Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Games podem desenvolver atitudes violentas nas pessoas?

+13
Leon Lancaster
Dante10
FrancoGYFV
Ben Ikneg
Gabriel Guimarães
tatu123
Iriw
02snake
Lipert
Gui
Salsicha
Wolfgang
Apollo
17 participantes

descriptionGames podem desenvolver atitudes violentas nas pessoas? - Página 2 EmptyRe: Games podem desenvolver atitudes violentas nas pessoas?

more_horiz
Cientista nunca conseguiram relacionar isso. Particularmente acredito que não, no máximo vejo como citaram: "pode influenciar um grupo de risco".

descriptionGames podem desenvolver atitudes violentas nas pessoas? - Página 2 EmptyRe: Games podem desenvolver atitudes violentas nas pessoas?

more_horiz
Um médico pode fazer essa avaliação, não é necessário um cientista para isso, até porque as causas para muitos são até previsíveis, se nem em causas mais conhecidas a séculos como a demência, esquizofrenia, a megalomania etc, mais recentes como o autismo e a depressão os cientistas não conhecem todas as causas, o vício em games não tem que ser exceção a isso e nem receber tratamento diferenciado da comunidade médica por causa de um monte de tetudo/inútil/seboso/viciado que fica revoltado se sentir rotulado como viciado.

more_horiz
Qualquer coisa por mais besta que seja pode desenvolver atitudes violentas, o descontrole e falta de educação são uns dos principais motivos da violência.

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

more_horiz
Sabe, o problema que noto em muitos aqui, é que "parecem" querer defender os jogos violentos usando como desculpa outras coisas que também contribuem...

NÃO IMPORTA! Não importa se a educação não ajuda, não importa se as novelas, filmes, séries e livros ajudam, não importa se alguns tem uma "facilidade" e/ou tendência a desenvolver problemas relacionados... Isso NÃO MUDA o fato que os jogos podem (e de fato o fazem) desenvolver atitudes violentas nas pessoas.

Tá, em 100%? CLARO QUE NÃO! Mas (apenas a título de exemplo) nem todos que vão para as prisões viram verdadeiros bandidos, mas isso não tira o fato que quem vai para a cadeia tem uma grande (gigante) chance de sair pior.

Mas continuem, é bom ver a opinião de outrem...

more_horiz
Ainda mais no caso de o sujeito ser um viciado em games (o que não deve ser difícil no caso dos malucos violentos que copiam o que veem nos games para praticarem crimes, serem também viciados) se ele passar 24 h por dia jogando é óbvio que +90% das influencias dele vieram dos games, porque um animal desse deve nem se alimentar ou limpar direito.

more_horiz
02snake escreveu:
Sabe, o problema que noto em muitos aqui, é que "parecem" querer defender os jogos violentos usando como desculpa outras coisas que também contribuem...

NÃO IMPORTA! Não importa se a educação não ajuda, não importa se as novelas, filmes, séries e livros ajudam, não importa se alguns tem uma "facilidade" e/ou tendência a desenvolver problemas relacionados... Isso NÃO MUDA o fato que os jogos podem (e de fato o fazem) desenvolver atitudes violentas nas pessoas.

Tá, em 100%? CLARO QUE NÃO! Mas (apenas a título de exemplo) nem todos que vão para as prisões viram verdadeiros bandidos, mas isso não tira o fato que quem vai para a cadeia tem uma grande (gigante) chance de sair pior.

Mas continuem, é bom ver a opinião de outrem...

Acho bem difícil concordar com isso, considerando que a porcentagem de pessoas que acabam tendo atos violentos e jogam videogames é ínfima quando se olha o quadro geral. E é absurdamente difícil conseguir provar que alguém cometeu esses atos por causa de videogames.

Pegar um caso ou dois em que a pessoa replicou algo que veio de um videogame tambem não é uma prova concreta, considerando que essa pessoa provavelmente tem problemas psicológicos e poderia ter sido uma cena vista em filme, a escolha veio ao acaso.

Na minha opinião, tentar pegar um ou dois casos a parte em que uma pessoa viciada em jogos cometeu um crime violento e dizer que videogames então DE FATO causam comportamento violento em uma porcentagem pequena é tão racional quanto tentar fazer uma relação entre pessoas que comem maçã e violência. Obviamente que vão ter meia dúzia que farão merda, mas numa quantidade tão grande de usuários é simplesmente inevitável

more_horiz
FrancoGYFV escreveu:
Acho bem difícil concordar com isso, considerando que a porcentagem de pessoas que acabam tendo atos violentos e jogam videogames é ínfima quando se olha o quadro geral.

