Trabalhar com uma gama de personagens distintos é uma coisa extremamente difícil, para não se dizer impossível. Não é que eu esteja dizendo que Oda é incapaz de fazer um bom trabalho em Wano, só que eu não estou criando muitas expectativa para esse arco, porque eu tenho certeza que não atenderá todas as minhas expectativas e principalmente da maioria.
E se engana quem acha que é por causa de uma desilusão com Whole Cake. Na verdade eu tive outras várias experiências decepcionantes pelo mesmo motivo. Mais não vem ao caso.
@Zeno creio que não dê para comparar Whole Cake com Marinerford. Ambos tinham objetivos diferentes, e o fator quantidade influência muito no resultado final, dependendo apenas do que o arco pede:
- Whole Cake foi um arco criado para apresentar a história e o passado de "Sanji" e a sua família. Também foi um arco para "apresentar" o bando de uma "Yonkou". Mais infelizmente o arco em se não conseguiu atender nenhum dos dois objetivos.
1° O arco por retratar a história de um dos Mugiwaras deveria ter dado um foco maior em Sanji, o que não ocorreu. Em nenhum momento o Sanji robou a cena, em nenhum momento o Sanji foi decisivo em uma batalha, se quer o Sanji teve uma luta, e mesmo após perder a irmã, o Pedro e Jinbei ele estava totalmente passivo.
2° Relendo, Whole Cake em diversos moments me passou a sensação de que os Mugiwara não estavam enfrentando o bando de uma Yonkou. Eu não vi a representatividade do peso que é carregar a alcunha de uma Yonkou.
Em Whole Cake o que mais se pode notar é uma briga por foco, entre Sanji, Mugiwaras, Big Mon e Tripulação da Big. No final vários personagens se tornaram descartáveis, o arco teve vários "erros" visíveis e pior não foram erros particulares que dá para aceitar de boa, personagens relevantes que tiveram seu brilho e potencial desperdiçado ou pior personagens que foram vedados: Luffy praticamente tampou toda a participação que o Sanji poderia ter tido no arco, Big Mon robou a cena mais do que deveria enquanto sua tripulação parecia mais um bando de palhaços amadores, Pedro, Jinbei e Chope tiveram pouca ou nenhuma participação decente no arco.
O excesso de personagens prejudicou tanto o arco que os únicos personagens que foram trabalhados e bem desenvolvidos nesse âmbito foram: Big Mon, Katakuri, Perosperos e Cracker. Putaria velho um arco enorme inteiro feito para apresentar o bando da Big e apenas 3 personagens do seu bando foram minimamente desenvolvidos (exceto Katakuri que foi devidamente explorado). Sacanagem, Oda coloca dezenas de personagens "novos", "interessante" e com "potencial" mas não soube explorar certos personagens sem deixar de dar foco a outros, não soube conciliar bons personagens com a evolução da história, deixou vários momentos oportunos passar.
Como eu disse anteriormente não foi erros particulares, foi erros que vimos acontecer em Naruto (Arco: 4° War Ninja), One Piece (Arco: Dessrosa) ou em Capitão América: Guerra Civil/Liga da Justiça (2017). Erros acometidos pelo excesso de personagens, pela ineficiência do autor em trabalhar com diversos personagens ao mesmo tempo, principalmente, aonde o objetivo da história pede que se trabalhe diversos personagens como é o caso de Whole Cake.
Para mim foi o melhor arco de One Piece, o que não nega que o arco teve falhas graves. Eu realmente quero que os Mugiwaras voltem a Whole Cake no futuro, mais eu quero um arco onde a Linlin brilhe mas que também não ofusque sua tripulação, quero um arco onde o autor saiba aproveitar bem cada página do mangá e não desperdiça desnecessariamente como ele fez dando foco excessivo para o estado de loucura da Mama e a preparação do bolo, páginas que poderiam ter sido aproveitadas com a participação da Germa, da Tripulação da Mama (Em especial Smothie, Oven, Daifuku e Snack) e dos Mugiwaras, quero um arco onde Sanji seja o foco e não o Luffy (toda sua família foi praticamente morta pela Big, não é possível que Oda o deixaria de escanteio totalmente passivo aos acontecimentos).
- Marinerford tinha uma pegada totalmente diferente, não era um arco feito para apresentar personagens ou o bando desses, vários ali a gente já conhecia. Marinerford foi um arco que visava o confronto de ideias, o conflito entre essas ideias, conceitos e visões extremamente distintas.
Não foi um arco que visava explorar um personagem em específico, não foi um arco feito para explorar as habilidades dos personagens em meio a guerra, não foi um arco que havia a necessidade de dar foco a todos os personagens presente, não foi um arco que devia passar o tamanho do peso que é ser um Yonkou ou um Almirante.
Foi um arco onde o objetivo era colocar diversos personagens com asserções diferentes (Barba Branca, Luffy, Akainu, Sengoku, Garp, Ace e Barba Negra) e gerar um conflito entre essas idéias a partir de um estopim que lógico foi o Ace. E o fator "Excesso de Personagem" não interferiu nesse âmbito, pois o Oda cumpriu com excito o objetivo do arco.
Vimos o conflito: choramos, amamos e odiamos ao ler esse arco, discordamos, concordamos, covergimos e divergimos com a visão dos personagens em relação ao próprio mundo que vivem etc.
Vimos o confronto direto de asserções: Akainu vs BB; BN vs BB; Ace vs Akainu; Luffy vs Garp; Sengoku vs BN;
E vimos o resultado: Não houve vencedores!!!
Existe uma diferença bem grande para o formato de Whole Cake e Marinerford. O que foi o maior diferencial para que a quantidade de personagens se tornasse um problema para um e não para o outro.
Agora pensem comigo, em formato e objetivo Wano será algo muito mais semelhante a Whole Cake do que Marinerford. Vai ser um arco para apresentar Kaidou e sua tripulação que creio que seja enorme como o de Big Mon, e ainda para trabalha a relação deste com 3 ou 4 "Super Novas", ainda os "Mugiwaras", "Samurais" e uma "Família Real". Se em Whole Cake onde o Núcleo de personagens era bem menor, o Oda não conseguiu fazer um bom trabalho não acredito que em Wano ele possa me surpreender.