Pscn escreveu: @Rodrigo Ōtsutsuki
Está errado, sim. Primeiro q vc falou q as GD possui a energia Yin e Yang, e não é a energia, e sim a liberação de Yin e Yang. Depois associou ao "elemento", por essa contradição q me propus a falar q vc está errado.
Não foi contradição, você se refere a esse tipo de coisa usando um sistema completamente errado. A Gudoudama não é Katon, Doton, Fuuton, Suiton, Raiton, Yoton ou Inton, ela é uma esfera de chakra no qual aplicaram as propriedades das naturezas principais do chakra. Quando eu falei energia Yin e Yang, foram os fatores que alteram as propriedades do chakra. Se usar Inton ou Youton está errado, porque Inton é o uso da energia Yin empregado em técnicas de genjutsu, o mesmo vale para Youton, que é a energia Yang empregada em técnicas medicinais.
Eu trato a Gudoudama como um ninjutsu no qual tem uma grande massa de chakra no qual teve suas propriedades adicionadas com as naturezas de chakra, logo, não é uma Liberação, portanto é uma energia.
Pscn escreveu: E outra, sua definição ao separar ninjutsu utilizando chakra sannim e Senjutsu tb está errada. Senjutsu é simplesmente isso, empregar chakra sannim em alguma técnica.
Errado, Senjutsu é um campo onde você utiliza técnicas com o auxílio da energia natural. Você mesmo pode fazer essa pesquisa; vá em todas as técnicas que foram classificadas como senjutsu que você vai ver que a mecânica da técnica demonstra o uso da energia natural como ingrediente fundamental para a realização da técnica.
Madara usou Limbo, Chibaku Tensei e nenhum deles recebeu a classificação de senjutsu, pois eles não precisam da energia natural para serem lançados, agora vá lá no Databook, e pesquise sobre o Senpou: Muki Tensei, Shinsuusenju, Zessenbaku,Zessenzan, Daiendan, ... que você vai encontrar a característica essencial para poder usar essas habilidades: senjutsu, energia natural ou Modo Sennin.
O próprio Raiha e Kouga do Madara diz explicitamente: "após combinar a energia natural com a Liberação de Yin" ou "combinar a energia natural com a liberação de tempestade", ou seja, se não tem energia natural, não tem como usar essas técnicas, pois elas são técnicas de Senjutsu.
Pscn escreveu: A diferença é q, por mais q vc esteja usando o modo sábio, vc não é obrigado a utilizar o chakra sannim. O q quero dizer com isso ? Utilizando o Hashirama SM como premissa é possível identificar q ele conjura o dragão e o humanóide de Madeira como NINJUTSU, ou seja, não usou sua reserva de chakra balanceado, ele usou apenas seu chakra comum. É por isso q, mesmo utilizando o estado de sábio, vc não é obrigado a associar tudo a Senjutsu. Vc pode utilizar ninjutsu e Senjutsu separadamente. É tão concreto q vc cria uma reserva de chakra específica para chakra sannim, q Madara externou simplesmente isso: Só isso de chakra ? Isso eu posso controlar facilmente. Vc acha q Hashirama só tem aquilo de chakra ? Vc acha q se o chakra sannim estivesse ligado a sua reserva de chakra como um todo, Madara iria conseguir controlar uma reserva tão grande como a do Hashirama ? Se estivesse ligado a balancear e não separar a reserva de chakra base a do chakra sannim, Naruto e Madara teria um modo sábio infinito. Isso é interpretativo, amigo ! Pra facilitar seu entendimento, é só vc pegar a limitação do uso do chakra sannim a 5 ? 10 ? minutos, onde jamais uma reserva base de chakra base está sujeito a se esgotar nesse período de tempo. Por fim, entendemos q Senjutsu é empregar chakra sannim em conjunto a uma técnica. Ninjutsu é apenas a desassociação disso, onde o uso é básico.
Aqui que você acaba caindo de quatro de forma magnífica. Desde quando o chakra funciona como um estoque de energia passiva dentro do corpo?
Quando você dorme, você não fica com uma quantidade de chakra estocada no teu corpo, justamente pelo fato de que é uma energia que precisa ser moldada pela vontade do usuário. Quando Naruto utiliza o Modo Sennin por exemplo, ele combina a energia mental, corporal e natural para produzir chakra. Ele não tem chakra até antes disso, porque ela precisa ser produzida pela vontade do usuário.
A Estamina é o principal valor de energia que existe em Naruto. Pois a estamina determina a quantidade de energia mental e corporal que você pode produzir antes de chegar a exaustão. Isso funciona na vida real, quanto mais exercícios ou estresse mental, mais exaustos ficamos, e consequentemente nossa estamina diminui. Se temos uma estamina alta, significa que temos muita energia para fazer as tarefas funcionais. Esse sistema funciona da mesma forma com os civis em Naruto, a diferença entre civis e ninjas, é que os ninjas aprendem a manipular essas duas energias para gerar chakra.
"Ah Rodrigo vc está viajando, o chakra fica ativo no nosso corpo, não precisamos ficar fabricando e repondo o chakra cada vez que gastamos ele"
Será?
Diga isso para o Lee, que devido a sua péssima habilidade em converter estamina em chakra, acabou focando apenas em Taijutsu. Taijutsu ao contrário de Ninjutsu e Genjutsu não utiliza chakra, e quando utilizam, se torna Nintaijutsu.
Não tem como utilizar técnicas sem chakra sennin e com chakra sennin ao estar no Modo Sábio dessa forma como você aponta.
Se você quiser entrar no Modo Sennin, vai ter que gerar uma quantidade alta de chakra a partir da estamina, porém como o diferencial de ter que acrescentar a energia natural na receita. E após obter o chakra sennin, esse chakra vai ficar circulando pela sua rede de chakra. Se por acaso você moldar mais chakra normal, ele vai ser inserido na rede de chakra, e vai ser contaminado pelo chakra sennin pois ele já estava ali em circulação. Não tem como separar esses dois chakra sendo que eles transitam na mesma tubulação!!!
Naruto podia ficar 5 minutos no Modo Sennin aquela época, porque era o máximo de tempo que o modo ficaria ativado antes de esgotar o chakra sennin dentro do seu corpo, e caso ele usasse dois Rasenshuriken nesse Modo, esse tempo seria reduzido, já que o chakra sennin responsável por manter o modo ativado, foi acrescentado no Rasenshuriken.
Se você ler todos os Databook, ou o terceiro e quarto pelo menos vai perceber que as técnicas de Senjutsu mencionam o uso da energia natural, ou seja, é obrigatório esse chakra. Dá pra separar em 3 grandes grupos disso:
1) Ninjutsus que, ao ser utilizados com o chakra sennin, aumentam o seu poder de uma forma incrível. Porém, foi um ninjutsu upado por chakra sennin, não mudou a mecânica da técnica; a técnica continua sendo possível ser utilizada sem o chakra sennin, já que ele foi apenas um boost para aumentar seu poder. Exemplo: o Limbo do Madara, que em todas as vezes que ele a utilizou, ele estava no Modo Sennin do Hashirama, e mesmo assim não recebeu a classificação Senjutsu, porque ele não é um Senjutsu, mas sim, um Ninjutsu que está sendo upado pelo chakra sennin.
2) Senjutsus, que precisam unicamente do chakra sennin para ser executado, pois ela trabalha com a inserção, manipulação, liberação, conjuração de energia natural a sua volta. Ela vai além de usar o chakra sennin dentro do seu corpo, vai manipular a energia natural a sua volta para inserir em seus jutsu, ou controlar seus jutsu com essa energia de forma remota. É um campo de técnicas que nasceu com o uso da energia natural do ambiente além do chakra sennin do corpo. Exemplo: o Senpou: Muki Tensei, que é um senjutsu que utiliza chakra sennin, que permite ao usuário manipular a energia a sua volta e inserir diretamente nos objetos inorganicos, dando vida a eles. Essa técnica não funciona se não usar chakra sennin, já que ela precisa da energia natural para funcionar.
3) Ninjutsus que são aprimorados através de fatores externos: esse caso é mais exclusivo, o Rasenshuriken por exemplo. Originalmente ele era um Ninjutsu, mas recebeu a classificação como Senjutsu, porém foi mostrado várias vezes sendo usado sem chakra sennin. O Rasenshuriken é uma técnica que necessita de uma quantidade muito alta de chakra para ser utilizado. Naruto quando utilizou essa técnica contra Kakazu, precisou usar o chakra da Kurama para fazer isso, caso contrário ele não conseguiria devido ao alto consumo de chakra. Porém mais tarde, ao aprender o Modo Sennin, ele conseguia injetar energia natural na técnica, diminuindo o seu consumo, pois não iria precisar da mesma quantidade de chakra de antes, e graças a energia natural, Naruto conseguiu lançar e controlar a distância, graças a energia da natureza que circula eles. Ah, mas então se enquadra na segunda opção? Não, porque foi mostrado Naruto usando essa técnica sem Modo Sennin, e apenas no Modo Kurama, onde ele tinha a quantidade de chakra mais do que necessária para fazer essa técnica. A primeira vez que apareceu Naruto usando o Rasenshuriken sem o chakra da Kurama e sem o chakra Sennin, foi no The Last, demonstrando a quantidade incrível de chakra que ele já tinha ali.
Pscn escreveu: Enfim, sua contradição só se confirma quando vc externa q só foi visto a GD anulando ninjutsu. Eu falei isso, inclusive citei q as esferas é uma derivação de Onmyouton, isso por ter na sua composição.
E realmente foi visto apenas a Gudoudama anulando ninjutsu, mas porque disso? Simples, porque só foi acrescentado essa habilidade em uma ferramenta. As esferas não derivam do Onmyouton, pois o Onmyouton é uma Liberação de chakra elemental na forma ofensiva. Ou seja, vc pega o chakra, altera sua propriedade e libera da forma de ataque. Porém a Gudoudama não seque essa ordem, primeiro uma quantidade enorme de chakra é concentrada onde é criada a esfera com chakra com as propriedades de todas as alterações do chakra; onde é possível combinar essas naturezas com o intuito de criar diferentes tipos de efeitos. É aqui que se enquadra os "ton" (Katon, Suiton, Youton, Onmyouton), já que antes disso, foi apenas chakra de natureza alterada concentrada em um único ponto, e como eu sei disso? O próprio Databook comentou que o mecanismo da Gudoudama é o mesmo da Bijuudama, e o que seria a bijuudama? Uma esfera de chakra com suas propriedades alteradas para positivo e negativo, extremamente densa.