Exatamente por conta do quê? Acertou na mosca, do roteiro. Goku do Super tem uns feitos bem fortes de análises, basta relembrar os confrontos que teve contra o Hitto no torneio entre U6 X U7 e também quando Goku contrata Hitto para que ambos lute, na situação que ele faz a leitura e destrincha as técnicas assassinas de seu oponente, junto com a movimentação que antecede as técnicas.
O Super 17 é arrogante e em todo momento subestima seu adversário, vide quando vai absorver as energias, abrindo seus braços e recebendo o dano, ficando com a guarda completamente aberta. Goku tendo a experiência que tem, e sem a interferência do roteiro que daria um downgrade imenso em sua inteligência, vai logo perceber e contra-atacará.
Sobre a questão de antecipar ou não, eu já respondi em outro tópico, bem explicadinho, como verá lá, acredito. Goku SSJ God do Beeru's arc já botava o universo em colapso com troca de socos. Até aí ok. No entanto, essa mesma forma do SSJ God foi superada nesse mesmo combate, sendo notado pelo Vegeta. Em Chou SSJ o Goku conseguiu uma luta tão boa quando na forma Vermelha. Depois disso houve o treinamento com o Whis, combate com o Freeza, no qual ele sofre um zenkai após quase morrer. Seguindo: treinamento com Vegeta durante alguns anos na Sala do Tempo, desempenho superior ao do Chou SSJ em SBG contra Beerus, mais treinamentos, sendo estes individuais e com o Whis; combates mortais que geraram zenkais, mais treinamentos, zenkai contra o Hitto, treinamentos com o Whis na sala de gravidade da Bulma, combates no Torneio de Exibição (provavelmente eu tenha confundido as ordens). Logo após, recrutamento, lutas no Torneio do Poder, batalha contra Jiren, tal que somou um boost de poder em Goku...
O meu ponto é: Goku SSJ God que lutou contra Beerus não se compara ao SSJ God atual. O Goku nessa forma é demais pro Androide. Você pode usar ps pra qualificar o nível de poder do SSJ Red atual. Tanto velocidade, poder bruto, poder de disparos de ki (e acumulados) cresceram grandiosamente.