Há várias formas de fazer isso, e todas elas funcionam. Você pode começar observando que há pessoas indiscutivelmente em situações piores, de maneira que te fará agradecer o que você tem. É simples psicologia, é impossível o cérebro ver duas medidas e não compará-las. Quando entender que o que você tem, MUITA, realmente muita gente mataria pra ter (e falo das tuas ferramentas, do seu teto, da sua comida, das suas capacidades, etc), o sentimento de gratidão para com tudo aquilo que você possui, poderá te levar para cima.
Também, você pode experimentar o quanto você está errado quando pensa que as coisas não podem piorar. Ah, mas você não faz ideia! Dê uma olhadinha por aí, e quando encontrar pessoas realmente na merda, você entenderá do que estou falando.
Você pode se apoiar em alguém que você precisa cuidar, zelar, etc, e eu sabendo que você tem alguém assim, faça tudo por essa pessoa. Seja o exemplo dela, seja o apoio que ela poderia usar ainda que não precise atualmente, e a mantenha na consciência. Quando esta não precisar mais, então sinta orgulho do que você fez, e transfira todo esse cuidado para com o próximo para a sua pessoa, e cuide de si mesmo.
E não, não sou psicólogo e tampouco estou menosprezando o que tu passa, estou falando porque são coisas que deram certo para mim. Agora, se você vai tentar ou não, aí são outros quinhentos.