Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Inteligência artificial: Motivo de preocupação ou orgulho?

5 participantes

descriptionInteligência artificial: Motivo de preocupação ou orgulho? EmptyInteligência artificial: Motivo de preocupação ou orgulho?

more_horiz
Recentemente vi uma tal de IA que também é um robô chamado Sofia ou Sophia originalmente. Sofia chegou ao ponto de receber nacionalidade na Arábia Saudita e seus avanços de aprendizagem são incríveis, afinal, o que realmente diferencia uma IA é sua capacidade de aprendizagem. Os desenvolvedores de Sofia ainda a consideram como uma "criança" isto porque ela ainda sabe muito pouco sobre o mundo daí surgiu-se tal comparação.

Entrevista com Sophia

Esse é apenas um exemplo para o que realmente interessa neste tópico, as inteligências artificiais são motivos de orgulho por conta do avanço intelectual que a humanidade chegou? São motivo de preocupação pois "crianças" futuramente viram adultos que não são mais tão inocentes? Ou então ambos, orgulho e preocupação?

descriptionInteligência artificial: Motivo de preocupação ou orgulho? EmptyRe: Inteligência artificial: Motivo de preocupação ou orgulho?

more_horiz
Robôs jamais serão motivo de preocupação pois são seres binários.

E este robô é uma farsa, obviamente as falas devem ser comandadas por outra pessoa por meio de algum dispositivo.

descriptionInteligência artificial: Motivo de preocupação ou orgulho? EmptyRe: Inteligência artificial: Motivo de preocupação ou orgulho?

more_horiz
Apollo escreveu:

E este robô é uma farsa, obviamente as falas devem ser comandadas por outra pessoa por meio de algum dispositivo.

Errado! Já estive envolvido com pessoas que desenvolvem I.A. e é possível programar "robôs"de maneira que eles possam aprender coisas novas, conheço gente que está ensinando robôs a andar e isso está sendo feito apenas por lazer, imagina o que profissionais versados nessa área não fazem!

more_horiz
BOG escreveu:
Apollo escreveu:

Errado! Já estive envolvido com pessoas que desenvolvem I.A. e é possível programar "robôs"de maneira que eles possam aprender coisas novas, conheço gente que está ensinando robôs a andar e isso está sendo feito apenas por lazer, imagina o que profissionais versados nessa área não fazem!

Isso é óbvio cara, não é algo novo.

Estou dizendo que ESSE robô é uma farsa, nenhuma máquina tem a habilidade de pensar e jamais terá.

more_horiz
Apollo escreveu:
[...]nenhuma máquina tem a habilidade de pensar e jamais terá.

Isso depende do que você entende por "pensar", uma das definições de pensar é "formar ideias", se um robô é capaz de tomar decisões próprias com base em seu conhecimento, eu creio que sim ele é capaz de pensar.

more_horiz
BOG escreveu:
Apollo escreveu:
[...]nenhuma máquina tem a habilidade de pensar e jamais terá.

Isso depende do que você entende por "pensar", uma das definições de pensar é "formar ideias", se um robô é capaz de tomar decisões próprias com base em seu conhecimento, eu creio que sim ele é capaz de pensar.

Não são capazes por meios próprios, para um robô diferenciar um copo de uma vassoura são necessários milhares de 0101010101, scripts e códigos. A capacidade de pensar está em instinto e sobrevivência, de forma uniforme eles contribuem para a consciência.

É por isso que não devemos temer robôs, já foi comprovado que seria necessário mais que uma usina elétrica para simular um cérebro humano.

more_horiz
Apollo escreveu:
Não são capazes por meios próprios, para um robô diferenciar um copo de uma vassoura são necessários milhares de 0101010101, scripts e códigos. A capacidade de pensar está em instinto e sobrevivência, de forma uniforme eles contribuem para a consciência.

Não se precipite, se computadores funcionam através de dados binários é porque esse é o método mais eficaz atualmente, nada impede que em um futuro próximo (algumas décadas) esse método seja alterado, no entanto isso não é necessário, podem haver bilhões de dados a serem analisados que isso não mudará nada, o que influência na análise de dados é o processamento deles, para construir robôs que se comportem como humanos basta desenvolver maneiras de ler dados mais rápidos, seja através de processadores mais potentes ou de novas maneiras de se trabalhar com dados, nada disso é impossível para nós.

more_horiz
BOG escreveu:
Apollo escreveu:

Não se precipite, se computadores funcionam através de dados binários é porque esse é o método mais eficaz atualmente, nada impede que em um futuro próximo (algumas décadas) esse método seja alterado, no entanto isso não é necessário, podem haver bilhões de dados a serem analisados que isso não mudará nada, o que influência na análise de dados é o processamento deles, para construir robôs que se comportem como humanos basta desenvolver maneiras de ler dados mais rápidos, seja através de processadores mais potentes ou de novas maneiras de se trabalhar com dados, nada disso é impossível para nós.

Em um futuro próximo continuarão a ser máquinas binárias, não porque é o mais eficaz mas sim porque é o único e sempre será.

Robôs leem dados infinitamente mais rápido que um ser humano, do que está falando? Seu celular faz isso. Simular um cérebro vai muito além disso.

more_horiz
Apollo escreveu:
Em um futuro próximo continuarão a ser máquinas binárias, não porque é o mais eficaz mas sim porque é o único e sempre será.  

Oi? Você tem certeza disso? Os meios de leitura de dados que temos atualmente não se limitam apenas a sistemas binários, existe também sistemas hexadecimais entre vários outros, aliás atualmente existem órgãos que estudam computação quântica.
O trecho "[...] porque é o único e sempre será." me assustou, houve uma época onde só era possível andar a cavalo ou a pé, se comunicar através da fala e etc.

Apollo escreveu:
Robôs leem dados infinitamente mais rápido que um ser humano, do que está falando? Seu celular faz isso. Simular um cérebro vai muito além disso.

Na verdade não:

Sua Falta de Fé é Perturbadora!

more_horiz
BOG escreveu:
Apollo escreveu:

Oi? Você tem certeza disso? Os meios de leitura de dados que temos atualmente não se limitam apenas a sistemas binários, existe também sistemas hexadecimais entre vários outros, aliás atualmente existem órgãos que estudam computação quântica.
O trecho "[...] porque é o único e sempre será." me assustou, houve uma época onde só se era possível andar a cavalo, se comunicar através da fala e etc.

Apollo escreveu:

Na verdade não:

Sua Falta de Fé é Perturbadora!

O sistema hexadecimal é extremamente limitado e só usado em microprocessadores, jamais será evoluído a ponto do sistema binário que é tão eficiente.
Só a fórmula para transformar um binário em um hexadecimal já comprova isso.

Quanto ao vídeo, não vou ver, da próxima tente explicar com palavras.

more_horiz
Apollo escreveu:
O sistema hexadecimal é extremamente limitado e só usado em microprocessadores, jamais será evoluído a ponto do sistema binário que é tão eficiente.
Só a fórmula para transformar um binário em um hexadecimal já comprova isso.  

Meu anjo, você disse o seguinte "não porque é o mais eficaz mas sim porque é o único e sempre será. " e eu te mostrei que existem outras maneiras de se processar dados e que no futuro provavelmente existirão outros métodos ainda mais eficientes.

Apollo escreveu:
Quanto ao vídeo, não vou ver, da próxima tente explicar com palavras.

O vídeo é muito interessante e conta  com dados científicos, além de referências para se compreender mais sobre o assunto, eu poderia explanar sobre isso, poderia até abordar exemplos cotidianos (aliás o vídeo aborda alguns), mas porque fazer isso quando existe um vídeo curto que refuta a sua frase igualmente curta? Aliás porque devo me dar ao trabalho de escrever um texto sendo que você apenas escreveu uma frase sem nem mesmo refletir sobre o assunto? Eu usei o quote e trouxe esse vídeo na tentativa de abrir a sua mente para reflexões profundas, no entanto se você prefere chafurdar na sua própria ignorância eu não posso fazer nada a não ser me lamentar.

more_horiz
Meu anjo, você disse o seguinte "não porque é o mais eficaz mas sim porque é o único e sempre será. " e eu te mostrei que existem outras maneiras de se processar dados e que no futuro provavelmente existirão outros métodos ainda mais eficientes.

Vale notar que com máquinas eu estava nitidamente falando sobre robôs, não sobre maquinas comuns de serventia doméstica, nas quais os hexadecimais são usados, logo achei irrelevante citá-los.

O vídeo é muito interessante e conta  com dados científicos, além de referências para se compreender mais sobre o assunto, eu poderia explanar sobre isso, poderia até abordar exemplos cotidianos (aliás o vídeo aborda alguns), mas porque fazer isso quando existe um vídeo curto que refuta a sua frase igualmente curta? Aliás porque devo me dar ao trabalho de escrever um texto sendo que você apenas escreveu uma frase sem nem mesmo refletir sobre o assunto? Eu usei o quote e trouxe esse vídeo na tentativa de abrir a sua mente para reflexões profundas, no entanto se você prefere chafurdar na sua própria ignorância eu não posso fazer nada a não ser me lamentar.

Você não pode "explanar sobre o assunto", iria apenas recitar as analogias presentes no vídeo, já que por si só não tem aprofundação no assunto. E é por este motivo que não respondeu minha frase curta. Não leve na ofensiva, 01000101 01110101 00100000 01100001 01101101 01101111 00100000 01110110 01101111 01100011 11101010(espero ter entendido a frase).

Não preciso "me aprofundar em reflexões" (o ramo de tecnologia virou filosofia, hu3), pois esta ciência se baseia em aprofundamento de conhecimento, é exato, não requer reflexão.

Emfim, a capacidade de comunicação de uma máquina pra outra está em seu máximo no sistema binário, o máximo que podemos é aprimorar. Lembre-se: Simular um comportamento humano não é teórico e nem calculável, a capacidade de processar dados é extremamente ligeira para os códigos de funcionamento pois são máquinas pré-programadas.

more_horiz
Sophia é uma grande farsa. Um esforço consciente foi feito para apresentá-la como uma IA auto-pensante e auto-sensível, mas cada palavra de sua boca é baseada em scripts ou gerada por um algoritmo de "chatbot".

more_horiz
Dependerá muito de como for usado.

Riscos

- Um AI com corpo robótico decidir atacar humanos: É possível caso não tenha impedimentos para isso. O fato de ser 0 ou 1 não significa que o AI não pode aprender a fazer isso... Eles podem não estar "pensando" (no sentido humano, por enquanto), mas as ações deles são determinadas por um algoritmo que é uma caixa preta. Conforme um AI aprenda com o mundo externo, não temos como dizer como o mesmo irá agir (esse é, inclusive, o ponto bom do AI, pois não temos que programar tudo, mas sim deixá-los aprender por conta própria).Porém, podemos colocar os AIs em simulações antes de colocá-los nos robôs, e impedir que aprendam certos tipos de coisas...

- Robôs de guerra: Serão uma realidade em breve, gostem ou não. Novamente, o perigo está em deixá-los livres demais. Além disso, grupos paralelos podem usar isso para fins ruins...

- Robôs irão acabar com os empregos: Vão sim, não há dúvidas. Um AI (ou um robô com AI) pode fazer melhor do que os humanos QUALQUER trabalho. Sim, isso inclui criações artísticas, literatura, engenharia, operação na bolsa de valores, criação de AIs... Não vai sobrar emprego pra todo mundo, e isso é fato. O governo vai precisar decidir como evitar um problema grave aí (talvez obrigar empresas a terem funcionários por poucas horas, mas deixá-las usarem os AIs pra aumentar sua produtividade e compensar o pagamento dos salários).

more_horiz
Lipert escreveu:

- Robôs irão acabar com os empregos: Vão sim, não há dúvidas. Um AI (ou um robô com AI) pode fazer melhor do que os humanos QUALQUER trabalho. Sim, isso inclui criações artísticas, literatura, engenharia, operação na bolsa de valores, criação de AIs... Não vai sobrar emprego pra todo mundo, e isso é fato. O governo vai precisar decidir como evitar um problema grave aí (talvez obrigar empresas a terem funcionários por poucas horas, mas deixá-las usarem os AIs pra aumentar sua produtividade e compensar o pagamento dos salários).

Existem duas possibilidades na minha cabeça para o futuro de robôs e empregos; esse pensamento de robôs acabando com empregos também foi difundido durante da Revolução Industrial. Na época, foi rapidamente provado falso após novos empregos surgirem [principalmente no setor de serviços]. Isso pode ser um ciclo em repetição: nós pensamos que todos os empregos serão tomados por robôs, mas descobriremos outras funções de carreira para humanos no futuro.

A segunda possibilidade, mais viajada que tudo, seria que devido ao trabalho ser operado completamente por robôs, os frutos do trabalho (serviços, bens e etc.) não teriam valor monetário ou não teria sentido dar esse valor visto que ninguém estaria lá para lucrar ou pagar, e seriam dispostos gratuitamente em uma utopia ultra-mega-power feliz. Os robôs fazem todo o trabalho por nós e logo, não pagamos nada e vivemos uma vida de puro entretenimento e mordomias para sempre.

@Tópico
Eu acho que atualmente, deixando de lado premonições de como podem impactar negativamente a vida dos humanos, a inteligência artificial é sim algo de se orgulhar, todo avanço tecnológico deveria ser objeto de orgulho. O problema é como usamos ela.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos