Eu não me recordo de alguma exploração do mangá encima do sharingan um tomoe, e por isso eu não acho que de para afirmar essa ideia do sharingan ter suas habilidades básicas restringidas ao estágio. Mas de toda forma, não acho coerente usar da antiga geração como um parâmetro para alguns personagens dessa nova, sendo eles, Boruto, Sarada e Mitsuki. Esse último por ser um humano sintético, tendo suas características selecionadas a dedo pelo Orochimaru, e Boruto e Sarada — o primeiro especialmente — por terem uma linhagem excêntrica. A Uchiha tem uma tendência a herdar a qualidade do chakra de seu pai, como reencarnação de Indra.
E a partir disso ter suas habilidades sobre o sharingan moldados para além do convencional, assim como tivemos no arco do Nue com o Boruto mostrando uma evolução do 'byakugan'. E apesar disso, o animê não está banalizando o uso do sharingan para a garota, desde que foi inserida a capacidade de leitura dos jutsus a Sarada é demonstrada tendo um desgaste maior por esse meio.
ela pode ter treinado e muito , afinal ela ficou desaparecida por um tempo
Desde o episódio 09 é mostrado a valorização da Sarada com o treinamento [1]