar 100% em ninguém, mas pode confiar no método científico.
E o significado literário de religião é diferente do que você citou, até porque você aparentemente tem uma e com certeza não pensa isso dela, mas eu concordo com o que você disse.

FeitaN escreveu:
É sempre bom ter mais pontos de vistas, concordo, somos totalmente ignorantes, a busca pelo conhecimento e empatia que nos diferenciam.

Era para me sentir triste neste comentário ou posso colocar aquele MEME do Faustão que você usou? Bom, busca pelo conhecimento, pelo que você diz, só vale para um lado, pois se falando de conhecimento bíblico... (já sei, já sei. Irrelevante, né senhor empatia?)

Aquele meme é muito bom, pode usa-lo. E você continua insinuando que não tenho nenhum conhecimento bíblico.
Ta ok, to vendo que é melhor concordar e deixar a entender que se ta certo, ai quem sabe se para de bater nessa tecla. Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 1563956623

Parece minha irmãzinha respondendo, mas, continuemos...

Não a conheço, mas pelo jeito ela também não te suporta muito :fem:

Verdade, a diversão é boa! Mas para mim, serve para outro propósito também, fique tranquilo!

Ah, se eu estivesse curioso eu perguntaria qual é, mas sinceramente não me importo.

Não, errou de novo! Como falei acima, tem sim. E eu não estou perdendo tempo não...

Me desculpe a sinceridade, mas eu estou.

Sim, isso é lógico! Se eu tivesse nascido no Islã eu seria daquela religião. Sim, óbvio! MAS, o que me impede de mudar é justamente o ponto que venho tentando te mostrar. Muitos religiosos ouvem besteiras de “queimar no fogo”, “deus trino mas uno”, “interpretações pessoais” (iii, a lista é grande) e concluem, Bom, a minha deve estar certa!  (DETALHE: Estou falando de pessoas de mente aberta que buscam a verdade, a maiorira está “de boa” na sua religião e nem sabem porque seguem aquilo, ok?) Bom, mas o que impede que um budista, hindu, judeu, muçulmano, um evangélico, um católico, um espírita ou qualquer outra religião aprender e aceitar a verdade? Apenas ele! Nós somos em grande parte a “grande barreira”. Entende onde quero chegar? Conheço relatos (e li outros) sobre pessoas que mudaram a sua cultura depois de serem expostos ao verdadeiro conhecimento.

Será que eu tento explicar DE NOVO?
Você está certo em relação que pessoas podem mudar, mas elas mudarem de religião não é atestado de que uma é mais correta que a outra a não ser para própria pessoa.
Cada teísta possui sua verdade, ENTENDA, você não é o dono da verdade absoluta, se você pudesse provar, ai seria outra história, mas todas as crenças o nome já diz, são CRENÇAS, não se pode provar nenhuma delas, você deixar de acreditar em Jeová pra acreditar em Maomé, pra mim, é trocar seis por meia dúzia, os dois não se podem provar, não possuem nenhuma evidência de existência a não ser artefatos religiosos que nada valem para provar a existência deles. Vou repetir, VOCÊ NÃO É DONO DA VERDADE ABSOLUTA, cada religioso tem a sua, da mesma forma que qualquer pessoa dentre uma dessas religiões que você citou pode mudar após conhecer a sua, pode acontecer ao contrário, depende do ponto de vista, o que for mais viável, o que indiretamente for mais lucrativo emocionalmente. QUANDO SE VAI ENTENDER ISSO ?
Me ajuda Satan! :xablau:

Notou @FeitaN? É por isso que eu lhe disse aquilo looooogo no início. Pelo simples fato de você não saber a resposta a estas perguntas, prova que eu estou certo sobre o que penso sobre você (não é uma crítica, ok?).

Mas que relevância tem esse comentário? PQP!!!
Mas tudo bem, os religiosos em sua maioria nunca me respondem mesmo, ou então a resposta clichê: Não temos como entender e nem devemos questionar os planos de deus. :horak:

FeitaN escreveu:
Mas não, o que devemos fazer como o @02snake diz, que é saber mais sobre a Gibíblia,

Parei aqui só para destacar um detalhe, mas continuemos...

Como eu disse lá em cima, não respeito ideias, ainda mais um livro de uma religião que já fez o que fez no passado, não merece um pingo de respeito, se você se ofende, sinto muito, ofender ideias das quais eu acredito não me ofendem.

Apenas mais do mesmo... Tudo errado. O que você está colocando aqui é pura doutrina de igrejas... mas, continuemos...

Doutrinas de igrejas? Cara se é retardado? (foi uma pergunta!) Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 1563956623
Nem as igrejas ensinam isso, eles não chegam até esse ponto, eles param muito antes no : não se deve questionar a deus!
Eu estou bem além das religiões, se você não sabe responder seja sincero e diga que não sabe, ou dê sua reflexão, quem sabe não me surpreende, se não me engano eu vi o Loki dizer que não acredita em um deus bondoso, ele foi capaz de enxergar isso, me admiro, e com certeza faz muito mais sentido um deus assim do que o bondoso e benevolente dos cristãos, a diferença pra mim é que não acredito que nenhum exista, e não é porque estou inconformado com a maldade no mundo, é só porque não faz sentido mesmo pra mim, DA PRA ENTENDER, CARA?

E você está certo! Isto é um absurdo! Concordo contigo, mas não se vire contra Aquele que não tem nada a ver com isso... Você não entende as coisas, e por isso, se rebela.

:tenten:  :tenten:  :tenten:  :tenten:

Não explicarei para quem não quer ouvir, pode deixar. Seria tolice! Mas sua opinião É importante... vaio por mim. Ela revala muita coisa...

Que bom pra você que te acrescenta em algo, infelizmente o contrário não ocorre, mas eu já esperava por isso. (aprendendo com você a julgar antes de conhecer, acho que você me acrescentou em algo, sim)Fui irônico tá? não julgo ninguém...(ou pelo menos tento)

descriptionComo é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 EmptyRe: Como é que Papai Noel. Não se esquece de ninguém ?

more_horiz
Fala @Loki, quer um abraço? Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 3548364472 

R: Não , não sou homossexual . embora respeite suas escolhas

more_horiz
Loki escreveu:
Fala Loki, quer um abraço?
R: Não , não sou homossexual . embora respeite suas escolhas

Hum... então, para você, se você abraça um homem automaticamente você é um homossexual? Caramba! Ainda bem que não sou da sua família...

FeitaN escreveu:
Pô, se tem o dom de dificultar as coisas simples, em?!
Você disse a alguns comentários atrás, traduzindo: "que existem mais provas à favor que contra" (não foi exatamente com essas palavras mas foi esse o sentido) e eu disse que não se pode provar inexistência, logo estou deixando claro pra você que "provas contra" NÃO EXISTEM "simplesmente porque não se pode provar que algo não exista".
Se eu disser que tem um elefante rosa e gigante flutuando em cima da minha casa, mas ele é imperceptível aos sentidos humanos e você me retruca dizendo que é mentira, eu viro pra você e digo: Então prove que ele não existe!
Por favor, entenda...

Acho que ainda não me fiz claro (e digo isso deste aquele meu primeiro comentário quando disse que “existem mais provas contra do que a favor”. Veja, e estava tentando lhe falar que muitos utilizam as ideias de cientistas sobre a teoria da evolução, sobre o big bang, entre outros, para “provar” que a ideia de um Deus criador é sem sentido, ou seja, muitos tentam provar que o “elefante rosa” da sua ilustração é realmente algo apenas da sua cabeça. Entendeu agora? Muitos se apegam a estas supostas “verdades” (mesmo que a maioria nunca afirme que tais são realmente A verdade) para não apenas ir contra a ideia de Deus, mas a ponto de ridicularizar aqueles que creem nisso. E isso vale para oração, fé... e por aí vai. DAÍ, eu apenas disse que “existem mais provas a favor de um Deus criador do que contra”.

E sendo até desnecessário, a sua frase “provas contra NÃO EXISTEM simplesmente porque não se pode provar que algo não exista.” cai por terra quando fazemos perguntas para a tal pessoa que acredita no “elefante rosa”. Exemplo:

- Se ele é imperceptível aos sentidos humanos, como você pode vê-lo?
- Daí ele pode “cair em si” OU dizer que “apenas ele pode ver”.
- Você então pergunta: O que ele pode fazer e como ele interage com o meio? Tipo, ele pode sentar?
- Se ela falar: “sim, claro, ele acabou de fazer isso” OU “agora ele está pisando no jardim”, você pode chegar para a pessoa e dizer:
- “olhe para a grama e note que ela nem se mexeu, o que você me diz agora?”
- Você também pode mostrar outras pessoas que sofrem do mesmo “mal” (esquizofrenia, por exemplo) e pedir para ela tentar ver as mesmas pessoas imaginárias que os “convidados esquizofrênicos” veem e explicar o que pode estar acontecendo com ela.

Enfim, há várias formas de chegar a um raciocínio lógico sobre o assunto. Não sei se me fiz claro... A questão é: Há como usar a lógica para “provar” que algo não existe, entende? Vão haver exceções? Claro! Alguém pode pensar numa série de regras absurdas e colocá-las como “barreira”? Sim, claro, mas aí... já morre o assunto né?

FeitaN escreveu:
Até aqui não ofendi você e nem seus irmãos de fé, já a bíblia, deuses e etc, não tenho o menor cuidado, falo exatamente o que penso, até porque eles não passam de "ideias", pessoas merecem respeito, ideias não. Como eu disse, se uma ideia precisa ser defendida pra se manter firme, certamente ela precisa ser mais questionada.

E novamente eu digo, toda ideia quando for questionada precisa pode ser defendida, não vejo problema para isto, mesmo que para isto eu tenha que soltar um prato no chão (para provar a gravidade, por exemplo) Sua colocação não faz muito sentido, pois veja, se uma pessoa chega para um cientista e fala que não acredita nos fósseis e acha que eles foram plantados ali antes de serem “descobertos” um cientista pode muito bem provar que tal ciência é verdadeira (por assim dizer) por comprovar que um tal solo não foi movido, ou que está compactado e intocável por milênios, por exemplo. O fato de ele “defender” algo não significa que aquilo “precisa ser defendido”. Nada a ver. Existe a defesa quando há acusações. É simples!

FeitaN escreveu:
Eu vou dar um chute, (na verdade tenho quase certeza depois de ler esse trecho: "Muitos cientistas “mente aberta” leram sobre o assunto, estudaram sobre o assunto e após uma conclusão lógica, optaram pela crença num criador inteligente") posso até errar, mas essas matérias que você leu provavelmente são sobre Desing inteligente e Criacionismo ? porque se for, realmente não perca seu tempo, isso não é ciência, é só um monte de bobagem repleta de reflexões religiosas sem fundamento e sem provas (mas que faz sentido para muitas pessoas). Lembra da imagem citando a diferença de ciência e pseudociência? então...
Eu já te ajudei com links confiáveis sobre ciência, procure as matérias que você leu lá.
Eu não preciso de teorias ou reflexões para acreditar em algum deus, eu quero que se prove a existência. Provou? eu acredito, não provou? não acredito, simples.

Como assim isso “é só um monte de bobagem repleta de reflexões religiosas sem fundamento e sem provas”? Cientistas que NÃO tinham uma religião e muito menos criam num Deus é que chegaram a esta constatação. Note: Você vai para, sei lá, MARTE e está andando na superfície do planeta, num “deserto” inóspito e sem vida. Daí, se depara com uma cabana. Ela tem portas e janelas. O que você diz? Que alguém (uma mente inteligente) a fez, certo? Então porque não utilizar a mesma ideia para coisas que são simplesmente INESSPLICÁVEIS pela ciência quando a LÓGICA a permite? Não estou falando de “mistérios”, “lendas” ou “milagres”. Falo da constatação de algo tão complexo e tão infinitesimamente improvável, que a própria ideia de negar isso feriria aquilo que se diz ser “sem preconceito”. Entende?

FeitaN escreveu:
Mas esse é o ponto, eu não coloquei minha opinião como verdade absoluta, eu apenas expus ela como qualquer outro, não obriguei ninguém a concordar, você viu meu comentário que nem pra você era e se sentiu na obrigação de defender sua ideia (porque pelo jeito ela precisa disso) e não ao contrário, ou você acha que discuto e tento provar que estou certo pra cada um "amém" que vejo na internet?

É o ponto que falei acima. Você comentou algo pessoal que vai contra o que eu pessoalmente acredito. Eu fui lá e comentei. É simples! A questão que você vira e mexe diz sobre “precisar ser defendida” é só sua opinião. Note: Se alguém na rua diz que você é ladrão, você falará o que? Não vai “se defender”? Mas e se outra pessoa o fizer? Não o fará de novo? E nem por isso a sua defesa mostra que você está errado e que é realmente um ladrão, é apenas uma defesa baseada numa alegação.

FeitaN escreveu:
Já vi diversos comentários religiosos seu no fórum, nunca retruquei nenhum, apesar de discordar da maioria, agora no meu possível segundo comentário sobre esse assunto, o senhor dono da única verdade existente no mundo já se sentiu na obrigação de retrucar, porém como você mesmo disse "é um fórum livre, cada um coloca o ponto que quer", você tem razão, é seu direito.

Se você discorda da maioria dos meus “comentários religiosos” fique à vontade para debatê-los. Não vou achar isto ruim. É até bom! Sobre eu ser “dono da única verdade existente no mundo”, bem, creio que não precise comentar nada, certo? Ser humano nenhum é “dono da verdade”. Esta frase só é usada por aqueles que não tem como refutar a ideia de outra pessoa e se recente por isso...

FeitaN escreveu:
Continua achando que vou discutir sobre Gibíblia com você ?
Como eu disse, se quiser entender que arreguei ou algo do tipo, fique a vontade, é realmente irrelevante falar sobre bíblia.

Sabe, tem um texto na bíblia que diz “quando alguém replica um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”. E você, por ser inteligente, entende muito bem que estas palavras são verdadeiras, não é mesmo? Falar simplesmente que é “irrelevante” falar sobre a bíblia, (de novo) uma vez que você mesmo disse que “aprendeu” e por isso foi contra ela (ou a ignorou) e agora ela é “irrelevante”, mostra que você está se fechando em seu casulo... Mas não, não quero discutir sobre a “Gibílblia” com você mas gostaria muito de lhe ensinar a verdadeira palavra de Deus na bíblia sagrada.
Entenda: Eu fiz aquelas perguntas sobre trechos bíblicos para você apenas com um objetivo, e ele foi respondido...

FeitaN escreveu:
SOCORRO KKK!
Esse cara não entendeu ainda que a religião dele é uma dentre as milhares existentes, existem religiões muito mais complexas e interessantes que a sua cara, se toca :heheh:.
Eu não ligo se você acha que não estudei ela de verdade, como você diz que julguei o que aprendi como algo ruim? é ao contrário, insiste em dizer que não adquiri o conhecimento exato. "ai minha barriga"

Pedindo socorro? Não precisa. Eu apenas deixei claro que você não respondeu porque não sabe a resposta. É simples. Dizer que existem milhares de religiões e algumas são “muito mais complexas e interessantes que a minha” não te ajuda em nada para tentar “diminuir a bíblia”. Na verdade, as “milhares de religiões” suuuuuuper interessantes que existem por aí apenas ajudam você a ficar com mais dúvida ainda e a ficar ainda mais longe da verdade.

FeitaN escreveu:
Se acha mesmo que eu só li a bíblia, deturpei todas suas ideias e já "sai" para o ateísmo? KK, não me faça rir, a ideia pobre e medíocre que a bíblia passa é o dos menores motivos que me tornei ateu, eu diria que ela nem tem relevância do que posso chamar de "motivo pra ser ateu" pra mim, pra você entender de uma vez por todas o quão irrelevante a bíblia e sua religião são para mim, para de bater nessa tecla cara, seja feliz com sua ideias e pare de achar que quem não concorda contigo mesmo estudando o mesmo que você, está errado ou "não adquiriu o conhecimento exato", ainda mais de um livro que sim, existem várias interpretações diferentes por ai. (acho que você ainda vai continuar batendo nessa tecla)

Vamos para o exemplo: Se você for acusado de ser ladrão novamente, depois de se defender aquelas duas vezes, você desistiria e viveria como tal? Ou você iria “bater nesta tecla” fornecendo provas de que as acusações não são válidas? Ora, você diz: “não me faça rir, a ideia pobre e medíocre que a bíblia passa é o dos menores motivos que me tornei ateu”. Bem, eu estou a defender isto. A bíblia não passa “ideias medíocres”. O problema é que alguns aprendem coisas “sem pé nem cabeça” e utilizam isso como um dos motivos para ir contra ela. No seu caso, isso foi apenas “um deles”, certo?

FeitaN escreveu:
E não cara, você já prolongou tanto esse assunto sem sentido sem a gente mencionar versos bíblicos, imagina se eu me atrevo a mencionar? eu não tenho essa paciência toda, e aliás, o único tentando engrandecer o ego tentando se mostrar mais em algo aqui é você,

Estou não. Se desejar, posso copiar e colar as suas frases aqui e poderemos medir quem está “se engrandecendo” aqui. Na verdade, que está fazendo isso por rebaixar o outro, mas enfim...

FeitaN escreveu:
...em momento algum eu disse que sei mais da bíblia que você, mas parece que essa possível bandeira branca que levantei, você foi oportunista e está insistindo nela pra ver se arruma argumento pra falar: ta vendo, é por isso que eu tava certo.
É em vão essa sua tentativa.

