Perdoem-me por estar ressuscitando esse tópico, mas reli certas coisas que não quero deixar passar.
O que eu disse esta totalmente certo , o conservadorismo na maioria das vezes esta vinculado ao cristianismo e por isso a direita-conservadora não pode ser associado ao nazismo que é de natureza pagã . Hitler era muito mais venerado na Alemanhã-Nazista do que Hirohito era venerado no Império-Japones , provavelmente nenhum homem que pisou nessa terra foi tão venerado quanto Hitler , os farós tambem eram considerados deuses e os imperadores romanos eram considerados divinos , basicamente a segunda guerra foi uma luta entre o império e a republica , entre deuses e presidentes , entre o laico e o teocrático , entre Vikings-Romanos-Samurais e o mundo .
Acho besteira ficar rotulando ideologias políticas por nomes e termos.
O termo "conservadorismo" remete a conservar antigos costumes e tradições. E cada povo tem sua cultura e história, oras.
Se tudo oque aparece de novo é revolucionário e se choca com antigos costumes, pode ter certeza que o cristianismo o foi, quando apareceu entre os pagãos de Roma milênios atrás.
Segundo sua lógica, você considera a Itália Fascista "conservadora" por ter sido um Estado monárquico e católico. Mas o Japão e Alemanha, por terem promovido o paganismo, não?
E o cristianismo não faz parte de todas as culturas do mundo, e nem todos os "conservadores" do mundo tem a obrigação de serem cristãos.
E a propósito: Quem foi que disse que o NS Alemão não admitia o cristianismo? A Alemanha, na era do 3ºReich, tinha grandes comunidades protestantes e católicas, apoiadas pelo governo. Quanto ao paganismo, haviam apenas algumas congregações pequenas.
Também discordo quando você diz que "
a 2ª guerra foi entre deuses e presidentes , entre o laico e o teocrático , entre Vikings-Romanos-Samurais e o mundo ."
Até concordo que todos os países Aliados eram repúblicas descendentes do iluminismo, daquelas que quiseram livrar o mundo da influência religiosa no Estado, mas cada um fez isso de maneira diferente. Os soviéticos não eram nenhum "Estado-laico" à moda das democracias ocidentais, mas um Estado-ateu, que até matava quem mostrasse professar alguma religião.
Os liberais descendem do lado mais moderado e girondino da Revolução Francesa, enquanto que os comunistas, do lado mais radical e jacobino. Mas ambos tiveram os mesmos fins, afinal de contas.
Também acho uma baboseira oque você disse sobre Hitler ter sido venerado como um Deus. Oque houve na Alemanha foi apenas um culto a personalidade de Hitler, como um salvador da nação. Stalin também fazia coisa muito parecida. Aliás, muitos ditadores sempre fizeram isso.
Outra besteira é você dizer que em todas as monarquias, reis eram venerados como deuses. Na própria Alemanha, isso jamais aconteceu, já que a mesma não é majoritariamente católica desde o fim da Idade Média, quando Lutero iniciou o protestantismo na região. Isso porque era a Igreja Católica a instituição oficial das monarquias, que tinha o costume de consagrar o Direito Divino aos reis e tal. Enfim, o próprio Bismarck - vulgo, unificador da Alemanha - já não gostava de muito de católicos e os expulsava.
Mas enfim, sobre os países fascistas do Eixo serem saudosistas de tradições monárquico-imperiais, isso é inegável.