Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionCanon x Filler é tudo uma questão de fanbase? EmptyCanon x Filler é tudo uma questão de fanbase?

more_horiz
Antigamente era muito fácil classificar algo como filler, basta verificar se objeto de discussão estava ou não presente no mangá, entretanto atualmente o termo canon se tornou mais amplo, isso porque a fanbase Hyūga passou a considerar como canônico tudo aquilo que lhes convém, para isso qualquer frase do Kishimoto vale, porém isso não é novidade por aqui, entretanto ultimamente fãs de outros personagens têm tentado canonizar coisas com base em argumentos como "Kishimoto desenhou essa capa", isso significa que o que é "canon" e "filler" depende na verdade das fanbases e não da mídia oficial (vulgo mangá) da franquia?

descriptionCanon x Filler é tudo uma questão de fanbase? EmptyRe: Canon x Filler é tudo uma questão de fanbase?

more_horiz
O problema é que seja por falta de conhecimento, conveniencia ou ignorancia, estao confundindo oficial com canon

Oficial ≠ canon

Por exemplo:

Vegeta e Trunks super sayajin 3 é algo oficial, voce pode comprar um boneco licenciado de ambos SSJ 3, pode encontrar isso sem ser pirata, pode inclusive jogar em jogos de DBZ com ambos SSJ 3, mas, nao é porque é oficial, licenciado, autorizado que isso é canon.

Voce pode jogar com o Jiraiya e fazer o famoso rasengan de fogo, é legal abeça, é algo oficial, mas, tambem nao é canon

Capas, imagens postadas no facebook, mensagens do twitter cara isso esta longe de ser canon

Se o kishimoto desenha um mangekyou sharingan para sarada, isso é automaticamente oficial, porque foi feito pelo kishimoto, mas, nao é porque foi o kishimoto e isso é oficial que isso é canon, sarada por hora nao possui mangekyou, talvez no futuro quem sabe.

Só que esse tipo de compreensao das coisas passa longe das pessoas quando elas querem provar seu ponto de vista

descriptionCanon x Filler é tudo uma questão de fanbase? EmptyRe: Canon x Filler é tudo uma questão de fanbase?

more_horiz
Simples: se não foi Kishimoto que colocou diretamente no mangá ou ao menos citou no Databook, é sonho de verão
Apenas ser supervisionado pelo Masashi ou feito por um de seus assistentes não dá selo de validade, o que vale é o que o autor planejou inicialmente

more_horiz
Antigamente era muito fácil classificar algo como filler, basta verificar se objeto de discussão estava ou não presente no mangá, entretanto atualmente o termo canon se tornou mais amplo, isso porque a fanbase Hyūga passou a considerar como canônico tudo aquilo que lhes convém,

Mas é assim que as coisas funcionam ainda, mangá do Kishi é a lei, não interessa o que fanbase de "Hyuuga" ou outra fanbase qualquer ache ou deixe de achar, é irrelevante o que eles pensam. Kishi sempre cagou pros Hyuugas, e do nada eles começam a ter destaque nesse novo material, você acha que isso é coisa do Kishimoto?

:praça:

Mangá desenhado por Kishimoto: 100% Canon
Databook: 100% Canon. Mas exige interpretação.

Filmes, Anime, Games, Novels, Mangá desenhado por outro ator: "Supervisionado" ou não pelo Kishimoto tudo isso vale tanto quanto fillers do anime.

O que foge disso é bullshit.

Eventualmente Kishimoto pode canonizar alguma coisa das mídias acima (colocando ela no mangá, como já chegou a fazer inclusive) até lá aquilo não vale nada na minha opinião. Sem falar que em filmes e anime se tratando de lutas o negócio geralmente sai exagerado e\ou distorcido, não dá pra usar de parâmetro.

O The Last pra mim por exemplo não passa de uma Fanfic da Pierrot, mas vamos supor que Kishimoto resolva continuar o mangá e coloque o tal do Toneri no mangá, então a partir dali (e somente a partir dali) o Toneri é canon, mas não quer dizer que o resto do que estava no filme automaticamente também vire canon.

Mas óbvio, o mangá Boruto por si só já é algo novo, dentro daquele universo novo tudo aquilo é "canon" mas se for trazer o que acontece naquele universo pro universo do mangá Naruto (desenhado pelo Kishimoto) aquilo tudo vale tanto quanto a palavra do Lula.

O ponto é que eu considero as coisas assim, mas eu também sou flexível quando percebo que algo foi realmente o Kishimoto que criou,  um exemplo é o design dos Susano'os que só aparecem nos games, foi Kishimoto quem criou eles, mas eu não vou por exemplo chegar numa comparação e usar aquele Susano'o do Shisui do game como argumento de algo (mesmo eu tendo 100% de certeza que no mangá o Susano'o seria o mesmo do game).

:delicia:

more_horiz
Na minha concepção, tudo é questão de atenção as notas do autor e bom senso. Nem todo material pós mangá pode ser considerado cânon, visto que grande parte são de autoria de outros mangakás e sem nenhuma influência Kishimoto, a exemplo das novels, mas nem tudo aquilo que não está no mangá é filler.

Definição de Filler:

Filler (literalmente "enchimento"), embora o uso em inglês não se limite a tal, é um termo usado pela comunidade de fãs de anime lusófonos para denominar episódios ou arcos inteiros de uma série de anime cujo enredo não se baseia no mangá do qual a série foi adaptada. Fillers não ocorrem em séries originais de anime, apenas naquelas de um mangá, light novel, ou outra fonte de conteúdo.[1] Geralmente são produzidos para impedir que a série de TV alcance as publicações atuais de sua fonte de conteúdo, que é geralmente mais lenta, evitando assim paralisações. Isso permite que a franquia possa continuar sendo explorada comercialmente, mantendo sua popularidade mesmo sob críticas pelo uso de fillers.

Fonte: Google
Em suma, Filler são literalmente episódios pra encher linguiça, com enredo aleatório, sem nenhum propósito além de distanciar o anime da obra original, seja esta mangá ou LN, e da autoria de terceiros. Por que os Filme The Last e Boruto The Movie não se encaixam no que foi quotado acima? Por quê são materiais oficiais cujos conteúdos estão muito interligados com o mangá, cheios de menções ao mangá e referências, pertencentes a cronologia, e sobretudo dirigidos e selados pelo autor da série como cânons. A única diferença deles para a obra original foi serem exibido em uma mídia diferente.

Atlas Titan escreveu:
Eventualmente Kishimoto pode canonizar alguma coisa das mídias acima (colocando ela no mangá, como já chegou a fazer inclusive) até lá aquilo não vale nada na minha opinião. Sem falar que em filmes e anime se tratando de lutas o negócio geralmente sai exagerado e\ou distorcido, não dá pra usar de parâmetro.
Mas Kishimoto já canonizou os filmes, rapaz. Se quiser, eu posto aqui suas notas em entrevistas. E mangá também comente exageros, isso não é exclusividade das outras mídias, tipo: Obito voltando do além para upar o Kakashi, Sasuke se salvando da morte contra Deidara e Sakura quebrando o chifre de KAGUYA. As incoerências eventualmente irão surgir, mas por si só possuem poder para invalidar toda uma história? Acho que não, heim. Sem contar que a obra ñ se resume às lutas.

O The Last pra mim por exemplo não passa de uma Fanfic da Pierrot, mas vamos supor que Kishimoto resolva continuar o mangá e coloque o tal do Toneri no mangá, então a partir dali (e somente a partir dali) o Toneri é canon, mas não quer dizer que o resto do que estava no filme automaticamente também vire canon.
Eu entendo que você não tenha gostado do filme por ele ser sobre romance, mas mesmo que você duvide, até isso foi planejado pelo Kishimoto! O roteiro do filme começou a ser produzido em 2013, enquanto o cara organizava o final do mangá, sendo que já era um dos planos do autor abordar o amor na vida de seu prota, daí veio o estúdio com a ideia do filme, foi uma parceria. Ele mesmo já afirmou em outra entrevista que a última situação em que queria desenhar o seu protagonista era numa cena de beijo, dando indícios do seu desejo de abordar esse tema no mangá, mas além de não levar jeito para a coisa era limitado pelo gênero shōnen – por isso dá necessidade de produzir a história em outra mídia.

more_horiz
Eu vejo novel e databook como complementos do mangá, apesar do databook ter certas incoerências.

more_horiz
MR BOG escreveu:
Antigamente era muito fácil classificar algo como filler, basta verificar se objeto de discussão estava ou não presente no mangá, entretanto atualmente o termo canon se tornou mais amplo, isso porque a fanbase Hyūga passou a considerar como canônico tudo aquilo que lhes convém, para isso qualquer frase do Kishimoto vale, porém isso não é novidade por aqui, entretanto ultimamente fãs de outros personagens têm tentado canonizar coisas com base em argumentos como "Kishimoto desenhou essa capa", isso significa que o que é "canon" e "filler" depende na verdade das fanbases e não da mídia oficial (vulgo mangá) da franquia?

Cara, que perseguição com o fandom Hyuga, até parece que os outros fandoms não faziam isso muito antes do foco ser nós Hyuuga  Canon x Filler é tudo uma questão de fanbase? 1f602

Primeiro que nós não consideramos tudo o que queremos, nós consideramos o que o AUTOR considera Canon. Não sei sobre o que especificamente você nós acusa de canonizar por nossa própria conta, mas se for sobre The last, eu devo lembrar que foi o Kishimoto quem disse que The last é Canon! Se Ele(autor) canonizou porque eu(fã) vou desconsiderar? Depois que existem materiais feitos por ele, como Databook etc, então não somos nós os fãs quem canonizam as coisas apenas consideramos o que o autor considera.

Boruto não tem Kishimoto como autor, ele apenas supervisiona o Manga e trabalha atualmente no Anime, quem não considera ele parte do Anime do Naruto ok, até porque ele é realmente de um autor diferente, mas as coisas que acontecem dentro do Manga/Anime Boruto não deixam de ser canon, pois dentro do universo Boruto isso é Canon.

O que eu acho estranho é que o fandom quer tornar filler o que o Kishimoto afirmou que é Canon, em sua maior parte por não gostar dos Hyuugas, como em Boruto que depois do foco no Anime ser no Boruto e sua linhagem Hyuuga grande parte do fandom se rebelou falando que não gostaram e que preferia foco em Uzumaki, Uchiha, Haruno, menos nós Hyuugas  Canon x Filler é tudo uma questão de fanbase? 1f602

more_horiz
Quando era na geração Naruto as coisas eram mais claras, pois estava nas mãos do Kishimoto.
Agora eu não sei. Eu diria que até o anime de Boruto pode ser cannon e é bom ficar atento as novels, pois o anime pode considerá-los. A menos que o mangá venha contradizer algo do anime.
Mas honestamente os dois tem o mesmo peso pra mim, trabalho feito por terceiros. :heheh:

more_horiz
Canon x Filler é tudo uma questão de fanbase? 150950350

Na verdade os fãs dos Hyuugas estão bem acobertados pelas afirmações atuais do próprio autor da série original, ele supervisiona enquanto existem outros roteiristas, além de notas oficiais e publicações dentro da shounen jump.

Enquanto isso, a conveniência existe em não considerar canônico -camuflada de critério rigoroso- parece mais um tipo de frustração ou não aceitação do enredo atual, o que é uma tremenda besteira, já que fãs dos Hyuugas esperaram ANOS para verem o clã ser explorado de alguma forma e leram, curtindo o mangá sem o menor choro.

Resumindo, ou é mágoa com o enredo ou falta de interpretação; como poucas pessoas são leigas no assunto dentro desse fórum, acho a primeira opção a mais válida.

:chola:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos