A franquia Avatar é uma das mais ricas em história e detalhes na construção dos personagens.
A lenda de Aang consegue conciliar muito bem a ação, o humor e o senso de aventura, isso envolto de um universo muito criativo com muitas inspirações na cultura chinesa. Conseguiu criar personagens tão bem construídos que é difícil simplesmente odiar algum.
A Lenda de Korra foi uma série marcada pela representatividade para o público alvo, dela tem dos dois polos é hypada exageradamente e é subestimada exageradamente. O plot dos arcos eram muito bons, e que tratavam de questões sérias, mas a construção de personagens e das relações não foi tão boa como em a Lenda de Aang, eram relações baseadas somente no interesse romântico em sua maioria. Mas também está longe de ser uma série ruim.
Os 3 livros de A lenda de Aang (água, terra e fogo) foram excelentes, com poucas falhas, embora existentes. mas entregaram um material sempre de bom nível.
Começa ótimo no Livro Água. Fica mais que Excelente no Livro da Terra. E encerra bem no Livro do Fogo.
Personagens marcantes como Tio Iroh, Azula,todo o time avatar...
Os 4 livros de A lenda de Korra oscilaram em momentos ótimos e outros bem degradantes.
O Livro 1 Ar de TLOK foi mediano, se sustentou na mistura de nostalgia com a sensação de novidade, e um vilão com um objetivo e práticas interessantes. Mas O Time Avatar não funcionou, perdido em temas e romances adolescentes bobos, personagens pouco carismáticos como Mako e assim vai..
O segundo Livro de Lenda de Korra Espíritos apesar da narrativa incrível da história do Avatar Wan, foi o pior livro de ambas franquias. Korra estava insuportável, Espirítos deixaram de ser ''sagrados'' e viraram animais fantásticos e onde habitam, Unalaq um vilão chato e raso, episódios perdidos com a atuação do Bolin, animação sofrível da Pierrot...
O 3 livro Mudança de TLOK já foi um dos melhores de toda franquia, protagonista amadurecendo, excelente grupo de vilões, ótima coreografia das lutas, decisões realmente significativas para todo o enredo da série, Zaheer personagem absurdamente bom.
O 4 livro equílibrio começa muito bom, episódios muito bem elaborados para a recuperação da protagonista, trazem a Priscila Fantin como vilã e fazem o favor de reinserir a Toph na trama. Depois o livro tem uma queda de rendimento, com muito exagero nas tecnologias, e tem um final bem sem graça.
Como um todo a Franquia Avatar é bem sucedida.