Eu tento ser.
MR BOG escreveu:Eu tento ser.
Kangaroo escreveu:Relativo. Em comparação com alguns posso ser considerado desonesto, através de outros posso ser considerado um anjo.
UchihaPower escreveu:Eticamente? Uhum... É essencial. Eu argumentaria que a "honestidade" é um conceito central para a nossa atuação ética.
Como exemplo, aplicando as três dimensões básicas de valor, S, E e I, que entre outros usos são ferramentas de análise:
Sistêmico; {A consideração legal} Um indivíduo diz para si mesmo: "É melhor eu ser honesto nesta situação ou então eu estarei cometendo um crime". "Eu não quero arriscar ir à cadeia, então eu escolho a honestidade".
Extrínseco: {Uma decisão prudencial} "A honestidade é do meu melhor interesse. Eu quero uma vida com o menor arrependimento possível. Então, eu seguirei esse velho ditado: a honestidade é a melhor política".
Intrínseco: {Ética} "Eu estou eticamente comprometido com a honestidade. Quero sempre dizer a verdade, mas eu posso — sob certas circunstâncias extremas (e bastante raras) — dizer uma mentira... Só para salvar uma vida. Eu quero espremer cada gota de alegria e valorizar a vida, a mentira a estraga.
Só tenham cuidado para não ofuscar o conceito "Honestidade", ao combiná-lo com o conceito "Verdade".