Os melhores FPS(First Person Shooter) atualmente são todos pagos. Citaria:
- Counter Strike: Global Offensive: Famigerado CS:GO, seu preciso é o mais acessível dentre os melhores, e apesar disso, não deixa de ser um jogo extremamente divertido, ainda mais se tiver amigos para jogar. É a evolução do CS 1.6 que o pessoal sempre jogou em Lan House. Apesar do jogo não trazer nenhuma inovação para o ramo, é bem feito, valeu a pena os 25 reais gastos.
- Tom Clancy's Rainbow Six Siege: Rainbow Six é um jogo muito bem feito, com variedades de personagens, cada qual com sua particularidade, o que torna o jogo mais competitivo e estratégico, fora a própria estrutura do jogo, que te permite personalizar as armas e gadgets do jeito que mais lhe agradar, apesar de haver um metagame. É um pouco mais caro que o CS:GO, mas não me arrependo de ter comprado também, é um jogo muito bom.
- PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS: O famoso PUBG, se você conhece games, dificilmente não ouviu falar do jogo que compete com LoL em popularidade atualmente. Apesar de não ser um FPS tradicional propriamente dito como CrossFire, Point Blank e o próprio CS, ainda é um jogo de tiro, onde você percorre o mapa em busca de armas, munições, coletes/capacetes, artigos de sobrevivência e afins, para então ir atrás de outros players. O jogo é sensacional, e, para quem tem um computador mais potente, pois ele não roda em qualquer máquina, eu recomendo comprar. Está 55,90 atualmente, e vale muito a pena.
- Overwatch: Outro jogo bem famoso, provavelmente todo mundo já ouviu falar alguma vez de Overwatch. Game of The Year de 2016, e também ganhou vários premios no GOTY 2017, uma inovação de FPS feita pela Blizzard. Reconheço que seu preço pode ser um pouco salgado(150 reais na sua versão mais barata), porém, o jogo é muito divertido, e dificilmente enjoativo. O jogo não é apenas um FPS qualquer, você escolhe personagens, cada qual com skills diferentes, se assemelhando a um MOBA como LoL/DotA, possui vários modos, e é graficamente um jogo muito bonito. Me diverte bastante, principalmente quando estou sozinho, dos 4, é o que mais gosto.
Não estou muito por dentro dos jogos gratuitos novos, principalmente FPS, que não é exatamente a minha melhor área, então não posso falar muito. Mas o único dos FPS tradicionais que ainda ouço falar um pouco é o CrossFire, mas, que na minha opinião, não chega nem perto da diversão que qualquer um dos 4 jogos acima podem te promover.
OBS. Com o CS:GO e PUBG, você é capaz de ganhar dinheiro in-game, e transformá-lo em dinheiro na carteira da Steam, o que te permite juntar uma boa quantia(principalmente em PUBG), então, se souber bem o que está fazendo, pode conseguir comprar outros jogos, ou até vendê-los como presente para amigos. É um bom investimento.