Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVocê já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu. EmptyVocê já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu.

more_horiz
:kakau:

descriptionVocê já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu. EmptyRe: Você já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu.

more_horiz
Diversas vezes na minha vida, Teve situações que eu tinha CERTEZA já ter presenciado ou sonhado.

Provavelmente há uma explicação lógica, mas talvez pode ser ter um significado oculto.

descriptionVocê já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu. EmptyRe: Você já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu.

more_horiz
Apollo escreveu:


Provavelmente há uma explicação lógica, mas talvez pode ser ter um significado oculto.


Rompimento nos processos mentais síncronos, bloqueios neurológicos (relacionados a convulsões), falhas de memória e atenção dividida (AD).

descriptionVocê já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu. EmptyRe: Você já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu.

more_horiz
Muito da nossa capacidade de reter memórias acaba caindo em degraus mais baixo da consciência, como o subconsciente e na maioria das vezes, o inconsciente. Atualmente essa é a teoria mentalista (muita gente do ramo cientifico da área mental [psicólogos, neurologistas, psiquiatras etc] detesta algo que não seja empírico propriamente dito) e provavelmente a mais aceita. Por exemplo: nunca sonhamos com alguém que não tenhamos vistos alguma vez em nossas vidas, sua face, voz e fisionomia fica marcado e se manifesta em sonhos através de códigos, é só mais um exemplo daquilo que disse no começo.

No caso de dejavu, nada mais é que uma memória retida, mantida nos níveis abaixo de consciência que acaba por algum motivo (assimilação) se manifestando em um insight. Novamente um exemplo: você esqueceu de uma pessoa faz anos, nem lembra dela, porém passa uma pessoa com o perfume dela seu cérebro automaticamente age respondendo com memórias que teve com a pessoa. O dejavu é basicamente isso. Existe um gatilho, essa informação passa pelo córtex frontal e pré-frontal, dando a sensação que já viveu antes, mas é basicamente uma informação muito previsível, então logo você consegue antecipar essa memória dando a sensação que já a viveu, entretanto o que aconteceu foi somente uma situação extremamente semelhante do seu passado.

Essa é a teoria com origens psicanalíticas, a neurologia fala algo semelhante como antecipar memórias já adquiridas, através de processos sinápticos, situação que seu cérebro experiência novamente uma situação parecida, antecipando a memória. As demais correntes da sua psicologia como o behavorismo radical, fenomenologia, cognitivista entre outras há de possuir uma explicação, mas aí meu texto ficaria muito extenso.

Saindo do ramo da saúde mental, existe pessoas que acreditam que o Universo faz parte de uma rede gigantescas de MULTIversos; ou seja, somos apenas um dos Universos possíveis. Em outro poderia estar agora sentado em seu jatinho. Há de ter essa sensação, justamente porque você, em outro plano, tenha passado por uma situação semelhante e tomado uma decisão diferente.

Existe muitas explicações, mas eu prefiro a primeira.

descriptionVocê já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu. EmptyRe: Você já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu.

more_horiz
Muitas vezes , hojé ja cheguei a compreensão que isso acontece por que absolutamente tudo que vai  ocorrer ja esta determinado . nós somos apenas testemunhas que erroneamente creem que atuam  . Teve uma ocasião a uns dez anos atrás que eu tive uma experiência muito estranha  , eu estava em uma roda conversando com amigos quando um deles falou sobre um show de um DJ famoso chamado Goa Gil e quando ele falou esse nome eu automaticamente me lembrei que  nessa mesma noite tive um sonho em que alguém me falava algo sobre  o tal Goa Gil . Eu não podia me lembrar absolutamente nada desse sonho , só podia me lembrar que ouvi o nome Goa Gil , eu nunca teria me lembrado desse sonho se meu amigo não tivesse falado em Goa Gil . Naquela epoca eu não compreendia , mas aquilo era só uma preparação pra outras experiências muito mais estranhas que eu viria a ter no futuro .


eterno retorno é um conceito filosófico do tempo postulado, em primeira vez no ocidente, pelo estoicismo e que propunha uma repetição do mundo no qual se extinguia para voltar a criar-se. Sob esta concepção, o mundo era retornado a sua origem através da conflagração, onde tudo ardia em fogo. Uma vez queimado, ele se reconstruía para que os mesmos atos ocorressem novamente.
Mais tarde, Friedrich Nietzsche também define esse conceito em sua obra. Eterno retorno, em alemão o termo é Ewige Wiederkunft, uma síntese dessa teoria é encontrada em A Gaia Ciência:
"E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez, e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?"

descriptionVocê já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu. EmptyRe: Você já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu.

more_horiz
@Schiffer

Eu tive pela primeiras vez essa experiencia a poucos dias. Isso me deixou tão inquieto a ponto de procurar antigos científicos para me aprofundar mais no assunto. Desde então eu só escutava falações de amigos, o relato mais impactante que eu ouvi foi a de uma amiga que também ficou perplexa com um sonho onde ela via um parente em estado critico e ao acordar desse sonho, alguns dias depois a pessoa com quem ela sonhou se acidentou no transito.

Esse relato não me chamou munto a atenção porque eu simplesmente achava uma mera coincidência, traduzindo o que eu pensei na hora... uma balela sem um pingo de sentido logico. Mais a minha experiencia mudou tudo, a primeira vez que senti isso, andava por uma rua onde eu nunca andei. Isso eu tenho certeza por que não morava na cidade e só a visitava as vezes e no dia em que eu resolvi andar nessa rua um insight me deixou pasmo...  era como se eu estivesse revivendo aquele momento novamente. A primeira vez foi em novembro do ano passado, a segunda vez me fez criar esse tópico para ver o que os users tinham a falar sobre isso contando suas experiencias ou algo do tipo.

Sonhei que minha virada não acabava bem, acordei pensando o que todos pensão apos um sonho... uma teatralidade criada pelo subconsciente. Mais pegando um carro popular para viajar e chegar a tempo para as festas, o carro morre faltando uns 60 km para chegar ao trajeto final. No meu sonho eu não consegui porque tinha perdido uma carona com uma pessoa que eu nunca tinha visto na vida.

@Uchiha Wolf

Já me peguei pensando nessa possibilidade, a qual relatei em um tópico do UchihaPower. É estranho pensar que tudo esta escrito ou que você teoricamente faz parte de uma experiência qualquer.

descriptionVocê já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu. EmptyRe: Você já passou pela sensação de já ter visto ou presenciado uma certa cena? O famoso Déjà-vu.

more_horiz
Varias vezes, mas o deja-vu é o de menos, eu já tive experiencias bem mais legais e intensas também.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos