O peso médio de uma célula é de 1 nanograma (1ng = 0,000000001g). Considere que um homem adulto pesa 70 quilos, a aritmética simples nos leva a concluir que o homem em questão possui 70 trilhões de células.
Estima-se que o volume médio da célula de mamífero fique entre os 4 bilhões de centímetros cúbicos. Com base no volume típico de um adulto, concluímos que o corpo humano contém 15 trilhões de células.
Sendo assim, a depender de sua escolha, por volume ou peso, acabará por encontrar números drásticamente diferentes. Piorando a situação, nossos corpos não estão preenchidos por células de maneira uniforme, como uma jarra cheia de gelatina. As células vêm em tamanhos diferentes e crescem em densidades diferentes. Pegue o exemplo do copo de sangue — e você verá que os glóbulos vermelhos são achatados. Se você usar a densidade para estimar as células em um corpo humano, terá um escalonamento de 724 trilhões de células. As células da pele, por outro lado, são tão escassas que lhe dariam uma estimativa insignificante de 35 bilhões de células.
Dessa forma, se faz necessário estimar o número de células no corpo da forma mais complicada: órgãos e tipos de células (mas sem levar em consideração os micróbios que também chamam o nosso corpo de casa, aderindo apenas às células humanas); visando os detalhes a respeito do volume e da densidade das células nas vesículas biliares, joelho, intestino, medula óssea e muitos outros tecidos. Passando esse processo, chega o momento das estimativas em relação ao número total de cada tipo de célula. Os cientistas estimam, por exemplo, que temos 50 bilhões de células adiposas e 2 bilhões de células musculares cardíacas.
Então, Jorge, já que você procura uma resposta mais cabal (mas que está longe de ser absoluta), adicionando todos os números, chegamos ao resultado de 37,2 trilhões de células.