02snake escreveu: Não sei... acho que sim. Imagina ir par a escola com o que eu sei hoje, tanto sobre conhecimento "geral" e "didático" quanto comportamental... Eita! Nem imagino como as coisas seriam, mas só sei que seria melhores, sem dúvida. Imagina, evitar erros cometidos? (Mas também, cometer outros...) enfim, sei lá... TALVEZ sim...
Pois é, fico pensando nisso, quando eu era mais novo eu ficava brigando (tanto discutindo quanto brigando fisicamente) com frequência com colegas de escola (todas as partes estavam procurando por brigas e discussões, literalmente começando brigas e se xingando por nada). Isso apenas como exemplo, mas há muito e muito mais erros que poderiam ser corrigidos. Há muito o que poderia ser feito diferente.
Quanto a cometer outros, sempre é possível cometer outros erros, mas acho que o número de erros que poderiam ser corrigidos seriam muito maiores do que os novos gerados
NikyNeko escreveu: Lipert escreveu: Se após sua morte, lhe dessem a escolha de "voltar" ao passado e reviver novamente sua vida desde o início, mas agora tendo todo o conhecimento que acumulou durante sua vida, você faria? Tudo o que você escolheu poderia ser alterado, com exceção de que você não poderia causar a morte de ninguém de maneira antecipada nem poderia afetar o nascimento de outras pessoas (ambos seriam impossíveis, então se tiver filhos, eles não deixariam de existir por conta de alguma mudança no timing, por exemplo). Tirando isso, tudo o que você fizesse poderia ser refeito, seja igual ou diferente.
Você aceitaria voltar? Como viveria essa vida, aproximadamente igual ou de maneira bastante diferente?
Eu não gosto desse complexo de Deus. Se eu voltasse ciente de tudo o que iria acontecer e alterasse a minha vida eu indiretamente estaria manipulando a vida de outras pessoas também, isso não é legal. É como dizem, "os erros que eu cometi me tornaram quem eu sou hoje". Mas eu gostaria de viver uma vida diferente, num corpo diferente e ter a chance de viver de uma forma diferente. Por exemplo, existem muitas profissões que eu gostaria de ter, mas no fim eu só posso escolher uma. Se esse uma vida diferente eu poderia escolher outra. Além de poder experimentar um novo estilo de vida e aprender coisas novas, cometendo erros e acertos diferentes de um novo ponto de vista.
Manipular é mentir com a intenção de que alguém faça algo de determinada maneira, em minha opinião. Viver sua vida ciente do que irá acontecer se você fizer X, e não fazê-lo (até porque você não é a mesma pessoa) e fazer Y, é apenas tomar uma decisão diferente, não é manipular ninguém...
E quanto aos erros, eles te tornaram o que você é na primeira vez, na segunda você já é o que é, e pode seguir um caminho diferente se preferir ou o mesmo (porém corrigindo alguns dos erros). Você poderia decidir escolher outra profissão, por exemplo, sem que fosse necessário deixar de ter conhecimentos sobre a profissão que você já tem.
Ander escreveu: Com certeza absoluta
Tendo o mesmo conhecimento? Ouxe, jogava na mega umas 15 vezes, criaria umas 95 empresas e mudaria o mundo do jeito que eu quisesse, e provavlemente estaria correto, pq eu teria o conhecimento da minha idade stackada com o que eu for aprender (dnv)
Você poderia fazer isso, mas não teria como afetar o momento de morte de ninguém nem o momento de nascimento (seria humanamente impossível fazê-lo).
-~-~-~-~-~-~-~-~-
Eu sem dúvidas faria
Apesar dos meus erros terem me tornado o que sou (especialmente pensando no lado do aprendizado que me proporcionaram), os erros não importam, o que importa é o que sou e não os erros que me levaram até aqui. Se eu pudesse voltar e deixar de cometer tais erros e fazer algo certo no lugar dos mesmos, sem dúvidas seria bem melhor para mim e para todos os demais, então também não vejo motivo algum para não fazê-lo (nessas condições em que nenhum nascimento seja afetado, obviamente).