Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionA conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar? EmptyA conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar?

more_horiz
Lembro que quando sai do fundamental  aos 13 anos e fui ao ensino médio, nunca fiquei tão desmotivado e infeliz indo pra escola, não por motivos pessoais e sim quanto ao próprio conteúdo da escola.

Muita gente reclama de matérias inúteis que são colocadas na grade escolar dese período(Sociologia e Filosofia), eu nem tanto pois como já vinha de rede particular essas matérias já estavam incluídas, porém realmente no ensino médio ficavam ainda mais inúteis do que já eram, mas esse era o menor dos problemas pois essas matérias eram muito fáceis. Como um eterno e firme odiador de matemática e física, quase tinha um colapso naquelas aulas extremamente chatas, a vontade de gritar "CALA BOCA DESGRAÇA, ENFIA ESSES CÁLCULOS NOJENTOS NO(...)" ao professor era grande, nas outras eu até aguentava, sendo que as únicas que eu achava úteis eram História, Português e Inglês.

Saindo de minhas experiências pessoais, vocês não acham que aprender árvore filosófica, lei de conjuntos, teses da relações de classes de Karl Marx são coisas ligeiramente sem valor para a vida como um todo e jovens no nível médio deveriam ter conteúdo de Política, Economia, Libras, mais adição de idiomas além do inglês e espanhol, Mecânica, Sustentabilidade que são muito mais valorosos e irão utilizar por toda a vida do que esse conteúdo fornecido na grade atual?

Esse atual currículo não negligência o valor real do estudo e do potencial estudantil de cada aluno?

Para aqueles que discordam, terão que explicar qual outra utilidade das matérias citadas no nível médio sem ser estudar pro ENEM.

descriptionA conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar? EmptyRe: A conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar?

more_horiz
Política não, porque é muito pessoal.

Mas concordo que deveria focar mais em línguas. Ter pelo menos 3 línguas, Inglês, Espanhol, Alemão, ou Francês...e muita matemática e seus derivados, porque é a base da nossa vida. E outra coisa que deveria ter, e que alguns países aderiram é que durante todo o ensino médio você ia "somando" pontos com suas notas, e quanto maior a nota maior a chance de ser aceito por uma Universidade Federal de renome. Enem é uma prova muito fácil mas muito desgastante. Não pode servir de parâmetro....

descriptionA conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar? EmptyRe: A conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar?

more_horiz
Eu acho que seria melhor ter apenas o básico de cada matéria e depois cada um decidir em que matéria quer aprender mais profundamente (provavelmente incluindo cursos profissionalizantes nas escolas, igual optativas dos EUA). Sobre aulas de política, acho que seria bom ensinar sobre os posicionamentos políticos, mas isso no Brasil nunca daria certo. Seria só um motivo a mais pra professores de esquerda manipularem as opiniões de seus alunos, no final :X

descriptionA conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar? EmptyRe: A conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar?

more_horiz
Matemática é a base da vida só em meio acadêmico ou pra mestres de matemática, como todos sabemos, vamos usar apenas os 4 sistemas simples dela e talvez a regra de três, não tirando a essêncialidade dessa matéria pra ciência mas chega a ser cômico algumas coisas que estudamos em ciência e física no ensino médio, então pra mim devia ser reduzida ao mínimo.

O estudo da política seria objetivo e não formador de teorias como sociologia, eu conheço gente que não sabe pra que serve um ministro, um governador ou um senador. Poderiam introduzir isso em geografia que já é uma matéria útil.

Esse negócio de soma de pontos é interessante mas parece ser falho, pois como é individual não pdoemos esquecer que um aluno pode ter problemas pessoais e ir mal nas notas.

descriptionA conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar? EmptyRe: A conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar?

more_horiz
Apollo escreveu:
Matemática é a base da vida só em meio acadêmico ou pra mestres de matemática, como todos sabemos, vamos usar apenas os 4 sistemas simples dela e talvez a regra de três, não tirando a essêncialidade dessa matéria pra ciência mas chega a ser cômico algumas coisas que estudamos em ciência e física no ensino médio, então pra mim devia ser reduzida ao mínimo.

O estudo da política seria objetivo e não formador de teorias como sociologia, eu conheço gente que não sabe pra que serve um ministro, um governador ou um senador. Poderiam introduzir isso em geografia que já é uma matéria útil.

Esse negócio de soma de pontos é interessante mas parece ser falho, pois como é individual não pdoemos esquecer que um aluno pode ter problemas pessoais e ir mal nas notas.


É importante aprender um pouco mais de matemática para que você tenha conhecimento o suficiente pra se aprofundar caso saia da escola e decida voltar a estudar matemática (pra alguma outra faculdade por exemplo) depois de ter terminado o ensino médio. Todas as matérias deveriam ter seu conteúdo mais básico ensinado (de maneira resumida) e o restante ser aprofundado no ensino médio caso a pessoa tenha interesse, em minha opinião

Sobre o ensino de política no sentido dos cargos e tal, acho que essa é a ideia da matéria de moral e cívica que existia no passado. :think2:

descriptionA conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar? EmptyRe: A conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar?

more_horiz
Vários países modificam a grade escolar dos alunos de acordo com a faculdade que eles pretendem frequentar no futuro. Eu acredito que deveria haver uma grade escolar personalizada após a entrada no ensino médio dependendo da área que o aluno quer se focar. Quanto às aulas obrigatórias no fundamental, eu acho que deveríamos seguir o modelo sueco e japonês que ensinam economia doméstica para os alunos (culinária, costura básica, trocar uma lâmpada e outras coisas necessárias para conseguir resolver ao menos o básico da sua vida sem precisar pagar outra pessoa), economia geral (como lidar com o seu dinheiro) também é muito importante e eu acho sim que filosofia e sociologia são importantes na infância, mas acho que deveriam se focar mais em ajudar as crianças a desenvolverem seus próprios raciocínios do que ensinar o raciocínio dos outros. Por exemplo, aprender sobre Aristóteles é inútil! Ele errou um bocado de coisas também, já que as informações da época eram limitadas, então porque diabos eu preciso saber da conclusão errada à qual o cara chegou sei lá quantos anos atrás? Só porque na época aquilo foi importante? Acho isso sinceramente inútil a não ser que seja sua área de conhecimento, mas para a criança aprender a "filosofar" ou sobre sociologia (que eu acho que deveria ser levada mais a sério até pelos professores, que deixam a aula chata quando ela poderia ser interessante) é muito importante. Matemática avançada eu acho muito inútil e eu acho que física deveria ser dada no fundamental de forma teórica, pois também é importante (mas não deveria existir no ensino médio a não ser que a pessoa quisesse ir para essa área). Química também deveria ser misturada às aulas de ciências pois ajuda a entender o básico de como o mundo funciona. Libras eu acho que deveria ser a língua universal e de ensino obrigatório (sei lá qual é o nome, eu quis dizer substituir o inglês), pois em libras você não precisa necessariamente aprender toda a gramática de outra língua para conseguir "falar", é mais simples e mais pessoas, mesmo as com dificuldades, podem aprender.

descriptionA conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar? EmptyRe: A conteúdo escolar se torna inútil no ensino médio? Deve mudar?

more_horiz
Lipert escreveu:
Eu acho que seria melhor ter apenas o básico de cada matéria e depois cada um decidir em que matéria quer aprender mais profundamente (provavelmente incluindo cursos profissionalizantes nas escolas, igual optativas dos EUA). Sobre aulas de política, acho que seria bom ensinar sobre os posicionamentos políticos, mas isso no Brasil nunca daria certo. Seria só um motivo a mais pra professores de esquerda manipularem as opiniões de seus alunos, no final :X


Isso sintetiza mais ou menos minha opinião. Mas acho que aula de política podia mais ser algo de teoria e pesquisa do que um professor ditar para você o que cada opinião é.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos