Ainda bem que eu não te conheço.
diovpp escreveu:O Diabo não é mal
Nas historias, nunca vi ele indo la e fazendo mal a alguém bondoso
Drizzt Do'Urden escreveu:Deus já foi definido, mas, por um momento, peço que ignoremos sua ontologia.
Drizzt Do'Urden escreveu:Deus (perspectiva monoteísta) é definido como:
1. Onipotente;
2. Onisciente;
3. Onibenevolente.
Drizzt Do'Urden escreveu:Dado que o Diabo é exatamente o oposto de Deus,
Drizzt Do'Urden escreveu:...obtemos a seguinte definição:
1. Impotente;
2. Ignorante/idiota/baka;
3. Onimalevolente.
Assim, devemos temer o Diabo?
Existe uma melhor definição do Diabo?
diovpp escreveu:O Diabo não é mal
Ele castiga o mal
Leon Lancaster escreveu:diovpp escreveu:O Diabo não é mal
Ele castiga o mal
Sim, ele castiga o mal, mas ele é mal, tanto por corromper os bons, quanto por vários outros fatores.
Suas hordas de demônios estão aí pra fazer/espalhar o mal, trazer desgraças, fazer coisas ruins e etc.
Uchiha Wolf escreveu:Veja a opinião de Marcião de Sinope ...
De características gnósticas, tinha base no cristianismo ligado à tradição paulina. Simplificou as cerimónias dos primeiros cristãos, praticando uma moral severa, com interdição ao casamento, jejuns rigorosos, preparação para o martírio e fraternidade austera.
O seu corpo doutrinário partia da oposição entre Justiça e Amor, Lei e Evangelho. Rejeitava o Antigo Testamento como ultrapassado, anunciando um cristianismo autêntico baseado na contradição entre dois deuses:
- O Deus da Lei, o Demiurgo, que seria o deus do Velho Testamento; e
- o Deus do Amor, como revelado por Jesus Cristo.
Marcião acreditava no mesmo dualismo que os gnósticos a respeito do mundo material, no sentido que a matéria é antagônica do bem e que, portanto, o deus criador do ser humano, o “demiurgo”, é limitado e mau, pelo que sua criação material também deveria ser má. Todavia, é importante ressaltarmos que Marcião não era gnóstico, embora certamente tenha tido contato com as ideias gnósticas. Pelo sistema de Marcião, o ser humano era criação do Deus da Lei, o deus do Velho Testamento judaico, severo e cheio de ira. Este Deus concedeu ao ser humano uma lei impossível de cumprir e, por isso, o ser humano viveria sob uma maldição.
Mas o Deus Primeiro da Bondade, o Ser Primeiro, tivera piedade do ser humano e mandara seu filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade. Essa manifestação do Deus Primeiroseria um Cristo docético, não feito de carne e sangue, mas puramente espírito, não estando submetido ao nascimento ou a morte. Ele se vestira com a forma de um homem de 33 anos de idade, que o demiurgo fez com que fosse crucificado - por causa disso, seguindo o destino do Salvador, os cristãos deveriam sofrer perseguições para merecerem a libertação no fim dos tempos, quando o deus do Amor finalmente os libertaria da ferocidade da Lei e da Matéria.
Porém, Cristo uma vez tendo ressuscitado acusou o demiurgo de agir contra sua própria lei e, por causa disso, o demiurgo foi obrigado a entregar ao Deus Bom as almas dos redimidos que tinham morrido. Com a finalidade de atrair estes bons para si, o Deus Bom criou Paulo, o único que entendia a doutrina tanto do Deus do Amor quanto do Deus da Lei, sendo também o único que compreendia a antítese entre o Velho Testamento e o Novo Testamento e entre o Deus da Lei e o Deus do Amor.[1]
02snake escreveu:Uchiha Wolf escreveu:Veja a opinião de Marcião de Sinope ...
De características gnósticas, tinha base no cristianismo ligado à tradição paulina. Simplificou as cerimónias dos primeiros cristãos, praticando uma moral severa, com interdição ao casamento, jejuns rigorosos, preparação para o martírio e fraternidade austera.
O seu corpo doutrinário partia da oposição entre Justiça e Amor, Lei e Evangelho. Rejeitava o Antigo Testamento como ultrapassado, anunciando um cristianismo autêntico baseado na contradição entre dois deuses:
- O Deus da Lei, o Demiurgo, que seria o deus do Velho Testamento; e
- o Deus do Amor, como revelado por Jesus Cristo.
Marcião acreditava no mesmo dualismo que os gnósticos a respeito do mundo material, no sentido que a matéria é antagônica do bem e que, portanto, o deus criador do ser humano, o “demiurgo”, é limitado e mau, pelo que sua criação material também deveria ser má. Todavia, é importante ressaltarmos que Marcião não era gnóstico, embora certamente tenha tido contato com as ideias gnósticas. Pelo sistema de Marcião, o ser humano era criação do Deus da Lei, o deus do Velho Testamento judaico, severo e cheio de ira. Este Deus concedeu ao ser humano uma lei impossível de cumprir e, por isso, o ser humano viveria sob uma maldição.
Mas o Deus Primeiro da Bondade, o Ser Primeiro, tivera piedade do ser humano e mandara seu filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade. Essa manifestação do Deus Primeiroseria um Cristo docético, não feito de carne e sangue, mas puramente espírito, não estando submetido ao nascimento ou a morte. Ele se vestira com a forma de um homem de 33 anos de idade, que o demiurgo fez com que fosse crucificado - por causa disso, seguindo o destino do Salvador, os cristãos deveriam sofrer perseguições para merecerem a libertação no fim dos tempos, quando o deus do Amor finalmente os libertaria da ferocidade da Lei e da Matéria.
Porém, Cristo uma vez tendo ressuscitado acusou o demiurgo de agir contra sua própria lei e, por causa disso, o demiurgo foi obrigado a entregar ao Deus Bom as almas dos redimidos que tinham morrido. Com a finalidade de atrair estes bons para si, o Deus Bom criou Paulo, o único que entendia a doutrina tanto do Deus do Amor quanto do Deus da Lei, sendo também o único que compreendia a antítese entre o Velho Testamento e o Novo Testamento e entre o Deus da Lei e o Deus do Amor.[1]
É mais uma história. Não explica nada sobre o Diabo. Mas um dos "muitos caminhos" do "caminho maior"...
Uchiha Wolf escreveu:É mais uma história. Não explica nada sobre o Diabo. Mas um dos "muitos caminhos" do "caminho maior"...
Explica sim , o Diabo é o Demiurgo .
02snake escreveu:Uchiha Wolf escreveu:É mais uma história. Não explica nada sobre o Diabo. Mas um dos "muitos caminhos" do "caminho maior"...
Explica sim , o Diabo é o Demiurgo .
De onde se originou a ideia do Diabo? De onde se tirou esta palavra? Nos diga por favor...
Drizzt Do'Urden escreveu:@Uchiha Wolf
O ponto do Demiurgo ser ou não o Diabo, depende de qual manuscrito gnóstico você leu/interpretou. Eu já comentei um pouco sobre o gnosticismo de Sophia, observando o quanto o assunto é variado, mas você parece insistir no erro. Na cosmogonia valentiniana, o Demiurgo não nasceu da emanação de Sophia (a metade de seu syzygy, Logos), e, quando percebeu o erro de seus caminhos, rejeitou seu filho e o abandonou.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Demiurgo
O Demiurgo teve que usar seu poder (um fragmento do poder de Sophia) para criar um mundo imperfeito e defeituoso — fruto de suas próprias memórias. Ele criou anjos — como a sua versão dos Syzygies Divinos —, e formou o homem com base em sua visão imperfeita do homem celestial, Adamas.
Uchiha Wolf escreveu:02snake escreveu:De onde se originou a ideia do Diabo? De onde se tirou esta palavra? Nos diga por favor...
História não é minha especialidade ....
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diabo
02snake escreveu:Uchiha Wolf escreveu:02snake escreveu:De onde se originou a ideia do Diabo? De onde se tirou esta palavra? Nos diga por favor...
História não é minha especialidade ....
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diabo
Eu imagino.
Sabe, não vá "seco" nas informações do Wikipedia... Antes, se aprofunde mais antes de "achar" algo...