Isso me lembra da petição dos produtores de vela à assembleia nacional, de Frederick Bastiat:
Senhores,
« Estais no caminho certo. Rejeitais as teorias abstractas: a abundância, o bom mercado pouco vos tocam. Preocupais-vos sobretudo com a sorte do produtor. Desejais livrá-lo da concorrência exterior, numa palavra, quereis reservar o mercado nacional ao trabalho nacional.
« Vimos oferecer-vos uma admirável oportunidade para aplicardes a vossa… como diremos? a vossa teoria? não, nada é mais enganador que a teoria; a vossa doutrina? o vosso sistema? o vosso princípio? mas vós não gostais de doutrinas, tendes horror aos sistemas, e, quanto aos princípios, declarais que não os há na economia política; diremos pois a vossa prática, a vossa prática sem teoria e sem princípio.
« Sofremos a intolerável concorrência de um rival estrangeiro que beneficia, ao que parece, de condições tão superiores às nossas, para a produção de luz, que dela inunda o nosso mercado nacional a um preço fabulosamente baixo; pois, assim que ele surge, a nossa venda cessa, todos os consumidores se lhe dirigem, e um ramo da indústria francesa, cujas ramificações são inumeráveis, é subitamente atingido pela mais completa estagnação. Este rival, que não é senão o sol, faz-nos uma guerra tão encarniçada, que suspeitamos ser incitado pela pérfida Albion (boa diplomacia nos tempos que correm!), tanto mais que tem por essa ilha orgulhosa uma deferência que se dispensa de ter para connosco.
« Pedimo-vos pois a gentileza de criardes uma lei que ordene o encerramento de todas as janelas, lucernas, frestas, gelosias, portadas, cortinas, postigos, olhos-de-boi, estores, numa palavra, de todas as aberturas, buracos, fendas e fissuras pelas quais a luz do sol tem o costume de penetrar nas casas, para prejuízo das boas indústrias de que nos orgulhamos de ter dotado o país, que não poderia sem ingratidão abandonar-nos hoje a uma luta tão desigual.
« Queiram, Senhores deputados, não tomar o nosso pedido por uma sátira, e não o rejeitar sem pelo menos escutar as razões que faremos valer em seu apoio.
Haha. Enfim, nacionalistas, protecionistas e intervencionistas são ou imbecis ou seres demoníacos.