Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionQual a origem da corrupção política? EmptyQual a origem da corrupção política?

more_horiz
Título auto-explicativo.

Levem em conta apenas o nosso Brasilzão.

descriptionQual a origem da corrupção política? EmptyRe: Qual a origem da corrupção política?

more_horiz
Capitalismo malvadão. Qual a origem da corrupção política? 3359437887

descriptionQual a origem da corrupção política? EmptyRe: Qual a origem da corrupção política?

more_horiz
A corrupção é algo que existe desde a existência do ser humano. :heheh:

O homem é naturalmente egoísta e tenta tirar benefícios para si de situações diversas, desde práticas cotidianas simples até casos que envolvam toda uma nação.

O Brasil foi formado em meio a IGNORÂNCIA política, em que apenas uma parcela da população detinha os benefícios de controle político, econômico e social. Considerando a predominância absurda do analfabetismo até a era Vargas, uma independência de Portugal arquitetada em meio a um golpe de Estado de D. Pedro I e sem nenhuma participação das camadas populares, uma república proclamada que ninguém nem sabia o que era, com um início já conturbado em meio ao caos do coronelismo (lembrando que o voto era aberto), somado a figura paternalista de Vargas, a mais de 20 anos de Ditadura Militar e regimes democráticos fracassados. Enfim...

O Brasil sempre foi um caos político em meio à uma população analfabeta, à exclusão social, à atraso econômico e dependência de capital externo , à predominância de ideais positivistas e mesmo absolutistas herdados da Europa são em conjunto, o que melhor definem a corrupção no Brasil.

Se eu detenho o poder e a população não reclama, pq não tirar mais benefícios ? Se começarem a reclamar, eu jogo migalhas e eles pararão na hora. É simplesmente a política de pão e circo que ainda temos até hoje. :heheh:

descriptionQual a origem da corrupção política? EmptyRe: Qual a origem da corrupção política?

more_horiz
Minha opinião é semelhante à do Heisenberg:

A corrupção vem do egoísmo. As pessoas têm a tendência de tentarem tirar o máximo proveito de tudo e conseguir o máximo de vantagens para si, a não ser que existam mecanismos eficientes para que sejam punidas ao fazer isso. Como o Brasil é um país onde tudo é visto como aceitável pela população e onde até pouco tempo atrás a justiça vivia de mãos atadas (apesar de ainda existir isso e a Lava Jato ter sido uma exceção à regra), é óbvio que a corrupção irá imperar...

descriptionQual a origem da corrupção política? EmptyRe: Qual a origem da corrupção política?

more_horiz
- Voto de Cabresto;
- Dívidas externas;
- Exclusão Social;
- Os embates entre as Províncias no tempo do Império;
- A nacionalidade "Brasileiro" chegou muito tarde;

Entre outros.

descriptionQual a origem da corrupção política? EmptyRe: Qual a origem da corrupção política?

more_horiz
Como já dito acima, a origem vem do egoísmo e da falta de vergonha na cara também, afinal o jeitinho brasileiro serve para tudo.


descriptionQual a origem da corrupção política? EmptyRe: Qual a origem da corrupção política?

more_horiz
Bleh, falar de algo complexo assim requer uma analise muito mais complexa do que os recursos desse forum podem proporcionar.

Eu acredito que seja algo natural da indole humana (e de qualquer ser vivo) querer priorizar os seus interesses.
No entanto, eu lembro que na propria natureza existem exemmplos de sociedades "perfeitas", que convivem em perfeito mutualismo, com cada qual exercendo sua funcao limitada em prol do todo.

O que eu acredito, no entanto, eh que o fator social unico da especie humana (que cria o conceito de "individuo") seja o responsavel por esse comportamento aparentemente tao contraditorio, mas ao mesmo tempo tao natural.

Pois sim, o animal politico NECESSITA abdicar de seus interesses pessoais e desenvolver um sentimento altruista para conseguir agir em prol da sociedade (e nao como uma engrenagem automata que nao possui senso de individualidade). No entanto, eh exatamente esse senso de individualidade que nos diferencia do restante dos animais. A consciencia do "eu" esta intrinsecamente ligada ao conceito de "animal racional".

Entao, eu nao consigo dar uma resposta certa: eh por causa da natureza humana que nos somos capazes de desenvolver a politica, mas eh por causa da natureza humana que nos a corrompemos.

No fim, talvez os gregos realmente estivessem certos, e apenas quando no ocio eh que um individuo seria capaz de pensar antes pelo todo.

E ainda assim, esse pensamento eh contraditorio, pois abre margem tanto para a exclusao politica quanto para as "regalias" caracteristicas de sistemas corruptos.

Resumindo: eu admito nao saber responder como solucionar isso, e talvez seja realmente uma utopia imaginar um sistema politico perfeito. Afinal, quantos vieram antes de mim, com conhecimentos infinitamente mais vastos do que o meu, e nao conseguiram achar uma resposta?

E pior: quando nos voltamos para o Brasil, vemos que o problema consegue ser ainda mais complexo do que a simples analise teorica (toda a historia do "homem cordial" e da corrrupcao historica).

A resposta eh tacar fogo no mundo :ikemoto:



Sobre essas meia analises que estao fazendo, o problema ta bem mais em baixo. Associar corrupcao apenas ao carater eh inocencia, enquanto taxar a corrupcao como uma marca cultural brasileira eh burro.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos