Se o que você busca é uma "raison d'être", tanto para nós quanto para o universo, bem... Tenho certeza de que não vou poder te oferecer isto, Robert.
Uma das características mais marcantes do universo é o papel da probabilidade e da incerteza causativa — na existência das coisas e na interação das coisas. Nós vemos que, mesmo em nosso próprio caso, não há nada certo sobre nossas vidas. O que pode acontecer conosco depende de uma série de fatores probabilísticos, agenciais (como nós agimos) e interacionais (interação com as coisas e as forças da Natureza). Nós existimos até que a energia em nossos corpos resolva se mover e agir, e nós desaparecemos quando essa dança de matéria e energia termina.
Creio eu que, em algum momento do futuro, talvez devamos reescrever nosso conhecimento e a nossa compreensão da realidade e da existência. Isto exigirá novas filosofias e abordagens para explicar as enormes contradições que existem no universo no nível subatômico e nas dimensões do espaço e do tempo. Ainda há muitas lacunas na nossa compreensão da física moderna, da mecânica quântica, da gravidade quântica, das leis gravitacionais e das leis da termodinâmica. Até que encontremos soluções, o universo continuará sendo um quebra-cabeça.
Agora, se a metafísica estiver no meio, nós teremos que conceber uma abordagem completamente diferenciada. Volto aqui depois.