Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVós sois deuses — pristinum statum  EmptyVós sois deuses — pristinum statum

more_horiz
Seria a ideia de se tornar um com Deus — pristinum statum, apocatástase/apokatastasis — uma forma de heresia, um devaneio wesliano, um zênite axiomático, ou, de fato, o auge na busca por uma verdade suprema?

descriptionVós sois deuses — pristinum statum  EmptyRe: Vós sois deuses — pristinum statum

more_horiz
Você é um ser sujo. E um ser sujo não pode fazer parte da mais perfeita e majestosa pureza. A menos que você se torne um sanctus de altíssimo nível. Deste modo, você deixaria de ser você.

descriptionVós sois deuses — pristinum statum  EmptyRe: Vós sois deuses — pristinum statum

more_horiz
UchihaPower escreveu:
Seria a ideia de se tornar um com Deus — pristinum statum, apocatástase/apokatastasis — uma forma de heresia, um devaneio wesliano, um zênite axiomático, ou, de fato, o auge na busca por uma verdade suprema?

Como vai lorde @UchihaPower?
Bom assunto este. Gosto muito desta passagem, pois ela é muito interessante e os ajuda até mesmo a desmitificar a trindade. Mas, não falemos sobre isso agora (por hora...).

A “ideia” aqui não é sobre “se tornar um com Deus”. Não é uma heresia ou devaneio também. Alí, nosso Deus chama literalmente os maiorais, os juízes de Israel, de “deuses” no sientido pleno da palavra em hebraico elo-hím (do grego The-oí), como sendo “um deus (ou deuses)”. Essa ideia não é incomum na bíblia. Se lermos, por exemplo 1º Coríntios 8:5, ali diz: “embora haja os que se chamem “deuses”, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores””.

Eu gosto deste texto poisele prova que existem vários deuses, quer NO CÉU, quer na TERRA. O próprio Satanás é chamado de deus. A questão é que ninguém é Deus COMO JOEVÁ o é... como diria o nome do próprio Miguel, “quem é semelhante a Deus?”, ou seja, que possui as mesmas qualidades nos mesmos graus? Resposta: NINGUÉM. Mas na semelhança divina, existem VÁRIOS!

Conversei sobre isso num outro tópico, mas uma certa criatura não deu as caras...

Há muito mai a dizer, mas por hora...

Moriarty escreveu:
Você é um ser sujo. E um ser sujo não pode fazer parte da mais perfeita e majestosa pureza. A menos que você se torne um sanctus de altíssimo nível. Deste modo, você deixaria de ser você.

Realmente, não podemos fazer PARTE DE DEUS, pois NADA nem NINGUÉM pode. Na verdade, o “um com Deus”, usado por exemplo em João 17: 22-26, é em sentido de pensamento, ações, amor, espírito. Ora, os discípulos de Cristo (a quem ele referenciava na oração ao pai) não eram UM no sentido de fazerem parte de Deus como essência dele. Não tem NADA a ver. Eles eram um assim como um casal (um homem e uma mulher) são UM quando se casam perante Deus! Eles continuam sendo duas pessoas separadas e distintas, mas são um em união de pensamento, amor, enfim, vida.

O que quero dizer com isso? Que você, eu e o "UchihaPower" podemos SIM ser UM com Deus, mas é claro que para isto ocorrer, temos que pensar e agir de acordo com a vontade DELE, e não a nossa... é que imperfeita, e, digamos, “suja”.

more_horiz
Quanto a "se tornar um deus" / "se tornar igual a Deus", segundo a Bíblia, essa ideia vem tentando os humanos desde o Eden, e o ser humano frequentemente acaba caindo nesse, que é o truque mais velho de todos. Muitas sociedades secretas e grupos ocultistas nasceram exatamente dessa ideia...

more_horiz
Lipert escreveu:
Quanto a "se tornar um deus" / "se tornar igual a Deus", segundo a Bíblia, essa ideia vem tentando os humanos desde o Eden, e o ser humano frequentemente acaba caindo nesse, que é o truque mais velho de todos. Muitas sociedades secretas e grupos ocultistas nasceram exatamente dessa ideia...

Bem destacado meu caro Lipert! :e.e:

Satanás ofereceu justamente isso ao primeiro casal! Serem COMO Deus! A ideia foi tão fundo na mente e no coração deles, que eles cederam, e nós, milhares de anos depois, ainda estamos "pagando" por isso... Ainda bem que não por muito mais tempo...

more_horiz
"O segredo é que nós já somos." :lisa:

more_horiz
À idéia é interessante. Creio que para se considerar um Deus devíamos ter poder sobre todas as outras criaturas do universo em termo de extermínio,não um poder de criação infinito coisa que me parece impossível

more_horiz
Essa parece ser a abordagem primária, se não apenas modal, da transcendência no Cristianismo, porque todas as outras abordagens parecem estar enraizadas na ideologia, em oposição ao Ser.

Uma das poucas coisas comuns a todas as religiões é a crença em algo diferente do aqui e agora — uma crença secundária — de que é possível alcançar essa alteridade.

No entanto, todas as religiões aceitam que essa é uma obtenção que exige uma prática especial — e a abnegação é a chave azul desta prática. Isso ocorre porque o altruísmo leva você para longe de "si mesmo", e este mesmo "si mesmo" se transforma em "outro ser", que deixa de ser "si mesmo".

No momento em que você alcançar essa alteridade — através da abnegação — bastará descrevê-la ou formulá-la, mas isto dependerá de sua própria tradição religiosa pessoal.

Na tradição cristã, a obtenção da alteridade será descrita como "Estar na presença de Deus" ou "Ser um com Deus".

Em termos mais gerais, pode ser descrito como "se unir com a alteridade".

Estritamente falando, a obtenção da unicidade — com a alteridade — não é uma experiência — pois vai além ou transcende a própria experiência.

more_horiz
Somos uma espécie intermediaria entre o animais e os deuses , na grande maioria das pessoas seu lado animal é muito mais predominante , em uma pequena minoria seu lado deus é muito mais predominante . Em Jesus Cristo o lado animal quase inexiste e ninguém pode ser mais deus do que Jesus Cristo é deus .

more_horiz
A ganância de nos tornar "deuses" faz muita merda acontecer.
Não a ambição, que por si só é algo positivo, mas a ganância.

Quando vi a primeira frase do autor do tópico eu pensei que era zoeira. Não entendo nada de Teologia.

more_horiz
Le Petit Prince escreveu:

Estritamente falando, a obtenção da unicidade — com a alteridade — não é uma experiência — pois vai além ou transcende a própria experiência.

Isto posto, esta aquisição se enquadraria em quê precisamente? numa mediação divina (?)

more_horiz
Moriarty escreveu:

Isto posto, esta aquisição se enquadraria em quê precisamente? numa mediação divina (?)

O Wesley não adotaria o termo "mediação divina", ainda que por questão de estilo, mas é um bom caminho, sim, senhor.

A natureza transcendental da "experiência" possui certos aspectos-chave:

1) Um profundo senso de unidade, unificação ou inteireza;
2) Um profundo sentimento de paz, alegria e felicidade;
3) Uma intensa consciência da "presença" — isto é, uma sensação esmagadora de que essa alteridade é pessoal e não impessoal.

Mas quem aqui viverá uma vida de plenitude?

more_horiz
Não entendo exatamente essa de "um com Deus", mas sobre a frase "Vós sois Deuses" ela é um fato bíblico que certas pessoas ignoram não sei por que. Nós somos Deuses. Pequenos pedaços de Deus que encarnam nesse mundo cheio de tentações para que possamos, com elas, evoluirmos e nos tornarmos Deuses como o Deus que já conhecemos. Aliás, gostaria de citar uma curiosidade que descobri recentemente, que o nome Miguel significa "Quem é como Deus" sem o ponto de interrogação, mas aí enfiaram o ponto de interrogação no significado supondo que era pra ser uma pergunta retórica só porque queriam mesmo :horak: Agora, jamais nos tornaremos idênticos a Deus, pois afinal não se pode esperar nem que uma pessoa se torne como a outra, certo? Pelo contrário, nosso objetivo é nos tornarmos superiores a Deus e fomos criados por ele justamente com esse objetivo. Deus é imutável, mas nós somos perfectíveis. Nós melhoramos diariamente e ele jamais mudará do que é atualmente. E isso não é arrogância, pois arrogância seria pensar que já temos essa condição ou então desconsiderar que todos são Deuses como você. Aliás, veja que horrível, supor que Deus é uma criatura arrogante e vaidosa que decidiu que vai ser o Todo Poderoso e Rei da porra toda pra sempre e nos criou só por criar mesmo :horak: Deus não tem esse tipo de orgulho, ele na verdade se sente orgulhoso de nós ao nos ver buscar a perfeição extrema, assim como todos os pais. Seus pais querem respeito, mas em nenhum momento eles dizem que você será inferior a eles pelo resto da vida, certo? Deus não é diferente.

Quanto ao que nosso querido Snake disse, você também me ignorou antes então também tenho o direito, além de que é um saco discutir com alguém que ignora tudo o que eu digo e não usa nenhum argumento válido, só falando a própria interpretação da bíblia como se ela obrigatoriamente fosse a verdade. Você nega até o português.

more_horiz
Tarde pessoal!!!Rei do Camarote

Arima Kishou escreveu:
À idéia é interessante. Creio que para se considerar um Deus devíamos ter poder sobre todas as outras criaturas do universo em termo de extermínio,não um poder de criação infinito coisa que me parece impossível

Olha, eu entendi o ponto, mas penso ligeiramente diferente (no âmbito bíblico, claro) pois, para ser “um deus” eu preciso apenas ser poderoso e dominar sobre outros (por exemplo) e não necessariamente ter poder para destruir todos. Digo isto porque anjos são chamados de deuses, Satanás (o Diabo) é chamado de Deus (deste mundo) e Jesus, o filho do Deus vivente, também é chamado de deus na bíblia, e eles não tem poder sobre “sobre todas as outras criaturas do universo em termo de extermínio”. No caso de Jesus, ele recebeu agora este poder, mas se um anjo, por exemplo, quiser acabar com TODA A HUMANIDADE AGORA, ele NÃO conseguirá... Mas a sua ideia não está errada não, é bem por aí mesmo em termos  de “poder”.

Essa parece ser a abordagem primária, se não apenas modal, da transcendência no Cristianismo, porque todas as outras abordagens parecem estar enraizadas na ideologia, em oposição ao Ser.

Uma das poucas coisas comuns a todas as religiões é a crença em algo diferente do aqui e agora — uma crença secundária — de que é possível alcançar essa alteridade.

No entanto, todas as religiões aceitam que essa é uma obtenção que exige uma prática especial — e a abnegação é a chave azul desta prática. Isso ocorre porque o altruísmo leva você para longe de "si mesmo", e este mesmo "si mesmo" se transforma em "outro ser", que deixa de ser "si mesmo".

No momento em que você alcançar essa alteridade — através da abnegação — bastará descrevê-la ou formulá-la, mas isto dependerá de sua própria tradição religiosa pessoal.

Na tradição cristã, a obtenção da alteridade será descrita como "Estar na presença de Deus" ou "Ser um com Deus".

Em termos mais gerais, pode ser descrito como "se unir com a alteridade".

Olha :aliens: , deu sim para entender o que você colocou acima, mas em algumas veze tive que recorrer a dicionários para conseguir “pescar” a ideia. É uma ideia interessante...

Gabriel Arcanjo escreveu:
Somos uma espécie intermediaria entre o animais e os deuses ,  na grande maioria das pessoas seu lado animal é muito mais predominante , em uma pequena minoria seu lado deus é muito mais predominante . Em Jesus Cristo o lado animal quase inexiste e ninguém pode ser mais deus do que Jesus Cristo é deus .

Gostei @Gabriel Arcanjo (embora este nome biblicamente não existe... KKK) do que você falou. Estamos “no meio” disso. E sim, nenhuma outra criatura, quer nos céus, quer na terra, é “deus” como Jesus o é... perfeito!Rei do Camarote

Gaius escreveu:
A ganância de nos tornar "deuses" faz muita merda acontecer.
Não a ambição, que por si só é algo positivo, mas a ganância.

Quando vi a primeira frase do autor do tópico eu pensei que era zoeira. Não entendo nada de Teologia.

É... a ganância matou, mata e ainda matará muitos neste mundo. Sobre “teologia”, quer um conselho? (Nãããão) Estude a bíblia. É melhor do que a “teologia” que se aprende  por aí.:okai:

E, lá vamos nós...:xablau:
NikyNeko escreveu:
Não entendo exatamente essa de "um com Deus",

Se quiser estudar a bíblia de verdade, eu lhe ensino.:e.e:

NikyNeko escreveu:
mas sobre a frase "Vós sois Deuses" ela é um fato bíblico que certas pessoas ignoram não sei por que. Nós somos Deuses.

Não, nós não. O texto bíblico em que se refere (o Salmos) não fala de toda a humanidade. A frase é dirigida a um grupo específico.:pat:

NikyNeko escreveu:
Pequenos pedaços de Deus que encarnam nesse mundo cheio de tentações para que possamos, com elas, evoluirmos e nos tornarmos Deuses como o Deus que já conhecemos.

Segundo a sua crença religiosa, sim, imagino que sim, mas não segundo a verdade bíblica.:deus:

NikyNeko escreveu:
Aliás, gostaria de citar uma curiosidade que descobri recentemente, que o nome Miguel significa "Quem é como Deus" sem o ponto de interrogação, mas aí enfiaram o ponto de interrogação no significado supondo que era pra ser uma pergunta retórica só porque queriam mesmo

Aqui eu queria te dar a chance de se explicar antes de eu fazer a “defesa a verdade”. 1 – Onde você leu (ou descobriu) isso? 2 – O verbo “é” aparece no nome? 3 – o que o pronome “Quem” faz ali? 4 – A palavra “como” está realmente no idioma original ou foi apenas uma, como você disse: “algo que enfiaram porque queriam”?
Eu aguardo você antes de falar, blz?

NikyNeko escreveu:
Agora, jamais nos tornaremos idênticos a Deus, pois afinal não se pode esperar nem que uma pessoa se torne como a outra, certo?

Sim, nenhuma pessoa é como outra, mas o motivo de não sermos COMO Deus é, é óbvio. Vou citar apenas uma qualidade: PODER. Só ele é TODO PODEROSO e sempre o será.

NikyNeko escreveu:
Pelo contrário, nosso objetivo é nos tornarmos superiores a Deus e fomos criados por ele justamente com esse objetivo.

É, isso segundo a sua religião, correto? Mas a bíblia ensina totalmente o contrário... Jeová nos fez “perfeitos” para um objetivo específico e a morte NÃO fazia parte dos planos dele. Nós NUNCA evoluiríamos a ponto de sermos como ele, pois a própria palavra Dele diz isso no livro de Eclesiastes.

NikyNeko escreveu:
Deus é imutável, mas nós somos perfectíveis. Nós melhoramos diariamente e ele jamais mudará do que é atualmente.

PERFECTÍVEL: Que pode ser melhorado, aperfeiçoado; que se consegue aperfeiçoar, aprimorar; que está sujeito a melhorias ou aperfeiçoamentos. Isso, mais ou menos isso. E isso acontecerá para sempre. Não é interessante? Mas isso NÃO quer dizer que vamos chegar a ser COMO Deus é pois temos limites. A perfeição, conforme falamos em outro tópico abandonado, é relativa àquele que estabelece tais regras para o que é de fato, perfeito.

NikyNeko escreveu:
E isso não é arrogância, pois arrogância seria pensar que já temos essa condição ou então desconsiderar que todos são Deuses como você. Aliás, veja que horrível, supor que Deus é uma criatura arrogante e vaidosa que decidiu que vai ser o Todo Poderoso e Rei da porra toda pra sempre e nos criou só por criar mesmo. Deus não tem esse tipo de orgulho, ele na verdade se sente orgulhoso de nós ao nos ver buscar a perfeição extrema, assim como todos os pais. Seus pais querem respeito, mas em nenhum momento eles dizem que você será inferior a eles pelo resto da vida, certo? Deus não é diferente.

“perfeição extrema”, olha aí! Um conselho: Não use “DEUS” e um “PALAVRÃO” na mesma frase... tem como? Consegue?
Sobre ele “decidir ser todo poderoso? Bem, isso é deveras ridículo! Ele não escolheu isso, ele É. Não nos criou “só por criar mesmo”. Ele o fez para que outros compartilhassem da vida. Falamos isso em outro tópico...:diogo:

NikyNeko escreveu:
Quanto ao que nosso querido Snake disse, você também me ignorou antes então também tenho o direito, além de que é um saco discutir com alguém que ignora tudo o que eu digo e não usa nenhum argumento válido, só falando a própria interpretação da bíblia como se ela obrigatoriamente fosse a verdade. Você nega até o português.

Suas palavras ácidas são como gotas de água num deserto escaldante... sabia?:gorda:
Eu “deixei” os antigos porque estava levando muito tempo para responder e também porque o meu trabalho aumentou muito, estava realmente sem tempo. Estou, na verdade, note que eu mal acesso o site! Um segundo motivo é que, o motivo de eu conversar contigo em alguns tópicos era apenas para revelar a TODOS o que nos liam o que a sua religião ensina, para fazê-los meditar neste caminho específico e seu derradeiro fim ou destino. E terceiro, porque você NUNCA quis aprender ou conhecer a verdade. Você simplesmente, como você mesma disse, “é alguém que ignora tudo o que eu digo e não usa nenhum argumento válido”. E posso dizer que até quando tenta fazê-lo, como quando usa a bíblia para “me contradizer”, acaba pecando miseravelmente, uma vez que eu falo não de minha própria iniciativa, mas sim, pelo que a bíblia REALMENTE ensina.

Foi como o @Lipert disse uma certa vez para você (e queria aqui apenas relembrar) que vou colocar em outras palavras, pois não me lembro da frase em si: “Você julga com pouca ou nenhuma base bíblica, pois não conhece a bíblia realmente. Está apenas familiarizada com o que lhe ensinaram e não com o que REALMENTE é, daí tira conclusões obviamente erradas.”

E quer um exemplo ATUAL? O significa do nome MIGUEL...:kyo2:

Olha aí... :HM*:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos