Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description"Eu perdoo mas não esqueço" Empty"Eu perdoo mas não esqueço"

more_horiz
O que é o perdão? É possível perdoar e não esquecer (no sentido de deixar a coisa perdoada enterrada no passado)? Se você perdoou, mas algo na pessoa continua diferente pra você, é perdão?

description"Eu perdoo mas não esqueço" EmptyRe: "Eu perdoo mas não esqueço"

more_horiz
Acho que o perdão não pode ser um simples ato momentâneo ou uma palavra, é um longo processo em que ambas as partes devem trabalhar para alcançar. :think:

Eu já refleti sobre. Não adianta mesmo só dizer que "eu perdôo" e lá no fundo se sentir rancoroso e frustrado, da mesma forma que não adianta pedir perdão se você for persistir nos erros e não demonstrar arrependimento. Tudo vassilaum

more_horiz
É claro que não, perdão de verdade não existe, sempre uma hora ou outra coisas do passado são desenterradas e jogadas na sua cara, ou vc faz isso com os outros.

more_horiz
Horak escreveu:
Acho que o perdão não pode ser um simples ato momentâneo ou uma palavra, é um longo processo em que ambas as partes devem trabalhar para alcançar. :think:

Eu já refleti sobre. Não adianta mesmo só dizer que "eu perdôo" e lá no fundo se sentir rancoroso e frustrado, da mesma forma que não adianta pedir perdão se você for persistir nos erros e não demonstrar arrependimento. Tudo vassilaum

Concordo plenamente contigo~

more_horiz
Eu penso assim; Perdão é quando você aceita que aquilo aconteceu eu não revida, agora quando referimos ou eu refiro a não esquecer, é pelo fato que não podemos aceitar que a situação se repita. É muita ignorância perdoar e logo em seguída dar a cara para bater novamente. Porque quando alguém se refere que não esquece, pra mim a pessoa não está guardando rancor, mas é mais uma forma de alerta porque sabe que aquilo pode acontecer novamente e a pessoa em si deveria estar preparado.

Mas o perdão em si é muito difícil de ceder, porque no fundo a maioria que não esquece guarda um rancor, mesmo que seja minúsculo.

more_horiz
Concordo em parte com o que o @Horak disse, apenas dizer que perdoa e guardar os ressentimentos pra si não é perdoar. Perdoar pra mim é justamente quando se livra desses ressentimentos e segue em frente, e perdoar verdadeiramente geralmente não é tão simples assim, a depender da gravidade do ocorrido. Claro que isso também não exclui o fato de aprender com o que aconteceu e olhar algumas situações com outros olhos, mas não é possível perdoar alguém sem se livrar de mágoas e afins.

more_horiz
Essa frase que não tem sentido mesmo, Lipert. Na minha experiência, é pra gente que quer ser tratada como se tivesse perdoado e tudo ficasse bem enquanto podendo tramar pelas costas da pessoa que "perdoou" por que não "esqueceu". 

Me afastei de todo tipo de pessoa assim na minha vida pessoal. Faz bem melhor do que remédio.

more_horiz
Nunca vi ninguém se livrar das mágoas e ressentimentos, o único jeito de esquecer de verdade e ficar sem mágoas e ressentimentos é tendo amnésia.

E Não faz sentido esquecer de toda forma, as pessoas não mudam e arrependimentos e perdão mudam ninguém.
Se uma pessoa traiu uma vez vai trair de novo, perdoar na prática funciona como uma permissão para errar de novo.

Seja lá qualquer for o motivo, nunca vi nada ser resolvido com conversa.
Aliás conversar nunca resolveu nada.

Conversa não resolve insatisfação sexual, o que resolve é uma pica e uma buceta (de outro lógico, porque se continuasse querendo o seu não traía)
Conversa não resolve insatisfação amorosa, o que resolve é estar com a pessoa que vc ama de verdade.
Conversa não resolve frustração, o que resolve é vc fazer o que realmente tem vontade de fazer, ou ter o que realmente tem vontade de ter.

E traição é uma dessas coisas que conversa não resolve, quando se é traído é porque o relacionamento não é mais suficiente em alguma coisa ou muitas ou simplesmente vc não é mais a pessoa que pode oferecer aquilo que o outro quer, e conversa não resolve isso, o problema vai continuar lá, e vai terminar em uma nova traição mais tarde.

Conversas nunca vão arrefecer desejos e vontades latentes e/ou reprimidas de coisa alguma, ou então vc vai ganhar uma pessoa constantemente mal humorada e irritadiça que começará a escalonar as suas exigências na tentativa desesperada de aplacar suas vontades reprimidas, ai isso vira uma bola de neve.
Outros se deprimem e viram mortos-vivos que só ganham vida quando vc faz e/ou dá o que elas querem, depois voltam para o seu estado de quase-morte
E toda vez que ela se frustrar por qualquer mínimo desejo não atendido, a reação sempre será desproporcional.
Ai fica dois, estressados e infelizes presos num relacionamento de merda.

more_horiz
Perdoar significa não desejar o mal para a pessoa mesmo que ela tenha te inflingido mal. Não significa esquecer. É inevitável você ver a pessoa de forma diferente, pois você descobriu algo novo sobre ela que pode e certamente irá mudar a sua visão sobre ela. Então perdoar alguém por uma traição, por exemplo, não significa continuar namorando/casado com essa pessoa, significa desejar que ela encontre alguém que ame de verdade ao ponto de não trair essa pessoa. Isso é perdão. Se você perdoa alguém por matar seus filhos, por exemplo, isso não significa tirar a pessoa da cadeia, isso significa desejar de todo o coração que essa pessoa reconheça seus erros e não os cometa para que enfim possa ter uma vida feliz. Talvez visitar essa pessoa na cadeia e bater um papo. Tentar ajudá-la, mas privá-la de sua reabilitação não é uma ajuda. Acho que muitos enxergão perdão como masoquismo, achando que a pessoa que perdoa alguém vai ignorar a dor pela qual passou e deixar a pessoa que a fez sofrer agir como quiser, mas isso não é perdão, é conformismo unido a trouxisse.

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Perdoar significa não desejar o mal para a pessoa mesmo que ela tenha te inflingido mal. Não significa esquecer. É inevitável você ver a pessoa de forma diferente, pois você descobriu algo novo sobre ela que pode e certamente irá mudar a sua visão sobre ela. Então perdoar alguém por uma traição, por exemplo, não significa continuar namorando/casado com essa pessoa, significa desejar que ela encontre alguém que ame de verdade ao ponto de não trair essa pessoa. Isso é perdão. Se você perdoa alguém por matar seus filhos, por exemplo, isso não significa tirar a pessoa da cadeia, isso significa desejar de todo o coração que essa pessoa reconheça seus erros e não os cometa para que enfim possa ter uma vida feliz. Talvez visitar essa pessoa na cadeia e bater um papo. Tentar ajudá-la, mas privá-la de sua reabilitação não é uma ajuda. Acho que muitos enxergão perdão como masoquismo, achando que a pessoa que perdoa alguém vai ignorar a dor pela qual passou e deixar a pessoa que a fez sofrer agir como quiser, mas isso não é perdão, é conformismo unido a trouxisse.
Ok, mas se alguém te dá um tapa e você disser que perdoa, mas no fundo ficar se relembrando disso para sempre e jamais voltando a falar com a pessoa por conta disso, não significa exatamente que não perdoou? Dizer que perdoa e seguir um outro caminho (o mais longe possível da outra pessoa) é fácil, mas em minha opinião, isso não é perdão. Se você perdoa alguém, você está disposto a deixar tudo o que ocorreu de ruim para trás. Se você perdoa alguém que te traiu, citando seu exemplo, você no mínimo irá manter uma relação de amizade com a pessoa e continuar a tratá-la como se isso não tivesse ocorrido (mesmo que decida não continuar com a relação).

more_horiz
Lipert escreveu:
NikyNeko escreveu:
Ok, mas se alguém te dá um tapa e você disser que perdoa, mas no fundo ficar se relembrando disso para sempre e jamais voltando a falar com a pessoa por conta disso, não significa exatamente que não perdoou? Dizer que perdoa e seguir um outro caminho (o mais longe possível da outra pessoa) é fácil, mas em minha opinião, isso não é perdão. Se você perdoa alguém, você está disposto a deixar tudo o que ocorreu de ruim para trás. Se você perdoa alguém que te traiu, citando seu exemplo, você no mínimo irá manter uma relação de amizade com a pessoa e continuar a tratá-la como se isso não tivesse ocorrido (mesmo que decida não continuar com a relação).

Aí depende da pessoa, não se ela perdoou ou não. Por exemplo, eu pessoalmente não manteria uma amizade com um ex que me traiu justamente porque eu desprezo esse tipo de atitude e não quero conviver com uma pessoa que faz isso. Mas tratar bem essa pessoa, isso sim é uma obrigação quando se trata de perdão. Significa não tentar se vingar e não torcer para que o mundo se vingue por você. Mas se uma pessoa fez algo e, se você soubesse que ela seria capaz disso, você nunca se aproximaria dela pra início de conversa, então você não pode exigir que a pessoa que perdoou faça algo que ela não faria se soubesse com antecedência. Se você, por exemplo, não quisesse fazer amizade com um assassino (o que é óbvio), mas você faz um amigo e no futuro ele mata uma pessoa então é apenas natural você não ser mais amigo dele mesmo que o perdoe.

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Lipert escreveu:
NikyNeko escreveu:

Aí depende da pessoa, não se ela perdoou ou não. Por exemplo, eu pessoalmente não manteria uma amizade com um ex que me traiu justamente porque eu desprezo esse tipo de atitude e não quero conviver com uma pessoa que faz isso. Mas tratar bem essa pessoa, isso sim é uma obrigação quando se trata de perdão. Significa não tentar se vingar e não torcer para que o mundo se vingue por você. Mas se uma pessoa fez algo e, se você soubesse que ela seria capaz disso, você nunca se aproximaria dela pra início de conversa, então você não pode exigir que a pessoa que perdoou faça algo que ela não faria se soubesse com antecedência. Se você, por exemplo, não quisesse fazer amizade com um assassino (o que é óbvio), mas você faz um amigo e no futuro ele mata uma pessoa então é apenas natural você não ser mais amigo dele mesmo que o perdoe.

Eu discordo de você... Se você perdoou a pessoa e a pessoa se sentiu arrependida e procura não voltar a cometer o mesmo erro, mesmo que você não se vingue, se você ficar se lembrando disso pelo resto da vida e tendo algum ponto de vista negativo sobre a pessoa por conta disso, é porque não perdoou de verdade. Vamos dizer que alguém brigue com você, se você terminou a amizade e disse que perdoou a pessoa, sinto muito, mas só está dizendo que perdoou por auto-satisfação e não por ser realidade.

more_horiz
Eu também discordo, mas acho que chegamos no nível em que a gente só precisa aceitar nossas opiniões diferentes e seguir em frente. Uma coisa é perdoar, mas se a pessoa quiser realmente voltar a ser como era antes não adianta só perdoar, precisa de compensação. Se existir a compensação aí sim a gente pode dar uma volta no tempo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos