Na verdade a diferença é somente o modo de uso.
Se queimar pólvora fora de um cartucho sabe o que acontece? Poha nenhuma, só queima normalmente. Agora, quando ela esta confinada em um ambiente pequeno a Expansão de Gases gerados pela queima expulsa o Projétil.
Uma Granada tem o mesmo funcionamento, só que ela é coberta de estilhaços, para quando a "Embalagem" que comprime a Explosão ceder enviar os projeteis pra todo lado.
A "Explosão" do Asuma é somente Material Queimando, enquanto que Deidara "Amassa" e "Comprime" seu Chakra na argila, depois a uma liberação de energia.
O C0 é a maior Prova disso, o troço toma uma forma elaborada mostrando que é apenas Energia em Expansão.
O Erro é associar Fogo com Explosão, sendo que nem sempre é bem assim. Guy usa uma Explosão, porém de Ar Comprimido, Nidaime Mizukage e Utakata usam Suiton para criar explosão.
Quanto ao erro de associar fogo com explosao, eu acho que voce devia dizer isso para quem defende o uso de katon no bakuton ou algo assim, o caso do Asuma é bem como voce disse, é o modo de usar que diferencia e isso importa muito nao acha ? Se um user de doton usar areia como nos jutsus de deslocamento pelo subterraneo do kisame, deidara, kakashi e outros, nao acha que o uso de areia desses users de doton é "parecido" com o uso de areia do jiton ? Só que a areia do jiton e areia do doton sao coisas diferentes, tao diferentes quanto a polvora do asuma e "polvora" do deidara
Tu acha que eu to perdido mas vc que não entendeu oq eu disse.
Roshi não precisa derreter Rocha, ele pode criar ela já derretida.
Me refiro ao inicio do jutsu em si, tipo ainda dentro do corpo dele
Haku pode mas não precisa congelar agua.
E não é a mesma coisa. Uma KG é uma Combinação de dois Elementos para fazer algo novo, não tem essa Funcionalidade que tu disse, na verdade não teve NADA Haver. Existem um Minerio que explodem ao entar em contato com a Agua, mas não é assim que o Deidara faz.
Tu tá usando uma lógica que se aplica a Elementais Básico para explicar uma KG. Seguindo a tua lógica um cara tipo Darui usaria Suiton + Raiton e criaria apenas Agua Eletrizada, só que não é bem assim.
Usando a lógica simplista que nem essa tua, a maioria da KG não teriam o Efeitos que tem, Futon + Suiton não dá em Gelo normalmente, Katon + Doton até pode dar em Lava mas pode dar em Acido ou Borracha?
O que eu acho é que voce esta fazendo caquinha
Acha que existe apenas 1 regra a ser seguida nas KG e claramente nao é assim
Voce quer usar a logica do mokuton, youton, hyouton, ranton para KG totalmente diferentes como jiton, bakuton e outras
Eu gostaria de ver voce ir no manga e tentar achar uma pagina de um user de jiton vomitando alguma coisa pela boca e produzindo materiais solidos like youton, cade a "Combinação de dois Elementos para fazer algo novo" ? Consegue achar o algo novo ?
Eu gostaria de ver voce ir no manga e tentar achar uma pagina de um user de bakuton batendo as maos e brotando objetos produzidos via chakra com substancia palpavel, cade a "Combinação de dois Elementos para fazer algo novo" ? Consegue achar o algo novo ?
Bobiar daqui a pouco voce vai estar usando essa logica para as KG corporais como os ossos, senjutsu ou para os doujutsus, nao seja tolo e note que Bakuton nao funciona como ranton, mokuton e demais "combinaçoes" de elementos que voce cita
A Teoria só foi Mitológica na parte da Representatividade. De resto, é uma lógica bem usada até em Naruto, Elementos Opostos se combinando, expandindo e gerando Explosões. Tipo:
É sei, nao é ruim, só é meio viajado