Você não levantou bandeira alguma e nem eu me aproveitei de nada. Lembre-se do que já expus várias vezes. Eu não quero aqui mostrar que sei mais que ninguém, eu quero aqui mostrar que encontrei a verdade e que muitas (muitas, muitas, muitas mesmos) das alegações das pessoas não acreditarem ou desconsiderarem a bíblia são baseadas em ensinamentos errados, adulterações e interpretações pessoais... é isso.

FeitaN escreveu:
"mas, você ao menos sabe qual o motivo de nosso criador ter inspirado homens a escreva-la DESTA FORMA?"

Não, primeiro porque o deus "criador" ou "inspirador da criação da bíblia" não existe, mas certamente eu sei o que essas escrituras causaram na história da humanidade, acho que nós sabemos.
O que você está tentando fazer insistindo eu a responder sobre á bíblia não é o caso de possivelmente me "ajudar", sua intenção é ridicularizar, fazer eu dizer algo sobre ela e me corrigir, fazer eu me passar como errado, dar a entender a todos que o motivo de eu ser ateu é porque não tinha entendido a SUA forma de enxerga-la, me desculpe, você está passando vergonha.

Não poxa vida! Eu não quero te ridicularizar não! É isto que passa pela sua cabeça? Então, pode tirar isto daí... Eu não quero ridicularizar ninguém. Eu te fiz perguntas para mostrar que seu ponto de vista (consequentemente seu conhecimento/entendimento) estava errado. Mas isso não para mostrar que eu estou certo, mas sim para ajudar...
Você está repetindo várias vezes que “eu estou passando vergonha” e tal, mas o fato de você dizer isso não quer dizer nada. Não estou passando vergonha e ao meu ver, nem você. Se quiser continuar digitando também esta frase (além daquela do “irrelevante para mim”) fique à vontade. Se te faz bem, se te faz parecer “inteligente” ou que “está ganhando o debate” ou, sei lá.... blz. Mas não! Aqui estamos apenas discutindo de boa! Ok?

FeitaN escreveu:
Nenhum desses assuntos são argumentos para provar existência de deuses, foi isso que quis dizer, não adiantava de nada eu comentar sobre eles, não teria o que comentar, explanasse o que cara? QUAL TEU PROBLEMA?

Calma @FeitaN... não se irrite. Entenda o seguinte: Você está olhando uma série de pinturas em quadros e se interessa em aprender mais sobre isso. Daí, começa a reconhecer um padrão nas linhas, nas cores, nas formas...enfim. Com muito estudo, você entende que ali há um tipo de “assinatura” clara de que uma pessoa específica. Bem, o que fará? Dirá que estas seguidas e claras evidências são fruto do “mero acaso”? É este estudo (ou algo parecido) que eu gostaria que você fizesse quando falamos de assuntos como criação, evolução, big bang, entre outros...

FeitaN escreveu:
Eu já estudei bastante sobre o nosso planeta, células e DNA, nada deles abrange crenças, não tem nada a ver, não andam juntos, você dizer que porque não temos AINDA a certeza de como surgiram tais coisas e preencher essas lacunas com crenças em deuses (isso só são teorias religiosas) não faz sentido e nem tem lógica pra mim, eu não raciocino assim, eu espero por futuras teorias e provas, pouco tempo atrás ninguém sabia que a terra era redonda, não preencho lacuna com ideias metafísicas, se você pensa assim, não perca seu tempo comigo.

Dois detalhes: Se você estudou sobre células (vamos deixar o DNA para depois), notou que os cientistas (biólogos, no caso) não entendem plenamente os processos que ocorrem dentro delas? Ele não conseguem explicar “como” elas consomem energia, (apenas sabem que elas o fazem) e “como” produzem proteínas (apenas sabem que elas o fazem) e “como” se dividem. Essas são dúvidas que a ciência ainda não tem todas as respostas. Vamos mais a fundo? Tipo, sabemos (pelos cientistas) que todas as células vivas podem ser classificadas em duas categorias: as que possuem núcleo e as que não possuem. Bem, células humanas, animais e vegetais possuem núcleo, já as bacterianas, não. Daí, pelo como as células sem núcleo são relativamente menos complexas que as células com núcleos, muitos acreditam que as células animais e vegetais devem ter evoluído de células bacterianas. E muitos ensinam que durante “milhões de anos” algumas células procarióticas (sem núcleo) “simples” engoliram outras células, mas não as digeriram. Daí, segundo essa teoria, a “natureza” encontrou um meio não apenas de mudar radicalmente as funções das células ingeridas, mas também de mantê-las dentro da célula “hospedeira” quando esta se replicava. Já leu sobre isso? Se sim, me diga: Quem conseguiu provar isto? Tem lógica para você?
Veja, eu não tento “colocar deuses nas lacunas”, por favor, é insultar legal a inteligência do outro, não?

FeitaN escreveu:
E se quiser falar sobre algum desses 3 assuntos citados, fique a vontade, faça seus questionamentos, tente de qualquer forma engradecer seu ego, como eu já disse, não preciso disso, até que eu poderia estar fazendo esses questionamentos pra você pra tentar te menosprezar ou dar a entender a todos que um religioso não sabe nada de ciência, mas não sou como você, sabe?! Tanto faz o que você sabe ou não sobre ciência, desde o início o que achei interessante foi a afirmação de supostas provas da existência de deuses, nas quais to no aguardo.

Novamente repito. Não quero menosprezar ninguém, e pode deixar que você também não o está fazendo, fique tranquilo...

FeitaN escreveu:
Vamos ver, fui católico durante mais ou menos uns 10 anos, depois mais uns 7 de evangélico, mas sempre fui uma criança questionadora, desde pequeno fazia perguntas que nem pessoas de idade faziam, a maioria por medo e etc.

Muito bem! É bom fazer perguntas, MAS, se as respostas que obtém está erradas, que conhecimento real você tem sobre tais assuntos? Entende onde quero chegar?

FeitaN escreveu:
Pelo jeito você conheceu TODAS as pessoas que passaram na minha vida, todos os ensinamentos e reflexões que adquiri naquela época com elas você esta a par, e por eu pouco falar sobre o assunto, você já tem a certeza que TODAS essas pessoas vieram com ensinamentos "errados" ou pelo menos não me passaram o "conhecimento exato", ou que eu procurei a fonte errada. :GG:
Até agora eu não disse que você estava errado, mas eu não concordo com você, não concordo com suas ideias religiosas, elas não fazem sentido pra mim, entende a diferença de mim pra você? Será que é eu que não penso "fora da caixinha"?
Você esta passando vergonha.²

Não precisei conhecer “TODAS as pessoas que passaram na sua vida” ou mesmo “todos os ensinamentos e reflexões que você adquiriu naquela época com elas”. Vou te dar uma dica: Sabe qual a melhor maneira de identificar uma nota falta de dinheiro? Acha que é por estudar TODAS as notas falsas que existem?
Outra coisa, como falei acima, você dizer que estou “passando vergonha” não me faz “passar vergonha”, não importa quantas vezes o diga, ok? Se isto te faz ser, sei lá, superior, ou se isto for algo que você costuma usar junto com aquela outra frase “é irrelevante para mim”, ok, mas, já adianto, não adianta.

FeitaN escreveu:
Até que você tem um pouco de razão, posso ser um pouco orgulhoso em recusar falar sobre a bíblia, mas na verdade eu não recuso falar sobre a bíblia, até converso de "vez em nunca" com parentes ou colegas religiosos e acompanho muito o Leandro Karnal, que apesar de ser ateu, ele adora a bíblia e a lê com frequencia (aprendi mais com ele sobre ela do que com religiosos, porque será? porque pensa fora da caixinha, talvez? senso crítico?

Hummm... interessante. Enchendo a mente com ideias do senhor Leandro Karnal, ok. É um homem inteligente, cheio de ideias. Mas isto ajuda a entender um pouco mais sobre você e “suas” ideias. O fato de você admitir que é orgulhoso é uma coisa boa, afinal, (que paradoxo, né?) precisa ser humilde para admitir isto. O próximo passo é ver até onde o orgulho atrapalha a pessoa, mas aí é outro assunto...

FeitaN escreveu:
mas eu estou recusando em falar com VOCÊ sobre ela, por motivos óbvios, mas vou citar apenas 1 deles onde você se contradiz:
afinal, não sou dono da verdade e sempre é bom “deixar de ser orgulhoso” e dar o braço a torcer

Mas nesse outro comentário você diz:
O que venho tentando dizer para você é: Você não adquiriu conhecimento exato!

Sinceramente, não vejo contradição alguma aqui. Mais alguém?
Veja, eu não ser “dono da verdade” não significa que não posso ver algo errado em outra pessoa. Se você aprendeu muito sobre, por exemplo, o big bang e uma pessoa vem e diz: “Na verdade, o big bang é uma ideia tirada dos desenhos animados, ela não existe de fato...”. O que você diria? (Seja sincero). Que não vai falar que ela está errada porque você “não é dono da verdade”? Claro que não! Você claramente pode dizer que a “fonte de pesquisa dela” é NO MÍNIMO sem base ou mesmo errada. É neste contexto que eu disse aquilo. Compreende?

FeitaN escreveu:
Eu não discuto com alguém como você, que se diz o dono da verdade (apesar de eu estar fazendo isso).
Então, até agora você não me acrescentou em nada, como eu disse, se eu não tivesse me divertindo um pouco, já teria abandonado.

Então, espero que a frase “você é o dono da verdade” não venha a fazer parte constante deste “debate”, mas...
Entenda, se está se divertindo, legal! Ao menos a coversa não vai para o ataque, como acorre com alguns que começam a ficar sem base para refutar.

FeitaN escreveu:
Na verdade por quase toda a história a bíblia era considerada um livro científico para a maioria, até hoje ainda é para muitos, tem gente que ainda acredita que a terra tem 6 mil anos. (isso é lamentável e atesta ignorância), mas como eu já disse, não ligo pros outros, são livres pra acreditar no que quiserem.

OPA!!!!!! PARA TUDO!!! Aqui está bom para começar. Vamos lá: Quem acredita que a terra em apenas 6 mil anos realmente precisa estudar mais. Você tem TOTAL razão nisto. (Eu apenas divirjo no tocante a não ligar para os outros que acreditam no que quiserem, pois, como cristão, tenho que avisá-los... sabe como é? A questão de eles crerem ou não, aí já são OUTROS 500) Voooooltando, De onde o senhor tirou a ideia de que a bíblia diz que o nosso maravilhoso planeta azul tem apenas 6 mil anos?

FeitaN escreveu:
E dizer que a bíblia nunca foi contra a ciência pode ser apenas o seu ponto de vista, para muitos ela é sim uma afronta, muito usufruem dela para uma tentativa de desmoralizar a ciência e cientistas, mas através dessa incapacidade de afrontar (óbvio) foram criadas teorias como a do Design inteligente e o Criacionismo, que apesar de não ter nenhuma relevância científica, é relevante pra MUITA gente, então não importa em que era estamos, pessoas vão acreditar em coisas sem provas apenas porque terceiros disseram, relataram ou aproveitaram de sua fragilidade emocional e mental pra implementar crenças. (é o que mais vemos em canais evangélicos de TV), mas, desde que não interfiram na minha vida.

Veja a sua primeira frase acima em negrito. Não estamos falando “dos outros”, estamos falando de VOCÊ, EU e a BÍBLIA. Então, esqueça o que “pseudo crentes” aí fora acreditam ou deturpam. Não queremos saber de evangélicos, de tele-evangelistas, ou outros que acreditam que o mundo foi feito em 24 horas. Esqueçam eles. Quero que você me dê a sua base para isto. Sobre o “desing inteligente”, citei um exemplo acima, depois você responde...
Sabemos que muitos utilizam do poder da bíblia (e da fragilidade emocional das pessoas como você bem disse) para extorquir o dinheiro das pessoas, “enganando-as com falsos raciocínios”, mas VOCÊ e EU sabemos que isso é errado, certo? Espero que não me confunda novamente com tudo isso...

FeitaN escreveu:
A fé não é lógica, e a Bíblia menos, e elas não compactuam com a ciência, o que se tem são teorias de que elas se compactuam, só.

Sabe, tem um filósofo britânico (senhor A. C. Grayling) que disse o seguinte: “A fé é a negação da razão” Mas ele está certo? Veja @FeitaN, eu concordo que algumas crenças religiosas realmente negam toda a razão. Sim, é verdade! Mas pare e pense nisto: Ficou provado que muitas crenças científicas defendidas com veemência no passada estavam erradas. Correto? NO ENTANTO, será que isso quer dizer que todas as crenças científicas estão erradas ou não se baseiam na razão? É Claro que não! Você mesmo deu um exemplo muito bom mais abaixo, você disse: “Então pule de um prédio” (está fora de contexto mas serve como exemplo) Então meu caro, por que achar que seria diferente com todas as crenças religiosas? Veja, a fé que é descrita na Bíblia NÃO EXISTE SEM CONHECIMENTO. Ela é firmemente baseada no conhecimento E na razão. Daí, ao examinarmos as evidências, podemos ver como a fé verdadeira e a razão são compatíveis.

Sabe o que nos diz Romanos 12:1? (vou usar a versão Almeida para provar que não estou “adulterando a palavra como alguns aqui gostam de falar) “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, com o vosso culto racional.” Notou o negrito? RACIONAL. Esta palavra vem do grego Lógikos, (que significa raciocínio lógico). Bom, vamos dar apenas quatro exemplos simples aqui?

- Num tempo em que havia ideias erradas sobre o formato da Terra, a bíblia já se referia a ela como círculo, ou esfera. (Está em Isaías 40:22)
- A bíblia também dizia com precisão que a Terra está suspensa “sobre o nada”, diferentemente das maluquices que algumas mitologias e crenças pregavam (está em Jó 26:7)
- Ela fala das três etapas principais do ciclo da água: evaporação, condensação e precipitação. (Está em Jó 36: 27-28)
- Você deve ter lido que os “princípios básicos da genética” só foram descobertos por volta de 1860, (os créditos aparecem para o cientista Gregor Mendel) e também deve saber que os pesquisadores só terminaram de sequenciar o genoma humano há uns 15 anos atrás, MAS, a bíblia já descrevia esta base a séculos e séculos ANTES de Cristo. (Está em Salmos 139:16)

Notou que interessante? Agora vamos usar o exemplo de um senhor chamado Paul Davies, conhece? É um físico e escritor e evolucionista disse: “...o Universo é assim mesmo, cheio de mistérios, e por coincidência possibilita a vida...” e “...se não fosse assim nem estaríamos aqui para debater esse assunto. O Universo pode ou não ter uma complexa harmonia subjacente, mas não existe nenhum projeto, objetivo ou significado — pelo menos nenhum que faça sentido para nós”. E num outro trecho ele diz: “...Apesar de esforços, ninguém sabe como é que uma mistura de químicos sem vida espontaneamente se organizou de modo a gerar a primeira célula.

Notou “lógica” no que ele disse? Não estou dizendo que ele representa e fala por todos os cientistas do mundo, ou que todos o ateus tem este homem como modelo. Não, não é isso. Eu apenas mostrei que não há uma explicação “lógica” para muitas das teorias criadas para “tentar” explicar o início de tudo, de nós...

Um outro camaradinha que queria citar e o senhor Antony Flew (um filósofo britânico e ateu por uns 50 anos) O ensaio dele em Theology and Falsification (de 1950), se tornou a publicação filosófica mais reimpressa do século 20, conforme uma matéria que li. Em 1986, Antony Flew segou a ser chamado de “o mais influente dos críticos contemporâneos do teísmo”. Ou seja, ele não gostava muito da gente (brincadeira)

Mas aí, em 2004 muitas pessoas ficaram, eu diria, chocadas, quando o próprio Flew anunciou que tinha mudado seu modo de pensar. Aí eu te pergunto: O que levou este homem a mudar de ideia? Digo-lhe em poucas palavras: a própria ciência. Ele ficou convencido de que o Universo, as leis da natureza e a própria vida não poderiam ter surgido por mero acaso. Faz sentido essa conclusão para você?

Segundo o próprio Flew, anos depois, em outra matéria, “[i]o mais importante, não é o fato de haver regularidades na natureza, mas sim que elas são matematicamente precisas, universais e interligadas. Einstein referiu-se a elas como ‘a razão encarnada’. O que devemos perguntar é o que fez a natureza surgir do jeito que é. Essa, sem dúvida, é a pergunta que os cientistas, de Newton a Einstein e a Heisenberg, fizeram e para a qual encontraram a resposta. Essa resposta foi: a Mente de Deus”. Interessante não?

Fique à vontade para dar seus comentários sobre o que você acha disto...

FeitaN escreveu:
Dizer que uma pessoa foi curada por fé não se prova nada, é óbvio e é cientificamente provado que uma pessoa com seu estado mental saudável, otimista e positiva, tem mais chances de se curar que uma pessoa totalmente oposta, isso sim pode ser um ponto positivo pra quem possui fé, mas não se prova nada, não faz da fé ser lógica, compactuar ou andar de mãos dadas com a ciência, só faz dela uma teoria, diferente de uma "teoria científica". Mas, você pode usufruir das duas.

Concordo com você! É isso aí! Eu não acredito que a pessoa é curada “pela fé dela” e a bíblia não ajuda nesta “teoria”. O problema, é que muitos leram passagens do passado e entenderam a coisa da maneira errada. Uma pena...

FeitaN escreveu:
Já não basta dizer que não tenho conhecimento bíblico, agora também não tenho científico KK. (e olha que te passei links confiáveis sobre ciência, mas você ainda sim deduz que tenho poucas "reflexões científicas" kk essa é boa, como se ciência precisasse de "reflexão")

Não, não. Você não entendeu. Tire da sua cabeça que eu quero lhe ofender em qualquer momento, ok? Acho que você entendeu errado (ou eu escrevi errado, sei lá). Eu disse que você se baseia apenas na sua limitada visão da bíblia e da sua pouca reflexão dos assuntos “científicos/bíblicos”. Entendeu? Não científicos E bíblicos, e sim “científicos/bíblicos”, ou seja, aqueles “dados científicos” encontrados na bíblia, como eu expus mais acima, entendeu agora? Quem sou eu para dizer que você não entende de ciência... Certo?

FeitaN escreveu:
- Deixa eu refletir aqui se os dinossauros existiram...

Ah... o Dinossauros. Gosto muito da ideia de que eles um dia andaram por aqui, “dominando tudo”. Muito bom! É inegável isto! Os fósseis estão aí! Mas o fato da bíblia não falar deles não a descredita (ou a invalida) em nada. Notou? Ela não tem como finalidade de contar TUDO o que existe no universo. Ela foi feita com um propósito específico. MAS mesmo assim ainda nos dá informação sobre como viver melhor hoje e em qualquer época que seja. É fantástico! Eu também pretendo aprender no futuro sobre o porque de eles terem sido criados e porque foram “destruídos” (se é que posso falar assim, né?)

FeitaN escreveu:
Eu poderia fazer igual você e colocar questionamentos científicos aqui apenas na intenção de te denegrir, onde você precisaria assistir documentários, ler livros e etc para responde-los (ou você possivelmente saiba bastante também sobre ciências, não sei, não te conheço, apesar de que começou com afirmações de que existem PROVAS da existência de deuses Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 1563956623 ), ou como você disse, daria apenas um Ctrl+c e Ctrl+v. mas até agora você não me acrescentou em nada e não tenho a intenção de te acrescentar também (já disse que não estou aqui pra convencer ninguém). Eu apenas perderia tempo.
Mas, além dos links, você pode dar uma olhada no Canal do Pirula, vai valer a pena.

Agradeço a dica deste canal. É ciência com um certo humor e ele dá umas “pinceladas em religião”. Notei que o cara gosta de deixar claro que aquilo que ele fala não é dele e até muda de opinião quando o convencem do contrário. Legal da parte dele! E pelo visto, tem muitos vídeos longos...
Tá, mas voltando, se você me questionar aqui, não vai me denegrir. Que isso! Eu NUNCA afirmei saber de tudo, certo? Eu apenas disse algumas vezes que a sua base bíblia anterior, por não estar correta (e esta prova eu tirei após alguns posts trocados com você) e que é este UM DOS motivos que o levaram a ser o que é hoje. Pois como você mesmo disse, você não virou até “da noite para o dia”. Certo?

FeitaN escreveu:
Agora você pensou um pouco fora da caixinha, se você me disser que seu deus é um deus pessoal, um criador totalmente fora do que as religiões ensinam, que ainda não sabemos nada sobre ele, que ele foi o ponta pé inicial de tudo mas que não interfere na vida humana, se sua crença for algo relativamente parecido com isso, eu diria pra você que sou Agnóstico e jamais diria pra você que seu deus não existe, eu simplesmente diria que não sei se ele existe.

Hummmm. Temos um começo! Então lhe digo que é mais ou menos isso.

FIM da PARTE 01

more_horiz
PARTE 02

FeitaN escreveu:
Agora vamos como eu penso, o avanço tecnológico e científico foi tão assustador de uns tempos pra cá, que descobrimos coisas em pouco mais de 1 século coisas que passamos milênios sem saber.

Ok, concordo! Mas isto em NADA muda o que a bíblia diz. Na verdade, conforme as pesquisas avançam (arqueológicas então, nem se fala) a bíblia fica cada vez mais creditada.

FeitaN escreveu:
Mas ao contrário de você, não penso que as coisas foram criadas para ser aptas à nós, nós que nos adaptamos as coisas, se você já estudou evolução sabe do que estou falando, (seleção natural, adaptação e etc) se não sabe, procure saber.

Sim, estudei. E conforme as explicações prosseguiam, sobre como o homem “perdeu o rabo” por exemplo, eu ficava cada vez mais certo do que aprendi na bíblia.

FeitaN escreveu:
E as características da terra se você tem dúvida de como ocasionou sua criação, te recomendo à assistir Cosmos, de Neil Degrasse Tyson ou procure documentários de Carl Sagan, eles explicam de forma bem didática suas teorias.

Assisti. È com aquele negão né? Gente fina! Mas ali algo é MUITO CLARO. Eles (originadores do programa e o próprio ator) apenas tentam “encaixar” a criação naquilo que eles acham que ocorreu, e nos colocam o que devemos acreditar. Você assistiu aquela sobre como os cachorros surgiram? Foi fantástico o esforço! Quem assistir vai ficar tentando a acreditar naquilo... Afinal, usar efeitos especiais e “recriar” (...oi?...) na tela da TV o que eles colocam como sendo “a verdade”, ajuda muito, não concorda?
Mas, em se tratando do planeta terra, se você parar para analisar, não as explicações para encaixar o big bang nela, mas os dados e as infinitas probabilidades de tudo aquilo acontecer, você entenderá onde quero chegar... (ali eu digo que precisa ter MUUUITA fé..) É como o escritor, poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado Ariano Suassuna (já falecido) disse uma vez: “é preciso mais fé para acreditar nisso” se referindo a assuntos como estes que estamos falando agora “do que na historia de Adão e Eva”. É muito bom! Recomendo alguns vídeos dele para você assistir... principalmente o que ele fala da banda “Calypso”. É hilário!

FeitaN escreveu:
Você finalmente entendeu que não vou abdicar do meu ceticismo pra entrar no seu mundo de achismo? ALELUIA!

Duas coisas: Isto você deixou claro logo no início, mas como você me parece uma pessoa que gota da lógica, achei lógico lhe expor alguns fatos antes de “sair do debate”. Daí, deixarei para você decidir. Só isso...
Segundo: Sem olhar em NADA agora, apenas me responda o seguinte: Você sabe o que significa a expressão que você usou no final da sua pergunta? Só para constar...

FeitaN escreveu:
...pelo menos não vou fazer isso com você, que se acha o dono da verdade e que se sente o monge do fórum, todo cheio de conhecimento onde grande parte dos users aqui leem suas reflexões religiosas e quase ninguém questiona, hehe (parece que você encontrou alguém bem indesejável), com certeza pra você ser cético é um fator mental negativo, já que você não usufrui nem um pouco de ceticismo.

Lá vem o “dono da verdade” de novo... Bom, eu não me sinto “o monge do fórum”, que isso rapaz! Nada a ver... (rsrsrsrs)
Todos os que querem podem me questionar. Sem problemas! E se eu souber eu respondo, se não, procuro numa fonte confiável. Não vejo problema algum nisto. Não quero “rebaixar” seu comentário tá, mas você não é alguém indesejável. É mais uma pessoa que tem opiniões diferentes da minha e que venho tentando entender, pois cada pessoa te o seu “motivo pessoal” para não gostar da bíblia. Eu estou apenas, digamos, colhendo dados... Mas vamos em frente!

FeitaN escreveu:
(3º pessoa) O cara vive de achismo, quer que eu abandone meu ceticismo e o problema sou eu que tenho a “falta de acesso ao conhecimento exato”. Até quando e onde nesse tópico você vai passar vergonha? Nunca foi minha intenção fazer você passar vergonha, você está fazendo isso sozinho.

Novamente, nada a ver com “passar vergonha” é apenas um ponto de vista seu, mas...
E outra, não vivo de “achismo”, como falei mais acima.

FeitaN escreveu:
E em relação a palavra "irrelevante", eu adoro ela, expressa bem o que sinto, aprendi bem criança e não sinto a necessidade de mudar a palavra apenas porque repeti ela diversas vezes, sendo que quero dar o mesmo sentido ao contexto, mas não se incomode, você repetiu a frase "conhecimento exato" na tentativa também de me fazer parecer "menos" ou "limitado" algumas vezes também, mas ela não me incomoda nem um pouquinho.

Tá, pode usar ela se te faz bem. Sobre o conhecimento exato, este eu estou vendo que não estou errado. E, novamente, eu o uso não é para te rebaixar. Espero que entenda um dia.

FeitaN escreveu:
Opa, parece que surgiu algum efeito quando eu disse que você precisa se "auto-policiar", você se descreveu totalmente!

Tá vendo, nem tudo que você fala é irrelevante...

FeitaN escreveu:
E em relação a "humildade" e os "termos pejorativos", foi o que eu disse, você (pode ser que inocentemente) os iniciou, e como eu disse em outro comentário, não ligo pra isso, só acho interessante fazer o mesmo (ainda mais quando sou capacitado disso). Eu JAMAIS iria em algum post seu ou de alguém e visse seu primeiro comentário religioso e citaria que você estava errado por pensar daquela forma, apenas porque não coincide com a minha, ou que pelo menos não tem o conhecimento exato, quem sou eu pra fazer isso? pior ainda se eu estivesse no seu lugar onde eu não poderia provar o que estou dizendo.
Você retrucar meu comentário apenas com achismos tentando me inferiorizar não passa de arrogância.

Bom, eu tenho comigo que não iniciei esta “guerra de termos”, MAS, se você assim acha, peço desculpas.
Mas eu não fui em um post eu e falei que você estava errado por nada. Você fez acusação (mesmo sem a intenção direta, creio eu, talvez, inocentemente) de que a bíblia estava errada e eu defendi ela. Foi simples! Eu não fui “nos seus posts” para dizer que o FeitaN só fala coisas sem sentido ou algo do tipo, entende?
Não entenda a minha frase “conhecimento exato”. Vou tentar te explicar o porque uso isso:

- Bem, todos sabemos que “essencialmente”, conhecimento significa a familiaridade com fatos colhidos por experiência pessoal, observação ou estudo, certo? A Bíblia incentiva fortemente que busquemos e guardemos conhecimento correto, recomendando ele até mesmo o lugar de ouro. (olha só hein?) Agora o detalhe: Nas Escrituras Gregas Cristãs (ou novo testamente como muitos gostam de chamar) há duas palavras que são normalmente traduzidas em português por “conhecimento”, que seria a gnó•sis e ie•pí•gno•sis. Ambas, podemos dizer que são “aparentadas” com o verbo gi•nó•sko, que significa “conhecer; saber; entender; perceber”. Mas existe uma forma reforçada de gnó•sis que é e•pí•gno•sis,  (e•pí significando “adicional”) que muitas vezes pode ser entendida do contexto como significando “conhecimento preciso, exato ou pleno”. Daí, por isso que eu uso este termo. Na bíblia, nem tudo aquilo que os homens possam chamar de “conhecimento” deve ser buscado, e você sabe porque, certo? Por que existem filosofias e conceitos que, segundo a bíblia, são um “falsamente chamado ‘conhecimento’”.

Entendeu agora?

FeitaN escreveu:
Quando uma pessoa afirma algo, e a outra retruca apenas com um "Creio que não. Sua conclusão está errada." Se espera algum argumento contra. Por isso eu disse: Ual, com certeza você me convenceu apenas me negando.
A parte em que eu disse que você estava errado foi quando você diz que existem provas da existência de deus, quando se diz essa frase não se pensa em outra coisa à não ser provas científicas, provas espirituais, anedóticas que pessoas tem de nada serve a não ser pra elas mesmas. Já o meu comentário você podia ter argumentado do porque estou errado, e não só ter me negado, entendeu?

Tá entendi. Mas posso dizer que o contrário também vale? Tipo, se eu digo que existem provas da existência de Deus, o Criador e você diz que não, MAS, não me dá nenhuma refutação contra você também não cai no mesmo erro ou raciocínio de negar sem provas? (Se bem que cai naquele assunto de que você disse que não se prova a inexistência, e tal, sem bem que dá para se elucidar o assunto sim, mas...) Dizer simplesmente que “não existe provas da inexistência de um deus” não é fácil? (não que não exista, ok?) Não pensou nisso? Mas, ok, entendi seu ponto...

FeitaN escreveu:
E ele viraram testemunhas de jeová depois de discutir com você, abdicaram do seu ceticismo e conhecimento científico pra atormentar pessoas no domingo de manhã? (não se ofenda, mas é um saco), qual foi o resultado? converteu algum ateu? ensinou o verdadeiro conhecimento bíblico? não me faça rir, você nunca nem deve ter discutido com um ateu (olha eu aprendendo com você e te julgando mesmo sem te conhecer), mas fazer o que se você transparece isso?

KKK.. em até uma música que falam que é nossa né? “Eu, prefiro estar aquiiiiii, te perturbando, domingo de manhãããã...”. KKKK Muito boa! Não, não me ofendo. É apenas uma demonstração de amor ao próximo. Talvez, um dia, você e outros entenderão... (ou não, né?) Mas não é apenas de manhã não. Fazemos isso de tarde, de noite, por telefone, por cartas, por msg de texto, por WhatsApp... enfim...
Sobre a eles virarem TJ depois de discutir comigo? Não... normalmente não. Normalmente a pessoa vai se afastando mesmo, e perdemos o contato. Como você mesmo mencionou antes, em alguns deu para perceber que foram outras coisas que o fizeram permanecer como estão, mas ao menos, eles não ficaram com “tanta raiva da bíblia” e me lembro de um (bem mais velho que eu) que até se dispôs a ler a bíblia com mais calma da próxima vez... O eu vizinho de umas 5 casas ao lado até aceitou estudar comigo, mas apenas alguns meses de poucos encontros (pela vida agitada dele) acabamos por parar o estudo. Infelizmente... mas, segue a vida!

FeitaN escreveu:
Hummmmm, finalmente. TEORIA da evolução! Bom, nosso caro “amigo” Darwin achava que todas as formas de vida possuem um ancestral em comum. Pelo que li, ele imaginava a história da vida na Terra como “uma grande árvore”. Depois, outros pesquisadores passaram a acreditar que essa “árvore da vida” começou como um único “tronco”, ou seja, as primeiras células simples. Então, novas espécies surgiram (ou brotaram) do tronco e continuaram a se dividir em galhos (que seriam as famílias de plantas e animais) e depois em ramos (que engloba todas as espécies dentro das famílias de plantas e animais existentes hoje). Agora pergunto a você: Foi realmente isso o que aconteceu?

O princípio é esse mesmo, meus parabéns, se não foi um ctrl c + ctrl v, mas mesmo que tenha sido, se deu ao trabalho.
E parece que você citou a palavra "TEORIA", o que você pensa a respeito? sabe o que significa teoria no meio científico? ou é daqueles que acham que uma teoria não pode ser um fato, ou um conjunto deles? Um exemplo básico é a gravidade, sabia que ela é só uma teoria? se pra você fatos e teorias não podem coincidir, pula de um prédio pra testar. (Se você não pensa dessa forma apenas ignore meu comentário)

Vamos por partes. Você acabou de me fazer perguntas, certo? Mas antes, me responda o que te perguntei ali em cima, pode ser? Sobre o que penso de TEORIA (científica, no caso), bem, é algo especulativo, hipotético, mas o problema é que foi, digamos, “mudando” sua “terminologia”, e sabe porque eu digo isto? Porque até onde eu aprendi, teoria significava observar ou examinar algo e especular sobre o assunto, criar hipóteses, enfim. Mas com o tempo, passou virou um “conjunto de ideias” para tentar explicar o que não entendemos em parte. É muita especulação sem uma prática (que é a base da ciência, certo? Afinal, ciência é baseada em observações, ideias e testes (reprodução) para entender e tentar explicar determinados “fenômenos”. Mas hoje em dia não é mais assim. Como pesou este lado da “observação e teste” não se precisa necessariamente “refazer” a “teoria”. Mas enfim, não sei se me fiz claro. Mas primeiro responda lá, ok?

FeitaN escreveu:
Bom, o que muitos cientistas afirmam? Eles dão a entender que o registro fóssil apoia a teoria de que todas as formas de vida tiveram uma origem em comum. Não concorda até aqui @FeitaN? Eles também afirmam que todos os seres vivos devem ter evoluído de um ancestral em comum, visto que possuem uma “linguagem de programação” parecida, o tal do DNA. (outro assunto muito interessante)

Exato!

Mas o que as evidências indicam? Será que elas apoiam a descrição bíblica sobre a origem da vida ou Darwin estava certo? O que as descobertas dos últimos 150 anos revelam? Aliás, não sei se você se lembra, mas o relato bíblico de Gênesis diz que as plantas, as criaturas marinhas, os animais terrestres e as aves foram criados “segundo as suas espécies”. (Está em Gênesis 1:12 e depois o 20-25) você há de convir que essa descrição bíblica permite uma variação dentro de uma ‘espécie’, MAS, também indica que há limites fixos que separam as diferentes espécies, certo? Bem, o relato bíblico sobre a criação também indica que novas criaturas apareceriam no registro fóssil de modo súbito e plenamente formadas, e isso é algo MUITO interessante de tomar nota.
Quer comentar a respeito antes de continuarmos?

Que evidência a bíblia tem? só palavras, e algumas, um tanto óbvias, a bíblia não tem nada a ver com cladística, eu já disse á um tempo atrás que não discordo dela 100%, não sei de onde você entendeu isso...
A existência de um livro histórico, onde ele por acaso acertou profecias ou "teorias" científicas pode lhe ser relevante, mas pra mim, não! pelo menos não na atual era que estamos, se estivéssemos no ano de 1600, quem sabe?!

Você realmente entendeu o que quis propor aqui? Dizer que a bíblia só tem palavras (que coisa não?) e ignorar o que ela registrou a mais de 3500 anos atrás não me parece uma atitude muito positiva da sua parte. @FeitaN, o que quero mostrar é que a bíblia relatou a muito, muito tempo atrás que os animais (ou fósseis) apareceriam no cenário “de repente” de forma súbita. Não estamos falando de profecias. Atenha-se ao assunto, pode ser? A minha pergunta foi: “O que as evidências indicam? Será que elas apoiam a descrição bíblica sobre a origem da vida ou Darwin estava certo? O que as descobertas dos últimos 150 anos revelam?

EDIT: Pô Cladistica? Você deve gostar mesmo deste Pirula...

FeitaN escreveu:
Como eu já disse lá em cima, de acordo com bíblia a terra tem 6 mil anos, viu? ela acertou algumas coisas, errou outras, eu criar um livro e dizer que vai haver um apocalipse um dia, quer dizer que ele merece credibilidade? quem acreditar em mim sem eu dar nenhuma evidência, você o chamaria de que?
Toda profecia é uma furada, a não ser pela regra matemática, da probabilidade.

Primeiro, que você errou ao dizer isso. A bíblia não dá este dado de que a terra tem apenas 6 mil anos. Lembra? Isso foi coisa que você aprendeu...
Segundo, no que ela errou? Me diga por favor...
Terceiro, é justamente a base sólida e confiável de profecias que dá ao leitor sincero a credibilidade (com o tempo, evolui para fé) para acreditar que o que ela disse do futuro se cumprirá, mas este é outro assunto... (Probabilidade? Sério? Não, Deus ao precisa disto! Mas, não falemos sobre isso por hora, ok?)
Profecias são uma furada? Sério isso? E aquele papo de “refutar sem provar não vale”? O que aconteceu? Vam cá, você já estudou a profecia sobre o império babilônico VS império Medo Persa?

FeitaN escreveu:
E é obvio que quem está certo é Darwin, já leu a Origem das espécies? é o livro que revolucionou o mundo, ele explica muito bem a variação das espécies, a variação dentro de cada espécie, seleção natural, a evolução de espécie pra espécie, no Google você encontra imagens das evoluções de espécie pra espécie, do porque, o que evoluiu, o que "retrocedeu", temos museus com fósseis, temos documentários, temos tudo pra provar que a teoria da evolução é um fato!

Não li ele todo, seria mentira, mas já vi muitos trechos dele. Mas então, você é destes que vê um “protótipo” de um ancestral pela internet e cai aos pés do cientistas? Em anos recentes, cientistas conseguiram comparar os códigos genéticos de dezenas de organismos unicelulares e os de plantas e animais. Eles achavam que essas comparações confirmariam a teoria da “árvore da vida” proposta por Darwin no seu livro citado. Mas o que aconteceu? O que as pesquisas revelaram?

Vou citar algumas matérias, promete ler?

Em 1999, o biólogo Malcolm Gordon escreveu: “Parece que a vida teve muitas origens. A árvore da vida universal não parece ter tido uma única raiz.” Será que há evidências de que os principais galhos da vida nasceram de um único tronco, conforme Darwin acreditava? Gordon continua: “A teoria tradicional da descendência comum parece não se aplicar aos reinos atualmente reconhecidos. Provavelmente não se aplica a muitos filos, se é que a algum, e possivelmente não se aplica a muitas classes nos filos.”29*(Biology and Philosophy, “The Concept of Monophyly: A Speculative Essay”, de Malcolm S. Gordon, 1999, p. 335.)

Pesquisas recentes contradizem a teoria de Darwin de um ancestral em comum. Por exemplo, em 2009, um artigo da revista New Scientist citou as palavras do cientista evolucionista Eric Bapteste: “Não temos nenhuma evidência de que a árvore da vida seja uma realidade.”30 (New Scientist, “Uprooting Darwin’s Tree”, de Graham Lawton, 24 de janeiro de 2009, p. 34.)

O mesmo artigo cita o biólogo evolucionista Michael Rose: “Todos sabemos que a teoria da árvore da vida está sendo aos poucos descartada. Mas a ideia de que todo nosso ponto de vista sobre a biologia precisa mudar não é tão bem aceita.”31* (New Scientist, 24 de janeiro de 2009, pp. 37, 39)

Muitos cientistas dizem que o registro fóssil apoia a teoria de que a vida teve uma origem em comum. Argumentam, por exemplo, que há evidências no registro fóssil de que peixes se tornaram anfíbios e de que répteis se tornaram mamíferos. Mas o que o registro fóssil realmente indica?
“Em vez de encontrarem evidências do desenvolvimento gradual da vida”, diz o paleontólogo evolucionista David Raup, “o que os geólogos dos dias de Darwin e os geólogos atuais na verdade descobriram foi um registro incompleto e irregular, ou seja, espécies surgem de repente na sequência dos fósseis, apresentam pouca ou nenhuma mudança durante sua existência no registro e, então, desaparecem abruptamente.”32 (Field Museum of Natural History Bulletin, “Conflicts Between Darwin and Paleontology”, de David M. Raup, janeiro de 1979, p. 23)

Na realidade, a grande maioria dos fósseis demonstra que as espécies permaneceram estáveis durante períodos muito longos. Os indícios não mostram que as espécies evoluíram de uma para outra. Novas formas de vida e características físicas distintas apareceram de repente. Por exemplo, morcegos com sonar e sistemas de ecolocalização surgiram sem nenhuma ligação óbvia com um ancestral mais primitivo.
De fato, mais da metade dos principais ramos da vida animal parece ter surgido num período relativamente curto. Visto que muitas formas de vida distintas surgiram tão repentinamente no registro fóssil, os paleontólogos se referem a esse período como “a explosão cambriana”. Quando ocorreu o período cambriano?
Suponhamos que as estimativas dos pesquisadores estejam corretas. Nesse caso, a história da Terra poderia ser representada por uma linha do tempo do tamanho de um campo de futebol (1). Nessa escala, você teria de caminhar a distância equivalente a sete oitavos desse campo para chegar no ponto que os paleontólogos chamam de período cambriano (2). Num pequeno trecho desse período, os principais ramos da vida animal aparecem no registro fóssil. Quanto tempo leva para eles surgirem? À medida que caminha pelo campo, toda a vida animal surge antes de você completar sequer um passo.
O surgimento relativamente instantâneo das diversas formas de vida levou alguns pesquisadores evolucionistas a questionar a versão tradicional da teoria de Darwin. Por exemplo, numa entrevista em 2008, o biólogo evolucionista Stuart Newman falou sobre a necessidade de uma nova teoria da evolução que explicasse o aparecimento súbito de novas formas de vida. Ele disse: “Acredito que a teoria de Darwin usada para explicar todas as mudanças evolucionárias se tornará apenas mais uma de muitas teorias — talvez não necessariamente a mais importante quando se trata de compreender a macroevolução, ou seja, a evolução das principais transições físicas.”33 (Archaeology, “The Origin of Form Was Abrupt Not Gradual”, de Suzan Mazur, 11 de outubro de 2008, (www.archaeology.org/online/ interviews/newman.html), acessado em 23/2/2009.)

Fique à vontade para comentar...

FeitaN escreveu:
É isso que quero dizer quando digo que essa ideia cristã é muito pobre PRA MIM, a evolução da vida na terra é de BILHÕES de anos, é muito tempo de evolução, não tem o menor sentido um deus criar a vida, e ficar lá esperando bilhões de anos de evolução, de seleção natural e muita SORTE, pra num certo dia algumas pessoas criarem um livro à seu respeito, implementando ideologias e impondo que pessoas acreditem, isso é só pra controlar massas, e deu certo, pena que hoje em dia com esse acesso a informação, dificultou muito, não é?!

E eu concordo com você! Não faz o menor sentido. Mas, sobre o tempo, no caso de Deus, não se aplica sabe. Ele não é preso ao tempo como nós. O tempo para ele é totalmente diferente. A própria bíblia diz que 1000 anos para Ele são como o “ontem que passou”... Mas o seu raciocínio tem lógica com relação a ele Iniciar um processo e ficar “torcendo”... Não, não foi assim...

FeitaN escreveu:
Mas você pode continuar acreditando no que quiser, não estou aqui pra te convencer, até porque não apresentei nenhum dado científico até agora, não sou professor e nem tenho a intenção de ser, só dei opiniões e dicas de onde procurar dados científicos, se quiser saber mais do que falei, já te mandei alguns links e te indiquei um ótimo canal no youtube.

Ok. Agradeço a dica...

FeitaN escreveu:
Vamos lá, vou tentar ser mais didático ainda (to pensando em desenhar), primeiro eu disse:
@FeitaN escreveu:
Sim, você está parcialmente certo, sabe porque? porque se uma ideia precisa ser defendida por alguém pra se sustentar, ela não tem valor lógico e científico algum, boas ideia se defendem por si só, entendeu?

Ai vem você com isso:
Olha só hein? Vamos lá: Então, quer dizer que TODAS as ideias apresentadas pelos cientistas ao longo dos séculos não precisaram ser defendidas? Elas não precisaram passar por uma prova e nem foram contestadas? É isso que você está me dizendo? (SIM OU NÃO)

Você não me respondeu, não discordou e nem concordou, fez outra pergunta, fugindo do contexto onde eu me referia à ideias religiosas (pois foi as quais VOCÊ veio defender) colocando questionamentos científicos como se concordando com você faria você estar certo com suas teorias religiosas. E eu respondi seu questionamento colocando um simples exemplo dos Dinossauros, se leu?
Você deve questionar os cientistas, não se pode confiar 100% em ninguém, mas pode confiar no método científico.
E o significado literário de religião é diferente do que você citou, até porque você aparentemente tem uma e com certeza não pensa isso dela, mas eu concordo com o que você disse.

Tá, de novo: O que eu estou “tentando” dizer é que esta defesa sua, de que “se uma ideia precisa ser defendida por alguém pra se sustentar, ela não tem valor lógico e científico algum” não está correta. Você usou a questão dos dinossauros, certo? Daí você disse: “acha que os cientistas precisam ficar auto-afirmando e mostrando provas o tempo inteiro sobre a existência deles?” A resposta é: Não! MAS, quem não sabe das “provas” claras de que eles existem podem correr atrás delas, estão lá, certo? Mas com a bíblia ninguém faz isso. O que estou tentando dizer é que muitos fazem alegações mentirosas da bíblia (como você mesmo fez sobre a data da terra, por exemplo) e não conhecem as evidências claras dela (vamos dizer assim) e por isso, nós, que as sabemos (ao menos eu sei em parte um pouco) temos que “mostrar os ossos fossilizados da bíblia”, me fiz claro agora? É por isso que esta sua frase desde o início eu não concordei. Se tem alguém duvidando é só mostrar as provas, simples!

FeitaN escreveu:
Aquele meme é muito bom, pode usa-lo. E você continua insinuando que não tenho nenhum conhecimento bíblico.
Ta ok, to vendo que é melhor concordar e deixar a entender que se ta certo, ai quem sabe se para de bater nessa tecla.

Não estou insinuando, estou afirmando, mas NÃO leve isso para o lado pessoal...

FeitaN escreveu:
Parece minha irmãzinha respondendo, mas, continuemos...

Não a conheço, mas pelo jeito ela também não te suporta muito

KKK. Me pegou nessa...

FeitaN escreveu:
Você está certo em relação que pessoas podem mudar, mas elas mudarem de religião não é atestado de que uma é mais correta que a outra a não ser para própria pessoa.

Porque não?

FeitaN escreveu:
Cada teísta possui sua verdade, ENTENDA,

Esta e a sua opinião. Só existe UMA verdade, A verdade. PONTO. 1+1=2. Você pode não acreditar e colocar no seu coração que é 3 ou 2/3 ou 4. Mas a verdade é: 1+1=2. Entende onde quero chegar? É neste ponto que a minha pergunta de cima se baseia. As pessoas conseguiram enxergar fora da caixinha. Saíram do “manto de ignorância” que as cercava... entende isso?

FeitaN escreveu:
você não é o dono da verdade absoluta, se você pudesse provar, ai seria outra história, mas todas as crenças o nome já diz, são CRENÇAS, não se pode provar nenhuma delas, você deixar de acreditar em Jeová pra acreditar em Maomé, pra mim, é trocar seis por meia dúzia, os dois não se podem provar, não possuem nenhuma evidência de existência a não ser artefatos religiosos que nada valem para provar a existência deles.

De novo? Não, não sou o dono... Jeová o é. E Maomé é apenas um homem considerado como profeta por alguns. E novamente digo: não são os artefatos religiosos criados por homens que provam a existência de Deus, é a evidência em tudo que o homem não fez!

FeitaN escreveu:
Vou repetir, VOCÊ NÃO É DONO DA VERDADE ABSOLUTA,

E eu também, sem problemas: Eu não o sou. Jeová o é!

FeitaN escreveu:
cada religioso tem a sua, da mesma forma que qualquer pessoa dentre uma dessas religiões que você citou pode mudar após conhecer a sua, pode acontecer ao contrário, depende do ponto de vista, o que for mais viável, o que indiretamente for mais lucrativo emocionalmente. QUANDO SE VAI ENTENDER ISSO ?
Me ajuda Satan!

Conhece algum que mudou de religião depois de ser TJ? E dizer que esta hipotética pessoa o fez por “lucro emocional” é julgar demais, né não?

FeitaN escreveu:
Notou @FeitaN? É por isso que eu lhe disse aquilo looooogo no início. Pelo simples fato de você não saber a resposta a estas perguntas, prova que eu estou certo sobre o que penso sobre você (não é uma crítica, ok?).

Mas tudo bem, os religiosos em sua maioria nunca me respondem mesmo, ou então a resposta clichê: Não temos como entender e nem devemos questionar os planos de deus.

Esta é a respostas padrão de Padres, Pastores e pessoas sem conhecimento. Não fique nervoso. O meu comentário tem relevância, infelizmente você não entendeu... quer que eu coloque a sequência de frases que levaram a ele?
Já falei, não nos confunda com “a maioria dos religiosos”, saia desta “caixinha”...

FeitaN escreveu:
Como eu disse lá em cima, não respeito ideias, ainda mais um livro de uma religião que já fez o que fez no passado, não merece um pingo de respeito, se você se ofende, sinto muito, ofender ideias das quais eu acredito não me ofendem.

Calma garoto. Isto não me ofende, afinal, você fala sem entender o assunto. Pode enumerar algumas destas “coisas do passado” que A BÍBLIA fez? Mas por favor, não coloque coisas feitas por aqueles que se diziam cristãos e matavam em cruzadas “em nome de Deus”, pois, é por isso que uma certa igreja perde perdão até hoje... vamos lá.

FeitaN escreveu:
Doutrinas de igrejas? Cara se é retardado? (foi uma pergunta!)

Não. E você? (outra pergunta!)

FeitaN escreveu:
Nem as igrejas ensinam isso, eles não chegam até esse ponto, eles param muito antes no : não se deve questionar a deus!

Então, como disse antes naquele comentário que “não tem relevância” e que tirou um pequeno PQP de você: Isto prova que você nunca passou deste ponto no que diz respeito à bíblia... só isso.

FeitaN escreveu:
Eu estou bem além das religiões, se você não sabe responder seja sincero e diga que não sabe, ou dê sua reflexão, quem sabe não me surpreende, se não me engano eu vi o Loki dizer que não acredita em um deus bondoso, ele foi capaz de enxergar isso, me admiro, e com certeza faz muito mais sentido um deus assim do que o bondoso e benevolente dos cristãos, a diferença pra mim é que não acredito que nenhum exista, e não é porque estou inconformado com a maldade no mundo, é só porque não faz sentido mesmo pra mim, DA PRA ENTENDER, CARA?

Sim, é muito clara a sua atual crença...

FeitaN escreveu:
Que bom pra você que te acrescenta em algo, infelizmente o contrário não ocorre, mas eu já esperava por isso. (aprendendo com você a julgar antes de conhecer, acho que você me acrescentou em algo, sim)Fui irônico tá? não julgo ninguém...(ou pelo menos tento)

Sem problemas... Eu preciso melhor muito ainda..

more_horiz
(Hum... então, para você, se você abraça um homem automaticamente você é um homossexual? Caramba! Ainda bem que não sou da sua família...)

Esse é o problema , você não é da minha família . Se você entra nesse forum a procura de ´amigos` e tambem se você diz que me ama e quer me abraçar eu obviamente vou desconfiar que você é um homossexual .

more_horiz
1º PARTE
Vamos lá, vou tentar ser o mais breve possível, até porque isso virou uma discussão totalmente sem sentido e muito entediante, e como eu disse, sou meio preguiçoso...

02snake escreveu:

Acho que ainda não me fiz claro (e digo isso deste aquele meu primeiro comentário quando disse que “existem mais provas contra do que a favor”. Veja, e estava tentando lhe falar que muitos utilizam as ideias de cientistas sobre a teoria da evolução, sobre o big bang, entre outros, para “provar” que a ideia de um Deus criador é sem sentido, ou seja, muitos tentam provar que o “elefante rosa” da sua ilustração é realmente algo apenas da sua cabeça

Agora quem diz sou eu que você "não tem o conhecimento exato", e novamente vou voltar com aquela frase: O foco da ciência nunca fui refutar nenhuma ideia da existência de deuses, se essas ideias foram refutadas foi simplesmente por consequência de estudo."Pelo jeito você procurou a fonte errada" (como você diz).

Entendeu agora? Muitos se apegam a estas supostas “verdades” (mesmo que a maioria nunca afirme que tais são realmente A verdade) para não apenas ir contra a ideia de Deus, mas a ponto de ridicularizar aqueles que creem nisso. E isso vale para oração, fé... e por aí vai. DAÍ, eu apenas disse que “existem mais provas a favor de um Deus criador do que contra”.

A evolução é um fato! não são "supostas" verdades, apenas cegos e ignorantes não entendem, mas não vou te dar uma aula de biologia aqui.
Eu acho a ideia do criacionismo ridícula e realmente acho burrice acreditar naquilo, certamente estou ofendendo com essa declaração, mas o que mais eu poderia dizer? todos tem acesso ao estudo, não é restrito, o criacionismo já foi refutado, mas isso não tem nada a ver com a existência de deuses, você pode continuar crendo que seu deus existe, (até Darwin era teísta). A ciência NUNCA vai provar que deuses não existem, além de ser impossível pelos motivos que já expliquei, os teístas sempre vão criar teorias para se manterem firmes, se chegarmos ao ponto de ressuscitarmos alguém e provarmos que não existe vida após a morte, alguém já terá uma teoria do porque ocorreu isso.

E sendo até desnecessário, a sua frase “provas contra NÃO EXISTEM simplesmente porque não se pode provar que algo não exista.” cai por terra quando fazemos perguntas para a tal pessoa que acredita no “elefante rosa”. Exemplo:

- Você então pergunta: O que ele pode fazer e como ele interage com o meio? Tipo, ele pode sentar?
- Se ela falar: “sim, claro, ele acabou de fazer isso” OU “agora ele está pisando no jardim”, você pode chegar para a pessoa e dizer:
- Você também pode mostrar outras pessoas que sofrem do mesmo “mal” (esquizofrenia, por exemplo) e pedir para ela tentar ver as mesmas pessoas imaginárias que os “convidados esquizofrênicos” veem e explicar o que pode estar acontecendo com ela.

Enfim, há várias formas de chegar a um raciocínio lógico sobre o assunto. Não sei se me fiz claro... A questão é: Há como usar a lógica para “provar” que algo não existe, entende? Vão haver exceções? Claro! Alguém pode pensar numa série de regras absurdas e colocá-las como “barreira”? Sim, claro, mas aí... já morre o assunto né?

Assim você força cara, eu realmente já extrapolei com alguns comentários aqui, mas você me deixa sem escolha...
Eu fui vago, raso e breve no exemplo porque pensei que você já tinha estudado interpretação de texto na escola, não leve um exemplo pobre como esse ao pé da letra, não mude o foco da conversa para um exemplo tão chulo que eu dei apenas para abranger e simplificar uma linha de raciocínio. (você é mesmo oportunista)
O exemplo do elefante foi um exemplo simples para que você o colocasse no lugar de deus dos teístas, para que entendesse que de forma alguma eu poderia provar que seu deus não existe, vamos simplificar fazendo as mesmas perguntas me referindo ao seu deus:

Se você respondesse esse tipo de coisa quando eu pedisse que você provasse a existência de seu deus, seu deus já teria sido provado desde o início da humanidade, mas ele não é tão simples como o exemplo do elefante rosa, NÉ?! :naomediga:
Se eu pedir pra você provar que ele existe, você vai dizer que eu preciso acreditar e aquele blá blá blá que todos já sabem, então vamos lá DE NOVO, não existe a possibilidade de eu provar que seu deus não existe, o elefante rosa você desvendou como provar a existência dele, porque eu fui simplista no exemplo, agora coloca ele no mesmo lugar do teu deus, prova ai pra mim que ele NÃO existe? pô cara isso é o básico do básico, é sério que você foi oportunista ao ponto de usar um lixo de exemplo que eu dei pra sustentar seu argumento e "fazer cair por terra" o que eu disse?!

E novamente eu digo, toda ideia quando for questionada precisa pode ser defendida, não vejo problema para isto, mesmo que para isto eu tenha que soltar um prato no chão (para provar a gravidade, por exemplo) Sua colocação não faz muito sentido, pois veja, se uma pessoa chega para um cientista e fala que não acredita nos fósseis e acha que eles foram plantados ali antes de serem “descobertos” um cientista pode muito bem provar que tal ciência é verdadeira (por assim dizer) por comprovar que um tal solo não foi movido, ou que está compactado e intocável por milênios, por exemplo. O fato de ele “defender” algo não significa que aquilo “precisa ser defendido”. Nada a ver. Existe a defesa quando há acusações. É simples!

Mas aí você está colocando um exemplo de um cientista, que é um professor, ele ensina, é óbvio que ele faria isso, mas mesmo assim a ideia não precisaria ser defendida se o cientista não quisesse defende-la, (e se alguém dissesse isso à um cientista eu duvido que ele realmente responderia) ela continuaria sendo um fato a pessoa acreditando ou não, esse é o ponto!
Mas o que eu quero dizer é que, a ideia de deus precisa ser defendida porque não se pode prova-la, logo a ideia da existência de deuses não tem valor científico, o que se tem são teorias (não falo de teorias científicas, falo no sentido literário mesmo), e é exatamente por serem teorias que se tornam crenças, que mesmo pela falta de evidências as pessoas creem (falo de evidências científicas).
Ah, e toda vez você vai soltar um prato no chão se alguém questionar à você sobre a gravidade? se você fizer isso vai fazer atoa, defender a gravidade não faz dela ser mais nem menos uma teoria científica (um fato), logo, ela não precisa ser defendida. Mas confesso que me precipitei no exemplo da gravidade, porque apesar de ser um fato, provar ela é um pouco complexo, então esqueçamos isso.
Quando eu digo que sua ideia religiosa não tem credibilidade científica, não é pra você se sentir menosprezado ou que sua ideia não tem valor, não é isso que quero dizer, ela só não compactua com a ciência (e nem precisa) não precisa se sentir ameaçado, prossiga com sua fé.

Como assim isso “é só um monte de bobagem repleta de reflexões religiosas sem fundamento e sem provas”? Cientistas que NÃO tinham uma religião e muito menos criam num Deus é que chegaram a esta constatação. Note: Você vai para, sei lá, MARTE e está andando na superfície do planeta, num “deserto” inóspito e sem vida. Daí, se depara com uma cabana. Ela tem portas e janelas. O que você diz? Que alguém (uma mente inteligente) a fez, certo? Então porque não utilizar a mesma ideia para coisas que são simplesmente INESSPLICÁVEIS pela ciência quando a LÓGICA a permite? Não estou falando de “mistérios”, “lendas” ou “milagres”. Falo da constatação de algo tão complexo e tão infinitesimamente improvável, que a própria ideia de negar isso feriria aquilo que se diz ser “sem preconceito”. Entende?

A insistência dos teístas em tentar se compactuar com a ciência que criou teorias como a do design inteligente, criacionismo e etc...e pronto, chegamos na pseudociência. E isso não quer dizer que precisa ser ateu pra ser cientista, Neil Tyson é agnóstico teísta se não me engano, e é um dos maiores promovedores das teorias evolutivas.
Ainda bem que cientistas não pensam como você, se não, ainda estaríamos séculos atrás! Vamos pela sua linha de raciocínio: Se não entendemos algo agora, vamos simplesmente refletir e usar a lógica de que um deus criou e pronto, chegamos na nossa conclusão, fim. Esse raciocínio era da época de Cristo...
O inexplicável já existiu antigamente, e com o tempo descobrimos coisas que jamais imaginaríamos descobrir, quem imaginou que um dia iríamos descobrir (não completamente) sobre buracos negros?! fantástico né?! é assim que a ciência trabalha, com paciência, sem pressa. Se eu encontrasse uma cabana em marte, certamente eu chegaria em uma conclusão lógica como você diz que algum ser inteligente a criou, mas eu ia estuda-la até o ponto de descobrir como e quem a criou (pelo menos o mais próximo disso) esse seu exemplo não da pra se comparar com o planeta ou como o ser humano foi "criado", então temos teorias evolutivas que usufruem também do que você diz: lógica, e que fazem muito mais sentido e tem mais credibilidade do que a ideia de que um ser inteligente com uma varinha mágica criou tudo.
A ideia criacionista é pequena, limitada e impede que avancemos.

É o ponto que falei acima. Você comentou algo pessoal que vai contra o que eu pessoalmente acredito. Eu fui lá e comentei. É simples! A questão que você vira e mexe diz sobre “precisar ser defendida” é só sua opinião. Note: Se alguém na rua diz que você é ladrão, você falará o que? Não vai “se defender”? Mas e se outra pessoa o fizer? Não o fará de novo? E nem por isso a sua defesa mostra que você está errado e que é realmente um ladrão, é apenas uma defesa baseada numa alegação.

Se alguém afirmar na rua que sou ladrão vou pedir para que a pessoa prove o que está dizendo, e assim, termino meu comentário, o resto fica sujeito à interpretação!

Se você discorda da maioria dos meus “comentários religiosos” fique à vontade para debatê-los. Não vou achar isto ruim. É até bom! Sobre eu ser “dono da única verdade existente no mundo”, bem, creio que não precise comentar nada, certo? Ser humano nenhum é “dono da verdade”. Esta frase só é usada por aqueles que não tem como refutar a ideia de outra pessoa e se recente por isso...

Você tem razão, só se esqueceu que nós dois não compactuamos de uma mesma linha de raciocínio, eu sou cético, você não, o que eu comentar baseado sobre ciência, eu posso provar, você falar que existem provas da existência de deuses e não provar, pra mim, não tem valor algum, logo não chegaremos à uma conclusão, e esse é o motivo de eu não comentar nos seus tópicos, até porque não faria o menor sentido eu ficar exigindo provas (até porque você não tem obrigação) e eu nem faria isso porque sei como é ser um teísta, já fui um, por isso evito esse assunto, não sou um ateu militante, não sou aquele ateu chatão de internet que fica nos comentários de facebook ridicularizando quem acredita em deuses e exigindo que eles provem algo (lembra do papo de empatia? então...)
Se você fosse empático, guardaria comentários como "conhecimento exato" pra você, e entenderia que você não é o dono da verdade, que por mais que você leia a bíblia e encontre a unica verdade existente, você não pode prova-la, ainda mais pra quem é cético. (talvez você não tenha maturidade o suficiente ainda pra enxergar isso em você). E é exatamente por pessoas como você, que dizem coisas iguais das que você diz, que evito esse assunto, apesar de também eu achar esse assunto irrelevante. (olha falei de novo)

Sabe, tem um texto na bíblia que diz “quando alguém replica um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”. E você, por ser inteligente, entende muito bem que estas palavras são verdadeiras, não é mesmo? Falar simplesmente que é “irrelevante” falar sobre a bíblia, (de novo) uma vez que você mesmo disse que “aprendeu” e por isso foi contra ela (ou a ignorou) e agora ela é “irrelevante”, mostra que você está se fechando em seu casulo... Mas não, não quero discutir sobre a “Gibílblia” com você mas gostaria muito de lhe ensinar a verdadeira palavra de Deus na bíblia sagrada.
Entenda: Eu fiz aquelas perguntas sobre trechos bíblicos para você apenas com um objetivo, e ele foi respondido...

Você pode achar tolice de minha parte, e pode até ser, mas como eu disse, estou negando discuti-la com VOCÊ, pelos motivos que expliquei no comentário acima, então alguns comentários que fiz sobre a bíblia nem foram tão sinceros assim, não acho ela tão irrelevante como digo, falei apenas pra você entender que não discutirei sobre ela com você, mas parece que você não entendeu. E sobre essa frase: "mas gostaria muito de lhe ensinar a verdadeira palavra de Deus na bíblia sagrada."
R: Nem se eu fosse retardado mental!
Por mais que eu diga que sei muito sobre a bíblia e você não acredite, mas além de ter lido ela sozinho, tive algumas pessoas que me ensinaram algumas coisas sobre ela, e essas pessoas não se sentiam superiores a mim, que portavam do conhecimento exato, da única verdade, me ensinaram com humildade e simplicidade, você está longe disso.
E entrando no mérito "humildade", como eu já disse outra vez, não acho realmente isso muito importante, tanto que por mais que eu fale do seu tom de superioridade, eu não me importo, só estou usando isso como argumento, mas não me permito aprender algo com alguém que se diz o dono do "conhecimento exato", ainda mais se tratando de bíblia, isso já seria exagero até pra mim.

Pedindo socorro? Não precisa. Eu apenas deixei claro que você não respondeu porque não sabe a resposta. É simples. Dizer que existem milhares de religiões e algumas são “muito mais complexas e interessantes que a minha” não te ajuda em nada para tentar “diminuir a bíblia”. Na verdade, as “milhares de religiões” suuuuuuper interessantes que existem por aí apenas ajudam você a ficar com mais dúvida ainda e a ficar ainda mais longe da verdade.

:tenten:  :tenten:
Mesmo se eu não soubesse qualquer um dos seus questionamentos bíblicos, o que me impediria de pesquisar? tenho tempo pra isso, entenda que é irrelevante bater nessa tecla.

Vamos para o exemplo: Se você for acusado de ser ladrão novamente, depois de se defender aquelas duas vezes, você desistiria e viveria como tal? Ou você iria “bater nesta tecla” fornecendo provas de que as acusações não são válidas? Ora, você diz: “não me faça rir, a ideia pobre e medíocre que a bíblia passa é o dos menores motivos que me tornei ateu”. Bem, eu estou a defender isto. A bíblia não passa “ideias medíocres”. O problema é que alguns aprendem coisas “sem pé nem cabeça” e utilizam isso como um dos motivos para ir contra ela. No seu caso, isso foi apenas “um deles”, certo?

Como eu já disse lá em cima, quem afirma que prove.

Estou não. Se desejar, posso copiar e colar as suas frases aqui e poderemos medir quem está “se engrandecendo” aqui. Na verdade, que está fazendo isso por rebaixar o outro, mas enfim...

Então tá, estou me engrandecendo!

Você não levantou bandeira alguma e nem eu me aproveitei de nada. Lembre-se do que já expus várias vezes. Eu não quero aqui mostrar que sei mais que ninguém, eu quero aqui mostrar que encontrei a verdade e que muitas (muitas, muitas, muitas mesmos) das alegações das pessoas não acreditarem ou desconsiderarem a bíblia são baseadas em ensinamentos errados, adulterações e interpretações pessoais... é isso.

Me referi a bandeira branca como um modo de redenção, do tipo: "olha, acho que você talvez saiba mesmo mais sobre a bíblia do que eu". Pra ver se você deixava o assunto de lado, porque todos os termos pejorativos que usei pra falar sobre a bíblia não fez efeito, mas você usufruiu dessa "bandeira branca" e focou o assunto nisso, você é um baita de um oportunista cara, até me admiro.

Não poxa vida! Eu não quero te ridicularizar não! É isto que passa pela sua cabeça? Então, pode tirar isto daí... Eu não quero ridicularizar ninguém. Eu te fiz perguntas para mostrar que seu ponto de vista (consequentemente seu conhecimento/entendimento) estava errado. Mas isso não para mostrar que eu estou certo, mas sim para ajudar...
Você está repetindo várias vezes que “eu estou passando vergonha” e tal, mas o fato de você dizer isso não quer dizer nada. Não estou passando vergonha e ao meu ver, nem você. Se quiser continuar digitando também esta frase (além daquela do “irrelevante para mim”) fique à vontade. Se te faz bem, se te faz parecer “inteligente” ou que “está ganhando o debate” ou, sei lá.... blz. Mas não! Aqui estamos apenas discutindo de boa! Ok?

Calma @FeitaN... não se irrite. Entenda o seguinte: Você está olhando uma série de pinturas em quadros e se interessa em aprender mais sobre isso. Daí, começa a reconhecer um padrão nas linhas, nas cores, nas formas...enfim. Com muito estudo, você entende que ali há um tipo de “assinatura” clara de que uma pessoa específica. Bem, o que fará? Dirá que estas seguidas e claras evidências são fruto do “mero acaso”? É este estudo (ou algo parecido) que eu gostaria que você fizesse quando falamos de assuntos como criação, evolução, big bang, entre outros...

Seu exemplo é inválido pois na evolução não existem evidências de um criador, ta estudando ou lendo sobre evolução onde?! :zeus:
Se você quer colocar seu deus onde a ciência ainda não preencheu, isso é com você não comigo.

Dois detalhes: Se você estudou sobre células (vamos deixar o DNA para depois), notou que os cientistas (biólogos, no caso) não entendem plenamente os processos que ocorrem dentro delas? Ele não conseguem explicar “como” elas consomem energia, (apenas sabem que elas o fazem) e “como” produzem proteínas (apenas sabem que elas o fazem) e “como” se dividem. Essas são dúvidas que a ciência ainda não tem todas as respostas.

Se já estudou mesmo sobre células ou tá de sacanagem comigo?
As mitocôndrias são as responsáveis pela respiração celular que permitem que elas obtenham energia química contidas nos alimentos absorvidos e permite que elas efetuem suas atividades (não vou explicar quais são), os ribossomos são responsáveis pela produção de proteína nas células, a parte de como se dividem eu não me recordo mas é algo relacionado com aquele papo de mitose e meiose.
E qual sua intenção fazendo esses questionamentos? é óbvio que a ciência não tem todas as respostas, mas tem muito mais repostas do que tinham à 100 anos atrás, isso serve?
Levar o rumo da conversa onde a raiz era, "existem provas da existência de deus" para um questionamento sobre o que a ciência sabe ou não, sobre o que ela está errada ou certa, ou o que eu sei ou não sobre determinado assunto, jogou o "B.O" pra mim me questionando sobre ciências e biologia pra que? precisa que eu diga que a ciência está errada em suas teorias, ou que são teorias no sentido literário apenas pra você se sentir satisfeito com sua ideia teísta? ainda ta na tentativa de ridicularizar alguém aqui? se sentir superior? relaxa não dou a mínima pra isso. Porque esse prazer e esforço em procurar defeitos na ciência? várias teorias científicas foram refutadas, vários cientistas são charlatões e inventaram teorias sem evidências, eu nunca disse que se deve acreditar cegamente na ciência, mas que se pode confiar no método científico, quando ele apresentar uma evidência vai ser tão claro quanto aquele exemplo matemático do qual você usufruiu tão bem.
Eu não confio em você cara, isso não vai virar um debate sobre ciências também, desde o início eu deixei bem claro que não queria te convencer a nada, se você ta com dúvidas sobre evolução, células e etc, não é comigo que você tira elas, leia o livro de Darwin, tem outro bom também do Richard Dawkins, na verdade existem vários bons, é só procurar.

Vamos mais a fundo? Tipo, sabemos (pelos cientistas) que todas as células vivas podem ser classificadas em duas categorias: as que possuem núcleo e as que não possuem. Bem, células humanas, animais e vegetais possuem núcleo, já as bacterianas, não. Daí, pelo como as células sem núcleo são relativamente menos complexas que as células com núcleos, muitos acreditam que as células animais e vegetais devem ter evoluído de células bacterianas. E muitos ensinam que durante “milhões de anos” algumas células procarióticas (sem núcleo) “simples” engoliram outras células, mas não as digeriram. Daí, segundo essa teoria, a “natureza” encontrou um meio não apenas de mudar radicalmente as funções das células ingeridas, mas também de mantê-las dentro da célula “hospedeira” quando esta se replicava. Já leu sobre isso? Se sim, me diga: Quem conseguiu provar isto? Tem lógica para você?
Veja, eu não tento “colocar deuses nas lacunas”, por favor, é insultar legal a inteligência do outro, não?

Nunca li essa teoria, e eu precisaria de mais dados pra responder, mas eu gosto mais das teorias de Stanley Miller, Walter Gilbert, Russell e etc...(se quiser saber quais são, pesquise)
Existem varias teorias do surgimento da vida, e a ausência de provas delas não refutam a evolução, compreende? A evolução é um fato, mesmo que não possamos AINDA provar com precisão cada um de seus detalhes. Se você quiser colocar seu deus no lugar dessas ausência de provas, tudo bem, mas cuidado que um dia a ciência preencha essa lacuna, entendeu agora?

Novamente repito. Não quero menosprezar ninguém, e pode deixar que você também não o está fazendo, fique tranquilo...

Se você diz...

FeitaN escreveu:

Muito bem! É bom fazer perguntas, MAS, se as respostas que obtém está erradas, que conhecimento real você tem sobre tais assuntos? Entende onde quero chegar?

:tenten:

Não precisei conhecer “TODAS as pessoas que passaram na sua vida” ou mesmo “todos os ensinamentos e reflexões que você adquiriu naquela época com elas”. Vou te dar uma dica: Sabe qual a melhor maneira de identificar uma nota falta de dinheiro? Acha que é por estudar TODAS as notas falsas que existem?
Outra coisa, como falei acima, você dizer que estou “passando vergonha” não me faz “passar vergonha”, não importa quantas vezes o diga, ok? Se isto te faz ser, sei lá, superior, ou se isto for algo que você costuma usar junto com aquela outra frase “é irrelevante para mim”, ok, mas, já adianto, não adianta.

O exemplo das notas falsas que você usa pra se referir à todas as pessoas que conheci enquanto era teísta é no mínimo ridículo, pobre e sem noção, não vou nem me dar ao trabalho. :tenten:

Hummm... interessante. Enchendo a mente com ideias do senhor Leandro Karnal, ok. É um homem inteligente, cheio de ideias. Mas isto ajuda a entender um pouco mais sobre você e “suas” ideias. O fato de você admitir que é orgulhoso é uma coisa boa, afinal, (que paradoxo, né?) precisa ser humilde para admitir isto. O próximo passo é ver até onde o orgulho atrapalha a pessoa, mas aí é outro assunto...

Não encho minha mente com ideias do Karnal, eu aprendo com ele, é um dos maiores professores do Brasil, e se você julga entender mais sobre mim apenas sabendo 1 dentre as dezenas de referências que tenho, pode se precipitar, até porque eu discordo de muita coisa dele, mas enfim, o que se acha sobre mim não me importa, citei ele apenas por causa da bíblia.
E não que eu ache ruim ser humilde mas admito ser orgulhoso porque tenho orgulho de ser orgulhoso (meio confuso, né?) é uma virtude pra mim, foi a coisa mais forte que se pode dizer que herdei de meu pai, e sim, tem ocasiões das quais não doseio bem e acaba me prejudicando, mas sei que a ausência dele me prejudicaria mais, tudo vai de você pesar na balança e analisar se vale ou não a pena.

Sinceramente, não vejo contradição alguma aqui. Mais alguém?
Veja, eu não ser “dono da verdade” não significa que não posso ver algo errado em outra pessoa. Se você aprendeu muito sobre, por exemplo, o big bang e uma pessoa vem e diz: “Na verdade, o big bang é uma ideia tirada dos desenhos animados, ela não existe de fato...”. O que você diria? (Seja sincero). Que não vai falar que ela está errada porque você “não é dono da verdade”? Claro que não! Você claramente pode dizer que a “fonte de pesquisa dela” é NO MÍNIMO sem base ou mesmo errada. É neste contexto que eu disse aquilo. Compreende?

Há total contradição sim, mas você não tem capacidade nem empatia (de novo) de entender.
Até agora não citei nada que sei sobre a bíblia, entende? NADA! mas mesmo assim você tira conclusões de que não tenho conhecimento certo e blá blá blá, apenas porque não compactuo com suas opiniões. Não tem problema você "achar" que é o dono da verdade, que a bíblia é a única verdade, a salvação do mundo (que ironia), não tem problema você achar isso, pode até ter certeza pra si, desde que você guarde isso pra você e não diminua ou menospreze os outros por não concordarem com isso, dizer que as pessoas não tem o conhecimento exato é uma forma de esbanjar superioridade, mas deixa pra lá, eu já tava acostumado com os evangélicos serem assim, só não lembrava que os TJ eram iguais. Então se alguém estiver lendo está sim vendo total contradição, menos você, o senhor dono da verdade do mundo (devemos te divulgar para o mundo como o salvador, quem sabe você não é o novo messias?!)
E você é muito ruim na hora de criar exemplos, não vou responde-los.

Então, espero que a frase “você é o dono da verdade” não venha a fazer parte constante deste “debate”, mas...
Entenda, se está se divertindo, legal! Ao menos a coversa não vai para o ataque, como acorre com alguns que começam a ficar sem base para refutar.

Não se preocupe, essa conversa não vai para o "ataque", até porque esse vai ser meu último comentário, você pode responde-lo e eu com todo respeito vou ler, mas não vou levar adiante.
Ah, e pra não esquecer, não sou o primeiro que diz "você é o dono da verdade", pelo jeito mais pessoas perceberam...

OPA!!!!!! PARA TUDO!!! Aqui está bom para começar. Vamos lá: Quem acredita que a terra em apenas 6 mil anos realmente precisa estudar mais. Você tem TOTAL razão nisto. (Eu apenas divirjo no tocante a não ligar para os outros que acreditam no que quiserem, pois, como cristão, tenho que avisá-los... sabe como é? A questão de eles crerem ou não, aí já são OUTROS 500) Voooooltando, De onde o senhor tirou a ideia de que a bíblia diz que o nosso maravilhoso planeta azul tem apenas 6 mil anos?

Ta vendo? citei apenas uma vez algo que a bíblia "diz" e você já incitou um debate sobre isso (mas esse você tem razão) eu sei que não está escrito nada sobre isso nela, coloquei em questão porque é algo que sim, grande parte dos cristãos (ou maioria) acreditam naquela baboseira daquele Arcebispo Ussher que fez um cálculo da idade da terra baseado nos textos da bíblia.

Veja a sua primeira frase acima em negrito. Não estamos falando “dos outros”, estamos falando de VOCÊ, EU e a BÍBLIA. Então, esqueça o que “pseudo crentes” aí fora acreditam ou deturpam. Não queremos saber de evangélicos, de tele-evangelistas, ou outros que acreditam que o mundo foi feito em 24 horas. Esqueçam eles. Quero que você me dê a sua base para isto. Sobre o “desing inteligente”, citei um exemplo acima, depois você responde...
Sabemos que muitos utilizam do poder da bíblia (e da fragilidade emocional das pessoas como você bem disse) para extorquir o dinheiro das pessoas, “enganando-as com falsos raciocínios”, mas VOCÊ e EU sabemos que isso é errado, certo? Espero que não me confunda novamente com tudo isso...

Não existe EU, VOCÊ E A BÍBLIA, não sei de onde você tirou isso, não demonstrei ter interesse nela e nem no que você sabe sobre ela, muito pelo contrário, já demonstrei meu TOTAL desinteresse, mas parece que isso instigou você no assunto.
E cara, já assisti horas de palestras sobre design inteligente, criacionismo, até numerologia e etc... pseudociência em geral, debater sobre isso e sobre a bíblia não tem diferença pra mim, sorry!

Sabe, tem um filósofo britânico (senhor A. C. Grayling) que disse o seguinte: “A fé é a negação da razão” Mas ele está certo? Veja @FeitaN, eu concordo que algumas crenças religiosas realmente negam toda a razão. Sim, é verdade! Mas pare e pense nisto: Ficou provado que muitas crenças científicas defendidas com veemência no passada estavam erradas. Correto? NO ENTANTO, será que isso quer dizer que todas as crenças científicas estão erradas ou não se baseiam na razão? É Claro que não! Você mesmo deu um exemplo muito bom mais abaixo, você disse: “Então pule de um prédio” (está fora de contexto mas serve como exemplo) Então meu caro, por que achar que seria diferente com todas as crenças religiosas? Veja, a fé que é descrita na Bíblia NÃO EXISTE SEM CONHECIMENTO. Ela é firmemente baseada no conhecimento E na razão. Daí, ao examinarmos as evidências, podemos ver como a fé verdadeira e a razão são compatíveis.

Sabe o que nos diz Romanos 12:1? (vou usar a versão Almeida para provar que não estou “adulterando a palavra como alguns aqui gostam de falar) “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, com o vosso culto racional.” Notou o negrito? RACIONAL. Esta palavra vem do grego Lógikos, (que significa raciocínio lógico). Bom, vamos dar apenas quatro exemplos simples aqui?

- Num tempo em que havia ideias erradas sobre o formato da Terra, a bíblia já se referia a ela como círculo, ou esfera. (Está em Isaías 40:22)
- A bíblia também dizia com precisão que a Terra está suspensa “sobre o nada”, diferentemente das maluquices que algumas mitologias e crenças pregavam (está em Jó 26:7)
- Ela fala das três etapas principais do ciclo da água: evaporação, condensação e precipitação. (Está em Jó 36: 27-28)
- Você deve ter lido que os “princípios básicos da genética” só foram descobertos por volta de 1860, (os créditos aparecem para o cientista Gregor Mendel) e também deve saber que os pesquisadores só terminaram de sequenciar o genoma humano há uns 15 anos atrás, MAS, a bíblia já descrevia esta base a séculos e séculos ANTES de Cristo. (Está em Salmos 139:16)

Notou que interessante? Agora vamos usar o exemplo de um senhor chamado Paul Davies, conhece? É um físico e escritor e evolucionista disse: “...o Universo é assim mesmo, cheio de mistérios, e por coincidência possibilita a vida...” e “...se não fosse assim nem estaríamos aqui para debater esse assunto. O Universo pode ou não ter uma complexa harmonia subjacente, mas não existe nenhum projeto, objetivo ou significado — pelo menos nenhum que faça sentido para nós”. E num outro trecho ele diz: “...Apesar de esforços, ninguém sabe como é que uma mistura de químicos sem vida espontaneamente se organizou de modo a gerar a primeira célula.

Notou “lógica” no que ele disse? Não estou dizendo que ele representa e fala por todos os cientistas do mundo, ou que todos o ateus tem este homem como modelo. Não, não é isso. Eu apenas mostrei que não há uma explicação “lógica” para muitas das teorias criadas para “tentar” explicar o início de tudo, de nós...

Um outro camaradinha que queria citar e o senhor Antony Flew (um filósofo britânico e ateu por uns 50 anos) O ensaio dele em Theology and Falsification (de 1950), se tornou a publicação filosófica mais reimpressa do século 20, conforme uma matéria que li. Em 1986, Antony Flew segou a ser chamado de “o mais influente dos críticos contemporâneos do teísmo”. Ou seja, ele não gostava muito da gente (brincadeira)

Mas aí, em 2004 muitas pessoas ficaram, eu diria, chocadas, quando o próprio Flew anunciou que tinha mudado seu modo de pensar. Aí eu te pergunto: O que levou este homem a mudar de ideia? Digo-lhe em poucas palavras: a própria ciência. Ele ficou convencido de que o Universo, as leis da natureza e a própria vida não poderiam ter surgido por mero acaso. Faz sentido essa conclusão para você?

Segundo o próprio Flew, anos depois, em outra matéria, “[i]o mais importante, não é o fato de haver regularidades na natureza, mas sim que elas são matematicamente precisas, universais e interligadas. Einstein referiu-se a elas como ‘a razão encarnada’. O que devemos perguntar é o que fez a natureza surgir do jeito que é. Essa, sem dúvida, é a pergunta que os cientistas, de Newton a Einstein e a Heisenberg, fizeram e para a qual encontraram a resposta. Essa resposta foi: a Mente de Deus”. Interessante não?

Fique à vontade para dar seus comentários sobre o que você acha disto...

Vou ser breve, a bíblia já "desvendava mistérios" dos quais você citou desde a antiguidade, mas se o criador tinha realmente potencial pra algo funcional pra humanidade, porque só nos deixou com algo tão simplório e cheio de controvérsias? porque devo dar credibilidade a isso e torna-lo algo relevante? pô, poderia ter deixado a receita pra cura de alguma doença como o Sarampo por exemplo, que matou 2,6 milhões de pessoas em 1980, se consegue entender o que eu quero dizer quando digo que essa ideia cristã é pobre pra mim? o Flew que você citou, que se tornou teísta através da ciência, isso é normal, nunca neguei nada relativo à isso, mas o que ele fez foi simplesmente colocar sua crença na falta de evidências que "ainda" a ciência não tem em algum deus pessoal, e da mesma forma ocorre ao contrário, teístas deixam de acreditar em deuses, mesmo que a ciência não tenha todas as respostas, eles aguardam por elas e lutam para descobrir mais. Você está só se confortando no ideal de alguém, que nem bate com o seu, até porque você já deixou bem claro que é TJ, sem querer ofender, mas me aponte um "evolucionista" (detesto esse termo) que seja Testemunha de Jeová? pode até haver, apesar de eu não conhecer, mas a maioria dos cientistas que optam pela crença em deuses, eles costuma acreditar em uma força maior, algo que "ascendeu o pavio", mas que não interfere na vida humana, até porque você nem precisa sem cientista pra saber que se existe algum deus, ele certamente não interfere na vida humana, por motivos que já citei e você só rebateu com seu ótimo argumento de que não tenho o "conhecimento exato", mas em fim.

more_horiz
2º PARTE

Não, não. Você não entendeu. Tire da sua cabeça que eu quero lhe ofender em qualquer momento, ok? Acho que você entendeu errado (ou eu escrevi errado, sei lá). Eu disse que você se baseia apenas na sua limitada visão da bíblia e da sua pouca reflexão dos assuntos “científicos/bíblicos”. Entendeu? Não científicos E bíblicos, e sim “científicos/bíblicos”, ou seja, aqueles “dados científicos” encontrados na bíblia, como eu expus mais acima, entendeu agora? Quem sou eu para dizer que você não entende de ciência... Certo?

:zeca3:

FeitaN escreveu:
- Deixa eu refletir aqui se os dinossauros existiram...

Ah... o Dinossauros. Gosto muito da ideia de que eles um dia andaram por aqui, “dominando tudo”. Muito bom! É inegável isto! Os fósseis estão aí! Mas o fato da bíblia não falar deles não a descredita (ou a invalida) em nada. Notou? Ela não tem como finalidade de contar TUDO o que existe no universo. Ela foi feita com um propósito específico. MAS mesmo assim ainda nos dá informação sobre como viver melhor hoje e em qualquer época que seja. É fantástico! Eu também pretendo aprender no futuro sobre o porque de eles terem sido criados e porque foram “destruídos” (se é que posso falar assim, né?)

"Informação sobre como viver melhor hoje e em qualquer época que seja?" até onde vai sua cegueira e fissura? não é possivel :fem:
Eu poderia citar VÁRIOS versos horrendos aqui, uma criança que ler a bíblia já entenderia que ela não é um manual de vida, pelo menos não na Era que estamos, você é daqueles que só separa a parte bonitinha, né? excluem todo o resto que não lhes convém, realmente não da pra seguir a risca, e fico feliz por você não fazer ou tentar fazer isso, se não as pessoas estariam em perigo.
Mas enfim, não vou entrar no mérito de o que está certo ou errado e etc...isso é bem irrelevante (falei de novo)

Agradeço a dica deste canal. É ciência com um certo humor e ele dá umas “pinceladas em religião”. Notei que o cara gosta de deixar claro que aquilo que ele fala não é dele e até muda de opinião quando o convencem do contrário. Legal da parte dele! E pelo visto, tem muitos vídeos longos...
Tá, mas voltando, se você me questionar aqui, não vai me denegrir. Que isso! Eu NUNCA afirmei saber de tudo, certo? Eu apenas disse algumas vezes que a sua base bíblia anterior, por não estar correta (e esta prova eu tirei após alguns posts trocados com você) e que é este UM DOS motivos que o levaram a ser o que é hoje. Pois como você mesmo disse, você não virou até “da noite para o dia”. Certo?

Como eu disse, algumas coisas que eu disse foi pra ver se você entendia de uma vez que não tenho a menor vontade de discutir sobre bíblia com você, ainda mais com você!
Mas a bíblia apesar de fazer parte da experiência, não muda em nada ou ajudou a construir quem eu sou, e você julgar o que sei ou não dela não faz a menor diferença pra mim (tenho que auto afirmar isso várias vezes pra ver se você entende).

FeitaN escreveu:

Hummmm. Temos um começo! Então lhe digo que é mais ou menos isso.

Estranho você ter um crença dentro de uma religião que exige o modelo de deus que deve ser venerado, mas ok!

Ok, concordo! Mas isto em NADA muda o que a bíblia diz. Na verdade, conforme as pesquisas avançam (arqueológicas então, nem se fala) a bíblia fica cada vez mais creditada.

Sim, estudei. E conforme as explicações prosseguiam, sobre como o homem “perdeu o rabo” por exemplo, eu ficava cada vez mais certo do que aprendi na bíblia.

FeitaN escreveu:

Assisti. È com aquele negão né? Gente fina! Mas ali algo é MUITO CLARO. Eles (originadores do programa e o próprio ator) apenas tentam “encaixar” a criação naquilo que eles acham que ocorreu, e nos colocam o que devemos acreditar. Você assistiu aquela sobre como os cachorros surgiram? Foi fantástico o esforço! Quem assistir vai ficar tentando a acreditar naquilo... Afinal, usar efeitos especiais e “recriar” (...oi?...) na tela da TV o que eles colocam como sendo “a verdade”, ajuda muito, não concorda?
Mas, em se tratando do planeta terra, se você parar para analisar, não as explicações para encaixar o big bang nela, mas os dados e as infinitas probabilidades de tudo aquilo acontecer, você entenderá onde quero chegar... (ali eu digo que precisa ter MUUUITA fé..) É como o escritor, poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado Ariano Suassuna (já falecido) disse uma vez: “é preciso mais fé para acreditar nisso” se referindo a assuntos como estes que estamos falando agora “do que na historia de Adão e Eva”. É muito bom! Recomendo alguns vídeos dele para você assistir... principalmente o que ele fala da banda “Calypso”. É hilário!

Repare que eu digo: "te recomendo à assistir Cosmos, de Neil Degrasse Tyson ou procure documentários de Carl Sagan, eles explicam de forma bem didática suas teorias", não vou explicar isso de novo, mas pelo jeito você é exatamente como você disse que os ateus são: "munidos com argumentos contra". Engraçado...
E eu não tenho certeza se foi exatamente daquela forma, até que faz sentido sim se entendermos e lermos as legendas (risos), mas comparado com a histórinha de ninar de Adão e Eva, a comparação é realmente absurda, irracional e claro, uma tentativa de defender sua crença atacando uma teoria bem embasada, apesar de não me apresentar nenhuma teoria melhor, ou citar o porque da teoria não fazer sentido ou ser totalmente falsa e etc...

FeitaN escreveu:
Você finalmente entendeu que não vou abdicar do meu ceticismo pra entrar no seu mundo de achismo? ALELUIA!

Duas coisas: Isto você deixou claro logo no início, mas como você me parece uma pessoa que gota da lógica, achei lógico lhe expor alguns fatos antes de “sair do debate”. Daí, deixarei para você decidir. Só isso...
Segundo: Sem olhar em NADA agora, apenas me responda o seguinte: Você sabe o que significa a expressão que você usou no final da sua pergunta? Só para constar...

Alguns fatos? quais? não lembro de ter visto alguma prova do que você tinha afirmado de início, mas enfim, nem se dê mais ao trabalho, perdi o interesse.
Mesmo que eu não soubesse, nada me impediria de pesquisar, ainda na tentativa de me menosprezar? Hahahahaha

Lá vem o “dono da verdade” de novo... Bom, eu não me sinto “o monge do fórum”, que isso rapaz! Nada a ver... (rsrsrsrs)
Todos os que querem podem me questionar. Sem problemas! E se eu souber eu respondo, se não, procuro numa fonte confiável. Não vejo problema algum nisto. Não quero “rebaixar” seu comentário tá, mas você não é alguém indesejável. É mais uma pessoa que tem opiniões diferentes da minha e que venho tentando entender, pois cada pessoa te o seu “motivo pessoal” para não gostar da bíblia. Eu estou apenas, digamos, colhendo dados... Mas vamos em frente!

Que bom que está lhe acrescentando em algo, queria poder dizer o mesmo.

Novamente, nada a ver com “passar vergonha” é apenas um ponto de vista seu, mas...
E outra, não vivo de “achismo”, como falei mais acima.

Me precipitei em dizer que você vive de achismo, me referi a sua crença, só, e você pode ter certeza da existência do mesmo, baseando em suas evidências anedóticas ou seja lá quais forem. Quando me refiro ao achismo quero dizer abdicar do meu ceticismo pra quer em algo que não se pode provar por meios científicos.

Tá, pode usar ela se te faz bem. Sobre o conhecimento exato, este eu estou vendo que não estou errado. E, novamente, eu o uso não é para te rebaixar. Espero que entenda um dia.

E de novo, tanto faz o que você pensa, e se tem uma coisa que você pode ter certeza é que, se o seu papai do céu não aparecer fisicamente aqui diante de todos, eu nunca vou acreditar na existência do mesmo (pelo menos não no deus cristão) entende agora a importância do seu livro "sagrado"?

FeitaN escreveu:

Tá vendo, nem tudo que você fala é irrelevante...

Ah, não diga isso, foi você quem afirmou estar aprendendo algo comigo aqui desde o início, e não ao contrário...

Bom, eu tenho comigo que não iniciei esta “guerra de termos”, MAS, se você assim acha, peço desculpas.
Mas eu não fui em um post eu e falei que você estava errado por nada. Você fez acusação (mesmo sem a intenção direta, creio eu, talvez, inocentemente) de que a bíblia estava errada e eu defendi ela. Foi simples! Eu não fui “nos seus posts” para dizer que o FeitaN só fala coisas sem sentido ou algo do tipo, entende?

Eu disse que a bíblia estava errada? não me lembro disso, até porque não discutimos sobre nenhum verso dela, mas enfim.

Não entenda a minha frase “conhecimento exato”. Vou tentar te explicar o porque uso isso:

- Bem, todos sabemos que “essencialmente”, conhecimento significa a familiaridade com fatos colhidos por experiência pessoal, observação ou estudo, certo? A Bíblia incentiva fortemente que busquemos e guardemos conhecimento correto, recomendando ele até mesmo o lugar de ouro. (olha só hein?) Agora o detalhe: Nas Escrituras Gregas Cristãs (ou novo testamente como muitos gostam de chamar) há duas palavras que são normalmente traduzidas em português por “conhecimento”, que seria a gnó•sis e ie•pí•gno•sis. Ambas, podemos dizer que são “aparentadas” com o verbo gi•nó•sko, que significa “conhecer; saber; entender; perceber”. Mas existe uma forma reforçada de gnó•sis que é e•pí•gno•sis,  (e•pí significando “adicional”) que muitas vezes pode ser entendida do contexto como significando “conhecimento preciso, exato ou pleno”. Daí, por isso que eu uso este termo. Na bíblia, nem tudo aquilo que os homens possam chamar de “conhecimento” deve ser buscado, e você sabe porque, certo? Por que existem filosofias e conceitos que, segundo a bíblia, são um “falsamente chamado ‘conhecimento’”.

Entendeu agora?

Ta, e? :bixão:
Traduzindo, cada um que lê interpreta de um jeito, até por que ela é rica em filosofia, não é mesmo?
Tanto faz, cara, me sinto mal em ver seu esforço pra digitar sobre isso comigo.

Tá entendi. Mas posso dizer que o contrário também vale? Tipo, se eu digo que existem provas da existência de Deus, o Criador e você diz que não, MAS, não me dá nenhuma refutação contra você também não cai no mesmo erro ou raciocínio de negar sem provas? (Se bem que cai naquele assunto de que você disse que não se prova a inexistência, e tal, sem bem que dá para se elucidar o assunto sim, mas...) Dizer simplesmente que “não existe provas da inexistência de um deus” não é fácil? (não que não exista, ok?) Não pensou nisso? Mas, ok, entendi seu ponto...

Quando eu disse que tenho certeza que o deus CRISTÃO não existe, é óbvio que não posso provar que ele não exista, eu cheguei a essa conclusão refletindo (e foi bem fácil na verdade), como eu disse, se você me desse outra ideia de deus, algum deus pessoal, e que não interfere na vida humana ou que não é bondoso (até porque se olharmos o mundo como é fica óbvio chegar a conclusão que se existe algum deus ou ele não interfere na vida humana ou de bondoso ele não tem nada, mas em fim...) Se você me apresentasse uma ideia relativamente parecida com isso, eu não negaria a existência com tanta veemência.

KKK.. em até uma música que falam que é nossa né? “Eu, prefiro estar aquiiiiii, te perturbando, domingo de manhãããã...”. KKKK Muito boa! Não, não me ofendo. É apenas uma demonstração de amor ao próximo. Talvez, um dia, você e outros entenderão... (ou não, né?) Mas não é apenas de manhã não. Fazemos isso de tarde, de noite, por telefone, por cartas, por msg de texto, por WhatsApp... enfim...
Sobre a eles virarem TJ depois de discutir comigo? Não... normalmente não. Normalmente a pessoa vai se afastando mesmo, e perdemos o contato. Como você mesmo mencionou antes, em alguns deu para perceber que foram outras coisas que o fizeram permanecer como estão, mas ao menos, eles não ficaram com “tanta raiva da bíblia” e me lembro de um (bem mais velho que eu) que até se dispôs a ler a bíblia com mais calma da próxima vez... O eu vizinho de umas 5 casas ao lado até aceitou estudar comigo, mas apenas alguns meses de poucos encontros (pela vida agitada dele) acabamos por parar o estudo. Infelizmente... mas, segue a vida!

...

Vamos por partes. Você acabou de me fazer perguntas, certo? Mas antes, me responda o que te perguntei ali em cima, pode ser? Sobre o que penso de TEORIA (científica, no caso), bem, é algo especulativo, hipotético, mas o problema é que foi, digamos, “mudando” sua “terminologia”, e sabe porque eu digo isto? Porque até onde eu aprendi, teoria significava observar ou examinar algo e especular sobre o assunto, criar hipóteses, enfim. Mas com o tempo, passou virou um “conjunto de ideias” para tentar explicar o que não entendemos em parte. É muita especulação sem uma prática (que é a base da ciência, certo? Afinal, ciência é baseada em observações, ideias e testes (reprodução) para entender e tentar explicar determinados “fenômenos”. Mas hoje em dia não é mais assim. Como pesou este lado da “observação e teste” não se precisa necessariamente “refazer” a “teoria”. Mas enfim, não sei se me fiz claro. Mas primeiro responda lá, ok?

Eu respondi, disse: O princípio é esse mesmo!
Em relação a palavra teoria, 1 minutinho de vídeo só pra você alguém que tem credibilidade no meio científico, falar:
Spoiler :

EDIT: Pô Cladistica? Você deve gostar mesmo deste Pirula...

Não sabia que ele tinha criado essa palavra. Não tenho nenhuma afetividade em relação à ele, assisto ele por facilitar muitas vezes as minhas pesquisas e dúvidas, e como um biólogo que ele é, da pra se confiar bastante nas fontes de suas informações, e nas pouquíssimas vezes que ele se enganou, se retratou e corrigiu.
E desde o começo dessa discussão você fez citações como essa de agora, ignorou todo meu texto e citou uma pequena frase pra usufruir da melhor maneira possível ao seu favor, apesar de falhar. Mas que bom que você faz isso, me poupa trabalho, to muito preguiçoso ultimamente.

Primeiro, que você errou ao dizer isso. A bíblia não dá este dado de que a terra tem apenas 6 mil anos. Lembra? Isso foi coisa que você aprendeu...
Segundo, no que ela errou? Me diga por favor...
Terceiro, é justamente a base sólida e confiável de profecias que dá ao leitor sincero a credibilidade (com o tempo, evolui para fé) para acreditar que o que ela disse do futuro se cumprirá, mas este é outro assunto... (Probabilidade? Sério? Não, Deus ao precisa disto! Mas, não falemos sobre isso por hora, ok?)
Profecias são uma furada? Sério isso? E aquele papo de “refutar sem provar não vale”? O que aconteceu? Vam cá, você já estudou a profecia sobre o império babilônico VS império Medo Persa?

Preguiça :tenten: ..não precisa ver se não quiser.
Spoiler :

Não li ele todo, seria mentira, mas já vi muitos trechos dele. Mas então, você é destes que vê um “protótipo” de um ancestral pela internet e cai aos pés do cientistas? Em anos recentes, cientistas conseguiram comparar os códigos genéticos de dezenas de organismos unicelulares e os de plantas e animais. Eles achavam que essas comparações confirmariam a teoria da “árvore da vida” proposta por Darwin no seu livro citado. Mas o que aconteceu? O que as pesquisas revelaram?

Vou citar algumas matérias, promete ler?

Em 1999, o biólogo Malcolm Gordon escreveu: “Parece que a vida teve muitas origens. A árvore da vida universal não parece ter tido uma única raiz.” Será que há evidências de que os principais galhos da vida nasceram de um único tronco, conforme Darwin acreditava? Gordon continua: “A teoria tradicional da descendência comum parece não se aplicar aos reinos atualmente reconhecidos. Provavelmente não se aplica a muitos filos, se é que a algum, e possivelmente não se aplica a muitas classes nos filos.”29*(Biology and Philosophy, “The Concept of Monophyly: A Speculative Essay”, de Malcolm S. Gordon, 1999, p. 335.)

Malcolm Gordon, aquele cara que diz: Se somos parentes dos macacos, porque eles não evoluem em humanos?
Preciso nem responder isso, e você precisa aprender a estudar biologia, mas enfim...

Pesquisas recentes contradizem a teoria de Darwin de um ancestral em comum. Por exemplo, em 2009, um artigo da revista New Scientist citou as palavras do cientista evolucionista Eric Bapteste: “Não temos nenhuma evidência de que a árvore da vida seja uma realidade.”30 (New Scientist, “Uprooting Darwin’s Tree”, de Graham Lawton, 24 de janeiro de 2009, p. 34.)

Ual, refutou totalmente a teoria da evolução agora, igual você, apenas negando, não temos nenhuma evidência? PQP, Eric Bapteste? sério? ta de sacanagem...

O mesmo artigo cita o biólogo evolucionista Michael Rose: “Todos sabemos que a teoria da árvore da vida está sendo aos poucos descartada. Mas a ideia de que todo nosso ponto de vista sobre a biologia precisa mudar não é tão bem aceita.”31* (New Scientist, 24 de janeiro de 2009, pp. 37, 39)

PUTA QUE PARIU, pegou 3 caras que deram relatos na mesma revista, quase no mesmo período, deixa eu facilitar: https://tnce.wordpress.com/tag/arvore-da-vida/
Se escreveu o que no google? "Quais são os fatores contra a teoria da evolução?", "a evolução é uma farsa", "cientistas afirmam que a evolução está errada". Qual modelo de pesquisa se usou?
Não vou ser ousado o bastante pra te citar MAIS meios de pesquisas ou cientistas com CREDIBILIDADE aqui, depois dessa eu encerro.

Muitos cientistas dizem que o registro fóssil apoia a teoria de que a vida teve uma origem em comum. Argumentam, por exemplo, que há evidências no registro fóssil de que peixes se tornaram anfíbios e de que répteis se tornaram mamíferos. Mas o que o registro fóssil realmente indica?
“Em vez de encontrarem evidências do desenvolvimento gradual da vida”, diz o paleontólogo evolucionista David Raup, “o que os geólogos dos dias de Darwin e os geólogos atuais na verdade descobriram foi um registro incompleto e irregular, ou seja, espécies surgem de repente na sequência dos fósseis, apresentam pouca ou nenhuma mudança durante sua existência no registro e, então, desaparecem abruptamente.”32 (Field Museum of Natural History Bulletin, “Conflicts Between Darwin and Paleontology”, de David M. Raup, janeiro de 1979, p. 23)

Sim, não temos fósseis com a evolução de espécie pra espécie, de todas as espécies, como foi dito, é um registro incompleto e irregular, muitas das teorias de Darwin foram refutadas por vários cientistas, não sei qual seu propósito com isso...

Na realidade, a grande maioria dos fósseis demonstra que as espécies permaneceram estáveis durante períodos muito longos. Os indícios não mostram que as espécies evoluíram de uma para outra. Novas formas de vida e características físicas distintas apareceram de repente. Por exemplo, morcegos com sonar e sistemas de ecolocalização surgiram sem nenhuma ligação óbvia com um ancestral mais primitivo.
De fato, mais da metade dos principais ramos da vida animal parece ter surgido num período relativamente curto. Visto que muitas formas de vida distintas surgiram tão repentinamente no registro fóssil, os paleontólogos se referem a esse período como “a explosão cambriana”. Quando ocorreu o período cambriano?
Suponhamos que as estimativas dos pesquisadores estejam corretas. Nesse caso, a história da Terra poderia ser representada por uma linha do tempo do tamanho de um campo de futebol (1). Nessa escala, você teria de caminhar a distância equivalente a sete oitavos desse campo para chegar no ponto que os paleontólogos chamam de período cambriano (2). Num pequeno trecho desse período, os principais ramos da vida animal aparecem no registro fóssil. Quanto tempo leva para eles surgirem? À medida que caminha pelo campo, toda a vida animal surge antes de você completar sequer um passo.
O surgimento relativamente instantâneo das diversas formas de vida levou alguns pesquisadores evolucionistas a questionar a versão tradicional da teoria de Darwin. Por exemplo, numa entrevista em 2008, o biólogo evolucionista Stuart Newman falou sobre a necessidade de uma nova teoria da evolução que explicasse o aparecimento súbito de novas formas de vida. Ele disse: “Acredito que a teoria de Darwin usada para explicar todas as mudanças evolucionárias se tornará apenas mais uma de muitas teorias — talvez não necessariamente a mais importante quando se trata de compreender a macroevolução, ou seja, a evolução das principais transições físicas.”33 (Archaeology, “The Origin of Form Was Abrupt Not Gradual”, de Suzan Mazur, 11 de outubro de 2008, (www.archaeology.org/online/ interviews/newman.html), acessado em 23/2/2009.)

Fique à vontade para comentar...

"A seleção natural é o relojoeiro cego, cego porque não vê nada à sua frente, não planeja consequências, não tem nenhuma finalidade em vista". Em relação aos morcegos, vou pesquisar, nunca nem li nada a respeito da evolução deles.
A falta de evidências sobre determinadas espécies despertou os contras à evolução, mas só ir contra a evolução e dizer que: "Acredito que a teoria de Darwin usada para explicar todas as mudanças evolucionárias se tornará apenas mais uma de muitas teorias." não está fazendo nada de diferente do teístas, só li achismos. Porque não apresentam teorias melhores sobre determinada espécie? do porque houve esse salto, ou vão dizer que veio alguém com uma varinha mágica e criou só aquela espécie, as outras evoluíram naturalmente, mas como a ciência (não tenho certeza) não tem evidências da evolução dessa determinada espécie, ai deus veio e "plim", "pronto, agora temos uma teoria melhor que a de Darwin" hehehehehe, porque não tentam mostrar o porque das teorias evolutivas serem uma farsa? focar na falta de alguma evidência não refuta todo o resto a favor.
Agora para outro assunto, pra que se ta dando esses ctrl c + ctrl v aqui e dizendo pra eu comentar? qual seu propósito cara, se ta doente? da onde que surgiu esse seu interesse em mim? desde quando eu disse que te daria aula de biologia evolutiva? o que muda você jogar vários textos de relatos de cientistas cheios de achismos afirmando que a teoria da evolução é ou pode ser uma farsa? cadê alguma teoria melhor? criacionismo? Hã? te fere saber que a evolução é um fato ou você é realmente ignorante e acha que a evolução é uma farsa? saiba que dizer que 1+1 é 3 não tem nada a ver com opinião, em?!

E eu concordo com você! Não faz o menor sentido. Mas, sobre o tempo, no caso de Deus, não se aplica sabe. Ele não é preso ao tempo como nós. O tempo para ele é totalmente diferente. A própria bíblia diz que 1000 anos para Ele são como o “ontem que passou”... Mas o seu raciocínio tem lógica com relação a ele Iniciar um processo e ficar “torcendo”... Não, não foi assim...

Ok. Agradeço a dica...

Disponha!

Tá, de novo: O que eu estou “tentando” dizer é que esta defesa sua, de que “se uma ideia precisa ser defendida por alguém pra se sustentar, ela não tem valor lógico e científico algum” não está correta. Você usou a questão dos dinossauros, certo? Daí você disse: “acha que os cientistas precisam ficar auto-afirmando e mostrando provas o tempo inteiro sobre a existência deles?” A resposta é: Não! MAS, quem não sabe das “provas” claras de que eles existem podem correr atrás delas, estão lá, certo? Mas com a bíblia ninguém faz isso. O que estou tentando dizer é que muitos fazem alegações mentirosas da bíblia (como você mesmo fez sobre a data da terra, por exemplo) e não conhecem as evidências claras dela (vamos dizer assim) e por isso, nós, que as sabemos (ao menos eu sei em parte um pouco) temos que “mostrar os ossos fossilizados da bíblia”, me fiz claro agora? É por isso que esta sua frase desde o início eu não concordei. Se tem alguém duvidando é só mostrar as provas, simples!

Não vou perguntar de novo se você é retardado. Quer comparar a bíblia com fósseis de dinossauros? kk
Se eu tiver dúvidas sobre a existência dos dinossauros, faço como você disse, procuro as provas e elas estarão lá, logo saberei, certo? Agora, "vamos ver se você entende", se eu tenho dúvidas sobre a existência de deus (da mesma forma que eu tinha dúvida sobre a existência dos dinossauros) e eu pego a bíblia pra ler, o que eu tenho? hum? PALAVRAS, só, vou refletir, ter possíveis delírios onde vou chamar de experiências anedóticas e pronto, terei a prova apenas para mim que deus existe, claro que ausente de ser uma prova científica ou de que eu possa provar para alguém o mesmo. Ainda vai comparar com os fósseis de dinossauros? Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 1563956623
Me fiz claro agora?

FeitaN escreveu:
Ta ok, to vendo que é melhor concordar e deixar a entender que se ta certo, ai quem sabe se para de bater nessa tecla.

Não estou insinuando, estou afirmando, mas NÃO leve isso para o lado pessoal...

Uma pessoa que nem conheço afirma que não tenho conhecimento bíblico e acha que vou levar pro lado pessoal?
Antes disso você teria que ser relevante pra mim, não se ofenda, me refiro à alguém que fosse fazer realmente alguma diferença na minha vida, ai quem sabe após isso eu levasse em consideração sua afirmação.

FeitaN escreveu:

Porque não?

Sabe qual a religião que mais cresce no mundo? o Islamismo, e formos levar em conta o número de pessoas que são da sua religião, não da pra sustentar seu argumento. Já vi pessoas mudando de diversas religiões.

FeitaN escreveu:
Cada teísta possui sua verdade, ENTENDA,

Esta e a sua opinião. Só existe UMA verdade, A verdade. PONTO. 1+1=2. Você pode não acreditar e colocar no seu coração que é 3 ou 2/3 ou 4. Mas a verdade é: 1+1=2. Entende onde quero chegar? É neste ponto que a minha pergunta de cima se baseia. As pessoas conseguiram enxergar fora da caixinha. Saíram do “manto de ignorância” que as cercava... entende isso?

Na verdade nesse assunto que você está falando da pra usar perfeitamente aquela matemática filosófica :fem:
De cada religioso que eu conheci na vida, cada um deles dizia a mesma coisa que você, que é portador da única verdade, mas não, quem está certo mesmo é o @02snake e o porque? vai saber ! KK eu não resisto, foi mal!

De novo? Não, não sou o dono... Jeová o é. E Maomé é apenas um homem considerado como profeta por alguns. E novamente digo: não são os artefatos religiosos criados por homens que provam a existência de Deus, é a evidência em tudo que o homem não fez!

Então, tenho uma amiga que é Islâmica, ela diz exatamente o contrário em relação a Jeová KK, o que faz eu acreditar mais nela ou mais em você só depende de como eu leio e interpreto seus livros religiosos, sou seja, seria trocar 6 por meia dúzia, até porque nenhum dos dois faz sentido, se você tivesse nascido no Islã e minha amiga aqui no Brasil, os lados estariam trocados, mas davam na mesma KKKK, foi mal ta engraçado.

FeitaN escreveu:
Vou repetir, VOCÊ NÃO É DONO DA VERDADE ABSOLUTA,

E eu também, sem problemas: Eu não o sou. Jeová o é!

ata

Conhece algum que mudou de religião depois de ser TJ? E dizer que esta hipotética pessoa o fez por “lucro emocional” é julgar demais, né não?

Não só conheço, como minha vó foi TJ por muitos anos, depois virou católica, o porque não sei, e tenho 2 amigos que andavam juntos quando eram TJ e viraram evangélicos, não sei ao certo o motivo também, mas também nem me interessa.
Bom, você da a entender que quando alguém conhece sua religião, ela não sai por nada, então o fato de eu dizer que uma pessoa muda de religião por "lucro emocional", logo sua religião está isenta, certo? não tem porque se doer desse julgamento, mas quando eu era mais novo e eu fui de católico pra evangélico, obviamente foi por lucro emocional, o calor das pessoas era maior, os hinos, a alegria, as pessoas, tudo diferente, e eu que já era aquele moleque fechado e depressivo no canto, foi o maior motivo pra mudança, tudo questão emocional, já que a igreja católica sempre foi morta e um saco.

FeitaN escreveu:

Mas tudo bem, os religiosos em sua maioria nunca me respondem mesmo, ou então a resposta clichê: Não temos como entender e nem devemos questionar os planos de deus.

Esta é a respostas padrão de Padres, Pastores e pessoas sem conhecimento. Não fique nervoso. O meu comentário tem relevância, infelizmente você não entendeu... quer que eu coloque a sequência de frases que levaram a ele?
Já falei, não nos confunda com “a maioria dos religiosos”, saia desta “caixinha”...

Eu não te confundi, você que se encaixou nesse padrão de maioria dos religiosos, eu citei algumas reflexões que não precisariam ser ditas se existisse o deus bom e amoroso dos cristãos, e a única coisa que você fez foi dizer: isso não passa de doutrinas das igrejas e que por eu não saber a resposta prova que você está certo KKKKKKKK. E logo eu complementei o que está acima, mas enfim, nem quero as respostas, não fiz as perguntas esperando-as.

FeitaN escreveu:

Calma garoto. Isto não me ofende, afinal, você fala sem entender o assunto. Pode enumerar algumas destas “coisas do passado” que A BÍBLIA fez? Mas por favor, não coloque coisas feitas por aqueles que se diziam cristãos e matavam em cruzadas “em nome de Deus”, pois, é por isso que uma certa igreja perde perdão até hoje... vamos lá.

Seu único argumento desde o início da discussão: você fala sem entender do assunto, você não tem o conhecimento exato e blá blá blá...depois não quer que eu diga que ta passando vergonha? Como é que Papai Noel.  Não se esquece de ninguém ? - Página 3 1563956623
E é óbvio que um livro sozinho não faria nada, de onde se tirou essa ideia? KK
O que aconteceu de catastrófico na história da humanidade, foi exatamente porque seguiam a risca esse livro, ah não preciso explicar o básico né?! se num tem 12 anos...eu acho.

FeitaN escreveu:
Doutrinas de igrejas? Cara se é retardado? (foi uma pergunta!)

Não. E você? (outra pergunta!)

Deixa pra lá!

FeitaN escreveu:

Então, como disse antes naquele comentário que “não tem relevância” e que tirou um pequeno PQP de você: Isto prova que você nunca passou deste ponto no que diz respeito à bíblia... só isso.

ata

FeitaN escreveu:

Sim, é muito clara a sua atual crença...

KKK, começou os argumentos de teístas inconformados com os ateus, sério que te provoquei assim? e foi uma ótima resposta pro meu comentário, super relevante e revelador também.
Tentar me atingir com isso é em vão cara, poupe seu trabalho.

FeitaN escreveu:

Sem problemas... Eu preciso melhor muito ainda..

:zeca3:

Só pra finalizar, esse é meu último comentário, não irei mais responde-lo, como eu disse, com respeito irei ler sua resposta, mas não vai passar disso, já se prolongou muito essa conversa sem sentido e sem nenhum benefício, não chegaremos à nenhuma conclusão e eu não tenho o menor interesse sobre suas opiniões religiosas. Lhe darei o gostinho de falar por último, pra dar aquele sentimento de vitória, da última palavra, eu não me importo.

more_horiz
FeitaN escreveu:
Só pra finalizar, esse é meu último comentário, não irei mais responde-lo, como eu disse, com respeito irei ler sua resposta, mas não vai passar disso, já se prolongou muito essa conversa sem sentido e sem nenhum benefício, não chegaremos à nenhuma conclusão e eu não tenho o menor interesse sobre suas opiniões religiosas. Lhe darei o gostinho de falar por último, pra dar aquele sentimento de vitória, da última palavra, eu não me importo.

Tá, então também não vou responder o que você postou aqui nos últimos 2 posts para que ambos fiquemos com o mesmo sentimento, ok? Há, sim, não que eu me importe (ou, como é mesmo?) que seja relevante... :horak2:

Mas, queria apenas dizer o seguinte. Tudo começou por causa disto:
FeitaN escreveu:
Apesar de você ser um pouco intolerante, eu concordo em partes, mas você se esquece de uma coisa, as pessoas acreditam em deuses ou seja lá o que for, não porque faz sentido, ou porque foi comprovado que existe e etc, mas sim, porque aquela ideia lhe traz conforto, acalanto, se sente protegido, então não importa como o coleguinha do lado está se sentindo, enquanto eu estiver orando e por acaso estiver me favorecendo, ta ok, se não, é porque esta nos planos de deus....

Daí eu disse:
Toda esta frase acima está "pingando" de razão, mas não passa apenas da sua opinião. A qual respeito sem dúvida! Existe sim provas da existência de Deus, em muito mais abundância do que aqueles "supostas provas" de sua inexistência (que mais se baseia em falta de compreensão e acusações sem fundamento). Usa coisa interessante é: Porque TODAS as civilizações "precisam" acreditar em um "ser superior". Já parou para pensar especificamente nisto? Será que algo nelas aponta para isso invariavelmente? Será algo intrínseco e/ou inerente?

Você não me respondeu a pergunta e partiu para a defesa e começando com a ideia de que "não se prova a inexistência" e isso seguiu até agora a pouco. Daí, num determinado momento você disse:
FeitaN escreveu:
A 3 anos sou Ateu, até meus 19 anos eu já fui Agnóstico, Católico e Evangélico, eu nasci ateu, como todos, porém minha vida inteira foi religiosa (praticamente), então não sou leigo, já estudei o livro de fantasia chamado bíblia, hoje ele é irrelevante pra mim, seria um desperdício de tempo discutir algo tão trivial, ainda mais com alguém que aparentemente é evangélico (sem ofensas)

Então, eu tentei mostrar que na verdade, você não obteve o conhecimento exato sobre Deus NESTE aspecto. (Sua frase de que todos nascem ateus foi a melhor, mas guardava ela para depois). Bom, isso desencadeou uma intolerância tal da sua parte, que ocasionou várias alegações negativas sobre mim. Eu até tentei explicar o porque estava usando esta frase, mas você simplesmente ignorou, achou que eu estava dizendo que você não tinha conhecimento válido em outros campos... (mesmo eu explicando)

Perguntas simples para meditar no assunto foram ignoradas. O motivo você deixou claro, obvio. Na hora de afirmar que a bíblia era fantasiosa e sem lógica você comentava facilmente sobre mas não dava os motivos de tal alegação (e quando questionado, não respondia o assunto. Quando eu "questionei" seu conhecimento das escrituras, pois alegava que passou anos e mais anos sendo evangélico e católico, além de dizer que estudou a bíblia, não soube responder às minhas perguntas e como fuga, dizia vez após vez que era "irrelevante" para você.

Num determinado momento, disse coisas contrárias ao que a bíblia disse (como a "idade" do planeta) e não respondeu a uma pergunta direta, dizendo toda hora que eu estava tentando "expô-lo ao ridículo", mesmo eu dizendo VEZ APÓS VEZ que não tinha este intuito. não estava tentando "pregar" para você, pois você claramente deixou claro que NÃO se interessa. Eu estava tentando mostrar (e consegui) que você não sabia do que falava no campo da bíblia.

Quando coloquei assuntos em que a bíblia mostra a lógica científica dela, algo que naquele tempo JAMAIS seria possível saber, o que você fez? Você apenas disse:
Vou ser breve, a bíblia já "desvendava mistérios" dos quais você citou desde a antiguidade, mas se o criador tinha realmente potencial pra algo funcional pra humanidade, porque só nos deixou com algo tão simplório e cheio de controvérsias...

Você admitiu inicialmente mas fugiu do assunto e não comentou como alguém poderia saber que a terra é suspensa sobre o nada, ou que ela é redonda, entre outro detalhes. Preferiu se concentrar em coisas que os seus "professores religiosos" não souberam lhe ensinar e veio demonstrar a sua insatisfação com o Deus que você achava que existia (ou, no caso, apenas ouvia falar que existia né?).

Os motivos que o levaram a ser ateu, como você mesmo o disse, são muitos e, segundo você, a bíblia não tem lá muita participação nisto, mas na hora de ser questionado sobre o que nela o deixou assim, a resposta não existiu. Se não sabe, ok, mas não fique dizendo que a bíblia é errada (ou parcialmente errada) e que tem erros, pois constatei que você NÃO SABE DO QUE FALA. É sobre ESTE conhecimento exato que falo que você não tem.

Se você sabe sobre assuntos variados e tem conhecimento avançado (ou não) em ciências, ok. Mas, por favor, toda vez que você falar mal da bíblia e EU ler, na medida do possível, vou te desmentir. blz?

Passar bem meu caro colega! xau

(PS: E olha que logo mais eu ia chegar no ponto sobre a "origem da vida" e sobre a impossibilidade de isto ocorrer sem uma "ajudinha", mas, fica para um outro...) :pat:

EDIT: Poxa Loki, já ia te esquecendo...
@Loki escreveu:
Esse é o problema , você não é da minha família . Se você entra nesse forum a procura de ´amigos` e tambem se você diz que me ama e quer me abraçar eu obviamente vou desconfiar que você é um homossexual .

Não, não entro aqui a procura de amigos. Já tenho os meus. Mas fique sossegado. Feliz Solstício de inverno! :horak:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos