Seria a ideia de se tornar um com Deus — pristinum statum, apocatástase/apokatastasis — uma forma de heresia, um devaneio wesliano, um zênite axiomático, ou, de fato, o auge na busca por uma verdade suprema?
UchihaPower escreveu:Seria a ideia de se tornar um com Deus — pristinum statum, apocatástase/apokatastasis — uma forma de heresia, um devaneio wesliano, um zênite axiomático, ou, de fato, o auge na busca por uma verdade suprema?
Moriarty escreveu:Você é um ser sujo. E um ser sujo não pode fazer parte da mais perfeita e majestosa pureza. A menos que você se torne um sanctus de altíssimo nível. Deste modo, você deixaria de ser você.
Lipert escreveu:Quanto a "se tornar um deus" / "se tornar igual a Deus", segundo a Bíblia, essa ideia vem tentando os humanos desde o Eden, e o ser humano frequentemente acaba caindo nesse, que é o truque mais velho de todos. Muitas sociedades secretas e grupos ocultistas nasceram exatamente dessa ideia...
Le Petit Prince escreveu:
Estritamente falando, a obtenção da unicidade — com a alteridade — não é uma experiência — pois vai além ou transcende a própria experiência.
Moriarty escreveu:Le Petit Prince escreveu:
Estritamente falando, a obtenção da unicidade — com a alteridade — não é uma experiência — pois vai além ou transcende a própria experiência.
Isto posto, esta aquisição se enquadraria em quê precisamente? numa mediação divina (?)
Arima Kishou escreveu:À idéia é interessante. Creio que para se considerar um Deus devíamos ter poder sobre todas as outras criaturas do universo em termo de extermínio,não um poder de criação infinito coisa que me parece impossível
Le Petit Prince escreveu:Essa parece ser a abordagem primária, se não apenas modal, da transcendência no Cristianismo, porque todas as outras abordagens parecem estar enraizadas na ideologia, em oposição ao Ser.
Uma das poucas coisas comuns a todas as religiões é a crença em algo diferente do aqui e agora — uma crença secundária — de que é possível alcançar essa alteridade.
No entanto, todas as religiões aceitam que essa é uma obtenção que exige uma prática especial — e a abnegação é a chave azul desta prática. Isso ocorre porque o altruísmo leva você para longe de "si mesmo", e este mesmo "si mesmo" se transforma em "outro ser", que deixa de ser "si mesmo".
No momento em que você alcançar essa alteridade — através da abnegação — bastará descrevê-la ou formulá-la, mas isto dependerá de sua própria tradição religiosa pessoal.
Na tradição cristã, a obtenção da alteridade será descrita como "Estar na presença de Deus" ou "Ser um com Deus".
Em termos mais gerais, pode ser descrito como "se unir com a alteridade".
Estritamente falando, a obtenção da unicidade — com a alteridade — não é uma experiência — pois vai além ou transcende a própria experiência.
Gabriel Arcanjo escreveu:Somos uma espécie intermediaria entre o animais e os deuses , na grande maioria das pessoas seu lado animal é muito mais predominante , em uma pequena minoria seu lado deus é muito mais predominante . Em Jesus Cristo o lado animal quase inexiste e ninguém pode ser mais deus do que Jesus Cristo é deus .
Gaius escreveu:A ganância de nos tornar "deuses" faz muita merda acontecer.
Não a ambição, que por si só é algo positivo, mas a ganância.
Quando vi a primeira frase do autor do tópico eu pensei que era zoeira. Não entendo nada de Teologia.
NikyNeko escreveu:Não entendo exatamente essa de "um com Deus",
NikyNeko escreveu:mas sobre a frase "Vós sois Deuses" ela é um fato bíblico que certas pessoas ignoram não sei por que. Nós somos Deuses.
NikyNeko escreveu:Pequenos pedaços de Deus que encarnam nesse mundo cheio de tentações para que possamos, com elas, evoluirmos e nos tornarmos Deuses como o Deus que já conhecemos.
NikyNeko escreveu:Aliás, gostaria de citar uma curiosidade que descobri recentemente, que o nome Miguel significa "Quem é como Deus" sem o ponto de interrogação, mas aí enfiaram o ponto de interrogação no significado supondo que era pra ser uma pergunta retórica só porque queriam mesmo
NikyNeko escreveu:Agora, jamais nos tornaremos idênticos a Deus, pois afinal não se pode esperar nem que uma pessoa se torne como a outra, certo?
NikyNeko escreveu:Pelo contrário, nosso objetivo é nos tornarmos superiores a Deus e fomos criados por ele justamente com esse objetivo.
NikyNeko escreveu:Deus é imutável, mas nós somos perfectíveis. Nós melhoramos diariamente e ele jamais mudará do que é atualmente.
NikyNeko escreveu:E isso não é arrogância, pois arrogância seria pensar que já temos essa condição ou então desconsiderar que todos são Deuses como você. Aliás, veja que horrível, supor que Deus é uma criatura arrogante e vaidosa que decidiu que vai ser o Todo Poderoso e Rei da porra toda pra sempre e nos criou só por criar mesmo. Deus não tem esse tipo de orgulho, ele na verdade se sente orgulhoso de nós ao nos ver buscar a perfeição extrema, assim como todos os pais. Seus pais querem respeito, mas em nenhum momento eles dizem que você será inferior a eles pelo resto da vida, certo? Deus não é diferente.
NikyNeko escreveu:Quanto ao que nosso querido Snake disse, você também me ignorou antes então também tenho o direito, além de que é um saco discutir com alguém que ignora tudo o que eu digo e não usa nenhum argumento válido, só falando a própria interpretação da bíblia como se ela obrigatoriamente fosse a verdade. Você nega até o português.