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Se deus é o todo poderoso, por que ele nunca tentou resolver o problema da terra? Seria melhor do que fugir e ficar se escondendo...

Por que ele criou inúmeros outros planetas e galáxias sendo que a vida se concentra somente na terra?

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Se deus é o todo poderoso, por que ele nunca tentou resolver o problema da terra? Seria melhor do que fugir e ficar se escondendo...

Resolver o problema sem mexer no livre arbítrio? :?: Mas a sua pergunta é:

Por que Deus não mata logo os pecadores(visto que acabar com o pecado sem mexer no livre arbítrio é impossível) ?
Resposta: Você tocou umas 50 punhetas esse mês, Deus te mataria do mesmo modo que mataria um estuprador.

Por que ele criou inúmeros outros planetas e galáxias sendo que a vida se concentra somente na terra?

Pra matar o tempo. :fera: Mas fala aí um planeta com vida.

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Robert escreveu:
Se deus é o todo poderoso, por que ele nunca tentou resolver o problema da terra? Seria melhor do que fugir e ficar se escondendo...

Por que ele criou inúmeros outros planetas e galáxias sendo que a vida se concentra somente na terra?


https://pt.wikipedia.org/wiki/Demiurgo

No pensamento cosmogônico de Platão, o termo designa o artesão divino - causa da alma do mundo - que, sem criar de fato o universo, dá forma a uma matéria desorganizada imitando as essências eternas, tendo os deuses inferiores, criados por ele, como tarefa a produção dos seres mortais.[4] No pensamento gnóstico, o demiurgo, criador do mundo é distinto do Deus supremo e em geral considerado mau.[4

Os gnósticos acreditavam que o Criador ou demiurgo era uma entidade do mal,[28] o que contrasta com o conceito platônico[29] Segundo o gnosticismo existe incompatibilidade entre a esfera divina, que é luz, e o universo de nossa experiência, que é terreno e desprovido de sentido, esse dualismo, inspirado por uma visão pessimista do mundo e de sua história, não é eterno como para os maniqueus, pois o mal só apareceu com a criação, atribuída à hìbrys de um demiurgo, e há de desaparecer um dia.[30]

Em textos gnósticos como no Apócrifo de João e Da origem do Mundo, demiurgo, o filho de Sophia recebe nomes que definem a sua natureza: Yaldabaoth ("filho dos caos"[31]), Sakla (do aramaico, "tolo"),[5] Samael ("deus cego")[32] ou ainda Nebruel (ou Nebro).[33]É ainda no Apócrifo de João que descrevem o demiurgo Yaldabaoth com um ser que tem o rosto que se assemelha a um leão.[33]

No apócrifo Hipóstase dos Arcontes, Yaldabaoth e Sabaoth são entidades diferentes, esta última seria o filho do primeiro mas mesmo nessa versão Sabaoth tem função semelhantes, seu trono é uma imensa carruagem de querubins rodeada por anjos ministeriais. O nome Yaldabaoth exercitou a ingenuidade dos estudiosos por um bom tempo, este arconte foi igualado a Yahweh (Javé) do Antigo Testamento,[34][35][36] mas não há indícios no hebraico para tal significado.[37]

No Sistema de Ptolomeu de Valentim, o demiurgo é descrito como um anjo, semelhante a deus, que elevou-se até o sétimo céu que circunda a terra, acima deste está o oitavo céu e acima dele o Deus Supremo, que fica completamente distante do mundo. Anjo guardião da esfera inferior, o demiurgo foi designado como o criador do mundo, o chefe dos arcontes pelos quais Achamoth, a mãe, deu à luz (Ogdoad). Por trás do demiurgo, há uma reunião de forças subordinadas, os arcontes, que são seus colaboradores.[38] A teoria Valentiniana elabora que da Achamoth (he káta sophía ou sabedoria menor), originaram-se três tipos de substâncias, o espiritual (pneumatikoi), o animal (psychikoi) e o material (hylikoi). O Demiurgo pertence ao segundo tipo, por ele ser fruto da união da Achamothcom a matéria[39]

A descrição do demiurgo, pelos setianistas é ainda mais negativa do que no sistema valentiano e seu status é inferior ao do Deus Supremo, como citado no Evangelho de Filipe, mas ele alcançou o status de criador dos arcontes e do mundo natural,[38] tornando-se arrogante disse "Eu sou o Pai, e acima de mim não há nenhum outro",[40] (como em Isaías 45:5 e Isaías 46:9), de acordo com o Apócrifo de João, uma voz divina, ultrajada com a reivindicação arrogante de Yaldabaoth, dá a resposta e o refuta, a voz ressoa: "A humanidade existe, assim como o filho da humanidade".[41]

Marcião contrapunha o deus do Antigo Testamento ao deus de Jesus Cristo, para ele a criação era obra de um deus maligno, o Demiurgo, apresentado na Bíblia judaica. Segundo Marcião, o Pai de Jesus não tinha nada em comum com o Deus judaico do juízo e da guerra, o deus do Antigo Testamento, juiz potente, justo, colérico, cruel, mesquinho, capaz de afirmar: «Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu sou Jeová que faço todas estas coisas.» (Isaías 45:7), esse deus não poderia ser o mesmo pai de Jesus Cristo.[42] Coerente ao seu pensamento, Marcião não só rejeitou a Bíblia judaica como Escritura Sagrada, na luta pela mensagem pura, mas também os escritos do neotestamentários em que predomina a tradição judaica.[43]

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Diálogos sobre os demiurgos e os arcontes são comuns no cristianismo gnóstico. Demiurgo pode ser traduzido como "falso deus", "falso criador" ou "meio criador", e nos ensinamentos de Sophia, por exemplo, é entendido como o princípio da ignorância cósmica. Arconte significa literalmente "governante" e indica forças espirituais ligadas à ignorância cósmica (o domínio do demiurgo). Assim, o demiurgo é o chefe dos arcontes, que representam fundamentalmente forças cósmicas misturadas; portanto, forças espirituais que não são nem puramente divinas nem demoníacas, mas sim de natureza titânica.

De acordo com os ensinamentos de Sophia, Satanás não é o demiurgo, mas sim a sombra do demiurgo; por isto Satanás é gerado pelo demiurgo. Satanás significa literalmente "adversário", "obstáculo" ou "oponente" em hebraico, e também é chamado de Samael, o "veneno de Deus". Satanás está associado à "inclinação do mal" às criaturas, especificamente a inclinação do mal aos seres humanos e ao anjo da morte. Em vez de qualquer coisa externa a nós, Satanás representa o estado dualista da consciência produzido pela ignorância cósmica e, especificamente, é uma personificação do Desejo de Receber por si mesmo (egoísmo ou autocompreensão) e o culpado ou juiz em cada um nós, seja o juíz de nós mesmos, de outros ou de circunstâncias externas.

Isso se reflete no próprio termo "diabo" ou no termo grego diabolos, que significa literalmente o "divisor". Pode-se recordar o que Yeshua disse quando foi acusado de realizar maravilhas pelo poder do diabo: "Uma nação dividida contra si mesma não resistirá". É uma peça sobre o significado de "diabo" ou Satanás, o oponente.

Se os demiurgos são a ignorância cósmica, então os arcontes são as misturas na consciência que surgem da ignorância; daí várias formas de negatividade — auto-apreensão, orgulho, ciúme, concupiscência, medo-raiva, tristeza-depressão, dúvida e coisas do gênero. Se Satanás é a sombra do demiurgo, então os "demônios" são as formas mais extremas de tal negatividade que conduzem ao puro mal. É, antes de mais nada, neste contexto que os demiurgos, os arcontes, Satanás e os demônios são entendidos nos ensinamentos de Sophia.

Como vê, @Uchiha Wolf, o demiurgo possui muitas vertentes para ser usado como uma resposta sábia ao problema do mal, mas lhe dou alguns créditos por ter linkado um artigo sobre o tema.

Última edição por UchihaPower em Seg 25 Set 2017, 23:02, editado 1 vez(es)

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Eu já disse e repito: Vivemos em uma simulação.

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Robert escreveu:
Se deus é o todo poderoso, por que ele nunca tentou resolver o problema da terra? Seria melhor do que fugir e ficar se escondendo...

Por que ele criou inúmeros outros planetas e galáxias sendo que a vida se concentra somente na terra?


Segundo a Bíblia é tudo um teste para selecionar quem irá ao Paraíso depois do Armagedom. Se Jesus não tivesse derramado seu sangue aqui, já estaríamos condenado por conta dos pecados de Adão e Eva.

O universo ainda é pequeno pra ele.

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Como vê, @Uchiha Wolf, o demiurgo possui muitas vertentes para ser usado como uma resposta sábia ao problema do mal, mas lhe dou alguns créditos por ter linkado um artigo sobre o tema.

R : Demiurgo não possui nenhuma vertente , demiurgo é demiurgo .

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Existem diversos grupos gnósticos diferentes , por exemplo você diz que satanás não é o demiurgo mas em determinados grupos gnósticos o demiurgo é considerado o propio satanás . Platão por exemplo não considerava o Demiurgo como uma entidade do mal , eu acho que Platão não considerava o demiurgo mal por que Platão era Mal e o Bem de Platão na verdade era o mal .

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Robert escreveu:
Se deus é o todo poderoso, por que ele nunca tentou resolver o problema da terra? Seria melhor do que fugir e ficar se escondendo...

Por que ele criou inúmeros outros planetas e galáxias sendo que a vida se concentra somente na terra?


A que "deus" você se refere que fugiu e se escondeu?
Que problema "da terra" em especial você se refere? Ou a todos?

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Robert escreveu:
Se deus é o todo poderoso, por que ele nunca tentou resolver o problema da terra? Seria melhor do que fugir e ficar se escondendo...

Por que ele criou inúmeros outros planetas e galáxias sendo que a vida se concentra somente na terra?


Porque o único motivo dele não ter feito um intermédio na terra é porque ele quer ver quem comete pecados e quem não comete durante esse período.

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Uchiha Wolf escreveu:
Existem diversos grupos gnósticos diferentes , por exemplo você diz que satanás não é o demiurgo mas  em determinados grupos gnósticos o demiurgo é considerado o propio satanás . Platão por exemplo não considerava o Demiurgo como uma entidade do mal , eu   acho que Platão não considerava o demiurgo mal por que Platão era Mal e o Bem de Platão na verdade era o mal .  


Platão, assim como Sócrates, foi influenciado por visões pouco ortodoxas e pela a teologia de Orfeu e seus seguidores, mais notavelmente Pitágoras. Eles consideravam que o universo era composto de uma "única" realidade, uma visão chamada monismo. Platão fez uma distinção entre o demiurgo, o criador material, a quem ele chamou de Zeus, e uma entidade transcendente maior — que era imaterial.

As visões de Platão sobre o divino se diferiram do restante do helenismo. Ele teve em mente, assim como Orfeu e Pitágoras (e também Zoroastro; Zaratustra), que o Único (mônada, entidade transcendente) era puro, bom e perfeito, acima do poder de todas as outras coisas; não sendo, assim, afetado por elas. Quando Platão disse que Zeus era um criador material, por exemplo, ele quis dizer que Zeus criou o mundo material, mas não conhecia o mundo imaterial mais perfeito que jazia acima dele (realidade transcendente, vide alegoria da caverna).

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UchihaPower escreveu:
Uchiha Wolf escreveu:
Existem diversos grupos gnósticos diferentes , por exemplo você diz que satanás não é o demiurgo mas  em determinados grupos gnósticos o demiurgo é considerado o propio satanás . Platão por exemplo não considerava o Demiurgo como uma entidade do mal , eu   acho que Platão não considerava o demiurgo mal por que Platão era Mal e o Bem de Platão na verdade era o mal .  


Platão, assim como Sócrates, foi influenciado por visões pouco ortodoxas e pela a teologia de Orfeu e seus seguidores, mais notavelmente Pitágoras. Eles consideravam que o universo era composto de uma "única" realidade, uma visão chamada monismo. Platão fez uma distinção entre o demiurgo, o criador material, a quem ele chamou de Zeus, e uma entidade transcendente maior — que era imaterial.

As visões de Platão sobre o divino se diferiram do restante do helenismo. Ele teve em mente, assim como Orfeu e Pitágoras (e também Zoroastro; Zaratustra), que o Único (mônada, entidade transcendente) era puro, bom e perfeito, acima do poder de todas as outras coisas; não sendo, assim, afetado por elas. Quando Platão disse que Zeus era um criador material, por exemplo, ele quis dizer que Zeus criou o mundo material, mas não conhecia o mundo imaterial mais perfeito que jazia acima dele (realidade transcendente, vide alegoria da caverna).


Isso é como um grande quebra cabeça , Platão e Pitágoras possuiram apenas algumas peças desse grande quebra cabeça , outros como Mani e Zaratustra possuiram o quebra cabeça completo , possuiram o que eu considero ser a perfeita sabedoria . Tambem existe a hipótese de Platão e Pitágoras serem adoradores do demiurgo-satanás e illuminatis . Sendo o verdadeiro Deus e o falso deus absolutamente opostos e irreconciliáveis é inegável que existe hostilidade entre eles e que o dermiurgo é quem representa o mal nessa história . Zoroastro e Mani ao contrario de Platão e Pitágoras eram dualistas , acreditavam em duas entidades opostos e irreconciliáveis . Eu considero os não-dualistas duas coisas , ou ignorantes ou mal intencionados , ou não são suficientemente aptos para conseguir perceber a verdade ou são homens perversos justificando sua perversiade . Veja o que diz o Zoroatrismo e o Maniqueismo sobre essa questão :

(O maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Manes ou Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.)

(Conforme as suas ideias, a fusão dos dois elementos primordiais, o reino da luz e o reino das trevas, teria originado o mundo material, essencialmente mau. Para redimir os homens de sua existência imperfeita, os "pais da Justiça" haviam vindo à Terra, mas como a mensagem deles havia sido corrompida, Mani viera a fim de completar a missão deles, como o Paráclito prometido por Cristo, e trouxera segredos para a purificação da luz, apenas destinados aos eleitos que praticassem uma rigorosa vida ascética. Os impuros, no máximo podiam vir a ser catecúmenos e ouvintes, obrigados apenas à observância dos dez mandamentos)

(O zoroastrismo, masdaísmo, masdeísmo[1] ou parsismo é uma religião fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro. É considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético. Para alguns acadêmicos,[2] os pontos chaves das principais doutrinas do Zoroastrismo sobre a escatologia e demonologia, como a crença no paraíso, na ressurreição, no juízo final e na vinda de um messias, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.)

(Tem seus fundamentos fixados no Avesta e admite a existência de duas divindades (dualismo), as quais representam o Bem (Aúra-Masda) e o Mal (Arimã). Da luta entre essas divindades, sairia vencedora a divindade do Bem, Aúra-Masda.)


Se você considera não-dualismo apenas uma grande besteira sem nenhum fundamento você esta de parabéns , você é mais inteligente do que Platão e Pitágoras .
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