Uma pequena observação antes de responder ao tópico: Tudo o que eu disser aqui á apenas a minha opinião baseada apenas no que eu acho. Estou apenas usando minha imaginação para dizer como as coisas aconteceriam.
Sobre o nível que ele chegaria:
Gohan seria forte, muito forte. Apesar de parecer meio estranho, imagino Gohan atingindo a transformação Super Saiyajin 3. Para mim, no seu estado de Super Saiyajin 3, ele conseguiria mais ou menos o mesmo nível que teria ao fazer o Ritual Sagrado do antigo Supremo Senhor Kaioh e liberar todo o seu poder oculto. Nas sagas mais atuais, se continuasse com o treino ficaria ainda mais forte, claramente, mas não sei o quanto.
Sobre as mudanças que ocorreriam na história:
Bem, se o Gohan largasse os estudos eu acho que ele não viria a se tornar o Grande Saiyaman, pois foi durante suas idas ao colégio que ele começou a combater o crime, o que o faria ele se tornar o Grande Saiyaman posteriormente. Também acho que Gohan não viria a conhecer a Videl, já que esses se conheceram no colégio e durante as missões de Gohan como super-herói por aí, e sendo assim, eles não se envolveriam, fazendo com que nunca tivessem sua filha, a pequena Pan.
Acredito que Gohan não participaria do Torneio de Artes Marciais, já que o mesmo só decidiu fazer isso por estar sendo chantageado pela Videl. Mas eu também não sei se o Goku iria participar do torneio já que o mesmo só anunciou que entraria depois que Vegeta e Gohan disseram que iriam. Como Babidi e Dabura chegariam a Terra com o objetivo de libertar Majin Boo do seu casulo, uma hora ou outra vejo Gohan os enfrentando e os impedindo. Dessa vez, acredito que Gohan derrotaria Dabura. Mesmo que Majin Boo viesse a ser libertado, também vejo Gohan o derrotando.
Agora, eu também não tenho certeza de como as coisas aconteceriam depois que Bill chegasse a Terra já que não teria o Majin Boo para irrita-lo.
Enfim, é realmente difícil dizer como a história iria se desenvolver nesse cenário.
@Apollo mais uma coisa, acho que você nem se lembra disso, mas eu gostaria de pedir desculpas a você e a todos os outros que eu quotei nesse tópico
aqui. Aquilo foi realmente desnecessário, eu sinto muito. Aliás, também cometi um erro nesse tópico, eu disse que havia sido Cell a sugerir que o Vegeta possuía a forma Super Saiyajin Dan San Dankai, mas na verdade quem fez isso foi o Trunks. Boa noite.