Muitas variáveis para poucas respostas, Zenz. Nos casos em que há um amplo compartilhamento de órgãos, mas dois cérebros funcionais diferenciáveis, há uma série de desafios filosóficos e éticos. Isso ocorre porque os gêmeos siameses: 1. dão origem a enigmas sobre a nossa identidade, a respeito de sermos idênticos a algo em um sentido psicológico ou biológico; 2. nos obrigam a decidir se o que importa, isto do ponto de vista ético, é a vida biológica de nossos organismos ou a existência de nossa consciência ou mente; 3. levanta questões sobre quando, isto se possível, é moralmente aceitável sacrificar um de nós para salvar o outro; 4. nos obrigam a refletir sobre as condições das propriedade dos órgãos e sobre a justificação da remoção de órgãos para transplantes que causam a morte do doador; 5. levantam questões sobre quem deve tomar decisões sobre tratamentos que arriscam a vida — quando isso não pode ser decidido pelos próprios pacientes.
Nós somos mesquinhos quanto se trata da dor: nunca compartilhamos. Quando digo isso, não quero dizer que não falamos sobre a nossa dor ou que não somos empáticos com o sofrimento de outras pessoas. O que quero dizer é que as experiências corporais, como a dor, a fome, a sede, as cócegas, etc., têm intuitivamente uma característica: podem ter apenas um dono.
Agora, no que concerne os gêmeos siameses: pode ser possível compartilhar experiências corporais. Talvez gêmeos conjugados possam compartilhar exatamente a mesma dor. Então, ao contrário da minha primeira intuição, talvez existam situações possíveis e até mesmo reais, onde as pessoas sofram de uma mesma dor. Ainda assim, podemos nos perguntar, os irmãos conjuntos podem ser os únicos que podem compartilhar dor? Se, de alguma forma, compartilhássemos uma parte do corpo ou estivéssemos ligados através do cérebro, poderíamos compartilhar sensações corporais? Poderia haver outras maneiras pelas quais duas ou mais pessoas sofressem de uma mesma dor?
Como vê, não posso responder sua indagação, mas posso te fazer pensar mais aprofundadamente.