NikyNeko escreveu: Lipert escreveu: Você não respondeu nem metade do meu questionamento. Quais serviços básicos faltam que o governo brasileiro forneça, e quais tipos de assistências sociais faltam para que ele seja considerado uma social democracia? O que é social democracia pra você e o quanto está faltando no Brasil pra ser uma? Para essa tarefa imaginativa, tente deixar de lado a ideia de corrupção (que não define em nada o modelo de governo) e me diga quais pontos faltam o.O
Querido, sem a corrupção o Brasil não investiria em porra nenhuma. Eles só investem nisso pra roubar em cima. Investem em educação? Na teoria, mas vai lá nas escolas e me diz se isso REALMENTE é aplicado. Investem em saúde? Já foi no SUS? Falando sério, quais assistências sociais o Brasil REALMENTE disponibiliza? Além do bolsa-família, que faz as pessoas terem mais filhos do que podem cuidar e faz algumas até pararem de trabalhar?
Claro que uma boa porcentagem do valor investido é desviada, mas você acha que vai quanto dinheiro pra pagar a construção de uma escola? E para pagar a luz, água, papel, cadernos, canetas, professores (salário, bonificação, 13º, aposentadoria, substitutos que vão ficar no lugar dos professores que estiverem com dor no dedinho do pé), delegacias de ensino, merenda? E para pagar a construção de um hospital, macas, camas, estetoscópios, aparelhos de raio X, remédios gratuitos e de alto custo, médicos de todas as especialidades (novamente, salário, bonificação, 13º, aposentadoria), enfermeiras, técnicos, seguranças, etc etc etc? Tudo isso custa bem caro, então não venha me dizer que o governo não está investindo nada.
Minha pergunta foi, o que está faltando para ser uma social democracia como você deseja? Investir mais em cada uma das áreas? Quanto exatamente? A partir de que ponto será uma social democracia para você? Se 20% do que é investido na Suécia fosse desviado, deixaria de ser uma social-democracia? Como funciona isso afinal?