Eu sei que as pessoas não acreditam nisso, mas eu vou dar a explicação espírita porque né~ Pra mim, é a explicação oficial~
A origem da homossexualidade pode ser duas: A primeira, "a pura" como eu gosto de chamar, ocorre quando um espírito reencarna muitas vezes no mesmo gênero, e ao reencarnar como alguém do gênero oposto ele tem dificuldades de se adaptar e, apesar de estar em um corpo masculino/feminino, ele ainda age e pensa como alguém do gênero oposto. Assim, da mesma forma que numa vida passada ele não conseguia se interessar por pessoas do mesmo gênero, nessa ele simplesmente não consegue se atrair pelo gênero oposto. Como o plano espiritual e o físico estão intimamente ligados, eu tenho certeza que existe alguma diferença genética entre as diferentes orientações sexuais.
A segunda origem, da "homossexualidade promíscua", ocorre por influência social. Uma pessoa que passou por um trauma com o gênero oposto, ou simplesmente descobriu que fazer coisas com indivíduos do mesmo gênero é prazeroso, acaba "mudando de sexualidade". Esses são aqueles casos em que uma pessoa não se atraía realmente por pessoas do mesmo gênero quando era criança, e do nada, às vezes depois de entrar na vida adulta, ela pensa "acho que eu gosto de pessoas do mesmo gênero". Isso não é nada incomum, principalmente com crianças que foram estupradas e/ou abusadas ainda pequenas e o cérebro, na tentativa de se defender, desvia toda a sua atenção para pessoas do mesmo gênero, que considera menos perigosas. Ainda falando de pessoas abusadas, pode acontecer o oposto, e ao notar que existe sim uma sensação prazerosa ao fazer sexo com alguém do mesmo gênero a cabeça da pessoa buga e ela passa a se considerar homossexual. Aí, no futuro a pessoa pode descobrir que também gosta de pessoas do gênero oposto e passa a se dizer bissexual. Ou, ser bissexual também pode ter origem espiritual, já que espíritos não tem gênero e a pessoa pode nascer sem diferenciar homens de mulheres e ser capaz de amar ambos e, mais uma vez, descobre que fazer coisas com alguém do mesmo gênero não é ruim.
Acho que isso é importante ressaltar: homens tem uma coisa muito legal chamada "próstata" (adivinha onde fica? No ânus. Adivinha onde o sexo heterossexual ocorre? Não é no ânus), e mulheres só sentem prazer nos 4 primeiros centímetros da vagina (como homens gostam de se satisfazer sozinhos eles já vão enfiando a coisa lá no fundo completamente alheios que estão ignorando a parte mais prazerosa para a parceira, e numa relação lésbica as mulheres enfiam os dedinhos onde? Nos 4 primeiros centímetros). Conclusão: qualquer pessoa nesse mundo vai sentir prazer em sexo homossexual se tentar. Então eu acho muito errado as pessoas simplesmente pensarem "vou experimentar outros gêneros pra ver se sou bi" pois ela sem dúvidas vai descobrir que "é", mas não é um bi de nascença, é um bi promíscuo, criado pelas relações sociais. Na Grécia antiga, acho legal dizer que os "gays" não eram gays mesmo, era considerado um "rito de passagem" ou uma "obrigação social". Os garotos mais jovens transavam com os mais velhos para mostrar submissão, basicamente como animais (sim, isso ocorre no reino animal. Inclusive, boa parte das relações homossexuais entre os animais é consequência da falta das fêmeas, o que ocorre muito quando você destrói o habitat natural dos sujeitos e as fêmeas começam a morrer), e graças a isso eles descobriam que existia prazer em transar com o mesmo gênero e desenvolviam-se vários "homossexuais promíscuos". Na Grécia Antiga, mulher era uma máquina de fazer filhos, e também existiam muitas relações lésbicas pois os homens não davam prazer para as próprias parceiras, que dificilmente consideravam seres humanos. Eu sempre serei a favor dos homossexuais ou bissexuais de nascença, pois amar nunca será um pecado, mas quando a sua sexualidade "muda" por causa de luxúria a coisa é completamente diferente. Por isso, bissexuais sempre acabaram me incomodando um pouco, apesar do mesmo não valer para os gays, já que eu sempre tinha a sensação de que eles não eram naturais e sim promíscuos.
Uma parte mais sensível desse assunto é que, quando encarnamos, nós normalmente escolhemos nosso gênero baseando-se nas "missões" que precisamos cumprir nessa vida em ordem de evoluir. Ou seja, às vezes um espírito acostumado a nascer homem nasce mulher pois planejou ter um filho, experimentar a dor do parto, criar uma criança específica (também escolhida antes de encarnar) e etc. Porém, se quando nasce ele não se adapta e acaba sendo homossexual, ele não poderá cumprir sua missão, e isso pode gerar um atraso evolutivo. Não estou dizendo que é um atraso, estou dizendo que pode gerar um atraso. Ou, pior (ou não, dependendo do seu ponto de vista), algum amigo desse espírito pode tentar ajudá-lo a não sofrer esse atraso e, com esse objetivo, o homossexual pode acabar passando por muitas dores durante sua encarnação para compensar pela missão que ele não foi capaz de cumprir. Pode não ser pior já que o espírito não vai atrasar, mas pode ser ruim pois o homossexual pode acabar sofrendo muito, o que normalmente ocorre por meio do preconceito alheio. O que eu quero dizer é: nascer homossexual é como nascer rico, ou seja, você vai precisar fazer um esforço maior do que a maioria para evoluir. O homossexual, porque não está cumprindo sua missão. O rico, porque o dinheiro pode acabar prejudicando seu caráter. É tipo isso, não é errado, mas é um obstáculo e tanto na evolução se não tomar cuidado.
Agora, pra deixar o Dante10 feliz: Não, eu não sei o que é Pomba-Gira. O que seria?