Irei me basear pelo que vi apenas em fontes 100% canônicas, ignorando feitos em novel ou fillers:
God
Naruto
Kage Médio
Gaara
Kage Baixo
Rock Lee
Jōnin Super
Sakura
Hinata
Temari
Chouji
Jounin Alto
Shikamaru
Neji
Shino
Jounin Médio
Sai
Kiba
Kankurō
Tenten (com Banshōsen)
Jounin Baixo
Ino
Devo explicar ranking por ranking:
Naruto dispensa comentários, é um deus Hotkage dlç. No posto de Kage eu preferi deixar apenas Gaara, devido ao mesmo ser o único que oficialmente possui este título e feitos dignos de um, como selar Gengetsu, Mu e lutar contra 25 Susanoos do Madara.
Eu sei que Guy 7º Gate é consensualmente Kage Médio, mas nada garante que o Lee, ainda que tenha atingido este patamar na técnica dos Portões, possua o mesmo nível e técnicas. Logo, por falta de mostrado em batalha, irei considerá-lo Kage Baixo.
Agora vêm a parte que gera mais polêmica, rs. Antes de mais nada, se alguém for me quotar respondendo os comentários, que façam com moderação, pois o que irão ler abaixo não foi escrito por fanboyzismo e nem haterismo, é apenas a
minha opinião. :) No ranking Jounin de Elite, deixei os ninjas de nível de Jounin Alto com potencial de Kage, mas que porém, a meu ver, ainda falta a peça final do quebra cabeça para cheguem no posto:
Embora reconheça que é poderosa e seja a mais próxima do nível de Kage, na minha concepção falta para a Sakura alguma técnica que aumente seu arsenal ofensivo, um recurso que crie aberturas para que aplique melhor sua força bruta ou um jutsu de distância, Kage Bunshin, enfim, qualquer coisa que lhe dê um diferencial em relação a sua mestra. Por enquanto, vejo ambas niveladas em velocidade e Tsuna (auge) ainda com vantagens em força física (natural), chakra (base) e vitalidade (Senju/Uzumaki). São exatamente por estas razões que ainda não a vejo como Kage, claro que com o mangá Boruto minha opinião pode mudar.
Hinata é um caso a parte. É subestimada e superestimada na mesma medida, mas esta nuance de opiniões é compreensível devido a popularidade e falta de aproveitamento nas lutas. Mas é inegável que se tornou habilidosa e amadureceu nas missões. Em termos de arsenal ofensivo, defensivo e suplementar é a mais versátil das Kunoichis, possuindo um taijutsu mortal com técnicas One Hit, técnicas de média distância, absorção de Chakra, dōjutsu God e Chakra de um semi-deus que comprovadamente upa seus jutsus, e teoricamente aumenta todos os atributos básicos. Não passa de Jounin de Elite justamente por não ter ganho uma oportunidade para demonstrar toda a sua capacidade.
Temari no Clássico já tinha potencial para varrer florestas inteiras com seu principal Jutsu, na fase adulta obviamente deve ter aumentado a proporção do seus Fūtons e desde o Shippuden ganhou técnicas novas: Ōkamaitachi, Kaekami e Kiryū Ranbū. Para que ela suba um nível, falta feitos de velocidade e taijutsu. Chouji com Modo Baika e Borboleta poderia subir para Kage, mas como não sabemos quanto tempo pode mantê-lo se na forma gigante lidaria bem com a velocidade de ninjas ágeis, Jounin Super fica de bom tamanho.
Shikamaru, Neji e Shino possuem habilidades e nível estratégico para complicar a vida dos ninjas acima e até vencer em determinadas circunstâncias, mas todos os três possuem limitações explícitas que podem ser determinantes num combate. O primeiro é um gênio das estratégias e possui jutsus complexos de se enfrentar, mas é muito limitado no uso de chakra, logo, sua vitória dependeria muito do turno do dia e local, se no há muitas sombras naturais no território para que suas técnicas sejam estendidas sem que suas reservas sofram com os desgastes. O segundo, embora um excelente combatente, é limitado no Byakugan, vimos o sufoco que passou contra um ninja capaz de se distanciar, e praticamente não evoloiuu do Clássico pro Shippuden. E o terceiro conta com técnicas de sucção de chakra, técnicas One Hit como os insetos carnívoros, Clones, técnicas que burlam sensores... É um oponente difícil, mas seus atributos bases, como força e velocidade, são modestos.
Quanto aos demais, um breve resumo:
Sai só tem o vôo como trunfo, embora seu taijutsu seja bom, sua ofensiva com os desenhos não são nada demais, podem ser counteradas de diversas formas, ele fica nesta posição principal por ser o único Konoha 11 que flopou contra os Mini-Juubis; Kiba têm uma ótima ofensiva, mas é muito burro e impulsivo, caiu em táticas simplórias do Naruto genin e não tem uma defensiva muito confiável; Kankurō pode ser perigoso contra determinados tipos de ninjas, como também pode ser frágil diante de outros, já que seu arsenal marionete é bem modesto em relação a Sasori e Chiyo. Tenten possui as armas do pergaminho e uma arma lendária, subiria de nível se tivesse chakra o bastante para aproveitá-la. E Ino é uma excelente ninja de suporte, sub-aproveitada no combate.
Acho que é isso. :buggy: