Giã escreveu: Bodia
Boanote
Houve mesmo protagonismo/conveniência fail?
Olha eu realmente acho muito fácil chamar a luta de "protagonismo". Concordo que o Arco teve alguns problemas, como por exemplo na Cerimônia e durante a fuga, mas especificamente nessa luta, acredito que não.
Katakuri deixou Luffy ganhar?
Não
Luffy teve uma vitória incontestável e coerente?
Sim. A única coisa "estranha" foi o pouco uso da lança (objeto afiado) mas dificilmente estava acertando o Luffy então decidiu usar os Donuts + Despertar mesmo.
Round 1: Cap 879 ~ 885
Katakuri vs Luffy (G2+G3)
O começar da luta no Mundo dos Espelhos, ás 15:00 hrs. Os dois começam leves usando seus ataques com auxílio do Busou. O Luffy
sem o G2 consegue nivelar com o General em questão de Velocidade, mas acaba levando alguns golpes por conta do Kenbunshoku de seu oponente que prevê todos seus movimentos futuros.
No 880/881 a luta é interrompida devido a preocupação do Chapéu de Palha com seus tripulantes no Sunny, O Bando da Big Mom estava planejando queimar o navio disparando flechas no Mundo dos Espelhos. Katakuri ainda mostrou ter dificuldades em acertar o Luffy, só conseguindo tocá-lo quando o Capitão se mostrava desestabilizado com a situação no barco. Luffy naquele momento, tinha vantagem apenas em sua resistência, enquanto sua velocidade (de movimento) estava nivelada. Voltando a luta com o Mugi concentrado (cap 882), o General ainda penava para acerta-lo:
Percebendo a dificuldade na corrida, decide usar o Despertar para finalmente pegar o Luffy e finalizar a luta enterrando-o vivo. Após fazer seu lanche da tarde, é surpreendido com a volta do Luffy já que realmente achava o ter derrotado antes. Por estar nervoso, não conseguia usar plenamente o Haki da observação, então a luta seguiu com um clash entre ambos Busou, com Katakuri ganhando nessa Habilidade mas perdendo (novamente) na velocidade, tomando um chute no queixo para logo em seguida aparecer o G4: Boundman.
Katakuri vs Boundman
Temos de ver esse embate com duas perspectiva:
1- Boundman > Katakuri Busou.
Se Katakuri continua-se nervoso,
não iria aguentar as porradas do Boundman (nem sei porque não foi usado o KKG ali,
ANTAGONISMO !?). O General possui vantagem no Haki do Armamento, mas com o G4, Luffy consegue inflar seus músculos para potencializar seus golpes, ainda mais com ajuda de seu próprio Busou. Prevendo isso, Kata decide ficar tranquilo e volta ao estado intangível.
2- Katakuri (calmo+donuts) > Boundman.
Katakuri ainda perde em questão de força, como podemos ver nessa imagem:
Seu Chikara Mochi não consegue bater de frente com o Kong Gun, prevendo isso, teve de achar um modo de contrabalancear o desnível: atacando em pontos vitais para depois abrir a defesa do adversário. Deixo Katakuri acima do Boundman por possuir mais recursos e pela forma do G4 ter tempo de uso.
Os Donuts, por exemplo, são incríveis ! O cara simplesmente "conjura" braços hakiados em qualquer local do campo numa quantidade massiva.
Indiscutivelmente Kata ganha esse Round, vimos que ataques como Gatling e Elephant Gun (até aquele momento) não faziam frente aos ataques "copiantes não nomeados" do General Doce. Méritos a sua fruta Mochi Mochi e seu Haki em que ambos eram superiores ao do Luffy, que só mostrou certa superioridade com o Boundman.
Round 2: Cap 888, 891 ~ 896
A Reviravolta
Após esgotar seu Haki, Luffy planejava correr pelo local da luta para recuperá-lo em 10 minutos, mas acaba achando a Brulêe (Não sei porque falam tanto dessa cena, ela sempre esteve olhando a luta e relatando os acontecimentos...). Diferente de Dresrossa em que ele precisava ser carregado, é mostrado sua evolução após a luta contra o Doffy, agora consegue não só se mover, mas usar técnicas como o G3.
Em meio a correria entre as Ilhas: Cidade das Fritas, Cidade Oshimna e Cidade Peanuts, Luffy acha um lugar para planejar sua vitória, e acaba chegando numa conclusão:
Atenhamos a essas duas imagens (Cap. 886), e entenderemos mais o vitorioso do combate.
Ás 21:00 hrs, volta o embate nas primeiras páginas do Cap 888. A luta foi cortada para mostra a situação do Sunny, mas no capítulo 891 é mostrado que o combate tinha continuado com o Luffy desviando dos tiros da Flampe enquanto lutava com Katakuri, um dos capangas mesmo fala:
"Já atiramos faz um tempo, mas... ele se move muito rápido".
Se o Luffy precisou de 10 min para recuperar Haki, o 1º Round durou de 15:00 hrs até 20:50 hrs, um pouco mais, um pouco menos... Da mesma forma que o 1º Round, Katakuri ainda se mostrava superior, agora estava usando seus Donuts mesmo contra o Luffy base.
Considero essa volta como um treinamento, é perceptível a evolução do personagem em meio a luta, evolução que foi explorada naqueles 2 quadrinhos acima já que tinha voltado com a decisão de conseguir essa visão futura, mesmo tendo de apanhar para consegui-lo, mostrando resistência suficiente para tal feito. Mas isso entrava totalmente de acordo com o Plano (1º quadrinho) de enfraquecer o Haki Observativo do Kata, matando dois coelhos com uma cajadada só. Essa
é a fraqueza do Katakuri, como a de qualquer outro usuário de Haki. Sua precognição acaba sendo uma faca de dois gumes, por ser muito avançado, deve possuir um desgaste maior do que uma forma base.
Depois de um tempo, Luffy consegue nivelar seu "Gigant Rifle" com o Chikara Mochi. Ainda possuía resistência e velocidade (+Aflorar do Haki) a seu favor, com Katakuri apenas conseguindo acerta-lo com o tridente após receber ajuda da Flampe. Mesmo com a ferida, Luffy ainda conseguia desviar-se de algum dos outros ataques.
O Autoflagelo O General poderia muito bem vencer aqui, mas não por mérito próprio. Desde o começo ele levou a luta como x1, reclamar dessa cena é não entender o personagem. E outra, ninguém ficou mais fraco e outro mais forte com isso, os dois voltaram a estaca zero novamente, de igual pra igual. Katakuri continuou usando seu Despertar, Donuts + algumas novas técnicas como Yaki Mochi, e o Luffy continuou tentando se esquivar em contrapartida que ainda estava tentando enfraquecer Kenbun de seu adversário.
Até que ele percebe que já estava surtindo efeito:
Durante o Cap. 894 a luta é cortada em seções mostrando o passar do tempo, ficando de 22:10 hrs até 00:05 hrs na pura trocação. Até que Luffy decide usar seu último trunfo, G4: Snakeman.
Snakeman vs Katakuri
Como mostrei antes, Kata dificilmente estava usando sua intangibilidade e os golpes do Luffy estavam entrando. Seu haki nitidamente havia se enfraquecido, como planejado por seu adversário.
Snakeman consegue aumentar sua força/velocidade dependendo do quanto ele estica sua Python. Da mesma forma que o Boundman, Luffy consegue sobrepujar o Busou do Katakuri.
Entendendo o desnível da força, decide usar seu Kenbun para desviar dos ataques (defesa), e seu Busou para o ataque (ofensiva). Até que usa seu Zangiri Mochi, não mostrando ser muito eficaz perante a tenacidade do Luffy.
Katakuri após entender Python, a luta fica mais nivelada com uma leve superioridade a seu favor, e usa o último resquício de energia para o Haki esquivando-se da "Black Mamba" (pouquíssimos personagens da série se defenderiam dessa técnica, ainda mais com tanta maestria). Vemos o seu desgaste, não está usando mais seus Donuts, apenas 1/5 de seu Haki, tanto Busou quanto Kenbun, e algumas técnicas com sua fruta (Kaku Mochi, Yaki Mochi e Zangiri Mochi). Em contrapartida, Luffy havia recuperado seu Haki a pouco tempo e estava evoluindo cada vez mais.
Diferença em seus Kenbushoku Muitos fãs ficaram com raiva de que Luffy desperta-se um poder que um personagem treinou para adquiri-lo. Mas o Luffy
não enxerga o futuro como Katakuri, ele
sente a intenção do indivíduo, conseguindo prever alguns dos movimentos. Por exemplo:
- Katakuri sabe o que vai acontecer uns segundos antes e decide fazer um movimento baseado nisso.
- Luffy SENTE o que Katakuri vai fazer de acordo com sua INTENÇÃO uns segundos antes.
Se o Katakuri sabe que o Luffy vai desviar do ponto A e ir para o ponto B ele ataca o ponto B, mas o Luffy sente que o ponto B será atacado.
RESUMÃO: Fora o "florescer do Haki", a resistência e astúcia do Luffy acabou decidindo o combate. Ambos acertaram seus últimos golpes, mas Luffy continuou de pé. Não só isso, Luffy continuaria a lutar já que levanta em pose de batalha.
Acho que é isso.