Bleh, falar de algo complexo assim requer uma analise muito mais complexa do que os recursos desse forum podem proporcionar.
Eu acredito que seja algo natural da indole humana (e de qualquer ser vivo) querer priorizar os seus interesses.
No entanto, eu lembro que na propria natureza existem exemmplos de sociedades "perfeitas", que convivem em perfeito mutualismo, com cada qual exercendo sua funcao limitada em prol do todo.
O que eu acredito, no entanto, eh que o fator social unico da especie humana (que cria o conceito de "individuo") seja o responsavel por esse comportamento aparentemente tao contraditorio, mas ao mesmo tempo tao natural.
Pois sim, o animal politico NECESSITA abdicar de seus interesses pessoais e desenvolver um sentimento altruista para conseguir agir em prol da sociedade (e nao como uma engrenagem automata que nao possui senso de individualidade). No entanto, eh exatamente esse senso de individualidade que nos diferencia do restante dos animais. A consciencia do "eu" esta intrinsecamente ligada ao conceito de "animal racional".
Entao, eu nao consigo dar uma resposta certa:
eh por causa da natureza humana que nos somos capazes de desenvolver a politica, mas eh por causa da natureza humana que nos a corrompemos.No fim, talvez os gregos realmente estivessem certos, e apenas quando no
ocio eh que um individuo seria capaz de pensar antes pelo todo.
E ainda assim, esse pensamento eh contraditorio, pois abre margem tanto para a
exclusao politica quanto para as "regalias" caracteristicas de sistemas corruptos.
Resumindo: eu admito nao saber responder como solucionar isso, e talvez seja realmente uma utopia imaginar um sistema politico perfeito. Afinal, quantos vieram antes de mim, com conhecimentos infinitamente mais vastos do que o meu, e nao conseguiram achar uma resposta?
E pior: quando nos voltamos para o Brasil, vemos que o problema consegue ser ainda mais complexo do que a simples analise teorica (toda a historia do "homem cordial" e da corrrupcao historica).
A resposta eh tacar fogo no mundo
Sobre essas meia analises que estao fazendo, o problema ta bem mais em baixo. Associar corrupcao apenas ao carater eh inocencia, enquanto taxar a corrupcao como uma marca cultural brasileira eh burro.