Não @FrancoGYFV, não foque apenas nos casos extremos divulgados na mídia. Não é o caso. Foque nas crianças/adolescentes/jovens adultos que tem a sua sensibilidade à violência diminuída. Conforme minha avó dizia, a que acontecia antigamente quando alguém era morto a tiros numa discussão? Era algo que TODOS ficavam tristes e espantados. O que acontece hoje? Algo comum. Neste caso, não é o jogo que deixou as pessoas assim, é a grande exposição à violência. O ponto é uqe jogos com temos violentos também contribuem para isto.

FrancoGYFV escreveu:
E é absurdamente difícil conseguir provar que alguém cometeu esses atos por causa de videogames.

Veja, você está tentando “livrar” os Jogos Violentos tentando relacionar eles diretamente ao ato vil. Não é assim que funciona. Não pense tão superficialmente. O jogo está lá para “ajudar” a pessoa a seguir por esta linha. É óbvio que o jogo em si não causou o assassinato (por exemplo) mas foi uma ferramenta útil que motivou a pessoa que, por vários outros motivos (personalidade, criação, estilo de vida, amizades, mídias em geral, etc, etc e etc...), acabou por cometer tal ato.

FrancoGYFV escreveu:
Pegar um caso ou dois em que a pessoa replicou algo que veio de um videogame tambem não é uma prova concreta, considerando que essa pessoa provavelmente tem problemas psicológicos e poderia ter sido uma cena vista em filme, a escolha veio ao acaso.

Novamente você está enxergando o problema de maneira muito simples. Entenda que a violência existe em VÁRIOS NÍVEIS. Desde “um tiro na testa uma pessoa” a uma “palavra dura” para a sua mãe ou esposa. São ações e palavras que acabam por minar o que o ser humano tem de bom. Talvez você não consiga enxergar isso por hora, até porque o mundo em que vivemos está tão imerso em ódio, violência, palavras duras, sarcasmo, falta de respeito, falta de educação, palavrões e coisas similares, que o que os jogos fazem (bem como a mídia em geral) é “manter” a pessoa neste nível, fazendo com que ela pense como você: “Há, se eu não meter uma bala na cabeça de ninguém é uma prova que o jogo não me afetou”...

FrancoGYFV escreveu:
Na minha opinião, tentar pegar um ou dois casos a parte em que uma pessoa viciada em jogos cometeu um crime violento e dizer que videogames então DE FATO causam comportamento violento em uma porcentagem pequena é tão racional quanto tentar fazer uma relação entre pessoas que comem maçã e violência. Obviamente que vão ter meia dúzia que farão merda, mas numa quantidade tão grande de usuários é simplesmente inevitável

Sua opinião é importante, mas a sua ideia acima não merece crédito. O que uma maçã faz para promover a violência no ser humano? Apodrece?
Agora, o que os jogos violentos (FPS em especial, que você parece gostar) fazem para promover a violência e/ou a banalização do uso de armas e da “auto defesa” ou mesmo do assassinato? Acha que consegue me responder isso?

Outra coisa, você leu as matérias acima? Notou o que estes jogos fazem com a cabeça das pessoas em simples testes?

Eu mesmo tenho um sobrinho (que tem 11 anos) que “brincou” várias vezes este tipo de game violento. CHUTE qual a reação dele quando uma situação frustrante ocorre na vida dele? Chute o gesto com as mãos que ele faz, mostrando como ele pretende “acabar” com um problema que se apresenta?

E não é só crianças. Tenho colegas adultos que jogam tanto estes FPS´s que qualquer coisa é “meto bala mesmo”, “se pá, pow!” (kkk, que absurdo). Enfim...

more_horiz
Sim. Então devemos proibir essa coisa maligna.

more_horiz
Sim, claro que podem.

Eu mesmo desenvolvi atitudes violentas tempos atrás, inclusive fui influenciado por outro jogo, vulgo Pokémon, um jogo onde se faz rinha de animais. Há tempos vi brigas de ratos, pombos, gatos, cães e galos, o foda é que os pokémons(animais) eram desobedientes e nunca obedeciam seus donos, o que terminava em merda. Isso era algo comum em muitas cidades, a juventude saia pelas ruas pra capturar animais, eu mesmo capturei 2 ratos, 1 pombo e um cão, nicknames ratata, pidgey e growlithe, tinha até nego que pintava os ratos de roxo, coitados. Mil vezes melhor e mais divertido que Pokémon Go, kk Games podem desenvolver atitudes violentas nas pessoas? - Página 2 1563956623

more_horiz
Leon Lancaster escreveu:
Sim, claro que podem.

Eu mesmo desenvolvi atitudes violentas tempos atrás, inclusive fui influenciado por outro jogo, vulgo Pokémon, um jogo onde se faz rinha de animais. Há tempos vi brigas de ratos, pombos, gatos, cães e galos, o foda é que os pokémons(animais) eram desobedientes e nunca obedeciam seus donos, o que terminava em merda. Isso era algo comum em muitas cidades, a juventude saia pelas ruas pra capturar animais, eu mesmo capturei 2 ratos, 1 pombo e um cão, nicknames ratata, pidgey e growlithe, tinha até nego que pintava os ratos de roxo, coitados. Mil vezes melhor e mais divertido que Pokémon Go, kk Games podem desenvolver atitudes violentas nas pessoas? - Página 2 1563956623

:paola3: Ah... o sarcasmo... O que seria de nós sem ele? :gorda:

more_horiz
Depois de jogar um Moba, sim.

more_horiz
Provavelmente não. Podem citar as pesquisas que quiserem, eu duvido que haja uma só que conseguiu isolar o comportamento de maneira a entender que ele foi afetado pelo jogo em si e somente por ele. O simples fato da pessoa saber que está sendo testada para ver se desenvolve ou não atos violentos pode desencadear um placebo que a deixe violenta. E se ela não souber, é IMPOSSÍVEL isolar os fatores para a pesquisa. Só para começar.

Agora, vou lhes dizer o que qualquer ser humano pensante costuma raciocinar: no momento em que você joga Counter Strike, GTA e algum dos jogos violentos mais populares, você não raciocina só como é fácil (e legal) matar e fazer merda, você percebe na mesma medida o quão fácil é morrer, se dar mal e sofrer as consequências disso também. Basta perceberem que uma criança que começa a brincar de "lutinha" porque jogou Mortal Kombat, deixa de fazê-lo na primeira vez que brigar e apanhar de um colega. As noções de consequência não desaparecem, muito diferentemente do que pensam certa parte da população e os repórteres e pesquisadores da Globo.

Portanto, não há UMA, sequer uma evidência de que o jogo em si, em específico, como fator ÚNICO, causa comportamentos violentos. Se alguém tiver, por favor, ilumine-me.

more_horiz
Kakau escreveu:
Provavelmente não. Podem citar as pesquisas que quiserem, eu duvido que haja uma só que conseguiu isolar o comportamento de maneira a entender que ele foi afetado pelo jogo em si e somente por ele. O simples fato da pessoa saber que está sendo testada para ver se desenvolve ou não atos violentos pode desencadear um placebo que a deixe violenta. E se ela não souber, é IMPOSSÍVEL isolar os fatores para a pesquisa. Só para começar.

Agora, vou lhes dizer o que qualquer ser humano pensante costuma raciocinar: no momento em que você joga Counter Strike, GTA e algum dos jogos violentos mais populares, você não raciocina só como é fácil (e legal) matar e fazer merda, você percebe na mesma medida o quão fácil é morrer, se dar mal e sofrer as consequências disso também. Basta perceberem que uma criança que começa a brincar de "lutinha" porque jogou Mortal Kombat, deixa de fazê-lo na primeira vez que brigar e apanhar de um colega. As noções de consequência não desaparecem, muito diferentemente do que pensam certa parte da população e os repórteres e pesquisadores da Globo.

Portanto, não há UMA, sequer uma evidência de que o jogo em si, em específico, como fator ÚNICO, causa comportamentos violentos. Se alguém tiver, por favor, ilumine-me.

Então, isso em parte é o que eu quis dizer e que outros batem na tecla...

Os jogos (POR SI SÓ) não tornam a pessoal violenta (salvo problemas mentais que o pessoal postou na outra página).

Ele serve como "mais uma força" de mover as pessoas a pensarem de uma determinada maneira. O jogo violento, apenas faz parte "do ar" que sopra nas pessoas...

(entendedores entenderão)

more_horiz
Só se a pessoa tiver tendência a ser psicopata ou tiver algum desequilíbrio mental ou transtorno psicológico que puxe para esse lado.

more_horiz
Claro que podem, é só lembrar dos lags que te fizeram perder uma partida, ou os crash infelizes, ou getting over it rsrsrs

Falando serio agora, acredito que em pessoas normais os jogos não são uma influencia que podem deixa-los agressivos, e acredito que nos caso em que isso acontece é por causa de vários outros fatores além dos games, e mesmo assumindo que jogos podem influenciar acredito que ninguém que não seja um debio mental vai sair por ai atirando e atropelando geral por causa do GTA, bom é o que eu acho...

more_horiz
Eu acredito que não, só refletiria em um comportamento violento no caso de um indivíduo se tornar obsessivo pelo jogo, em outros casos acredito serem fruto de uma psique afetada

more_horiz
02Snake escreveu:
Li uma matéria, onde pesquisadores de psicologia da Universidade de Iowa, EUA, disseram que a “exposição a videogames violentos pode dessensibilizar as pessoas à violência real”.

