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A definição do Diabo

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Leon Lancaster
L⍱scivi⍱
Lipert
ZeroFixe
Dante10
Willow
10 participantes

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Ainda bem que eu não te conheço.

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diovpp escreveu:
O Diabo não é mal

A Bíblia Sagrada diz que ele é perverso.

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Nas historias, nunca vi ele indo la e fazendo mal a alguém bondoso, talvez tenha inveja sei la, mas eu vejo ele fazendo muito, muito mal a quem faz o mal também.

Quanto ao outro usuario acima, eu tenho a impressão de que eu disse "eu concordo e apoio com tudo que o diabo faz, e acho q ele deveria fazer pior". Eu não disse q ele é bom, ele faz o mal, a quem faz o mal.

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Nas historias, nunca vi ele indo la e fazendo mal a alguém bondoso

1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Jó 1:1

6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.Jó 1:6

Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Jó 1:9,10

Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
Jó 1:11
(...)
E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
Jó 2:3

Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça.
Jó 2:7


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Drizzt Do'Urden escreveu:
Deus já foi definido, mas, por um momento, peço que ignoremos sua ontologia.

Ok, até porque Deus ainda não foi “definido”. Nós nem arranhamos o conhecimento sobre ele...


Drizzt Do'Urden escreveu:
Deus (perspectiva monoteísta) é definido como:

1. Onipotente;
2. Onisciente;
3. Onibenevolente.

Ok...


Drizzt Do'Urden escreveu:
Dado que o Diabo é exatamente o oposto de Deus,

Não, não é assim que acontece, por isso a dúvida...


Drizzt Do'Urden escreveu:
...obtemos a seguinte definição:

1. Impotente;
2. Ignorante/idiota/baka;
3. Onimalevolente.


Assim, devemos temer o Diabo?

Existe uma melhor definição do Diabo?

O diabo é uma figura bíblica, e nada melhor do que usar ela para falarmos sobre ele.

1º: Sobre o nome, ele na verdade é um “termo descritivo” que foi dado ao anterior anjo, que também ficou conhecido por outro “termo descritivo” de Satanás, e isto porque ele é o principal caluniador e difamador de Jeová, o Deus, da boa palavra e do santo nome Dele. Bem, segundo uma enciclopédia, a palavra grega di•á•bo•los significa “caluniador”.

No decorrer dos séculos, o Diabo demonstrou ser o principal opositor de Deus, bem como de nós, homens. Ele disputou com Miguel o corpo de Moisés (Judas 9); mostrou que tem poder para enganar os outros (1ª Timóteo 3:7 e 2ª Timóteo 2:26); usou pessoas tais como os líderes da religião falsa, Judas Iscariotes e Barjesus como filhos seus (João 8:44; 13:2 e Atos 13:6 e 10); oprimiu pessoas a ponto de não poderem ser curadas por médicos (Atos 10:38); fez com que justos fossem lançados na prisão (Apocalipse 2:10); até mesmo teve os meios de causar a morte prematura (Hebreus 2:14).

Então, nós cristãos, somos incentivados a não “darmos margem” a este Caluniador de Deus, quando, por exemplo, ficamos irados. (Efésios 4:27) Também somoos incentivados a manter os nossos sentidos em alerta, e sermos vigilantes contra ele, isso porque, segundo a própria bíblia, o Diabo é o nosso adversário, anda em volta como leão que ruge, procurando a quem devorar. — Está em 1ª Pedro 5:8.

Outros textos, como os descritivos em Ezequiel, Daniel (AT) e nos evangelhos (NT) nos dão a ideia de que ele é poderoso. Até mesmo é chamado de deus, na bíblia!

O problema é que a molecada, atiçada pelo ocultismo e misticismo, brinca com tais coisas, e não sabem o mal que estão angariando para si próprio. E o que é pior, não acreditam que Ele exista, atacam a Deus achando que é Ele que faz o mal, e ficam contra Aquele que pode justamente nos livrar das garras deste inimigo.

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diovpp escreveu:
O Diabo não é mal
Ele castiga o mal

Sim, ele castiga o mal, mas ele é mal, tanto por corromper os bons, quanto por vários outros fatores.
Suas hordas de demônios estão aí pra fazer/espalhar o mal, trazer desgraças, fazer coisas ruins e etc.


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Leon Lancaster escreveu:

diovpp escreveu:
O Diabo não é mal
Ele castiga o mal

Sim, ele castiga o mal, mas ele é mal, tanto por corromper os bons, quanto por vários outros fatores.
Suas hordas de demônios estão aí pra fazer/espalhar o mal, trazer desgraças, fazer coisas ruins e etc.

Sério, não entendi a base para os dois comentários... :gorda:

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Veja a opinião de Marcião de Sinope ...


De características gnósticas, tinha base no cristianismo ligado à tradição paulina. Simplificou as cerimónias dos primeiros cristãos, praticando uma moral severa, com interdição ao casamento, jejuns rigorosos, preparação para o martírio e fraternidade austera.
O seu corpo doutrinário partia da oposição entre Justiça e Amor, Lei e Evangelho. Rejeitava o Antigo Testamento como ultrapassado, anunciando um cristianismo autêntico baseado na contradição entre dois deuses:

  • O Deus da Lei, o Demiurgo, que seria o deus do Velho Testamento; e

  • o Deus do Amor, como revelado por Jesus Cristo.


Marcião acreditava no mesmo dualismo que os gnósticos a respeito do mundo material, no sentido que a matéria é antagônica do bem e que, portanto, o deus criador do ser humano, o “demiurgo”, é limitado e mau, pelo que sua criação material também deveria ser má. Todavia, é importante ressaltarmos que Marcião não era gnóstico, embora certamente tenha tido contato com as ideias gnósticas. Pelo sistema de Marcião, o ser humano era criação do Deus da Lei, o deus do Velho Testamento judaico, severo e cheio de ira. Este Deus concedeu ao ser humano uma lei impossível de cumprir e, por isso, o ser humano viveria sob uma maldição.
Mas o Deus Primeiro da Bondade, o Ser Primeiro, tivera piedade do ser humano e mandara seu filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade. Essa manifestação do Deus Primeiroseria um Cristo docético, não feito de carne e sangue, mas puramente espírito, não estando submetido ao nascimento ou a morte. Ele se vestira com a forma de um homem de 33 anos de idade, que o demiurgo fez com que fosse crucificado - por causa disso, seguindo o destino do Salvador, os cristãos deveriam sofrer perseguições para merecerem a libertação no fim dos tempos, quando o deus do Amor finalmente os libertaria da ferocidade da Lei e da Matéria.
Porém, Cristo uma vez tendo ressuscitado acusou o demiurgo de agir contra sua própria lei e, por causa disso, o demiurgo foi obrigado a entregar ao Deus Bom as almas dos redimidos que tinham morrido. Com a finalidade de atrair estes bons para si, o Deus Bom criou Paulo, o único que entendia a doutrina tanto do Deus do Amor quanto do Deus da Lei, sendo também o único que compreendia a antítese entre o Velho Testamento e o Novo Testamento e entre o Deus da Lei e o Deus do Amor.[1]

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Uchiha Wolf escreveu:
Veja a opinião de Marcião de Sinope ...


De características gnósticas, tinha base no cristianismo ligado à tradição paulina. Simplificou as cerimónias dos primeiros cristãos, praticando uma moral severa, com interdição ao casamento, jejuns rigorosos, preparação para o martírio e fraternidade austera.
O seu corpo doutrinário partia da oposição entre Justiça e Amor, Lei e Evangelho. Rejeitava o Antigo Testamento como ultrapassado, anunciando um cristianismo autêntico baseado na contradição entre dois deuses:

  • O Deus da Lei, o Demiurgo, que seria o deus do Velho Testamento; e

  • o Deus do Amor, como revelado por Jesus Cristo.


Marcião acreditava no mesmo dualismo que os gnósticos a respeito do mundo material, no sentido que a matéria é antagônica do bem e que, portanto, o deus criador do ser humano, o “demiurgo”, é limitado e mau, pelo que sua criação material também deveria ser má. Todavia, é importante ressaltarmos que Marcião não era gnóstico, embora certamente tenha tido contato com as ideias gnósticas. Pelo sistema de Marcião, o ser humano era criação do Deus da Lei, o deus do Velho Testamento judaico, severo e cheio de ira. Este Deus concedeu ao ser humano uma lei impossível de cumprir e, por isso, o ser humano viveria sob uma maldição.
Mas o Deus Primeiro da Bondade, o Ser Primeiro, tivera piedade do ser humano e mandara seu filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade. Essa manifestação do Deus Primeiroseria um Cristo docético, não feito de carne e sangue, mas puramente espírito, não estando submetido ao nascimento ou a morte. Ele se vestira com a forma de um homem de 33 anos de idade, que o demiurgo fez com que fosse crucificado - por causa disso, seguindo o destino do Salvador, os cristãos deveriam sofrer perseguições para merecerem a libertação no fim dos tempos, quando o deus do Amor finalmente os libertaria da ferocidade da Lei e da Matéria.
Porém, Cristo uma vez tendo ressuscitado acusou o demiurgo de agir contra sua própria lei e, por causa disso, o demiurgo foi obrigado a entregar ao Deus Bom as almas dos redimidos que tinham morrido. Com a finalidade de atrair estes bons para si, o Deus Bom criou Paulo, o único que entendia a doutrina tanto do Deus do Amor quanto do Deus da Lei, sendo também o único que compreendia a antítese entre o Velho Testamento e o Novo Testamento e entre o Deus da Lei e o Deus do Amor.[1]


É mais uma história. Não explica nada sobre o Diabo. Mas um dos "muitos caminhos" do "caminho maior"... :super:

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02snake escreveu:
Uchiha Wolf escreveu:
Veja a opinião de Marcião de Sinope ...


De características gnósticas, tinha base no cristianismo ligado à tradição paulina. Simplificou as cerimónias dos primeiros cristãos, praticando uma moral severa, com interdição ao casamento, jejuns rigorosos, preparação para o martírio e fraternidade austera.
O seu corpo doutrinário partia da oposição entre Justiça e Amor, Lei e Evangelho. Rejeitava o Antigo Testamento como ultrapassado, anunciando um cristianismo autêntico baseado na contradição entre dois deuses:


  • O Deus da Lei, o Demiurgo, que seria o deus do Velho Testamento; e

  • o Deus do Amor, como revelado por Jesus Cristo.


Marcião acreditava no mesmo dualismo que os gnósticos a respeito do mundo material, no sentido que a matéria é antagônica do bem e que, portanto, o deus criador do ser humano, o “demiurgo”, é limitado e mau, pelo que sua criação material também deveria ser má. Todavia, é importante ressaltarmos que Marcião não era gnóstico, embora certamente tenha tido contato com as ideias gnósticas. Pelo sistema de Marcião, o ser humano era criação do Deus da Lei, o deus do Velho Testamento judaico, severo e cheio de ira. Este Deus concedeu ao ser humano uma lei impossível de cumprir e, por isso, o ser humano viveria sob uma maldição.
Mas o Deus Primeiro da Bondade, o Ser Primeiro, tivera piedade do ser humano e mandara seu filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade. Essa manifestação do Deus Primeiroseria um Cristo docético, não feito de carne e sangue, mas puramente espírito, não estando submetido ao nascimento ou a morte. Ele se vestira com a forma de um homem de 33 anos de idade, que o demiurgo fez com que fosse crucificado - por causa disso, seguindo o destino do Salvador, os cristãos deveriam sofrer perseguições para merecerem a libertação no fim dos tempos, quando o deus do Amor finalmente os libertaria da ferocidade da Lei e da Matéria.
Porém, Cristo uma vez tendo ressuscitado acusou o demiurgo de agir contra sua própria lei e, por causa disso, o demiurgo foi obrigado a entregar ao Deus Bom as almas dos redimidos que tinham morrido. Com a finalidade de atrair estes bons para si, o Deus Bom criou Paulo, o único que entendia a doutrina tanto do Deus do Amor quanto do Deus da Lei, sendo também o único que compreendia a antítese entre o Velho Testamento e o Novo Testamento e entre o Deus da Lei e o Deus do Amor.[1]


É mais uma história. Não explica nada sobre o Diabo. Mas um dos "muitos caminhos" do "caminho maior"... :super:


Explica sim , o Diabo é o Demiurgo .

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Uchiha Wolf escreveu:

É mais uma história. Não explica nada sobre o Diabo. Mas um dos "muitos caminhos" do "caminho maior"...

Explica sim , o Diabo é o Demiurgo .

De onde se originou a ideia do Diabo? De onde se tirou esta palavra? Nos diga por favor...

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02snake escreveu:
Uchiha Wolf escreveu:

É mais uma história. Não explica nada sobre o Diabo. Mas um dos "muitos caminhos" do "caminho maior"...

Explica sim , o Diabo é o Demiurgo .

De onde se originou a ideia do Diabo? De onde se tirou esta palavra? Nos diga por favor...


História não é minha especialidade ....


https://pt.wikipedia.org/wiki/Diabo

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@Uchiha Wolf

O ponto do Demiurgo ser ou não o Diabo, depende de qual manuscrito gnóstico você leu/interpretou. Eu já comentei um pouco sobre o gnosticismo de Sophia, observando o quanto o assunto é variado, mas você parece insistir no erro. Na cosmogonia valentiniana, o Demiurgo não nasceu da emanação de Sophia (a metade de seu syzygy, Logos), e, quando percebeu o erro de seus caminhos, Sophia o abandonou.

O Demiurgo teve que usar seu poder (um fragmento do poder de Sophia) para criar um mundo imperfeito e defeituoso — fruto de suas próprias memórias. Ele criou anjos — como a sua versão dos Syzygies Divinos —, e  formou o homem com base em sua visão imperfeita do homem celestial, Adamas.

Última edição por Drizzt Do'Urden em Sex 17 Nov 2017, 10:32, editado 1 vez(es)

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Drizzt Do'Urden escreveu:
@Uchiha Wolf

O ponto do Demiurgo ser ou não o Diabo, depende de qual manuscrito gnóstico você leu/interpretou. Eu já comentei um pouco sobre o gnosticismo de Sophia, observando o quanto o assunto é variado, mas você parece insistir no erro. Na cosmogonia valentiniana, o Demiurgo não nasceu da emanação de Sophia (a metade de seu syzygy, Logos), e, quando percebeu o erro de seus caminhos, rejeitou seu filho e o abandonou.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Demiurgo

O Demiurgo teve que usar seu poder (um fragmento do poder de Sophia) para criar um mundo imperfeito e defeituoso — fruto de suas próprias memórias. Ele criou anjos — como a sua versão dos Syzygies Divinos —, e  formou o homem com base em sua visão imperfeita do homem celestial, Adamas.

Os gnósticos acreditavam que o Criador ou demiurgo era uma entidade do mal,[28] o que contrasta com o conceito platônico[29] Segundo o gnosticismo existe incompatibilidade entre a esfera divina, que é luz, e o universo de nossa experiência, que é terreno e desprovido de sentido, esse dualismo, inspirado por uma visão pessimista do mundo e de sua história, não é eterno como para os maniqueus, pois o mal só apareceu com a criação, atribuída à hìbrys de um demiurgo, e há de desaparecer um dia.[30]


No gnósticismo o Demiurgo é  o maior  representante do mal , não faz diferença se você chama o representante do mal de Diabo ou Demiurgo , é a mesma coisa , é isso que você parece não conseguir entender ....

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Suas ações, sem dúvidas, foram malignas, mas nem todos os gnósticos o enxergam, ou o enxergavam, como o maior representante do Mal.

Pense em um psicopata: a característica da psicopatia jaz na falta de empatia, e a psicologia descobriu que uma falta de espelhamento familiar, no estágio primário da vida humana, pode resultar nesta latente empática. Passado esta oportunidade de desenvolvimento, não tem mais volta. Eles são maus, ou eles apenas fazem o mal? A falha conduz às ações malignas. O mesmo poderia ser dito do Demiurgo.

É preciso notar, também, que o Demiurgo foi referenciado como Saklas ("tolo") e Samael ("Deus cego"), e isto não é por acidente. Os gnósticos não questionavam o poder do Demiurgo, mas o julgavam como inferior à realidade final.

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Uchiha Wolf escreveu:
02snake escreveu:
De onde se originou a ideia do Diabo? De onde se tirou esta palavra? Nos diga por favor...

História não é minha especialidade ....
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diabo

Eu imagino.

Sabe, não vá "seco" nas informações do Wikipedia... Antes, se aprofunde mais antes de "achar" algo... :garcia:

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02snake escreveu:
Uchiha Wolf escreveu:
02snake escreveu:
De onde se originou a ideia do Diabo? De onde se tirou esta palavra? Nos diga por favor...

História não é minha especialidade ....
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diabo

Eu imagino.

Sabe, não vá "seco" nas informações do Wikipedia... Antes, se aprofunde mais antes de "achar" algo... :garcia:


Não  muito obrigado , não tenho nenhum interesse em superficialidades .
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