Deidara vence sem a menor sombra de dúvidas. E até com bastante facilidade, eu diria.
Além de ser mais forte que o Gai, o Deidara ainda tem um estilo que desfavorece ele totalmente, por ser um lutador de longas distâncias e com um arsenal imenso de habilidades, ao contrário do Gai que só se resume em artes marciais.
Mesmo no chão, Deidara escaparia ileso do Gai. Deidara é um dos Akatsukis mais ágeis e rápidos e com boas habilidades de esquiva, sendo capaz de acompanhar os movimentos do Sasuke-Hebi e do Time-Guy inteiro, aliás. Ele manteria um combate corpo-a-corpo com o Gai tranquilamente, podendo até ferí-lo gravemente ou matá-lo com uma simples bombinha.
A luta estaria perdida a partir do momento em que Deidara subisse em cima de um pássaro de argila e voasse. Aí, pronto.
Não haveria nada que o Gai pudesse fazer contra ele. Nada que pudesse alcançá-lo.
Gai não tem resposta pro C4, C3 e C2, seria massacrado.
Discordo do que uns dizem aí sobre o Hirudora. Além de se locomover em linha retilínea e não ter momento certo de explosão (ao contrário dos mísseis guiados do Deidara), eu duvido que sua explosão poderia atingir o Deidara.
Deidara nos céus fica longe o suficiente pra não ser afetado pelo C3, capaz de destruir uma vila, oras.
Nem que o Gai abrisse o 8º Portão, ele teria chances de vitória garantidas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acho incrível como nesse tópico, a maioria acha que Deidara vence Gai. Certo, normal, até aí tudo bem.
Mas no tópico Gai vs Sasori, - que é de fato superior ao Deidara - a maior parte acha que Gai vence. Pqp, o pessoal desse fórum parece meio dorgado as vezes.