Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionJoana d'Arc. EmptyJoana d'Arc.

more_horiz
O que acham dessa figura histórica? Uma cristã devota, santa da Igreja Católica. É uma figura cuja valorização está em superposição de lados opostos: tanto é uma santa para cristãos conservadores como é um ícone do feminismo por ter sido uma mulher poderosa e independente.

Sua execução é justa? Ela é um ícone legítimo para o feminismo/cristianismo? Segue a história dela abaixo para quem não conhece.

Sobre seu papel no Cristianismo e na história da França:
Wikipédia escreveu:
É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os Borguinhões e seus aliados ingleses. Foi executada na fogueira, em um auto de fé pelos Borguinhões em 1431. Camponesa, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa e também heroína de seu povo, reabilitada 25 anos após sua morte, em 1456, pelo Papa Calisto III, por considerar seu processo inválido, e canonizada em 1920, pelo papa Bento XV.

Sobre sua execução:
Wikipédia escreveu:
Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimónia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão. Antes da execução ela se confessou com Jean Totmouille e Martin Ladvenu, que lhe administraram os sacramentos da Comunhão. Entrou, vestida de branco, na praça cheia de gente, e foi colocada na plataforma montada para sua execução. Após lerem o seu veredito, Joana foi queimada viva. Suas cinzas foram jogadas no rio Sena, para que não se tornassem objeto de veneração pública.

Sobre as vozes:
Wikipédia de Novo escreveu:
Em seu julgamento, Joana afirmou que desde os treze anos ouvia vozes divinas. Segundo ela, a primeira vez que escutou a voz, ela vinha da direção da igreja e acompanhada de claridade e uma sensação de medo. Dizia que às vezes não a entendia muito bem e que as ouvia duas ou três vezes por semana. Entre as mensagens que ela entendeu estavam conselhos para frequentar a igreja, que deveria ir a Paris e que deveria levantar o domínio que havia na cidade de Orléans. Posteriormente ela identificaria as vozes como sendo do arcanjo São Miguel, Santa Catarina de Alexandria e Santa Margarida de Antioquia.

Um dos motivos dela ter sido condenada à fogueira foi justamente ter ouvido vozes divinas. A Igreja considerou como bruxaria inclusiva. Aliás, será que ouve um motivo político por trás de sua execução, ao invés de ser puramente religioso?

descriptionJoana d'Arc. EmptyRe: Joana d'Arc.

more_horiz
Não li nada, mas já vim correndo. Joana d'arc foi incrível, ajudou a França — Se não me engano. E foi morta injustamente por ouvir vozes, coisa que a Igreja considerava uma aliança ao diabo. Porém a morte dela também teve todo seu valor político, devido ela ser uma grande e influente "general" se é assim como podemos incitar e por outros motivos que não me recordo agora. 

Mas ela é uma ótima referência ao feminismo, adentrou em guerras que mulheres não eram permitidas, levou a vitoria da França, sempre teve seu posicionamento claro diante das vozes que ouvia, mas que infelizmente morreu por medo da Igreja.

more_horiz
As perguntas dos tópico foram retóricas? Todos sabemos a verdade por trás do bispo invejoso que influenciou a execução. E obviamente as feministas usam ela como um tipo de exemplo, o que é uma vergonha pra essa figura tão maravilhosa e simbólica ao mundo.

more_horiz
Ela é um exemplo de igualdade entre os gêneros, mas não um exemplo para as feministas atuais (que apenas se apropriam das conquistas de outras mulheres, mas no fundo defendem coisas que estas jamais teriam defendido).

more_horiz
Carambolas. Não conhecia ela. Mas pode ver a diferença entre as feministas de verdade, católicas, totalmente heterossexuais e viris, e as de hoje que cagam na foto de político para protestar e enfiam crucifixos no ânus. Esses que deviam ir para a fogueira.

Deus Vult.

more_horiz
Vou me contradizer com o post anterior... Muitas vezes focamos em mulheres "fortes" e que tenham mostrado que podem fazer tanto quanto homens, mas... Será que o melhor exemplo de igualdade entre os gêneros são mulheres que participam de guerras e "são fortes"? Será que mulheres que têm ações mais tradicionais são menos respeitáveis? Será que não temos exemplos MELHORES de igualdade do que essas mulheres que são símbolos de conflitos/guerras?

Eu até seguia uma página que falava sobre mulheres que fizeram grandes feitos, mas de repente começaram a focar nas mulheres que participavam de conflitos (colocaram até uma cangaceira no meio!!). Totalmente ridículo. Tanta mulher que fez coisas boas, e as pessoas focam em mulheres que participam de conflitos/guerras como símbolos do feminismo (no sentido antigo).

more_horiz
Lipert escreveu:
Vou me contradizer com o post anterior... Muitas vezes focamos em mulheres "fortes" e que tenham mostrado que podem fazer tanto quanto homens, mas... Será que o melhor exemplo de igualdade entre os gêneros são mulheres que participam de guerras e "são fortes"? Será que mulheres que têm ações mais tradicionais são menos respeitáveis? Será que não temos exemplos MELHORES de igualdade do que essas mulheres que são símbolos de conflitos/guerras?

Eu até seguia uma página que falava sobre mulheres que fizeram grandes feitos, mas de repente começaram a focar nas mulheres que participavam de conflitos (colocaram até uma cangaceira no meio!!). Totalmente ridículo. Tanta mulher que fez coisas boas, e as pessoas focam em mulheres que participam de conflitos/guerras como símbolos do feminismo (no sentido antigo).

Claro, sempre o feminismo atual exalta o poder feminino independente do vetor moral desse poder, então homenageam mulheres piratas, rainhas tiranas, líderes de guerra, cangaçeiras e afins. Mas Joana d'Arc não fez guerra por uma causa injusta, ela fez para liberar a França de uma ocupação cruel da Inglaterra.

more_horiz
Catioro escreveu:
Lipert escreveu:

Claro, sempre o feminismo atual exalta o poder feminino independente do vetor moral desse poder, então homenageam mulheres piratas, rainhas tiranas, líderes de guerra, cangaçeiras e afins. Mas Joana d'Arc não fez guerra por uma causa injusta, ela fez para liberar a França de uma ocupação cruel da Inglaterra.

Sim, concordo... Aliás, no Tumblr já vi uma galera exaltando uma rainha que torturava todos seus opositores como se fosse o melhor exemplo de mulher ever SJADFKAJDFJADJF

more_horiz
A questão não é que a mulher tradicionais não são exemplos de feminismo. Porém elas se encaixarem na ideia patriarcal de serem obedientes não dá a elas muita independência e referencial no quesito de oposição e luta em relação ao que "naturalmente" elas são colocadas a ser.

Mas há sim referências boas nas mulheres mais conservadoras, como Madre Teresa, princesa Diana, o ponto é; Se ela não construiu uma imagem diferente das mulheres das épocas, ela não foi um símbolo de luta e quebra de paradigmas sob a mulher.
Vocês tem uma noção bastante distorcida sobre feminismo — É de se esperar rs. Porém não é pelo feitio de mulheres serem assassinas e serem vangloriadas, longe disso. É mais pela ideia que essas mulheres quebraram paradigmas da sua época.

E cuidado ao colocar tudo na mesma caixa, vejo pessoas enaltecendo homens babacas e assassinos e nem por isso é colocado na mesma caixa.

more_horiz
Math escreveu:
A questão não é que a mulher tradicionais não são exemplos de feminismo. Porém elas se encaixarem na ideia patriarcal de serem obedientes não dá a elas muita independência e referencial no quesito de oposição e luta em relação ao que "naturalmente" elas são colocadas a ser.

Mas há sim referências boas nas mulheres mais conservadoras, como Madre Teresa, princesa Diana, o ponto é; Se ela não construiu uma imagem diferente das mulheres das épocas, ela não foi um símbolo de luta e quebra de paradigmas sob a mulher.
Vocês tem uma noção bastante distorcida sobre feminismo — É de se esperar rs. Porém não é pelo feitio de mulheres serem assassinas e serem vangloriadas, longe disso. É mais pela ideia que essas mulheres quebraram paradigmas da sua época.

E cuidado ao colocar tudo na mesma caixa, vejo pessoas enaltecendo homens babacas e assassinos e nem por isso é colocado na mesma caixa.

Se a mulher tradicional raramente tem lugar no ideário feminista de "mulher exemplar", enquanto assassinas e mulheres que participaram de conflitos têm tal lugar (por serem exemplos de "quebras de paradigma"), posso dizer que o feminismo atual está logo de cara escolhendo as pessoas erradas nas quais se inspirarem.

E "quebrar paradigmas" parece ser uma divindade esquerdista, vocês ficam todos os dias ajoelhados adorando a "quebra de paradigmas" como se isso significasse algo bom por si só.

Tipo artistas que acham uma boa ideia fazer uma performance anal, ou mulheres que fazem obras de arte com aquarela de menstruação, e coisas do tipo, apenas pra "quebrar paradigmas" e "sambar na cara da sociedade".

more_horiz
Toda mulher tem espaço na luta feminista, eu estou falando de símbolo de luta. E sim, é claro que quebra de paradigmas é importante, toda forma de resistência à uma imposição de um pensamento patriarcal é válido. Aliás, o que é mulher tradicional? Aquela que leva surra do marido e acha normal? Que o homem pode ir pro bar beber e voltar às duas da manhã e a mulher não pode? Porque pelo que parece é isso. 

Agora, releia novamente o que eu disse em relação a inspiração e se não entender leia novamente. Você não entende muito sobre quebra de paradigmas e estereótipos porque é ignorante no assunto ou não faz parte de um. Se pra você se resume em "sambar na cara da sociedade" uma pena né.

more_horiz
Math escreveu:
Toda mulher tem espaço na luta feminista, eu estou falando de símbolo de luta. E sim, é claro que quebra de paradigmas é importante, toda forma de resistência à uma imposição de um pensamento patriarcal é válido. Aliás, o que é mulher tradicional? Aquela que leva surra do marido e acha normal? Que o homem pode ir pro bar beber e voltar às duas da manhã e a mulher não pode? Porque pelo que parece é isso. 

Agora, releia novamente o que eu disse em relação a inspiração e se não entender leia novamente. Você não entende muito sobre quebra de paradigmas e estereótipos porque é ignorante no assunto ou não faz parte de um. Se pra você se resume em "sambar na cara da sociedade" uma pena né.

Incluir como símbolo de luta pessoas totalmente imorais (ou que não representam as lutas "certas") me parece um grande erro. Para vocês, a quebra de paradigmas é mais importante que estar certo, é impressionante. Quem tá falando que mulher tradicional é aquela que leva surra e acha normal? o.O Mulher tradicional é aquela que não se atém a o que o feminismo diz que deve ser o padrão feminino, e decide por si própria o que é. Assim como a Madre Teresa, por exemplo, que para a maioria das feministas não é um exemplo feminino por conta de não ser liberal igual a vocês.

Eu não entendo sobre quebra de paradigmas, né? rs... Sempre assim, é sempre as outras pessoas que não entendem, as outras pessoas que não acreditam no Papai Noel e por isso não podem enxergá-lo e etc. Se estiver disposta a explicar qual o benefício de "quebrar paradigmas" quando é algo que só serve a isso e não trás nada de positivo (como foram os exemplos que citei), estou disposto a ler o que tem a dizer o/
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos