Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionFé não se discute... Essa frase faz sentido? EmptyFé não se discute... Essa frase faz sentido?

more_horiz
Gostaria de saber mais a opinião de pessoas sobre essa frase "Fé não se discute".

Notei que muitas pessoas usam essa frase para defender sua fé e logo depois encerram qualquer tentativa de discussão, notei isso com a minha própria família e amigos que simplesmente me mandam ler um determinado livro ou assistir um filme para que eu tente entender a visão deles SENDO que eles tentaram me converter inicialmente. Essa frase meio que me perturba, não sou religioso, não sou um ateu e não sou nenhum revolucionário que vai provar alguma coisa para o mundo. Mas acho que as pessoas que são muito apegadas á alguma coisa, estão sendo iludidas e não conseguem ver outros caminhos.

O que você acha dessa frase? Lembrando que não estou atacando ninguém, podem postar com sua opinião sincera :fem:

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionFé não se discute... Essa frase faz sentido? EmptyRe: Fé não se discute... Essa frase faz sentido?

more_horiz
Acho que existe discussão enquanto há base lógica para tal, após isso fica difícil... :pat:

Mas algumas questões seriam: Qual o propósito da discussão? Convencer-se de que você está certo? Convencer o outro de ele está errado? Defender a sua fé?

Daí, se a BASE for igual a lógica rapidamente vai apontar para um lugar. Agora, como discutir a "fé" quando se tratam de "bases" diferentes?

Por exemplo, você acredita na torá e eu na bíblia. você tem a sua base e eu tenho a minha. Dá para discutir (entenda conversar/debater, pois a discussão como "briga" ou em "carácter negativo" não vale a pena NUNCA, ok?) sim, se ambos analisarem quais as bases em que se fundam os livros ou quais as provas que ambos são inspirados ou qual o benefício em que ambos indicam dar (tanto atual quanto futuro) enfim, há muita coisa para conversar, mas isso depende da mente e do coração de quem "discute". :e.e:

Muitos evitam "discutir" sobre assuntos ligados a religião porque estes assuntos mechem muito com alguns, que partem para o "emocional" e esquecem de raciocinar. Não é só o fato de "as pessoas que são muito apegadas á alguma coisa estão sendo iludidas e não conseguem ver outros caminhos".

Muitos são mente aberta e param, meditam, pensam e chegam a uma lógica. :kakau:

descriptionFé não se discute... Essa frase faz sentido? EmptyRe: Fé não se discute... Essa frase faz sentido?

more_horiz
Depende, se essa "fé" trazer consequências diretas apenas para a vida de quem a tem, eu concordo que não é necessário discuti-la, apesar de que em alguns casos uma discussão desse tipo pode ser saudável.

more_horiz
Discutir religião realmente é uma perda de tempo. Me orgulho de jamais ter perdido 1 minuto com esse tipo de discussão imbecil.

more_horiz
Tanto discutir de religião como discutir de política é uma perda de tempo total, eu sinceramente evito discutir sobre essas duas coisas, prefiro guardar o que eu penso.

more_horiz
Discutir religião na maioria dos casos , é infrutífero e sinal de falta de perspicácia , quando digo discutir , me refiro á discussão mesmo , e não troca de conhecimentos em torno de um assunto em comum de cunho religioso.

Essa frase (fé não se discute)reflete e remete à algo tão simples e ao mesmo tempo tão sábio , afinal fé não se discute por motivos tão óbvios , mas que muita gente não entende.
O que quero dizer , afinal , é que fé é algo totalmente pessoal , intrinco e individual que simplesmente não faz sentido debater , no sentido de contrariar ou renegar a fé daquela pessoa , ou em alguns casos , de querer mudá-la , a fé é o que é , é o que há , ela simplesmente existe e é como o próprio nome já diz , uma fé em algo , uma crença em algo , você "crê" naquilo, e isso meu amigo , dificilmente há como debater ou discutir , pois é algo tão pessoal e intrínseco de um indivíduo , que não faz sentido você tenta contrapô-la , revogá-la , contraria-la ou até mesmo submetê-la à um exercício de lógica ou qualquer outro meio é simplesmente ineficaz. Se uma pessoa tem uma fé verdadeira em algo , ela não vai mudá-la em uma discussão , mesmo que você ache ou traga contrapontos que em sua visão anule-a.

Fé é simplesmente uma fé em algo , uma certeza em algo ou em uma crença , não há o que discuti-la. É perca de tempo tenta discutir a fé de alguém tentando convencê-la do contrário , pelo menos de alguém que tenha uma fé verdadeiramente em algo , não áqueles que acham que a têm.

more_horiz
Muita gente fala de FÉ como sendo simplesmente ACREDITAR EM ALGO, mas isto está longe de ser verdade.

Não duvido da questão de que a "fé é algo individual" pois, isto, é mesmo. Mas, usando como base a bíblia, existe uma clara diferença daquilo que as pessoas "acham" para o que "evidentemente é".

Segundo um compêndio enciclopédico bíblico, a palavra “fé” conforme utilizado NA BÍBLIA, traduz a palavra grega pí•stis, que, numa primeira análise,  transmite a ideia de "confiança", "fidúcia" ou "firme persuasão".

Bem, a própria palavra de Deus define CLARAMENTE o que é fé. Ela nos dize “A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas.” (Está em Hebreus 11:1)

Bem, esta expectativa certa traduz a palavra grega hy•pó•sta•sis. Agora notem que interessante: Este termo é comumente encontrado em antigos documentos comerciais de papiro. Ele transmite a ideia de algo ligado a condições visíveis e que garante uma posse futura. Em vista disso, Moulton e Milligan sugerem no livro Vocabulário do Testamento Grego, de 1963 - Pág 660, a seguinte versão deste mesmo versículo: “A fé é o título de propriedade de coisas esperadas.”.

Já a palavra grega é•leg•khos, que é vertida por “demonstração evidente”, transmite a ideia de produzir evidência que demonstra alguma coisa, especialmente algo contrário ao que aparenta ser. Esta evidência torna assim claro aquilo que não se discerniu antes e deste modo refuta aquilo que apenas aparentava ser assim. “A demonstração evidente”, ou a evidência para se ter convicção, é tão positiva ou poderosa, que se diz então que ela é a .

Portanto, meus caros, a fé é a base de esperança e a evidência para se ter convicção a respeito de realidades não vistas. Então, pode-se dizer que todo o conjunto de verdades transmitidas por Jesus Cristo e seus discípulos inspirados (usando como base a bíblia sagrada, claro) constitui o que chamamos de “fé cristã”.

Agora, porque eu coloquei isto aqui, sendo que poucos leriam estas 10/15 linhas? Porque a “fé” é lógica! A fé é baseada em evidências. Fé não é credulidade. Crer é para qualquer um que queira. Fé precisa de provas, EVIDÊNCIAS!

Querem um exemplo? (Nããããão!) Talvez alguém já deva ter lido isso de outra forma, mas lá vai:

- Um homem chega em você e diz: “Você acredita que eu possa passar de um prédio para o outro, a mais de 50 metros de altura, andando numa corda bamba, com os olhos vendados, sem corda da segurança usando apenas uma trave?”

Aí vem a diferença de acreditar, confiar e ter . Entendam:

- Se você acreditara nele, você dirá: “Eu acredito em você. Vai lá e faça o seu melhor!”
- Se você tiver confiança, você dirá: “Eu confio em você. Vou apostar o meu dinheiro na sua vitória e após, vamos sair daqui para comemorar!”
- Agora,se você tiver fé, você dirá: “Vou com você”

A questão aqui não é se apegar a um provável “sentimentalismo” e sim demonstrar o porque das coisas! Uma pessoa que diz ter fé (em Deus, por exemplo) o faz por meio de evidências claras que tornar a sua certeza algo real. Ela não tem dúvidas de que aquilo existe ou é possível, entendem?

Daí, pode-se discutir a fé (ou conversar/debater) nestes aspectos. Não por tentar “rebaixar” ou “menosprezar” a convicção de alguém, mas por logicamente chegar numa conclusão que pode até mesmo refutar quaisquer dúvidas e desconfianças sobre determinado assunto. É como se você fosse discutir com alguém que diz que a gravidade não existe. Bem, só sentimos sua força certo? Mas como provar sua existência? Soltando um livro ao chão? Por mostrar que não saímos voando pelo espaço? Não seriam estas (bem como muitas outras) evidências claras de algo que não se pode ver?

Não seria a questão de se acham mais esperta, ou melhor, ou superior a outra pessoa. É simplesmente colocar a lógica em prática!

more_horiz
02snake escreveu:
Muita gente fala de FÉ como sendo simplesmente ACREDITAR EM ALGO, mas isto está longe de ser verdade.

Não duvido da questão de que a "fé é algo individual" pois, isto, é mesmo. Mas, usando como base a bíblia, existe uma clara diferença daquilo que as pessoas "acham" para o que "evidentemente é".

Segundo um compêndio enciclopédico bíblico, a palavra “fé” conforme utilizado NA BÍBLIA, traduz a palavra grega pí•stis, que, numa primeira análise,  transmite a ideia de "confiança", "fidúcia" ou "firme persuasão".

Bem, a própria palavra de Deus define CLARAMENTE o que é fé. Ela nos dize “A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas.” (Está em Hebreus 11:1)

Bem, esta expectativa certa traduz a palavra grega hy•pó•sta•sis. Agora notem que interessante: Este termo é comumente encontrado em antigos documentos comerciais de papiro. Ele transmite a ideia de algo ligado a condições visíveis e que garante uma posse futura. Em vista disso, Moulton e Milligan sugerem no livro Vocabulário do Testamento Grego, de 1963 - Pág 660, a seguinte versão deste mesmo versículo: “A fé é o título de propriedade de coisas esperadas.”.

Já a palavra grega é•leg•khos, que é vertida por “demonstração evidente”, transmite a ideia de produzir evidência que demonstra alguma coisa, especialmente algo contrário ao que aparenta ser. Esta evidência torna assim claro aquilo que não se discerniu antes e deste modo refuta aquilo que apenas aparentava ser assim. “A demonstração evidente”, ou a evidência para se ter convicção, é tão positiva ou poderosa, que se diz então que ela é a .

Portanto, meus caros, a fé é a base de esperança e a evidência para se ter convicção a respeito de realidades não vistas. Então, pode-se dizer que todo o conjunto de verdades transmitidas por Jesus Cristo e seus discípulos inspirados (usando como base a bíblia sagrada, claro) constitui o que chamamos de “fé cristã”.

Agora, porque eu coloquei isto aqui, sendo que poucos leriam estas 10/15 linhas? Porque a “fé” é lógica! A fé é baseada em evidências. Fé não é credulidade. Crer é para qualquer um que queira. Fé precisa de provas, EVIDÊNCIAS!

Querem um exemplo? (Nããããão!) Talvez alguém já deva ter lido isso de outra forma, mas lá vai:

- Um homem chega em você e diz: “Você acredita que eu possa passar de um prédio para o outro, a mais de 50 metros de altura, andando numa corda bamba, com os olhos vendados, sem corda da segurança usando apenas uma trave?”

Aí vem a diferença de acreditar, confiar e ter . Entendam:

- Se você acreditara nele, você dirá: “Eu acredito em você. Vai lá e faça o seu melhor!”
- Se você tiver confiança, você dirá: “Eu confio em você. Vou apostar o meu dinheiro na sua vitória e após, vamos sair daqui para comemorar!”
- Agora,se você tiver fé, você dirá: “Vou com você”

A questão aqui não é se apegar a um provável “sentimentalismo” e sim demonstrar o porque das coisas! Uma pessoa que diz ter fé (em Deus, por exemplo) o faz por meio de evidências claras que tornar a sua certeza algo real. Ela não tem dúvidas de que aquilo existe ou é possível, entendem?

Daí, pode-se discutir a fé (ou conversar/debater) nestes aspectos. Não por tentar “rebaixar” ou “menosprezar” a convicção de alguém, mas por logicamente chegar numa conclusão que pode até mesmo refutar quaisquer dúvidas e desconfianças sobre determinado assunto. É como se você fosse discutir com alguém que diz que a gravidade não existe. Bem, só sentimos sua força certo? Mas como provar sua existência? Soltando um livro ao chão? Por mostrar que não saímos voando pelo espaço? Não seriam estas (bem como muitas outras) evidências claras de algo que não se pode ver?

Não seria a questão de se acham mais esperta, ou melhor, ou superior a outra pessoa. É simplesmente colocar a lógica em prática!

Perfeita sua ideia , não tinha pensado assim , e bem , você está certo sobre o que é a fé , a definiu de maneira que não conseguir expressar no meu post anterior.

more_horiz
Robert escreveu:
Tanto discutir de religião como discutir de política é uma perda de tempo total, eu sinceramente evito discutir sobre essas duas coisas, prefiro guardar o que eu penso.

Política, nem tanto. Pois política é algo concreto, que governa nossas vidas e serve pra alguma coisa.

Então, creio que política é algo que se deve discutir sim.

more_horiz
marcelino escreveu:
Robert escreveu:

Política, nem tanto. Pois política é algo concreto, que governa nossas vidas e serve pra alguma coisa.

Então, creio que política é algo que se deve discutir sim.

Exatamente , tanto deve-se discutir quanto deve-se estimular e instigar à população a fazerem isso.

more_horiz
que governa nossas vidas e serve pra alguma coisa.

Então fé deve ser discutida.

more_horiz
Dante10 escreveu:
que governa nossas vidas e serve pra alguma coisa.

Então fé deve ser discutida.

Exato meu caro, pois Deus (e assuntos relacionados a Ele, no caso) é algo concreto e que governa nossas vidas, e, diferentemente da política que segundo falado acima "serve pra alguma coisa", Ele e seu reino arrumará TODAS AS COISAS.

more_horiz
Não faz sentido para mim. Tenho a mesma opinião que o Robert sobre a religião e a politica.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos