Eu entendo o que você está dizendo. Em momentos de estresse, as pessoas fazem movimentos drásticos, até mesmo erros. Isso ocorre o tempo todo. Quando as pessoas se sentem irritadas ou injustiçadas (o que não é o seu caso), elas se tornam propensas a cometer erros ou a atuar em um nível maior do que normalmente. Quando você fala sobre política de identidade, as pessoas não podem separar sua identidade de argumentos fundamentados. Se elas se sentem em uma situação desconfortável, elas não vão ouvir.
Pense nisso, quando você sente que o seu jeito ou identidade está sendo questionado, você não costuma defender sua posição? É a natureza humana. Felizmente, com o tempo, as pessoas sentirão menos desse peso e poderão retornar à discussão fundamentada. Mas não importa o quanto você pense que alguém deve se comportar, você não pode forçar isso.
É melhor reconhecer as suas próprias falhas (o que já está ocorrendo) e tentar encontrar uma maneira de contorná-las, e de uma forma menos problemática. Você é melhor do que isso, meu querido.