Muita gente fala de FÉ como sendo simplesmente ACREDITAR EM ALGO, mas isto está longe de ser verdade.
Não duvido da questão de que a "fé é algo individual" pois, isto, é mesmo. Mas, usando como base a bíblia, existe uma clara diferença daquilo que as pessoas "acham" para o que "evidentemente é".
Segundo um compêndio enciclopédico bíblico, a palavra “fé” conforme utilizado NA BÍBLIA, traduz a palavra grega pí•stis, que, numa primeira análise, transmite a ideia de "confiança", "fidúcia" ou "firme persuasão".
Bem, a própria palavra de Deus define CLARAMENTE o que é fé. Ela nos dize “A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas.” (Está em Hebreus 11:1)
Bem, esta expectativa certa traduz a palavra grega hy•pó•sta•sis. Agora notem que interessante: Este termo é comumente encontrado em antigos documentos comerciais de papiro. Ele transmite a ideia de algo ligado a condições visíveis e que garante uma posse futura. Em vista disso, Moulton e Milligan sugerem no livro Vocabulário do Testamento Grego, de 1963 - Pág 660, a seguinte versão deste mesmo versículo: “A fé é o título de propriedade de coisas esperadas.”.
Já a palavra grega é•leg•khos, que é vertida por “demonstração evidente”, transmite a ideia de produzir evidência que demonstra alguma coisa, especialmente algo contrário ao que aparenta ser. Esta evidência torna assim claro aquilo que não se discerniu antes e deste modo refuta aquilo que apenas aparentava ser assim. “A demonstração evidente”, ou a evidência para se ter convicção, é tão positiva ou poderosa, que se diz então que ela é a fé.
Portanto, meus caros, a fé é a base de esperança e a evidência para se ter convicção a respeito de realidades não vistas. Então, pode-se dizer que todo o conjunto de verdades transmitidas por Jesus Cristo e seus discípulos inspirados (usando como base a bíblia sagrada, claro) constitui o que chamamos de “fé cristã”.
Agora, porque eu coloquei isto aqui, sendo que poucos leriam estas 10/15 linhas? Porque a “fé” é lógica! A fé é baseada em evidências. Fé não é credulidade. Crer é para qualquer um que queira. Fé precisa de provas, EVIDÊNCIAS!
Querem um exemplo? (Nããããão!) Talvez alguém já deva ter lido isso de outra forma, mas lá vai:
- Um homem chega em você e diz: “Você acredita que eu possa passar de um prédio para o outro, a mais de 50 metros de altura, andando numa corda bamba, com os olhos vendados, sem corda da segurança usando apenas uma trave?”
Aí vem a diferença de acreditar, confiar e ter fé. Entendam:
- Se você acreditara nele, você dirá: “Eu acredito em você. Vai lá e faça o seu melhor!”
- Se você tiver confiança, você dirá: “Eu confio em você. Vou apostar o meu dinheiro na sua vitória e após, vamos sair daqui para comemorar!”
- Agora,se você tiver fé, você dirá: “Vou com você”
A questão aqui não é se apegar a um provável “sentimentalismo” e sim demonstrar o porque das coisas! Uma pessoa que diz ter fé (em Deus, por exemplo) o faz por meio de evidências claras que tornar a sua certeza algo real. Ela não tem dúvidas de que aquilo existe ou é possível, entendem?
Daí, pode-se discutir a fé (ou conversar/debater) nestes aspectos. Não por tentar “rebaixar” ou “menosprezar” a convicção de alguém, mas por logicamente chegar numa conclusão que pode até mesmo refutar quaisquer dúvidas e desconfianças sobre determinado assunto. É como se você fosse discutir com alguém que diz que a gravidade não existe. Bem, só sentimos sua força certo? Mas como provar sua existência? Soltando um livro ao chão? Por mostrar que não saímos voando pelo espaço? Não seriam estas (bem como muitas outras) evidências claras de algo que não se pode ver?
Não seria a questão de se acham mais esperta, ou melhor, ou superior a outra pessoa. É simplesmente colocar a lógica em prática!