Mds, você está querendo desmerecer o Reputation por não ter tido o mesmo impacto de um dos álbuns mais aclamados do pop (1989)? Afinal você sabe algum motivo para isso?
Vejamos, a primeira declaração da Taylor quando lançou Reputation:
"Não haverá explicações, haverá apenas reputação.". Como deixado bem claro pela mesma, ela não iria falar nada sobre o álbum, procure ai por entrevistas dela nessa era, não vai achar praticamente
nenhuma, diferentemente de 1989 onde ela ia em tudo quanto é programa trabalhando na divulgação do seu álbum. Ela não fez questão nenhuma de ficar se colocando nos holofotes porque não era isso que ela queria, ela deixou bem claro desde o lançamento do álbum que estava cansada de ser tão vigiada por seu sucesso. O trabalho de divulgação de 1989 está
muuuuuito acima do que foi dado ao Reputation,
e simplesmente PORQUE ELA QUIS.Além do mais, querer desmerecê-la por ter uma nota baixa no Metacritc comparado aos álbuns anteriores não diminui em nada a qualidade do álbum, além de não ser como se crítica definisse a qualidade de um álbum. Reputation pode ter tirado 71, mas é muito superior que Sweetener que tirou 81, que por sinal é inferior a Dangerows Woman que tem nota inferior injustamente. De qualquer forma, a crítica desde o lançamento de LWYMMD não estava a favor da mesma, quebrou o pau falando que a música era péssima e tudo mais e depois teve que engolir ela como hit. Taylor mesmo com a crítica tentando sabotá-la ganhou prêmios e prêmios por ter o melhor álbum do ano, melhor álbum pop, o mais vendido do ano e tudo mais. Por sinal, ta bom, Reputation tem 71, e Witness? E Prism? Teenage Dream? TOOB? Independente da nota (que foi bem parcial, por sinal), Taylor continua tendo uma qualidade sonora e lírica muito acima de Katy Perry em todos seus álbuns, inegavelmente.
Taylor na era Reputation não se deu ao trabalho de ficar indo em inúmeras entrevistas, agendando incontáveis shows fora da turnê, etc, sendo plenamente justificável que os singles não tenham tido tanto sucesso quanto os de outras eras por conta disto. O único single que ela realmente investiu mais na divulgação
apenas liberando versões acústicas, mix, etc foi Delicate e só com esse mísero esforço, ele se tornou o single mais bem sucedido da era. Imagina se ela tivesse divulgado de vdd não só ele, mas todos outros. Poderia tranquilamente ter tido um sucesso estrondoso. Mas como ela deixou bem claro, não era isso que ela queria, ela só queria seguir sua vida adiante sem se estressar e se divertindo, ponto.
Por fim, querer comparar número de vendas de um álbum de 4 anos atrás com um de 1 ano atrás chega a ser bastante conveniente. É óbvio que um que está muito mais tempo no mercado de vendas irá arrecadar mais por lógica, mas daqui 4 anos, pode muito bem ser que os números não estejam tão distantes como coloca.
Witness foi o pior entre os álbuns com maiores expectativas, deixou a desejar, sendo um dos piores entre os cantores mais famosos. Não é ruim, mas não é bom, é bem mediano, mais pra ruim do que pra bom.
Independentemente do que queira dizer para rebaixar Rep, ele foi sim o álbum mais vendido e de maior qualidade no ano, não que não tenham tido outros bons, mas sim, ele foi o auge de 2017 mesmo sem esforços equiparáveis aos da era de 1989/Red/Speak Now/Fearless em divulgação.