Onoki é com certeza o Napoleão.
Tobirama seria o Hitler, por questões pragmáticas em uma cosmovisão pessimista e radical à cerca da natureza humana (claro, excluindo questões puramente eugenistas e fantasiosas, aka Ubermensch de Nietzsche).
Pain/Amegakura é algo como um Imperialista Americano médio, mas a questão da filosofia já é bem diferenciada, eu os vejo como as hordas mongóis, Gengis Khan queria monopolizar a guerra e criou um vasto Império do oeste à leste, do Japão até a Polônia, fazendo Raid até mesmo na península Italiana, em plena idade média, em pleno Feudalismo, onde havia subordinação até mesmo em questões militares, Gengis Khan entendia essas relações e uniu o melhor dos dois mundos, "ou beija meu pé, ou conheça a dor, mesmo que não venha de mim".
Hashirama é tipo o Lawrence da Arábia.
Kirigakure com o Yagura... Claramente Paraguai com Solano Lopez kkkkkkkkkkkkkk
Aldeia da Areia é tipo Egito Contemporâneo, se tem aliado "forte", se há uma única oportunidade de esmagar aquele vizinho com quem compartilha uma dor de cotovelo, de forma até mesmo covarde, eles vão. Claro, não pode deixar de lado a questão geográfica que implica na cultura, estética etc etc.
O Raikage (Yondaime) é um negão parrudo, putaço e rico, não tem exemplo melhor que 50cent... Brincadeira, mas ó, sempre que eu vejo ele gritando e demonstrando poder, lembro do Trump, como bem falou o @Caaachooorro
De resto, é isto.