Teve uma vez quando eu estava re-assistindo Matrix (o primeiro filme, o único que presta) que eu fiquei bolado com essa conversa do filme.
Mas fiquei bolado de verdade. Fiquei pensando seriamente sobre o assunto. Comecei até a pesquisar sobre coisas relacionadas, li livros, artigos, teorias e etc..
Imaginei que se eu estivesse vivendo a situação do filme (ou algo analogo) eu simplesmente não poderia provar a realidade ou a falsidade dessa possibilidade, simples assim (a menos é claro que aparecesse o Morpheus e me contasse tudo, hahaha).
Pouco depois vi o filme Origem (Inception) e ai eu fiquei mais bolado ainda. Comecei a imaginar várias outras possibilidades (também perturbadoras) igualmente não passiveis de verificação objetiva. Isso tudo realmente estava me incomodando.
Então eu lembrei de um raciocínio de um vilão do filme (Matrix) que dizia que aquilo tudo sendo real ou falso pra ele pouco importava, pois quando ele comia uma carne por exemplo o gosto era o mesmo que deveria ter caso tudo fosse "real". Pensei sobre o assunto e cheguei a conclusão que realmente se tudo é real ou não pra mim tanto fazia também. Afinal de contas, o que é o "real"? E isso realmente importa?