Alto lá, como ousam desvalorizar tanto assim o meo Ero-Sennin, Jiraiya-sama?
Concordo que Tsunade foi uma excelente sensei, fez a Sakura e Shizune se tornarem as melhores ninja médicas das suas gerações, mas dizer que ambas não tinham talento ou pré disposição para o âmbito não está de acordo com a veracidade do mangá. Não sabemos muito das origens de Shizune, mas com apenas a informação de que era sobrinha do Dan, um ninja extremamente habilidoso que era usuário do Reika no Jutsu, provável criação do Tobirama, candidato favorito a Quarto Hokage antes do Minato surgir e escolhida a dedo para aprender ninjutsu médico, já nos sugere que ela era de uma família de ninjas talentosos.
Sakura, por sua vez, era sim uma inutilidade só, mas isso se devia a falta de talento? Sério? Sakura era uma inútil por quê ela
QUERIA SER uma inútil, nesta época ainda era imatura e só pensava em namoro dentre outras coisas fúteis, a vida ninja estava em segundo plano, mas, embora não fosse oriunda de um clã importante, sempre teve um dom natural, dom este que a tornou apta a dominar com absoluta naturalidade iryō-ninjutsu:
controle de chakra. Quem possui um controle de chakra avançado possui uma maior probabilidade de aprender qualquer estilo, dado que todo o jutsu requer um bom controle e manipulação de chakra. É necessário controle de chakra para aumentar o fluxo, é necessário controle de chakra para moldar, é necessário controle para modificar a forma, é necessário controle para fundir com sua energia física e transformar em ninjutsu, enfim, controle de chakra é fundamental em tudo. Ela simplesmente nasceu com um dos melhores dons, além de também ser do tipo Genjutsu, uma pedra perfeita para a Senju lapidar.
Agora, vejamos os alunos de Jiraiya: um Jinchūriki, três órfãos e um garoto sem clã. Dos cinco, apenas dois tinham talento natural, dois eram comuns e o último era um perdedor, Jiraiya teve que lidar com todos os tipos de alunos. Sinceramente, estes argumentos de que "Naruto é Uzumaki", "Naruto tinha a Kyuubi"... são tentativas fail de desvalorizar o trabalho do Sannin ou interpretação do mangá errônea mesmo, além de facilmente rebatíveis! Naruto era mesmo um Uzumaki, um Uzumaki
péssimo em selos manuais, um "dom" que por esta lógica ele deveria nascer; Naruto era mesmo um Jinchūriki, um Jinchūriki péssimo no uso do poder Bijuu, entidade esta que tornava seu controle de chakra, que já era pobre, pior ainda, tanto que precisava usar quantidades muito maiores para concluir um simples ninjutsu.
Dentro deste cenário, o que mais Jiraiya podia ensinar ao Naruto, além ddo Rasengan, jutsu que não requer selos, e estimular o controle Kyuubi? Naruto com Jiraiya aprendeu: Kuchiyose, despertou as técnicas de Jin (até a 4ª Calda) e Rasengans, para mim já foi um grande avanço, sem dúvidas, considerando que ele tinha zero conhecimento, teórico, não era dos mais inteligentes e tinha um modesto controle de charka, definitivamente, quem acredita que era tarefa fácil treinar o Naruto está completamente equivocado, pois segundo a lógica dos selos, foi um "milagre" combinado com esforço de ambas as partes (Mestre e Discípulo) ele ter aprendido KnJ, e segundo o Kakashi, foi uma façanha Jiraiya tê-lo ensinado o Rasengan! Tudo o que Naruto tinha era um grande
potencial e uma enorme
determinação, são características bem diferentes de dom.
Quanto ao retorno a Konoha pós dois anos, é óbvio que ele só voltou com o
Ōdama Rasengan de novidade por quê Jiraiya insistiu no treinamento Bijuu, indo até os limites de uma situação de vida ou morte. Ainda assim, as habilidades de bukijutsu do Naruto, controle e sincronia com os Kage Bunshins evoluíram muito, a ponto de enganar Kakashi e ser elogiado por ele.
Um Mestre que entende o estágio que seu discípulo se encontra e adequa o treino de acordo com os atributos dele, persistindo até o final a ponto de colocar sua vida em risco em prol de seu desenvolvimento, e que ainda deixa um legado para que ele dominasse Senjutsu e o Chakra da sua Bijuu, duas habilidades dificílimas de aprender até mesmo para gênios, sem sombra de dúvidas supera os feitos de qualquer outro que apareceu neste mangá.
Konan, Yahiko e Nagato quando conheceram Jiraiya eram órfãos indefesos, que aparentemente não tinham nada de especial. Somente depois que o Sannin descobriu que um deles tinha o Rinnegan, mas o crescimento do Nagato logicamente teve méritos de ambas as partes, e neste caso, vemos perfeitamente o grande conhecimento e sabedoria que o sensei exibia ao lidar e se envolver da melhor forma com cada aluno. Reitero que um mestre entende o estágio que seu discípulo se encontra e adequa da mesma forma o treinamento às capacidades dele. O "conteúdo", assim por dizer, que ele dá para o Naruto não pode ser o mesmo que ele dá para o do Nagato, o conteúdo que ele dá para o Nagato não era o mesmo que ele deu a Konan, assim como certamente o treinamento para Yahiko e Minato foi outro.
Enquanto Jiraiya estimulava na Konan molde, canalização e fusão de seu chakra nos origamis, ensinava elementais para o Nagato e Yahiko, assim como mais tarde o Rasengan, Kuchiyose no Jutsu e "Kyuubi" para o Naruto. Em suma, ele deixou o trio com nível suficiente para se protegerem e sobreviverem numa guerra, que por sinal tinha grandes proporções envolvendo as Cinco Grandes Nações. E, como todos sabem, eles se tornaram ainda mais fortes e sobreviveram - mesmo havendo aquele incidente com Hanzō.
Quanto à Minato, sabemos pouco a respeito de como era a relação entre Mestre x discípulo deles, mas ainda que este seja o mais talentoso de todos, é perceptível que Jiraiya teve uma grande influência, não apenas na sua filosofia e ideais, como no seu estilo ninja, uma vez que fechou contrato com as mesmas Kuchiyoses, o que possibilitou mais tarde no aprendizado de SM, e demonstra nutrir uma imensa admiração pelo seu mestre.
Concluo que Jiraiya foi o melhor mestre que apareceu neste mangá, de longe, pois mais do que meramente ensinar jutsus, ele deixou importantes legados a todos os seus alunos, influenciando diretamente nos ideais e estilo ninja de cada um. Ele teve toda o tipo de discípulo: o talentoso, discípulo sem talento, o com médio talento, o comum... e foi muito bem sucedido com todos, não existe nenhum aluno dele noob do Jiraiya. Embora o trabalho que Gai fez com Lee tenha sido espetacular, isto não há como negar ou contestar, teve a problemática se resumir ao Lee! Tenten estava mais ou menos numa condição semelhante e não teve a mesma atenção, ela podia ter taijutsu e velocidade top, mas ficou restrita ao Bukijutsu. Neji já era um gênio de nascença, tinha um taijutsu especial que superava o do Lee, mas Gai não se preocupou em lapidá-lo. Imagina se o sensei estimulasse-o a aumentar sua velocidade corporal, como seria um Neji usando as técnicas do Jūken no ritmo do Lee sem pesos, aumentando ainda mais seu nível de shunshin, nossa, seria algo lindo de se ver! A mesma crítica que fazem com o Kakashi também serve para o Gai, ambos tinham bons motivos para focarem no Sasuke e Lee, eram os alunos mais problemáticos e que mereciam uma maior atenção, mas, se existe um provérbio que cabe muito à esta análise, é aquele que diz que um mestre não deve ter favoritos. Creio que isto seja o que diferencie o
Mestre Sábio Pervertido de todos os outros!
Rebusque-se tão completamente o remanescente de Israel como se faz com uma videira, como faz quem colhe uvas: e você, repasse os ramos cacho por cacho até transformá-los em vinho —Jeremias 6:9
Jiraiya e Gai tinham esta filosofia bíblica de acreditar no potencial de perdedores, ainda que fossem vistos pelo mundo como meras uvas, eles eram mestres visionários enxergando a longo prazo uma transformação em bons e saborosos vinhos. Como dito para Orochimaru,
qual mérito em ensinar alguém que já nasce um gênio? Adoro os dois, mas pelos fatos citados, tendo a escolher o Jiraiya como o melhor dos melhores.
01. Jiraiya
02. Gai
03. Kakashi
04. Tsunade
05. Orochimaru