Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
Na vida, vemos três tipos de pessoas:

- A que vive se auto-diminuindo e se considera um lixo.
- A que pouco se importa se é ruim ou bom em algo, e só vive.
- A que se vangloria em um ou vários aspectos e se considera única.

Com base nisso, a arrogância entra em que aspecto citado no titulo do tópico?

Auto afirmação: A pessoa se vangloria por acreditar que realmente é capaz e superior a outra em um contexto.
Insegurança: A pessoa tem a necessidade de se engrandecer por duvidar de si mesmo espiritualmente, dissimulando uma possível incapacidade.

Qual das duas você acha que mais se encaixa no perfil da arrogância? Ou as duas variam demais uma da outra?

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyRe: Arrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
Arrogância = Insegurança.

Quem sabe que não é grande coisa precisa ficar se auto-afirmando (ex: tentando se mostrar superior aos outros).

Quem é confiante não sente necessidade de provar nada pra ninguém.

A questão é que confiança pode ser confundida com arrogância por algumas pessoas, mas são coisas quase opostas.

Última edição por Atlas Titan em 24/1/2018, 23:54, editado 1 vez(es)

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyRe: Arrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
Pode ser qualquer um dos dois, ou ambos... Mas não acho que tenha uma relação 100% certeira sobre a atitude e a forma que a pessoa se vê (pode ser que a pessoa se auto-diminua porque gosta de receber o apoio de outras pessoas, sem que realmente pense daquela maneira sobre si própria; pode ser que quem pouco se importa só esteja fingindo; pode ser que quem se vangloria se veja de maneira negativa enquanto tenta parecer boa para as outras pessoas, numa tentativa de não ser visto como acredita realmente ser; e por aí vai)

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyRe: Arrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
Arrogância pode ser tanto ignorância como insegurança. Não acredito que seja autoafirmação.

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyRe: Arrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
Ignorância. Sácrates disse que devemos saber que somos uns bostas para então não sermos bostas. Se não sabe que é um bosta te faz um super bosta.

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyRe: Arrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
Existem vários tipos de arrogância que se expressam de várias formas. Existem pessoas inseguras que agem com arrogância justamente para se auto-afirmar, e pessoas arrogantes que agem com humildade apenas para serem elogiadas pelas outras e fortalecerem seu ego. Existem inclusive as pessoas arrogantes que ficam caladas pois tem tanta confiança em si mesmas que acham desnecessário tentar mostrar o óbvio ao mundo. Existe ainda o pior tipo de arrogância: o da pessoa que não se acha arrogante. Muitas vezes ela se expressa dando diversos conselhos ou sugestões e, principalmente, sentem pena. Cada vez que você sente pena de alguém, você está apenas alimentando a sua própria arrogância, dizendo a si mesmo que aquela pessoa é inferior a você por alguma razão, e você a considera tão inferior que você pensa nisso de forma natural, por isso não repara na própria arrogância. Eu achei que a melhor definição foi essa, pois se encaixa em todas as situações: arrogância é ignorância, pois alguém que sabe sobre tudo sabe também sobre como todos são iguais, e que as pessoas inferiores a você em alguma coisa sempre serão superiores em algum outro sentido, ou então você perceberá que, mesmo se você estiver em uma posição superior agora, você é capaz de ver o rápido desenvolvimento das pessoas ao seu redor e notar que não manterá a liderança por muito tempo. Aliás, arrogância é o oposto de insegurança, pois mesmo que alguém inseguro se passe por arrogante, no fundo a pessoa está apenas forçando sobre si mesma comentários positivos para tentar se sentir menos miserável, então ela não se acha superior a ninguém, essa é a forma dela de tentar não se manter abaixo dos outros.

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyRe: Arrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
É qualquer coisa.

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyRe: Arrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
A casos e casos, a aqueles que se acham superior por status social, ou se acha superior pelas conquistas, ou passou a ser arrogante devido a elogios contínuos, e a aqueles casos de insegurança também... resumindo varia entre ignorância e insegurança...

descriptionArrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança? EmptyRe: Arrogância: Auto-Afirmação ou Insegurança?

more_horiz
Ora ora... Se "auto-afirmar" nada tem a ver com acreditar que é superior em algo, ou com arrogância. Se, e somente se um indivíduo precisar usar sua superioridade em um aspecto porque se sentiu pequeno perto do outro, ele se sentiu inseguro. Da mesma forma, se eu acredito que sou melhor do que você, @Apollo, em um combate corpo a corpo, eu provavelmente estou certo. Eu acreditar nisso não tem a mínima relação com arrogância.

Arrogância se baseia em eu ser melhor em algo e usar essa superioridade específica para diminuir o outro, não só na frente de alguém, o que é meramente uma ação política-social, mas realmente crer nisso! Seria como, novamente, eu acreditar que sou melhor que você como pessoa, @Apollo, só porque provavelmente sou melhor que você em um combate corpo a corpo. Eu acreditando nisso e agindo de maneira a me sentir melhor que você por causa dessa característica, sim, me torna arrogante.

É importantíssimo saber separar as coisas. Eu acredito que sou melhor que o usuário do tópico em um combate desarmado, o que diabos isso tem a ver com arrogância? Eu também acredito que a @MiriAna é melhor que eu em manipulação de conceitos gráficos. O que cargas d'água isso tem a ver com insegurança? E, por sua vez, o que um bully, um valentão, em todos os espectros possíveis, que tenta aplicar uma habilidade específica para combater sua insegurança — como bater nos colegas para se sentir melhor — tem a fucking a ver com arrogância? Sério, não misturem as coisas.

Ainda, acho válido salientar que egocentrismo também não tem nada a ver com arrogância. Nem egocentrismo, nem infantilidade, nem meta pessoal, e nem psicopatia. O que tudo isso tem em comum? Em todas as ocasiões, uma pessoa com um desses pontos vai provar para os outros que é melhor em algo, sem estar insegura!

Enfim, definir mentalidade, que é área de psicologia, não é simples assim não. Não é "X ou Y", preto no branco, isso ou aquilo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos