Não há incoerência em o Kakashi assumir o posto como hokage, mas que foi algo, pelo menos na minha concepção dispensável, isso sem sombra de dúvidas. Qual a necessidade de concluir o mangá com uma transição da Tsunade para o Hatake? Ainda mais em um contexto onde teoricamente o mundo shinobi se encontrava pacificado? A meu ver isso foi apenas um dos fanservice tido na reta final do mangá, nada que acrescentasse em muito a obra como um todo.
Kakashi a meu ver teve uma gestão muito acomodada, maior ameaça sendo o Toneri com sua ideologia deturpada de destruição da Terra, mas que tudo ficou encarregado a antiga geração. O avanço tecnológico eu particularmente não vejo como algo essencial e tão pouco que dependesse da administração do Kakashi. Kirigakure mesmo é considerada uma grande potência (Ao menos no âmbito econômico) e se bem me recordo, foi no período do Naruto que houveram grandes avanços tecnológico, como trens e dirigíveis em Konoha.
Kakashi é foda, mas ao longo dos anos já recebeu muito mijo, podiam ter poupado dessa.