Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVocê está sendo você mesmo? EmptyVocê está sendo você mesmo?

more_horiz
Não está escondendo nada ai nessa festa de pensamentos em sua cabeça? Você está sendo você mesmo? 150950350

descriptionVocê está sendo você mesmo? EmptyRe: Você está sendo você mesmo?

more_horiz
As duas coisas... :[negao]:

descriptionVocê está sendo você mesmo? EmptyRe: Você está sendo você mesmo?

more_horiz
As duas coisas. :jerry:

descriptionVocê está sendo você mesmo? EmptyRe: Você está sendo você mesmo?

more_horiz
nunca pensei sobre isso

descriptionVocê está sendo você mesmo? EmptyRe: Você está sendo você mesmo?

more_horiz
Difícil de responder, o que sou eu? O que é cada um de vocês? Somos aquilo que mostramos para cada uma das outras pessoas? Somos aquilo que pensamos de nós mesmos? Somos aquilo que escondemos de todos (até nós mesmos)? No fundo, somos todas essas as alternativas (VISH, lembrei de Neon Genesis Evangelion agora :v)

Dito isso, estou sendo eu mesmo, mas nunca seria possível ser 100% de mim mesmo ao mesmo tempo.

descriptionVocê está sendo você mesmo? EmptyRe: Você está sendo você mesmo?

more_horiz
Então, Ben, se sua pergunta foi mais puxada ao ramo filosófico e psicológico, os quais, muitas vezes, se concentram no eu, e que geralmente se refere à fonte da consciência única em um ser unificado, eu diria que sim. Geralmente, o eu é visto como aquela coisa dentro de nós que pensa e toma decisões. Assim, mesmo quando eu não estou sendo eu mesmo, ainda considero que estou sendo eu. O silogismo utilizado aqui é o mesmo da mentira verdadeira: ao contar uma mentira, eu me considero verdadeiro comigo mesmo. Desde que esta afirmação não tome a forma de um axioma, está tudo bem.

Deixem-me divagar um pouco (só para variar xD): a mente não é um ser unificado. É uma máquina natural composta de várias partes. A mente tem muitos desejos, sentimentos e instintos diferentes. O nosso eu pessoal é uma construção da mente e da sociedade.

A mente usa a ideia do eu para que possa funcionar de forma centralizada. Ao se conceituar como uma entidade mais unificada e singular, a mente pode entender mais facilmente seus desejos e sentimentos. Em outras palavras, a mente constrói o eu para sintetizar todos os diferentes desejos, sentimentos e instintos na forma de um conjunto coerente, que ela usa para tomar decisões e racionalizar nossas decisões passadas. Por exemplo, parte de uma pessoa pode gostar e querer algo, enquanto outra parte desta pessoa não gosta e não quer essa mesma coisa; a mente pode entender essas partes conflitantes através da síntese conceitual e, assim, decidir sobre gostar ou não gostar desta coisa.

A sociedade e as outras pessoas também usam o conceito do eu para entender e interagir com um ser humano. Geralmente, é impossível e impraticável conhecer todos os diferentes sentimentos, desejos, instintos e influências que fazem com que um ser humano atue de certos modos e tome certas decisões. Para entender os seres humanos, nós os concebemos como pessoas singulares — com eus singulares. Por exemplo, seria possível que uma mulher humana desejasse e não quisesse fazer sexo com um homem, e que ela concordasse e não concordasse com o sexo, mas seria incrivelmente difícil entender esses conflitos e julgar a situação; para ajudar com isso, concebemos a mulher como uma pessoa unificada e singular, que consente ou não consente.

A sabedoria básica também influencia a nossa ideia do eu. Como crianças relativamente imprudentes, temos uma ideia muito mais imediata de nós mesmos. Uma criança poderia pensar em si mesma, em um futuro distante, e a criança não a veria completamente como a mesma pessoa. Até certo ponto, todos nós fazemos isto, e é por isto que tomamos decisões que nos dão benefícios imediatos, mas que, a longo prazo, nos prejudicam. Exemplos? — Procrastinação, excesso de gastos e excesso de indulgência. À medida que envelhecemos e ganhamos experiência, devemos pagar as consequências de nossas escolhas de visão curta. Como resultado, aprendemos a nos comportar de uma forma mais sábia, mais longa. Aprendemos a pensar em nós mesmos como uma entidade de longa duração.

Graças à sabedoria, não nos definimos apenas como o corpo e os sentimentos que temos hoje, ou esta semana, ou mesmo este ano. Em vez disso, nós nos definimos como a semelhança fundamental entre o corpo e os sentimentos que temos durante toda a nossa vida... Nós não pensamos em nós mesmos como apenas os átomos ou a matéria em nosso corpo atual, mas, em vez disso, pensamos em nós mesmos como um padrão mais genérico e que permanece o mesmo, mesmo que todos os átomos e matérias em nossos corpos sejam substituídos.

A morte também influencia muito na maneira como definimos o eu — criando o limite de nossa longevidade.

Geralmente, a morte humana ocorre rapidamente e marca um grande ponto de viragem: onde o corpo humano perde a consciência de forma permanente. O corpo rapidamente deixa de funcionar e decaça. Todas as informações e pensamentos únicos armazenados no cérebro ou na "mente" humana são perdidos. Isso inclui memórias, percepções, personalidade e tal... E é por isto que o meu "motto" é a frase do anime "Serial Experiments Lain" — "Você só existe através de lembranças dos outros, o que não é lembrado nunca aconteceu."

Em resumo, a mente e a sociedade construem o eu para entender e interagir com aquilo que é humano, mas de forma prática e simplificada. A sabedoria faz com que vejamos o eu como algo mais do que um ser momentâneo. Usualmente, a morte nos faz ver o eu como os elementos de uma pessoa — que existe de forma correlacionada a morte, mas não além dela.

Felizmente, a nossa visão do eu é pouco clara e adaptativa. Ajustamos a nossa ambígua concepção do eu para lidar com novas situações.

Como nota: eu sei que o meu post está longe de ser informativo ou reflexivo como o habitual, e até peço perdão por isto, mas não estou tão inspirado ou particularmente disposto esta semana. Estou tomado de dores pelo o corpo inteiro e, ao contrário dos rumores, não sou nenhum masoquista... Apenas um jovem sádico, dono da alma de um velho chato, e que gosta de manuscritos satânicos.

:fem:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos