Minha flor, eu não chamei essa minúscula frase de argumento. É uma reclamação da densidade dos seus textos. Você já está defendendo um ponto de vista pessoal sem base lógica, já justifiquei anteriormente o porquê.
Olha, se argumentos tirados de sites confiáveis é um ponto de vista sem base lógica, lamento, vai continuar assim. Porque até onde eu sei seria pessoal sem base lógica se eu não tirasse nada de sites confiáveis e sim puramente da minha cabeça.
Isso sim, é um ponto de vista pessoal sem base lógica ou histórica. Isso é facilmente refutado pela existência da NEP, no seu comentário você demonstrou não entender, então vou discorrer sobre a história dela nos próximos argumentos.
Vem cá, de qual livro você quer que eu tire para não ser pessoal de base ilógica? Eu tirei de sites focados no Enem, de que site você quer que eu tire? A NEP é o "pontinho capitalista" da Rússia de Lênin, que permitia a existências de pequenas empresas privadas. Por isso passagem gradual.
Obviamente eu li essa parte, e essa ironia não é um artifício argumentativo genuíno. A questão: a passagem gradual que Marx narrou não é de capitalismo para o socialismo, e sim socialismo para o comunismo deve ser gradual, por isso a existência de Estados autoritários.
É passagem gradual do capitalismo para o comunismo. Essa passagem gradual é chamada de socialismo. É assim em todos os livros, então lamento.
Obviamente eu li essa parte, e essa ironia não é um artifício argumentativo genuíno. A questão: a passagem gradual que Marx narrou não é de capitalismo para o socialismo, e sim socialismo para o comunismo deve ser gradual, por isso a existência de Estados autoritários. A passagem gradual de capitalismo para o socialismo é característica da social-democracia, não do socialismo marxista. Lênin fez uma revolução armada socialista, e implantou o socialismo completo, sem a existência de propriedade privada. Ao ver que isso foi um fracasso total e a população Russa estava morrendo de fome, Lênin arregou para algumas medidas capitalistas. Não tem nada de socialista na NEP, você está redondamente errada. Essa política do Lênin inclusive gerou uma grande polêmica com os socialistas marxistas da época. Não acredito que estou dando aula de história do socialismo para uma pessoa de esquerda.
Sim, eu concordo, Lênin era um babaca que estava tentando fazer o comunismo errado por duas razões:
– A Rússia não era rica nem tinha um capitalismo desenvolvido. Ele queria romper com a tese de Marx de que o comunismo só funcionaria num país assim e jamais na Rússia destruída da época.
– Ele tentou implantar o comunismo diretamente, sem a passagem gradual.
Porém, quando ele percebeu que isso não daria certo, ele implantou a NEP. Ele não queria implantar, é verdade, mas foi só quando ele implantou que aquilo se tornou socialismo de verdade. Antes disso ele era só um ditador qualquer que fingia ser socialista. Sinceramente, nunca nesse mundo existiu um governante perfeito, nem no socialismo nem no capitalismo. Eu estou considerando Lênin porque ele, ao menos, fez a passagem gradual. Contra a vontade ou não. Ou seja, sim, a NEP era socialista, só que Lênin não queria ser socialista.
E eu não sou de esquerda, novamente. Nem comunista, eu só não suporto pessoas mudando significados das palavras.
Para uma pessoa que ama português, você parece estar bem alheia ao quanto a língua é maleável e se modifica para adaptar-se à realidade.
Para o povão, não para os estudiosos. Uma palavra sempre vai ter o mesmo significado, não importa o quanto você tente corrompê-la. A palavra não se adapta à realidade, palavras são criadas baseando-se na realidade. Até mesmo o socialismo de Lênin foi chamado de Socialismo Lenista, e não apenas socialismo, e olha que ele foi o socialismo mais próximo da realidade original do socialismo. O capitalismo por exemplo é capitalismo em qualquer lugar, porque ele é o mais fácil de exercer. Tem coisa mais fácil que deixar a pessoa à própria sorte e deixá-la se virar para ser rica ou pobre? Mas não o socialismo, ele tem uma essência que nunca foi colocada em prática, mesmo porque é impossível.
Óbvio que ele mudou. O socialismo marxista não é mais a forma de socialismo dominante, e ainda assim, o mesmo é uma crença repleta de falhas, basta observar o começo do governo de Lênin.
Porque o começo do governo de Lênin não era socialista! Era uma ditadura socialista! Só depois da criação da NEP ele se tornou verdadeiramente socialista! Como eu disse, o socialismo/comunismo só tem uma falha: Ele depende da perfeição das pessoas para que possa haver perfeição no sistema. E pessoas não são perfeitas, por isso dá errado. E isso não é nem uma falha da crença, é uma falha do mundo. Nem mesmo o socialismo marxista é o socialismo original. O socialismo original foi uma ideologia proposta por Noël Babeuf, e mesmo Marx sendo um dos principais pensadores ele fez as suas modificações no sistema. Você pode fazer o seu próprio socialismo se quiser, é só colocar seu nome no final.
Por último, você não pode mudar o significado das palavras só porque quer! Quando socialismo, no dicionário, for sinônimo de stalinismo eu concordarei com você. Só que isso nunca vai acontecer, porque palavras não mudam, e muito menos ideologias! Por exemplo, o cristianismo. Existem católicos, testemunhas de jeová, judeus, até o islamismo, tudo dentro do cristianismo! Você não pode dizer que eles são iguais! Quando o significado de uma palavra "muda" eles criam uma nova! Não é só porque os cristãos são maioria que os islâmicos vão ser chamados de cristãos também!
Isso não fez sentido algum, não consegui interpretar ou encontrar um argumento. No final da sua frase você acabou por refutar a si mesma e admitir que estou certo.
Eu disse que você não tinha lido nada do que eu disse. Eu já sabia desde o início que o comunismo era utópico e jamais daria certo três milhões de vezes. Se eu dissesse que poderia dar certo aí sim eu seria esquerdista. Aliás, tudo o que eu falei nesse argumento eu repeti e expliquei trocentas vezes. O problema do comunismo é que ele depende que as pessoas sejam perfeitas, e isso é impossível, mas o significado de comunismo continua sendo o mesmo.
Acho dubio que esteja fazendo isso em prol de semântica. Independente disso, tratando de realidade ao invés de linguagem, o Stalinismo foi a variação mais influente do Socialismo e portanto representa com precisão que tipo de consequência essa ideologia causa em uma sociedade. E mesmo tratando de vertentes menores, elas ainda assim trazem miséria.
Não, o Lênismo que foi o mais influente, de longe. Stalinismo só foi a maior falha. Claro que vertentes traem miséria, toda ditadura trás miséria. Se alguém me fizesse o favor de criar um socialismo gradual e não-ditatorial talvez o socialismo fosse ao menos tão bom quanto o capitalismo, mesmo que jamais fosse ideal.
Porque é ambíguo eu fazer isso em prol da semântica? Eu estou defendendo a semântica porque a semântica não pode ser mudada. O que tem de ambíguo nisso? Ou vago? Não consigo pensar num significado de dúbio que faça sentido aqui.
Última vez que escrevo nesse tópico sobre linguagem: a língua não é estática, ela muda, os significados de palavras mudas. Pedir para uma língua estática e conservadora é impossível, e é o que os meus professores esquerdistas mais falam. Se palavras não mudassem de significado, diferentes línguas não existiriam, ou você acha que falavam português igual hoje em dia a mil anos atrás?
Tenho certeza que você sabe que o que muda são as palavras, não o significado delas. Se não fosse assim, aí sim nossa linguagem seria a mesma de milhares de anos atrás. Só mudaria o significado, não a palavra.
Você pode repetir quantas vezes quiser, a realidade não irá mudar: Stalin fez socialismo stalinista na USSR e matou milhões. Lênin fez socialismo original marxista na USSR e matou milhões. Em qualquer uma das circunstâncias que você defina socialismo, ele continua matando milhões. Querida, não importa o quanto use a linguagem ou os argumentos para deturpar a realidade, ela é tão absoluta que independente das circunstâncias, permanece a mesma.
Como eu já disse, não estou defendendo a realidade e sim a palavra! Socialismo é socialismo! Stalinismo é stalinismo! Lênismo é lênismo! Você quer saber quantas pessoas o capitalismo matou? A ditadura militar? As revoluções industriais? Os sistemas de escravidão? Todos esses regimes eram capitalistas, sabia? Quer que eu chame ditadura militar de capitalismo e corrompa completamente a palavra capitalismo? Agora que eu usei o capitalismo de exemplo você entende?
O mais absurdo é como você ignorou completamente o lado mais pessoal do meu texto, de longe o com mais poder argumentativo. E ignorou as atrocidades cometidas em ambos governos. E ignorou a explicação da NEP. Parece até que as milhões de pessoas mortas em nome do Socialismo não importam no debate, por que Marx definiu o socialismo do jeitinho maravilhoso que você queria. A esquerda é majoritariamente genocida, autoritária, ditatorial e imoral, e ideias atenuadas como o "socialismo original" ou a "centro-esquerda moderna" não representam sua maioria.
Certo, essa parte eu fiz mesmo, me desculpe, eu tinha que correr pra merda da aula de vôlei e minha vó tava enchendo o saco, então eu só joguei que podia ser mentira mesmo. Eu nem li sua explicação da NEP, eu sai antes (se bem que eu já sei o que é). Segundo, Marx não descreveu do jeitinho maravilhoso que eu queria, ele descreveu do jeitinho maravilhoso que virou o significado da palavra, que é o que estou defendendo. Aliás, não foi nem Marx, foi outro cara, mas enfim...
Só enfia na sua cabeça que socialismo é socialismo e pronto. Ele não tem outro significado diferente do socialismo original, então se quer falar mal do "socialismo real" tanto assim use os termos corretos! Todos os governantes do mundo são merdas, Lênin é um merda, Stalin é um merda, Trump é um merda, Lula é um merda, Dilma é uma merda, Temer é um merda, todos são merdas, mas não mude o significado das palavras. E eu vou falar novamente minha opinião:
Nenhum regime político jamais dará totalmente certo porque, para isso ocorrer, as pessoas precisariam ser perfeitas ou, ao menos, seus governantes, o que não é uma verdade. Capitalismo está falhando miseravelmente, comunismo está falhando miseravelmente, ditadura está falhando miseravelmente, monarquia está falhando miseravelmente, TUDO. Porque os governantes não prestam e nenhum governo jamais prestou. O governante que eu mais curti até agora foi Getúlio Vargas, e só porque ele morreu deixando uma frase foda pra trás. Então desista do seu regime político e aceita que nenhum jamais vai dar certo e que todos os regimes do mundo matam trilhões de pessoas. Inclusive, como o capitalismo é maioria, eu garanto que mais pessoas no mundo morrem por conta do capitalismo do que pelo comunismo, porque países comunistas são pequenos e tem poucas pessoas pra matar, mas os capitalistas são enormes e pessoas morrem de fome todos os dias. Ah, e advinha: os países que mais tem gente passando fome do mundo são capitalistas. Mas foda-se essa merda de regime, só usa os termos corretos e para de achar que o significado das palavras mudam. As palavras mudam, o significado não.