Math escreveu: Muitas vezes essa tal neutralidade é nada mais do que falta de "conhecimento" e personalidade manipulável. No final; ficar isento de tudo só te faz um perdido no meio de debates e muitas vezes um acomodado. Apesar que é extremamente difícil haver pessoas isentas de tudo, mas acontece muito em pessoas não seguras de si e entre companheiros.
Aliás, muitas pessoas preferem se prender em amarras para não perder pessoas próximas, exemplo massa é uma amiga minha que tem um amigo, namorado homofóbico, misógino e xenofóbico, e é mulher, bissexual, mas não termina o relacionamento com o namorado e os amigos tóxicos porque ela diz que "eles são boas pessoas"
Se ela não termina é uma decisão dela. Ela não quer terminar a amizade e quer apostar no potencial dessas pessoas (seja de mudarem e deixarem de ser pessoas ativamente ofensivas aos grupos que desgostem, ou simplesmente porque gosta dessas pessoas). Eu mesmo tenho amizade com muita gente que tem todo tipo de opinião extrema (sobre coias que eu poderia me sentir ofendido), e apesar de eu ter debatido com essas pessoas às vezes, essas opiniões não devem afetar a amizade. Às vezes tem algumas pessoas que tenho amizade que mandam coisas que eu não gosto até diretamente pra mim, e eu só ignoro ou comento qualquer coisa, porque pra mim é bem mais ridículo selecionar os amigos com base nas opiniões... A não ser em casos muito extremos, obviamente. Mas enfim, isso não é sinônimo de "neutralidade extrema", porque todo mundo que me conhece sabe que há poucas coisas que eu me posiciono de maneira neutra.
Catioro escreveu: Neutralidade geralmente é ou falta de conhecimento, ou uma pessoa que odeia confrontação. Mas existem realmente algumas pessoas que têm sim uma opinião formada e, por acaso, ela é uma posição moderada vulgo "neutra". É muito fácil criticar isentões quando você está na essência de um lado do espectro político, isso não quer dizer que as visões deles são inválidas. Diria que prefiro discutir com um neutro inteligente do que com um esquerda ou direita burro. Antes de me chamarem de isentão, sou de direita mesmo, me processa.
Concordo. Outra possibilidade é a pessoa não querer ficar de briguinha infantil com os dois lados (que é o que muita gente faz, fica "mimimi vc tem opinião diferente da minha, toma block!"). No facebook por exemplo, é mais fácil ficar quieto do que ficar arrumando treta com todo mundo que você discorde (e é o mais maturo a se fazer). Não devemos confundir isenção (falta de opinião) com maturidade.