O que é o perdão? É possível perdoar e não esquecer (no sentido de deixar a coisa perdoada enterrada no passado)? Se você perdoou, mas algo na pessoa continua diferente pra você, é perdão?
Horak escreveu:Acho que o perdão não pode ser um simples ato momentâneo ou uma palavra, é um longo processo em que ambas as partes devem trabalhar para alcançar.
Eu já refleti sobre. Não adianta mesmo só dizer que "eu perdôo" e lá no fundo se sentir rancoroso e frustrado, da mesma forma que não adianta pedir perdão se você for persistir nos erros e não demonstrar arrependimento.
NikyNeko escreveu:Ok, mas se alguém te dá um tapa e você disser que perdoa, mas no fundo ficar se relembrando disso para sempre e jamais voltando a falar com a pessoa por conta disso, não significa exatamente que não perdoou? Dizer que perdoa e seguir um outro caminho (o mais longe possível da outra pessoa) é fácil, mas em minha opinião, isso não é perdão. Se você perdoa alguém, você está disposto a deixar tudo o que ocorreu de ruim para trás. Se você perdoa alguém que te traiu, citando seu exemplo, você no mínimo irá manter uma relação de amizade com a pessoa e continuar a tratá-la como se isso não tivesse ocorrido (mesmo que decida não continuar com a relação).Perdoar significa não desejar o mal para a pessoa mesmo que ela tenha te inflingido mal. Não significa esquecer. É inevitável você ver a pessoa de forma diferente, pois você descobriu algo novo sobre ela que pode e certamente irá mudar a sua visão sobre ela. Então perdoar alguém por uma traição, por exemplo, não significa continuar namorando/casado com essa pessoa, significa desejar que ela encontre alguém que ame de verdade ao ponto de não trair essa pessoa. Isso é perdão. Se você perdoa alguém por matar seus filhos, por exemplo, isso não significa tirar a pessoa da cadeia, isso significa desejar de todo o coração que essa pessoa reconheça seus erros e não os cometa para que enfim possa ter uma vida feliz. Talvez visitar essa pessoa na cadeia e bater um papo. Tentar ajudá-la, mas privá-la de sua reabilitação não é uma ajuda. Acho que muitos enxergão perdão como masoquismo, achando que a pessoa que perdoa alguém vai ignorar a dor pela qual passou e deixar a pessoa que a fez sofrer agir como quiser, mas isso não é perdão, é conformismo unido a trouxisse.
Lipert escreveu:NikyNeko escreveu:Ok, mas se alguém te dá um tapa e você disser que perdoa, mas no fundo ficar se relembrando disso para sempre e jamais voltando a falar com a pessoa por conta disso, não significa exatamente que não perdoou? Dizer que perdoa e seguir um outro caminho (o mais longe possível da outra pessoa) é fácil, mas em minha opinião, isso não é perdão. Se você perdoa alguém, você está disposto a deixar tudo o que ocorreu de ruim para trás. Se você perdoa alguém que te traiu, citando seu exemplo, você no mínimo irá manter uma relação de amizade com a pessoa e continuar a tratá-la como se isso não tivesse ocorrido (mesmo que decida não continuar com a relação).Perdoar significa não desejar o mal para a pessoa mesmo que ela tenha te inflingido mal. Não significa esquecer. É inevitável você ver a pessoa de forma diferente, pois você descobriu algo novo sobre ela que pode e certamente irá mudar a sua visão sobre ela. Então perdoar alguém por uma traição, por exemplo, não significa continuar namorando/casado com essa pessoa, significa desejar que ela encontre alguém que ame de verdade ao ponto de não trair essa pessoa. Isso é perdão. Se você perdoa alguém por matar seus filhos, por exemplo, isso não significa tirar a pessoa da cadeia, isso significa desejar de todo o coração que essa pessoa reconheça seus erros e não os cometa para que enfim possa ter uma vida feliz. Talvez visitar essa pessoa na cadeia e bater um papo. Tentar ajudá-la, mas privá-la de sua reabilitação não é uma ajuda. Acho que muitos enxergão perdão como masoquismo, achando que a pessoa que perdoa alguém vai ignorar a dor pela qual passou e deixar a pessoa que a fez sofrer agir como quiser, mas isso não é perdão, é conformismo unido a trouxisse.
NikyNeko escreveu:Lipert escreveu:NikyNeko escreveu:Ok, mas se alguém te dá um tapa e você disser que perdoa, mas no fundo ficar se relembrando disso para sempre e jamais voltando a falar com a pessoa por conta disso, não significa exatamente que não perdoou? Dizer que perdoa e seguir um outro caminho (o mais longe possível da outra pessoa) é fácil, mas em minha opinião, isso não é perdão. Se você perdoa alguém, você está disposto a deixar tudo o que ocorreu de ruim para trás. Se você perdoa alguém que te traiu, citando seu exemplo, você no mínimo irá manter uma relação de amizade com a pessoa e continuar a tratá-la como se isso não tivesse ocorrido (mesmo que decida não continuar com a relação).Perdoar significa não desejar o mal para a pessoa mesmo que ela tenha te inflingido mal. Não significa esquecer. É inevitável você ver a pessoa de forma diferente, pois você descobriu algo novo sobre ela que pode e certamente irá mudar a sua visão sobre ela. Então perdoar alguém por uma traição, por exemplo, não significa continuar namorando/casado com essa pessoa, significa desejar que ela encontre alguém que ame de verdade ao ponto de não trair essa pessoa. Isso é perdão. Se você perdoa alguém por matar seus filhos, por exemplo, isso não significa tirar a pessoa da cadeia, isso significa desejar de todo o coração que essa pessoa reconheça seus erros e não os cometa para que enfim possa ter uma vida feliz. Talvez visitar essa pessoa na cadeia e bater um papo. Tentar ajudá-la, mas privá-la de sua reabilitação não é uma ajuda. Acho que muitos enxergão perdão como masoquismo, achando que a pessoa que perdoa alguém vai ignorar a dor pela qual passou e deixar a pessoa que a fez sofrer agir como quiser, mas isso não é perdão, é conformismo unido a trouxisse.
Aí depende da pessoa, não se ela perdoou ou não. Por exemplo, eu pessoalmente não manteria uma amizade com um ex que me traiu justamente porque eu desprezo esse tipo de atitude e não quero conviver com uma pessoa que faz isso. Mas tratar bem essa pessoa, isso sim é uma obrigação quando se trata de perdão. Significa não tentar se vingar e não torcer para que o mundo se vingue por você. Mas se uma pessoa fez algo e, se você soubesse que ela seria capaz disso, você nunca se aproximaria dela pra início de conversa, então você não pode exigir que a pessoa que perdoou faça algo que ela não faria se soubesse com antecedência. Se você, por exemplo, não quisesse fazer amizade com um assassino (o que é óbvio), mas você faz um amigo e no futuro ele mata uma pessoa então é apenas natural você não ser mais amigo dele mesmo que o perdoe.