Salsicha escreveu: Se isso fosse verdade teríamos até bem mais gênios do que existem atualmente, gente dedicada existe até bem mais do que gente genial, esses por experiência própria e observação, pois na minha vida já conheci esse tipo de pessoa de perto, os conheci e vi serem reconhecidos, são naturalmente assim, e posso garantir que nem sempre foram dedicados ou esforçados, eles são visionários mesmo, enxergam o mundo de forma completamente diferente das pessoas comuns, por isso mesmo fazendo pouco esforço encontram caminhos que as demais pessoas jamais pensariam em trilhar.
Outros são esforçados, muitos aliás, até bem mais do que seria necessário as vezes, mas a maioria deles somente faz mais do mesmo, em termos de visão e pensamento não diferem muitos dos normais e dos menos dedicados, fazer mais do mesmo e sempre, por mais louvável que pareça, nunca fará de ninguém um gênio.
São vários fatores que causam isso... Hoje em dia não existe mais tanto a ser descoberto, para começar. Além disso, talvez existam inúmeros "gênios" trabalhando pro Google ou para outras grandes empresas, e desenvolvendo coisas patenteadas e que não terão tanto reconhecimento pessoal quanto esses gênios do passado.
Esse "enxergam o mundo de maneira diferente" é exatamente meu ponto! Eles conseguem ser positivo e fazer o necessário pra solucionar um problema, mas não se trata de uma genialidade/inteligência intrínseca!
Algumas das capacidades que pessoas que foram consideradas "gênios" desenvolveram (e que podem ser desenvolvidas por 99% da população que tiver uma atitude mental positiva):
→ Positividade
→ Curiosidade gigantesca pra compreender os problemas a fundo e relacionar com experiências anteriores de terceiros
→ Criatividade para resolução de problemas
→ Paciência
→ Conhecimento nas áreas em que for atuar
A maioria dos grandes gênios famosos eram tão curiosos que desenvolveram seu conhecimento nas mais diversas áreas (e isso ajudou os mesmos a serem criativos, também).