Eu nao acho que seja um exagero enorme ou absurdo tao grande , po se passaram muitos anos ,as coisas evoluiram , é normal que alguem demore para desenvolver e talz é até compreensivo , depois o mesmo passe adiante para outro com metade da idade ou ate menos ,TSUNADE É UM EXEMPLO com 54 anos tinha super força ,SS , katsuyu e tudo mais , Byakugou e etc, sakura com 16/17 ja tinha TUDO entao eu nao vejo como absurdo , é normal que elas aprendam e ate aperfeiçoem , melhorem e desenvolvam as demais tecnicas , é por isso que uma geração sempre supera a outra, ou pelo menos devia ser assim ..
kakashi tem shinden , ele demorou a criou , mas se auxiliar alguem que tenha afinidade com o mesmo e ele treina ,nada impede que ele aprenda , naruto demorou pouco tempo para se ter um rasengan , enquanto minato levou anos , tudo isso ja acontecia , porem nao percebiamos ..
guy no auge abre 8 portoes, lee abria mais que kakashi , no classico era capaz de abrir 5
a verdade é que nem todos tem bijuu para serem upados , ou sao donos de dounjutsus , logo o autor pega e upa eles , para meio que nivelar ,seria ate incoerencia ele colocar os mesmos jutsus em niveis inferiores devido avanço , Chouji consegue ficar modo borboleta ,ele apredeu isso sem precisar correr risco , ele foi ensinou ela (sua filha).. é tudo normal , nao vejo porque do AUE e dai por diante ...
temos o caso tb ,de vermos personagens modificados , melhorados e dai por diante