Aqui vai minha opinião, polêmica como sempre:
→ O VÍCIO em jogos, sem dúvidas é uma doença. Talvez não no sentido tradicional, pois não há um entorpecente altamente viciante, mas é um vício nas sensações produzidas por jogar, e que pode se tornar sério em casos extremos (pensa em Hikkikomoris que jogam o dia todo, ou por dias seguidos, até morrer). Não quer dizer que uma criança jogando 5h por dia tem essa doença. Para ser doença, precisa ser algo que traga graves prejuízos ou que a pessoa se sinta incapacitada de modificar sozinha. Assim como fobia de sair de casa é uma doença, a impossibilidade de conseguir parar de jogar também é.
→ Eu diria que a DISFORIA DE GÊNERO (não estou falando de transgêneros, mas sim da condição psicológica chamada de "disforia de gênero") também pode ser considerada uma doença, sim!!!! E isso não é preconceito. Por quê? Porque a disforia causa sintomas e transtornos por conta desta falta de sensação de adequação. Ou seja, eu diria que a disforia de gênero pode ser considerada uma doença tanto quanto "depressão" pode ser considerado uma, pois pode causar diversos efeitos negativos psicológicos se não for devidamente controlada! Novamente, como no caso acima, não em todos os casos, apenas nos casos mais graves, onde existam efeitos maiores sobre as pessoas, e elas tenham que superar todos os efeitos negativos causados por conta dessa disforia! Por fim, vou repetir, não estou falando de transgêneros. Estou falando da sensação de disforia e seus efeitos.
Sobre a ONU, ela está tomada pela esquerda liberal já faz algum tempo (sorry Niky, é a verdade, e a verdade não depende do que as pessoas gostam de ouvir ou não). Desde que eles fizeram documentos defendendo o aborto, ficou óbvio que eles estão apenas cumprindo a agenda desse grupo político. Nesse caso, nem chega a ser algo tão grave. É só algo modificado pra cumprir essa agenda, e no fim eles até tiveram que criar isso de "condição mental" pra abarcar os problemas que podem ser causados pela disforia. Talvez faça algum sentido separar doenças de "condições mentais", mas daí teria que recategorizar tudo, inclusive o vício em jogos (que também poderia ser considerado como uma "condição mental" e não uma doença propriamente dita)