E estudos anteriores mostraram que a exposição a esses jogos “aumenta pensamentos agressivos, sentimentos de ira, reações fisiológicas e comportamento violento”. Esse estudo monitorou os batimentos cardíacos e a reação emocional dos participantes ao assistir a filmes com cenas reais de violência logo após ter jogado videogames violentos e não-violentos. Os resultados mostram que “aqueles que jogam videogames violentos ficam habituados ou ‘acostumados’ a todo tipo de violência e, por fim, se tornam fisiologicamente cegos a ela”.

Em outra matéria, com base num estudo de 600 jogadores compulsivos de videogames, o pesquisador Brent Stafford, da Universidade Simon Fraser da Colúmbia Britânica, Canadá, alerta que muitos jogos “estão condicionando nossos filhos a se divertir com a violência”.

A revista Maclean’s diz o seguinte: “Alguns jogadores compulsivos que preferem os jogos mais violentos e realísticos chegam a ‘matar’ 1.000 personagens (virtuais) numa única noite, não raro em cenas de realismo sangrento.” A pesquisa documentou como os videogames violentos são projetados para apelar para as emoções do jogador, e a “mergulhar os jovens em mundos que os insensibilizam à violência, até mesmo a assassinatos”.

Pela primeira vez na minha vida (talvez por não estarmos debatendo religião) eu concordo com essa parte da argumentação do Snake. Porém, eu também acredito que ninguém aqui está mentindo ou iludido quando diz que um jogo violento não afetará suas atitudes. O que eu acho que falta considerarmos aqui é a idade dos jogadores e, sim, eu esse pequeno detalhe muito importante.

Explicação :

Resumindo:
– Fator 1: Jogos de violência acostumam a pessoa com a violência, e ela passa a ter mais facilidade psicológica para realizar tarefas violentas. Mas, se ela tiver bom senso e souber separar realidade de ficção, ela não fará.
– Fator 2: Crianças não tem bom senso nem sabem separar realidade de ficção, então elas se tornam sim mais violentas por influência dos jogos. Mas se a criança for naturalmente pacífica, o que é bem difícil (já precisa nascer com uma baita maturidade), ela não irá desejar tomar atitudes violentas, ou terá medo de toma-las.
– Fator 3: Crianças se atraem por jogos com os quais tenham sintonia. Então se uma criança quer jogar GTA você já sabe que ela tem predisposição à violência, especialmente se ela começar a jogar e gostar. Ou seja, se antes nós entendemos que crianças que não se tornam violentas por causa de jogos são naturalmente pacíficas, aqui nós entendemos que se a criança for naturalmente pacífica ela nem vai ver graça no jogo pra início de conversa.
– Fator 4: Entre os 9 e 14 anos (normalmente) as crianças entram na idade rebelde. Ou seja, na idade em que querem "provar que são independentes e que mandam em si mesmas". Sem qualquer bom senso, elas normalmente fazem isso indo contra as regras e tentando escapar da punição, o que é a "prova master de que você é fodão e ninguém manda em você". Elas aprendem no jogo que tal coisa é errada e chama a atenção da polícia, então elas vão lá e fazem numa versão mais fraca (normalmente) para incomodar os pais e, assim como no jogo, fogem(tentam fugir) das consequências. Se elas conseguem, acabou, você tem um pequeno futuro criminoso em casa.
– Fator 5: Se tornar mais violenta não significa se tornar uma criminosa. Uma criança normal vai só começar a falar palavrões, gritar e no máximo pixar a casa. Outras podem até aprender a fumar e beber depois de fazerem "amizade" com rebeldinhos de 15 anos. Mas se ela realmente cometer um crime como furto ou assassinato já tem um outro fator envolvido, que é o do "problema mental". A criança claramente tem algo de errado. Mas, como você pôde ver, o jogo não foi o culpado, apesar de ter impulsionado o ato.

[b]Conclusão: Se o jogo é para maiores você não pode simplesmente ir lá e deixar seu primo de 10 anos jogar. Os pais precisam controlar os filhos ao menos nessa idade para que o vídeo-game não seja uma má influência numa fase delicada. Agora, os cara de 16 à 18 anos? Esses só vão ficar violentos se já tiverem problemas psicológicos desde o início. Eles tem bom senso e sabem separar realidade de ficção. Eles podem jogar. Mas sim, os vídeo-games violentos despertam ou intensificam a violência nas crianças. Não superestime os moleques e não acreditem naquele papo de "eu sei tomar minhas próprias decisões", ele não sabe, ele é burro, ele é demente, ele tem naturalmente um parafuso a menos porque ele é criança.  [b]
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos